• Nenhum resultado encontrado

4.23. Eventuais restrições à livre transferência das Acções

5.1.2. Factos marcantes da evolução da E MITENTE

Constituído em 15 de Janeiro de 1988, na sequência da iniciativa de um grupo promotor, do qual se destaca o Senhor Comendador Horácio da Silva Roque, o BANIF, sociedade que está na génese do BANIF

– GRUPO FINANCEIRO, integrou no seu património a universalidade do activo e do passivo da extinta Caixa Económica do Funchal.

Em 1989, paralelamente ao aumento do capital social doBANIF, para 17,5 milhões de contos, o BANIF – GRUPO FINANCEIRO inicia a sua formação com a constituição da SGM - Sociedade Gestora de Fundos de Pensões Mundial, S.A.. Nesse mesmo ano, é criada a Sucursal Financeira Exterior no Centro Offshore da Madeira e numa iniciativa conjunta do BANIF, do corretor Abílio Agostinho de Sousa, do Bilbao Vizcaya - Sociedade de Investimento, da Companhia Portuguesa Rádio Marconi, da Fincor - Mediação Financeira e do Paluel Marmont Banque é criada a Ascor Dealer – Sociedade Financeira de Corretagem, S.A.. No ano seguinte, o GRUPO continua o seu crescimento procedendo à criação da Mundileasing - Sociedade de Locação Financeira, S.A. por via de uma iniciativa desenvolvida em conjunto com o Crédito Predial Português e com o Bilbao Vizcaya - Sociedade de Investimento.

Em 1991, é constituída a Mundicre - Financeira para Aquisições a Crédito, S.A. e a Banifundos - Sociedade Gestora de Fundos de Investimento Mobiliário, S.A., e é adquirida a sociedade Invesfreiras - Investimentos Imobiliários, S.A.. Em simultâneo, é reforçada a participação na SGM - Sociedade Gestora de Fundos de Pensões Mundial, S.A., passando-se a deter uma posição maioritária nesta entidade.

O ano de 1992 marca a admissão à negociação das acções do BANIF nas Bolsas de Valores de Lisboa e do Porto e, pela primeira vez, são apresentadas as contas consolidadas do BANIF – GRUPO FINANCEIRO. Ainda nesse ano, é constituída a Banifolio - Sociedade Gestora de Patrimónios, S.A., com capital social detido totalmente pelo BANIF e aumentada a participação no capital social da Ascor Dealer - Sociedade Financeira de Corretagem, S.A., para 10,37%.

O BANIF –GRUPO FINANCEIRO passa a deter a totalidade do capital social da SGM - Sociedade Gestora de Fundos de Pensões Mundial, S.A. e é constituída a Banif – Investimentos SGPS, S.A. para assegurar a gestão das participações sociais do GRUPO.

Em 1993, o BANIF – GRUPO FINANCEIRO dá os primeiros passos para a internacionalização com a constituição, em Georgetown, na Ilha Grand Cayman, do Banif - Banco Internacional do Funchal

96 (Cayman), Ltd., passando este a ser integralmente detido pela Banif - Investimentos, SGPS, S.A.. Nessa mesma altura, a Banif - Investimentos, SGPS, S.A. passa a deter a totalidade do capital social da Mundileasing - Sociedade de Locação Financeira, S.A. e da Mundicre - Financeira para Aquisições a Crédito, S.A..

