• Nenhum resultado encontrado

FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA: A DIMENSÃO DA PESQUISA INERENTE A TODO O SEU PROCESSO

SUMÁRIO

A DANÇA NAS DISCUSSÕES SOBRE CULTURA 161 1 “A dança como manifestação artística que tem presença

3. Conhecimentos Identificadores do Aprofundamento do Estudo serão delimitados a partir da capacidade de pesquisa da UFBA, em

3.2. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS: AQUI OS CURSOS DE DANÇA E EDUCAÇÃO FÍSICA FORAM CRIADOS EM

3.2.2. FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA: A DIMENSÃO DA PESQUISA INERENTE A TODO O SEU PROCESSO

A Faculdade de Educação Física da UNICAMP foi criada em 1985 e seu curso de graduação iniciou no mesmo ano. Porém, a educação física já estava presente nesta instituição através das aulas de prática desportiva para o seu alunado, conforme orientação do Governo Federal sobre o ensino de educação física no nível superior, de 1971. Desde essa época, a proposta de instalação de uma unidade de educação física veio sendo fomentada, mas com rejeição do então Reitor à época, Zeferino Vaz.

No histórico do curso53, seus pioneiros lembram que as atividades esportivas eram usadas para esvaziar manifestações públicas com freqüência e que o Reitor, em seus retornos a ofícios referentes à criação da faculdade, era sempre direto: "lamento, mas impossível atender".

Ao ser criado em 1985, o curso já demonstra pioneirismo ao introduzir o bacharelado e iniciar com quatro anos de duração. Seu primeiro processo seletivo aconteceu em março de 1985, sendo suas provas de habilidades específicas realizadas de forma improvisada nas instalações esportivas da Escola de Cadetes do Exército, e o processo não integrado ao vestibular da UNICAMP. Com precárias condições estruturais, iniciou no mês seguinte e só em abril de 1986 ganha sua unidade de ensino, tendo como seu primeiro diretor o Professor João Batista A. Gomes Tojal.

53

Os dados referentes à história e constituição do Curso de Educação Física da UNICAMP, bem como suas estatísticas, foram oriundos da página da instituição, em diferentes seções. Disponível em: <http://www.unicamp.br/fef/>.

Os cursos da Faculdade de Educação Física - FEF vêm tomando por base a proposta de formação em Educação Motora, Recreação e Lazer, Ciência do Esporte, Atividade Física Adaptada. Já possuiu Bacharelado em Educação Física, com habilitações em Recreação e Lazer e Treinamento em Esporte.

Atualmente atende mais de 600 alunos na graduação, oferecendo curso de Graduação e Licenciatura em Educação Física e proporcionando 50 vagas no turno diurno e 50 no noturno, podendo o aluno, depois de concluir um curso, reingressar no outro, num processo de complementação de carga horária e disciplinas.

Sua inserção na pós-graduação foi bem rápida, pois atendendo à demanda necessária de formação em pós-graduação no Brasil, a FEF abriu sua primeira turma de mestrado em 1988, e em 1993 iniciou seu doutorado. Encontra-se com 130 alunos matriculados entre mestrado e doutorado, e ainda, mais de 350 alunos nos cursos de especialização em diferentes temáticas.

Porém, seu destaque numérico vem da extensão com mais de 2 mil alunos em atendimento e inúmeras atividades numa área de 93.000m², e suas instalações são utilizadas por toda a comunidade universitária e a externa para a prática de atividades físicas.

Conta com um corpo docente de 37 doutores, 65 servidores e mais de 1000 alunos matriculados em suas atividades de ensino e pesquisa.

Um novo projeto de Graduação em Educação Física na FEF

O novo Projeto da Educação Física foi aprovado em 2005 e elaborado por uma comissão de ensino ampliada, com base em discussões realizadas por ocasião das avaliações do curso no final da década de 1990 e nas discussões

internas entre docentes e discentes, tomando como referencia as Novas Diretrizes para a Formação de Professores e para a Graduação em Educação Física.

Os cursos desenvolvidos nesta faculdade são concebidos de forma distinta, porém compartilham um núcleo comum, denominado de núcleo central, destacando que

É necessário saber diferenciar as competências, mas ambos devem possuir formação sólida na área de conhecimento em que estão inseridos, como profissionais, na produção, geração e aplicação de conhecimentos e na transmissão de cultura, construindo uma relação curricular "mais aberta e integrada" e minimizando as relações dicotômicas existentes entre as áreas de formação (UNICAMP. Faculdade de Educação Física, 2005, p.3-4).

Estes cursos adotam como orientação, a dimensão da pesquisa como inerente a todo o seu processo, para que seu "[...] futuro profissional possua conhecimento e autonomia para gerenciar, administrar, criar e produzir programas e políticas de intervenção nos vários campos de atuação profissional" (UNICAMP. Faculdade de Educação Física, 2005, p.5).

Essa relação com a pesquisa deve ser mediada ao longo do curso de forma que os alunos possam produzir um trabalho científico, neste caso a Monografia de Conclusão de Curso, e que esta monografia possa ser apreciada no Seminário de Pesquisa do curso.

Assim como a pesquisa e o ensino, a extensão é constitutiva do processo de formação, devendo a mesma ser oferecida à comunidade da universidade e extensiva ao município. Acredita-se que

Se possuímos uma produção científica de qualidade, ela deve ser passível de extensão à comunidade; se desenvolvemos metodologias de ensino inovadoras em relação às múltiplas atividades da área, devemos apresentá-las à comunidade para aperfeiçoá-las e corrigi-las; se desejamos que nossos alunos sejam profissionais competentes, politizados, devemos oferecer-lhes possibilidades de estágio profissional, sob nossa supervisão, em atividades concebidas pelos

docentes para esse fim (UNICAMP. Faculdade de Educação Física, 2005, p.7).

