• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO III – O RECONHECIMENTO DA EXPRESSÃO FACIAL DA

4.4. Metodologia

4.4.5.2. FACS Facial Action Coding System de Ekman, Friesen e Hager

O FACS, criado em 1978 por Ekman e Friesen, parte da codificação dos músculos da face em 44 Au’s que, quando activadas permitem a identificação, avaliação da intensidade e duração, da emoção na expressão facial.

Anexo 1: Carta de pedido à DGSP pela investigadora

39

Anexo 2: Carta de resposta da DGSP à investigadora

Este instrumento é de utilização demorada, porque implica o visionamento lento das imagens captadas, sendo que as imagens deverão estar, preferencialmente, em formato de vídeo. No entanto, a análise recaí apenas sobre as Au’s envolvidas, pelo que não é necessária a análise de todos os movimentos faciais exibidos (v. Fig.6). A utilização do FACS no presente estudo, será aplicado a toda a recolha de informação em formato de vídeo (e.g. entrevistas, conferências de imprensa), sendo que serão selecionados e analisados apenas os trechos que se relacionam de forma directa aos factos associados ao estudo de caso (e.g. abuso sexual de menores, assunção e/ou negação de culpa e/ou responsabilidade dos factos descritos). Os trechos selecionados, serão apresentados em formato estático, fotografia, com a respectiva indicação das Au’s , o contexto (e.g. discurso sobre os factos, negação dos mesmos; entrevista; 41

conferência de imprensa) e, respectiva transcrição parcial do discurso aquando da captação da imagem, por forma a contextualizar a fotografia selecionada no discurso, no espaço e no tempo (Asla et al., 2011; Freitas-Magalhães, 2009a; Freitas-Magalhães, 2009b; Freitas-Magalhães,2011c; Freitas-Magalhães, 2011c; eMETT 3.0, 2014).

v. Vol. II - Anexo de imagens

Fig. 6. Representação das Au’s e a descrição das mesmas retirado do FACS Investigator’s Guide (Ekman, Friesen & Hager, 2002)

Por último, releva para o presente estudo (como já descrito em capítulos anteriores) reiterar que este instrumento tem sido questionado, não tanto pela sua eficácia em medir, mas na premissa que lhe serve de base, nomeadamente o facto de existirem emoções pan-universais e pan-culturais. (Russel e Fernandéz-Dols, 1997)

4.4.5.3. Uso de vídeo-matriz comparativo

O VM , como já referido acima, tem, sobretudo, uma função metodológica de 42

comparação de dados (Yin, 2005). Este vídeo foi seleccionado tendo em consideração

v. Anexo digital 1)

duas características fundamentais, a saber: 1) imagens dos intervenientes a negarem factos que lhes foram imputados e, 2) imagens dos mesmos intervenientes a assumirem a prática dos factos. O vídeo não foi utilizado na sua totalidade, uma vez que as imagens disponíveis nem sempre contemplam a assunção e a negação dos factos, pelo que foram seleccionados apenas os intervenientes dos quais existiam as imagens de ambos os momentos. Assim, foram selecionados as declarações do ex-senador Anthony Weiner (AW), do ex-Presidente dos Estados Unidos da América Bill Clinton (BC) e, da ex- atleta olímpica Marion Jones (MJ), todos norte-americanos. O objectivo desta metodologia comparativa visa estabelecer um padrão da EFE tanto na negação como na assunção dos factos, com recurso à aplicação do FACS que, a posteriori, servirá de termo de comparação com a amostra definida. Melhor dito, será inicialmente apurada a existência ou não, de padrões de EFE, apurados de acordo com o FACS, tanto na negação como na assunção dos factos imputados que servirá de base de comparação com a amostra do PrCP previamente definida. Será de salientar que existe um conjunto de variáveis moderadoras que, poderão e serão tidas em consideração, aquando da comparação e apresentação dos resultados, nomeadamente, o contexto linguístico (e.g. português vs inglês), contexto cultural (e.g. formação académica, estatuto social, entre outros), diferença de géneros, consumo de drogas, exposição mediática e a diferença de conteúdo dos factos em análise. De forma sucinta, versaremos sobre os 3 (três) indivíduos seleccionados do VM, sobre as suas características sócio-demográficas, contexto e factos sobre os quais proferiram, publicamente, posições distintas, designadamente de negação e posterior assunção.

AW, nasceu em 1964 em Nova Iorque e iniciou a sua carreira política no Partido Democrático. Em Maio de 2011, designadamente a 5 de Maio, enquanto senador, representante pelo 9º (nono) distrito de Nova Iorque do Partido Democrático na Câmara dos Representantes dos EUA, é confrontado com a publicação nas redes sociais de fotografias suas, de cariz sexual que, alegadamente, havia partilhado com uma mulher online. Entre 30 de Maio e 1 de Junho, o senador AW nega veemente que as fotos sejam suas, afirmando que a sua conta de Twitter havia sido vítima de um ataque informático. De salientar que o senador era casado e à época, a sua esposa encontrava-

se grávida. Finalmente e após um pequeno compasso de espera, o senador Weiner a 6 de Junho do mesmo ano, admite publicamente que as fotos são de facto suas e assume que, inclusivé, já se havia envolvido com outras mulheres online.

BC, nascido no Estado do Arkansas em 1946, casado com Hillary Clinton e pai de duas filhas, foi o 42º (quadragésimo segundo) presidente dos Estados Unidos da America. Cumpriu 2 mandatos entre 1993 e 2001 pelo Partido Democrata. A 17 de Janeiro de 1998, durante o seu segundo mandato, é confrontado com a acusação pública de ter sido infiel, ao se ter envolvido sexualmente com uma estagiária da Casa Branca, Mónica Lewinsky. À medida que os rumores do alegado envolvimento, ganhavam proporções cada vez maiores, Bill Clinton a 26 de Janeiro vem a público afirmar e assegurar, perante o país que nunca manteve nenhum tipo de relacionamento íntimo e/ ou sexual com a estagiária em questão. Todavia e após a vinda a público, no âmbito de um inquérito levado a cabo pelo Procurador-Geral dos Estados Unidos da América, de provas e evidências irrefutáveis que comprovavam a existência de uma relação e do envolvimento sexual com Mónica Lewinsky, a 17 de Agosto de 1998, Bill Clinton faz uma declaração à nação onde assume que manteve contactos físicos impróprios. Este escândalo não só marcou a presidência de Bill Clinton, como quase lhe valeu a exoneração do cargo.

MJ, nasceu em Los Angeles em 1985 e desde muito cedo se destacou como atleta especializada em saltos e provas de velocidade. No auge da sua carreira, conquistou 5 (cinco) medalhas olímpicas e 7 (sete) medalhas em Campeonatos Mundiais de Atletismo. Desde que surgiram os primeiros rumores em 2000, de que MJ consumia esteróides anabolizantes, esta sempre os negou veemente e publicamente, até ao momento em que, após prestar o depoimento federal, confessa os consumos, inclusive, durante os Jogos Olímpicos de Sidney em 2000. Como consequência perdeu todas as suas medalhas e foi banida da modalidade, tendo sido condenada em 2008 a 6 meses de prisão por um conjunto de crimes, de onde se destaca o facto de ter prestado falsos testemunhos sob juramento.