Em 1994, a Banif - Investimentos, SGPS, S.A. adquire cerca de 70% do capital social da Ascor Dealer - Sociedade Financeira de Corretagem, S.A., passando a deter cerca de 80% do capital social desta última. Em 1996, o BANIF lidera o agrupamento vencedor da reprivatização de 56% do capital social do BBCA e adquire a CSA, conseguindo implantar-se no sector segurador diversificando as suas áreas de negócio e incrementando a venda cruzada de produtos financeiros. À data, a CSA era uma empresa iminentemente regional ocupando o 30º lugar no ranking segurador nacional e possuindo 18 escritórios (4 em Portugal Continental e 14 na RAA). Por outro lado, o BANIF – GRUPO FINANCEIRO adquire e integra a Açor Pensões – Sociedade Gestora de Fundos de Pensões, S.A., com origem e sede social nos Açores. Com estas aquisições, o BANIF –GRUPO FINANCEIRO passou a integrar dois bancos com posições de liderança na RAM e na RAA e com uma importante influência junto das comunidades emigradas madeirense e açoriana, através da sua presença no Brasil, Venezuela, Canadá, Estados Unidos da América, África do Sul, Ilhas Caimão e Bermudas.

Consolidando a sua presença no sector segurador, o BANIF – GRUPO FINANCEIRO adquire em 1997 a maioria do capital da Oceânica - Companhia de Seguros, S.A., posteriormente fundida com a CSA. Em 1998, resultado do esforço de desenvolvimento e da estratégia de expansão do BANIF – GRUPO

FINANCEIRO,o BANIF –GRUPO FINANCEIRO era já constituído por um grupo de diversas empresas com 2.100 colaboradores e 220 pontos de venda espalhados pelo mundo, com posições importantes nos sectores onde opera, sendo líder na RAM e na RAA e com uma importância crescente junto das comunidades portuguesas não residentes.

São adquiridas as participações das Santas Casas da Misericórdia de Angra do Heroísmo e Ponta Delgada no Banif (Açores) SGPS, S.A., passando o Banif – Banco Internacional do Funchal, S.A. a deter 90% do capital social daquela sociedade.

Em 1999, o BANIF –GRUPO FINANCEIRO, prosseguindo a política de desenvolvimento e diversificação de actividades, adquire a maioria do capital social do Banco Primus, S.A., um banco de investimento brasileiro que passa a designar-se Banco Banif Primus, S.A., e, adquire, em simultâneo, a Primus Corretora de Valores e Câmbio, S.A. que passa a designar-se por Banif Primus - Corretora de Valores e Câmbio, S.A..

Nesse mesmo ano, procede-se à fusão da CSA com a Oceânica - Companhia de Seguros, S.A., por incorporação desta última na primeira.

Em 2000, é celebrado um acordo com a Cisalpina Gestioni, sociedade gestora do Grupo BIPOP-Carire, de Itália, no âmbito do sector dos fundos de investimento mobiliário, na sequência do qual, esta empresa adquire uma participação no capital social da Banifundos – Sociedade Gestora de Fundos de Investimento Mobiliário, S.A., sendo alterada a designação desta última para Banifundos Cisalpina - Sociedade Gestora de Fundos de Investimento Mobiliário, S.A..

Ainda nesse ano, a CSA adquire 99% do capital da seguradora O Trabalho – Companhia de Seguros, S.A., por sua vez, detentora da totalidade do capital social da sociedade O Trabalho Vida - Companhia de Seguros, S.A..

97 A Açor Pensões – Sociedade Gestora de Fundos de Pensões, S.A. é objecto de um processo de fusão com a outra sociedade gestora de fundos de pensões do BANIF – GRUPO FINANCEIRO, a SGM - Sociedade Gestora de Fundos de Pensões Mundial, S.A., no contexto do projecto de reorganização e desenvolvimento de toda a área de banca de investimento, o qual culmina com a constituição de um novo banco – o Banif – Banco de Investimento, S.A.. Na sequência deste processo de fusão, alterou-se a designação da sociedade para Banif Açor Pensões – Sociedade Gestora de Fundos de Pensões, S.A., a qual passa a ter como principal accionista o Banif – Banco de Investimento, S.A..

