• Nenhum resultado encontrado

JUNTANDO TODOS OS MERCADOS O MODELO OA-DA

II. A OFERTA AGREGADA

A oferta agregada expressa os efeitos do produto sobre o nível de preços e é derivada do que foi descrito no cap. 6. Ela é representada pela seguinte equação:

Curva OA: P = Pe (1+µ) F [1-(Y/L), z] (II.1)

Lembre-se que ela deriva do capítulo 6 em que você estudou o mercado de trabalho representando todos os fatores de produção no médio prazo (já que o capital e os recursos naturais são considerados constantes no curto e no médio prazo). Naquele capítulo, foi visto como funciona o mercado de trabalho com ênfase no efeito da taxa de desemprego (u) e dos aspectos institucionais (z) sobre os salários. Como os assalariados, em suas negociações, se preocupam com o salário real e não o nominal importa também qual a expectativa de inflação, ou seja, o nível de preços esperados (Pe) e não o nível de preços corrente (P). Daí deriva a relação de fixação de salários (WS – wage setting relation):

6 Preferimos aqui juntar os dois capítulos. Note que eventualmente você encontrará no lugar de OA (oferta

agregada) a denominação em inglês AS (agreggate supply) e, em lugar de DA (demanda agregada), a denominação em inglês AD (agreggate demand).

90 W = Pe F [1-(Y/L), z] (II.2)

Lembre-se que Y = N, pois, o único fator de produção é o trabalho e que a produtividade foi considerada com sendo igual a 1 (A = 1 na função de produção). Portanto a taxa de desemprego está representada por 1 – N/L, onde N/L é a taxa de ocupação (emprego). E, ainda que a variável z representa as instituições de proteção ao trabalhador.

Considerando Pe

=

P e manipulando a equação temos:

W/P = F [1-(Y/L), z] (II.3)

No capítulo 6 também foi visto como funciona a fixação de preços por parte dos empresários; os preços são fixados pelos empresários adicionando um mark up (µ) sobre seus custos, que no médio prazo se resume ao custo do trabalho, ou seja, o salário W. Logo, a relação de fixação de preços (PS – price setting relation) é:

P = (1+µ)W (II.4)

A manipulação desta equação PS levou á seguinte expressão: P/W = (1+µ) que invertida ficou:

W/P = 1/(1+µ) (II.5)

Aprendemos no capítulo 6 que para haver equilíbrio no mercado de trabalho, o salário real resultante da determinação dos salários deve ser igual ao salário real resultante da

determinação de preços. Ou seja, que:

F [1-(Y/L), z] = 1/(1+µ) (II.6)

Por fim é necessário lembrar que a taxa de desemprego de equilíbrio é denominada de taxa natural de desemprego; logo a taxa de emprego de equilíbrio também é identificada como taxa natural de emprego e, portanto, o produto, que é igual ao emprego natural, também é aqui chamado de produto natural Yn. E, a expressão anterior ficaria:

F [1-( Yn/L), z] = 1/(1+µ) (II.7) Recordando então:

W = Pe F [1-(Y/L), z] (II.2)

P = (1+µ)W (II.4)

Substituindo o valor de W da expressão (II.2) na expressão (II.4), temos a equação de oferta agregada (relação de equilíbrio do mercado de trabalho) que expressa os efeitos de médio prazo do produto sobre o nível de preços.

91 Curva OA: P = Pe (1+µ) F [1-( Y/L), z] (II.1)

E, quando Y = Yn, mantidos constantes µ e z, P = P e

É necessária que você entenda duas características chave desta equação de oferta agregada: 1) Um aumento no nível esperado de preços acarreta um aumento proporcional no nível

de preços corrente.

2) Um aumento em Y acarretará um aumento em P.

Você também precisa entender as relações entre P, Pe, Yn e a curva OA. Estas relações são: 1) Cada curva OA está traçada para um determinado Pe. De tal maneira que sobre ela P =

Pe;

2) Se P = Pe, Y tem que ser igual a Yn. Ou seja, pela equação (II.1), se P = P e

,então Y = Yn;

Atenção para esta dica

Se Pe aumentar em 5%, o salário nominal aumentará em 5% a os empresários irão aumentar seus preços em 5%.

Se Pe cair, a seqüência oposta ocorrerá.

Neste capítulo, Pet = Pt-1, ou seja, o nível de preços esperado deste ano é igual ao preço ao preço corrente do ano anterior.

Atenção para esta dica

A relação positiva entre Y e P está representada pela inclinação positiva da curva OA. Por que a curva OA tem inclinação positiva?

o Se o produto cresce, o emprego (N) cresce; (Y↑ » N↑, já que Y = AN, sendo A=1)

o Se o emprego cresce, a taxa de desemprego (u) cai; (N↑ » u↓, já que L = N + U e U/L = u)

o Reduções na taxa de desemprego aumentam o poder de barganha dos

trabalhadores e, portanto, acarretam aumentos nos salários nominais; (u↓ » W↑, já que W = F (u, z))

o Conforme o salário nominal cresce as firmas elevam seus preços; (W↑ » P↑, já que P = (1+µ) W)

92 3) Quando Y > Yn, P será maior do que Pe, pois se estará forçando a economia acima do seu nível natural (estrutural ou potencial), aumentando a demanda por trabalho acima do seu nível natural, fazendo aumentar o salário e, portanto o preço. O aumento do salário faz com que o preço corrente se eleve acima do preço esperado previamente; 4) Por razões opostas, quando Y < Yn, P < Pe (veja se você consegue demonstrar isso em

palavras).

Você ainda precisa refletir sobre o que ocorre quando os parâmetros µ e z mudam, ou seja o que acontece com a curva OA.

Quando µ aumenta, P aumenta; quando P > Pe, Y > Yn; quando isso ocorre o salário aumenta, provocando um aumento contínuo do preço e do nível de preços esperado, deslocando a curva OA para a esquerda e reduzindo o produto, até que o produto se iguale outra vez ao produto natural; nesse ponto P = Pe.

Tente reproduzir o argumento oposto quando µ se reduz.

Quando há mudanças institucionais que aumentem a proteção ao emprego, o salário tende a aumentar, provocando um aumento no preço corrente; quando o preço corrente se torna superior ao preço esperado, o produto corrente também está acima do produto esperado. A pressão sobre o mercado de trabalho fará os

OA Atenção para esta dica

Se você desenhar uma linha vertical no nível de produto natural, tal que Y = Yn cada curva OA intercepta esta linha vertical no ponto onde P = Pe.

Se Pe varia, a curva OA deverá se mover para cima ou para baixo no montante da variação de Pe.

A medida que a curva OA se move, ela se move ao longo da linha vertical em que Y = Yn P = Pe OA P = Pe Y = Yn P Y

93 salários aumentarem e os preços correntes também; Estes efeitos deslocarão continuamente a OA para a esquerda até o ponto em que Y = Yn; nesse ponto P = Pe.

Tente reproduzir o argumento oposto quando z se reduz.