O BANIF INVESTIMENTO resultou da cisão, em 15 de Dezembro de 2000, da Ascor Dealer – Sociedade Financeira de Corretagem, S.A. a anterior sociedade financeira de corretagem do GRUPO, da qual resultou, igualmente, a constituição de uma nova sociedade corretora denominada Banif Ascor - Sociedade Corretora, S.A.. Nesse contexto, o BANIF INVESTIMENTO na sua constituição passou a deter a totalidade do capital social da Banif Ascor - Sociedade Corretora, S.A., da Banif Patrimónios – Sociedade Gestora de Patrimónios, S.A., da Banif Imo – Sociedade Gestora de Fundos de Investimento Imobiliário, S.A., a maioria do capital social da Banifundos Cisalpina - Sociedade Gestora de Fundos de Investimento Mobiliário, S.A. e uma participação significativa no capital social da Banif Açor Pensões – Sociedade Gestora de Fundos de Pensões, S.A..

O BANIF INVESTIMENTO foi constituído com o objectivo de conduzir a actividade de banca de investimento dentro do universo do BANIF –GRUPO FINANCEIRO, nomeadamente através da actuação nas áreas de corporate finance, mercado de capitais, private banking, gestão de activos e corretagem, coordenando a actividade das empresas do GRUPO especializadas em algumas destas actividades.

Em 2001, é criado o Banif@st, projecto de banca electrónica do Banif – Banco Internacional do Funchal, S.A., com vista a assegurar o acesso remoto (via telefone, WAP e Internet) a clientes particulares e empresas, sendo igualmente inaugurado um portal do GRUPO na internet sob o endereço www.grupobanif.pt.

Esse ano ficou igualmente marcado pela aquisição de 85% do capital social da EconoFinance - Brasil, um portal financeiro com vista a assegurar o apoio à actividade de private banking internacional desenvolvida pelo BANIF –GRUPO FINANCEIRO.

Em finais de 2001, o BANIF –GRUPO FINANCEIRO entendeu que a sua estrutura organizativa já não se adequava às cada vez mais agressivas solicitações e desafios do mercado, havendo necessidade de proceder à sua reestruturação, por via do agrupamento das diversas sociedades do GRUPO por áreas de negócio específico de cada sector de actividade.

Assim, em Março de 2002, procedeu-se à alteração da denominação social e estatutos do antigo Banif – Banco Internacional do Funchal, S.A., o qual passou a constituir uma sociedade gestora de participações sociais, com a exclusiva função de holding do GRUPO, passando a denominar-se Banif - SGPS, S.A., mantendo-se a mesma estrutura accionista e passando a ser a detentora directa de três sub-holdings: a BANIF COMERCIAL SGPS, a BANIF SEGUROS SGPS e a BANIF INVESTIMENTOS SGPS.

Refira-se igualmente que no âmbito deste processo reorganizativo, foi integralmente transferida toda a actividade bancária para um novo banco, com a mesma denominação social anterior, Banif - Banco Internacional do Funchal, S.A., constituído com o capital social de 200 milhões de Euros, realizado integralmente pela Banif - SGPS, S.A..

Em 1 de Abril desse mesmo ano e em resultado da referida operação de reestruturação do BANIF –GRUPO

FINANCEIRO, passou a ser a Banif - SGPS, S.A. a entidade do GRUPO com acções admitidas à negociação no mercado regulamentado gerido pela Euronext Lisbon.

98 Com a concretização das operações supra mencionadas, foi possível alcançar um dos objectivos fundamentais da reestruturação, que consistia no agrupamento por sector de actividade das empresas do BANIF –GRUPO FINANCEIRO, visando a especialização por negócio e a rápida tomada de decisões, bem como a agilização de todos os processos associados ao desenvolvimento da actividade do GRUPO.

Nesse mesmo ano concretiza-se igualmente a fusão entre as sociedades O Trabalho – Companhia de Seguros, S.A. e a CSA.

A Banif Securities, Inc adquire a corretora brasileira Indusval, presente no mercado norte-americano e, na sequência desta aquisição, o BANIF –GRUPO FINANCEIRO passaria a deter a única corretora portuguesa com assento no floor da Bolsa de Nova Iorque. É constituída a BANIF MORTGAGE COMPANY

(actualmente denominada por BANIF FINANCE (USA)), sediada nos Estados Unidos da América, com o objectivo de explorar as oportunidades decorrentes do mercado do crédito hipotecário.

Refira-se igualmente que em Dezembro de 2002, procedeu-se à fusão, por incorporação, no BANIF

INVESTIMENTO das sociedades Banif Ascor - Sociedade Corretora, S.A. e Banif Patrimónios – Sociedade Gestora de Patrimónios, S.A..

Em 2003, é constituída a Banif Rent – Aluguer, Gestão e Comércio de Veículos Automóveis, S.A. e são alteradas as designações da Mundileasing – Sociedade de Locação Financeira, S.A. e Mundicre – Sociedade Financeira para Aquisições a Crédito, S.A. para Banif Leasing, S.A. e Banif Crédito – Sociedade Financeira para Aquisições a Crédito, S.A., respectivamente.

Em Fevereiro de 2003, o BANIF INVESTIMENTO adquiriu à Cisalpina Gestioni 30% do capital social da Banifundos Cisalpina - Sociedade Gestora de Fundos de Investimento Mobiliário, S.A., passando a deter a totalidade do capital social desta última (passou a designar-se Banifundos).

Procede-se ainda à fusão, por incorporação, da Banif Imo – Sociedade Gestora de Fundos de Investimento Imobiliário, S.A. na Banifundos, continuando o processo já iniciado com a fusão da Banif Ascor - Sociedade Corretora, S.A. e da Banif Patrimónios – Sociedade Gestora de Patrimónios, S.A. no BANIF

INVESTIMENTO. Em consequência desta fusão, a Banifundos alterou a sua denominação social para Banif Gestão de Activos – Sociedade Gestora de Fundos de Investimento Mobiliário, S.A..

Ainda na área de banca de investimento, refira-se que é constituída pelo BANIF INVESTIMENTO uma sociedade de capital de risco com vista ao desenvolvimento da sua actividade de private equity - a NewCapital – Sociedade de Capital de Risco, S.A..

O ano de 2003 fica igualmente marcado pelo lançamento de uma oferta pública de aquisição por parte da Rentipar SGPS, S.A., principal accionista da BANIF SGPS, sobre as acções representativas do capital da sociedade, na sequência da qual passa a deter 54,14% do capital social da EMITENTE e, pela realização da 5ª e última fase de reprivatização do BCA, a qual se concretizou por via do lançamento de uma oferta pública de venda, dirigida a trabalhadores, pequenos subscritores e emigrantes e público em geral, e que consistiu na alienação por parte da RAA de 15% do capital social deste banco. Na sequência desta oferta pública de venda, o Governo Regional dos Açores deixou de deter qualquer participação no capital social do Banco Comercial dos Açores, S.A..

Por outro lado, nesse mesmo ano, e na sequência de uma oferta pública de aquisição lançada pela BANIF

COMERCIAL SGPS sobre as acções representativas do capital social do Banco Comercial dos Açores, S.A., esta sociedade passa a ser detentora de 99,6% do capital social e direitos de voto deste banco.

99 No ano seguinte, o BANIF – GRUPO FINANCEIRO prosseguiu a expansão e diversificação das suas actividades, nomeadamente através da criação de novas áreas de negócio - factoring, renting e forfaiting. Em 2004, o BANIF –GRUPO FINANCEIRO adquiriu o restante capital social do Banco Banif Primus, S.A., passando o GRUPO a deter uma participação de 100% neste banco Brasileiro.

Em Junho de 2005, o BANIF – GRUPO FINANCEIRO procedeu a uma operação de reestruturação da actividade desenvolvida no Brasil, consubstanciada na segregação das actividades de banca comercial e banca de investimento. Para o efeito, a actividade de banca comercial passou a ser desenvolvida pelo Banif – Banco Internacional do Funchal (Brasil), S.A. (anteriormente denominado por Banco Banif Primus, S.A.) e a área de banca de investimento ficou sob a responsabilidade de um novo banco de investimento especificamente constituído para o efeito - o Banif Primus – Banco de Investimento, S.A.. O Banif Primus – Banco de Investimento, S.A. passa a controlar a Banif Primus – Corretora de Títulos e Valores Mobiliários e Câmbio, S.A., a qual possui plena actuação na Bolsa de Valores de São Paulo (“Bovespa”) e na Bolsa de Mercadorias & Futuros de São Paulo (“BM&F”), e a Econofinance, oitavo maior “homebroker” (sistema de negociação doméstica) no mercado de acções brasileiro.

Refira-se ainda que em 2005, na sequência das análises efectuadas aos impactos produzidos pelas IAS/IFRS ao nível das contas consolidadas do BANIF –GRUPO FINANCEIRO e, tendo em conta as novas metodologias de cálculo dos fundos próprios relacionadas com o Acordo de Basileia II, foram realizados no exercício de 2005 algumas alterações ao nível da estrutura de participações financeiras do GRUPO, consubstanciadas numa permuta de participações financeiras. Nesse âmbito, é de registar a alienação pela BANIF SGPS da totalidade do capital da Banif Seguros, SGPS, S.A. (a qual alterou a sua denominação social para Rentipar Seguros SGPS, S.A.) à Soil - SGPS, S.A. e a aquisição por parte da BANIF SGPS à Soil - SGPS, S.A. de 33,62% do capital social da CSA. Após estas operações, a totalidade do capital social da Banif Seguros, SGPS, S.A. passou a ser detida pela Soil – SGPS, S.A. e a BANIF SGPS passou a deter, directa e indirectamente, 47,69% do capital social da CSA.

Em resultado da operação de reorganização das participações sociais do BANIF – GRUPO FINANCEIRO, pretendeu-se assegurar: (i) a consolidação das contas da CSA nas contas consolidadas da BANIF SGPS pelo método da equivalência patrimonial, (ii) uma redução substancial do impacto nos fundos próprios da BANIF SGPS e dos seus correspondentes rácios, decorrentes da actividade seguradora desenvolvida pela CSA e (iii) uma separação da actividade estritamente financeira (bancária, intermediação financeira, serviços financeiros) da actividade seguradora, em termos de responsabilidade directa da condução dos respectivos negócios.

A BANIF SGPS que lidera o BANIF –GRUPO FINANCEIRO, passou a ter a sua actividade repartida por duas sub-holdings: a BANIF COMERCIAL SGPS e a BANIF INVESTIMENTOS SGPS, detendo directamente uma participação financeira na CSA, na qual desenvolve toda a actividade seguradora do GRUPO.

A BANIF COMERCIAL SGPS controla sociedades direccionadas para a actividade de banca comercial, onde se inserem o BANIF e o BANIF –BANCO INTERNACIONAL DO FUNCHAL (BRASIL), e outras dedicadas ao crédito especializado – BANIF GO e BANIF RENT.

A BANIF INVESTIMENTOS SGPS, por seu lado, tem na sua dependência sociedades direccionadas para a actividade de banca de investimento, onde se insere o BANIF INVESTIMENTO, o BANIF – BANCO DE

INVESTIMENTO (BRASIL) e outras sociedades como o BANIF – BANCO INTERNACIONAL DO FUNCHAL

100 Nesta data, o BANIF –GRUPO FINANCEIRO,contava já com uma equipa de cerca de 3.000 colaboradores e mais de 300 pontos de venda dispersos pela Europa, África e América. Esta política de expansão e de diversificação encontra-se latente na presença em mercados tão distintos como o Brasil, Canadá, Estados Unidos da América, Ilhas Caimão, Venezuela, África do Sul e Inglaterra.

No 1º semestre de 2006, foi finalizada a reestruturação no Brasil, tendo a BANIF INVESTIMENTOS SGPS

passado a ser a detentora de 75% do capital do Banif – Banco de Investimento (Brasil), S.A., anteriormente detido pelo Banif – Banco Internacional do Funchal (Brasil), S.A..

No decurso do exercício de 2007, a actividade internacional do BANIF – GRUPO FINANCEIRO conheceu importantes desenvolvimentos. Foram adquiridas participações no capital social da BANCA PUEYO

(33,32%), em Espanha, do BCN (46%), em Cabo Verde e do BANKPIME (27,5%), em Espanha, o que representou na globalidade um investimento na ordem dos 88,2 milhões de Euros. Destaca-se ainda a inauguração do BANIF BANK (MALTA), em Malta, e a abertura em Londres, das sucursais do BANIF com vista a operar na banca de retalho para residentes, na actividade de trade finance e no financiamento imobiliário.

Já em 1 de Outubro de 2007, as acções da BANIF SGPS foram integradas no indíce NEXT 150 da Euronext Lisbon.

A partir de Novembro de 2007, o Banco Comercial dos Açores, S.A. passou a denominar-se por Banco Banif e Comercial dos Açores, S.A., alteração que representou mais uma etapa no sentido da crescente uniformização do GRUPO.

Ao nível das sociedades operacionais, destaca-se a criação da Banif Go, Instituição Financeira de Crédito, S.A., em resultado da fusão por incorporação em 28 de Setembro de 2007 da Banif Crédito – Sociedade Financeira para Aquisições a Crédito, S.A. na Banif Leasing, S.A., a reestruturação do modelo de funcionamento dos centros de empresas e o início do processo de integração dos sistemas aplicacionais do BANIF e do BBCA.

Em 15 de Janeiro de 2008, o BANIF – GRUPO FINANCEIRO celebrou o seu vigésimo aniversário, tendo adoptado uma nova imagem corporativa comum a todas as suas empresas, integrada por um novo logótipo, uma nova cor e uma nova assinatura, numa tentativa de reforçar a sua identidade na projecção para o exterior.

Em 2008, no plano internacional, foi consolidada e reforçada a posição em entidades consideradas estratégicas, nomeadamente através da aquisição de 25% do BANIF – BANCO DE INVESTIMENTO

(BRASIL), passando o BANIF –GRUPO FINANCEIRO a deter a totalidade do seu capital social e através do reforço da participação no BCN, no qual o BANIF –GRUPO FINANCEIRO passou a deter 52% do capital e direitos de voto.

Durante o ano de 2008, o BANIF –GRUPO FINANCEIRO procedeu a diversas operações de capitalização em várias sociedades do GRUPO. Além da BANIF SGPS, que aumentou o seu capital social de 250 para 350 milhões de Euros, aumentaram também o seu capital a BANIF INVESTIMENTOS SGPS, de 8,75 para 10 milhões de Euros, BANIF INVESTIMENTO, de 30 para 40 milhões de Euros, a AÇOREANA, de 36,25 para 57,25 milhões de Euros, o BANIF BANK (MALTA), de 15 para 25 milhões de Euros e o BANIF, de 240 para 209 milhões de Euros.

Ainda em 2008, a BANIF SGPS voltou a ser incluída pela Standard & Poor’s na lista “S&P Global Challengers Class”, um ranking de 300 empresas mundiais cotadas de média dimensão candidatas a

101 desafiar as companhias líderes mundiais, sendo a única instituição financeira da Península Ibérica a marcar presença na referida lista.

Em 30 de Dezembro de 2008 foi anunciada a conclusão do processo de fusão por incorporação do BBCA no BANIF, com produção de efeito a partir de 1 de Janeiro de 2009, com vista a permitir assegurar uma maior uniformidade e dinamismo nos serviços prestados aos clientes.

Em Março de 2009, a BANIF SGPS integra pela primeira vez a lista das 500 marcas financeiras mundiais mais valiosas. Na terceira edição do “Global 500 Banking Brands Index”, esta entidade apresenta-se como a 491º marca financeira mais valiosa do mundo, com 78 milhões de brand value. Este estudo é elaborado pela Brande Finance em colaboração com a revista The Banker Magazine.