O perfil do egresso é apresentado, conforme sua área de atuação:

Licenciado em Educação Física - atuar na assessoria, planejamento, execução e avaliação do componente curricular Educação Física Básica (Educação Infantil, Ensinos Fundamental e Médio). Poderá ainda elaborar programas de ensino de Educação Física para todas as séries ou ciclos, bem como atuar em instituições que desenvolvam programas educacionais. Esse profissional poderá atuar também na área de pesquisa científica no campo da Educação.

Graduação em Educação Física - atuar na assessoria, planejamento, execução e avaliação de programas de Educação Física nos campos do Esporte e Lazer e das Atividades Físicas voltadas para diferentes grupos sociais. Poderá atuar também na área de pesquisa científica e em diferentes ambientes tais como clubes, hospitais, ONGs, centros esportivos, empresas, rede de hotelaria, clínicas e academias entre outros, que mantenham estreita relação com sua área de formação (UNICAMP. Faculdade de Educação Física, 2005, p.10).

Essa formação está associada a dois conceitos: o de Conhecimento da Educação Física e do Conhecimento Pedagógico da Educação Física. Estes entendidos como:

Conhecimento da Educação Física: o egresso dos dois cursos da FEF/UNICAMP deverá apresentar um domínio do conhecimento da área da Educação Física reconhecendo-a com uma área interdisciplinar, constituída a partir de fundamentos científicos do campo das ciências biológicas, da saúde, exatas e humanas, não hierarquizados entre si. Estes fundamentos são essenciais na formação do graduado e do professor de Educação Física, uma vez que foram eles que permitiram, ao longo da historia, as primeiras sistematizações do exercício físico a partir de grandes temas da cultura tais como o jogo, a ginástica, a luta, a dança e, mais recentemente, o esporte. Cabe destacar que estes temas são, ao longo da história, fortemente marcados pelas dinâmicas culturais, e que seus modos de aprendizado, bem como as distintas dimensões do conhecimento que os constituem, também variam dependendo do local em que são ensinados. O domínio do Conhecimento da Educação Física deverá, portanto, fornecer sólidas bases para pensar a área, dialogar cientificamente e criar novas formas de atuação profissional. Deverá, também, permitir a compreensão das diferenças existentes no que concerne ao conhecimento aplicado nos distintos locais de atuação profissional tais como clubes, academias, educação básica (educação infantil, ensinos fundamental e médio), empresas, laboratórios de análise do exercício, lazer, entre outros, compreendendo as diferenças não como desigualdades mas, sim, como riqueza de possibilidades de trabalho, pesquisa e ensino da e na Educação Física.

Conhecimento pedagógico da Educação Física: partindo-se do pressuposto de que a atuação de um profissional da área caracteriza-se, basicamente pela ação docente, e entendendo-se docência no seu sentido amplo, a formação pedagógica será enfatizada durante todo o curso. Cabe destacar que o profissional que atua em academias de ginástica, clubes, equipes esportivas de alto rendimento, colônias de férias, instituições escolares destinadas à educação básica, entre outros locais possíveis, terá a atividade de ensino, em grande medida, como aquela que caracteriza sua ação profissional, portanto, essa deve ser objeto de estudo e pesquisa em sua formação (UNICAMP. Faculdade de Educação Física, 2005, p.10).

Seus cursos estão estruturados compreendendo um Núcleo Central, que perfaz 70% da carga horária e é comum a ambos, e Núcleos Específicos, com 30% da carga horária. O Núcleo Central é responsável pelo Conhecimento Identificador da Área de Educação Física, reunindo disciplinas referentes aos conhecimentos clássicos da área, tais como jogo, esporte, ginástica, dança, luta, conhecimentos aplicados, e as bases científicas para sua compreensão e aplicação, advindas das Ciências Biológicas, Ciências Exatas, Ciências Humanas e da Educação. Os Núcleos Específicos, estruturados em dois blocos, atendem aos dois cursos em suas especificidades de formação. Este currículo prevê disciplinas obrigatórias e eletivas, bem como outras atividades acadêmicas, de forma a ampliar e aprofundar os conhecimentos por parte dos alunos.

O currículo propõe doze eixos temáticos a serem desenvolvidos ao longo do curso. São eles:

1. Ciências Biológicas e da Saúde Aplicadas à Educação Física 2. Ciências Humanas Aplicadas à Educação Física

3. Ciências Exatas Aplicadas à Educação Física 4. Educação e Escola

5. Educação Física Escolar

6. Conhecimentos Clássicos da Educação Física: Jogo, Ritmo e Expressão, Ginástica, Luta, Dança, Esporte.

7. Conhecimentos Aplicados à Educação Física (modalidades esportivas: basquetebol, futebol de campo, futsal, ginástica geral, ginástica artística, ginástica rítmica, ginásticas competitivas, handebol, natação, voleibol, esportes de raquete, entre outros)

8. Lazer

9. Educação Física, Adaptação e Saúde 10. Treinamento Desportivo

11. Estágios e Prática como componente curricular 12. Pesquisa Científica: Trabalho de Conclusão de Curso

(UNICAMP. Faculdade de Educação Física, 2005, p.11).

No projeto destaca-se o papel do estágio, sendo o mesmo "compreendido como um momento privilegiado de compreensão do processo de trabalho na escola, e de todo o dinamismo próprio daquela instituição" (UNICAMP. Faculdade de Educação Física, 2005, p.12), devendo, em ambos os cursos, ser ressaltado como uma possibilidade de apreender a dinâmica do espaço de atuação. No caso da licenciatura, o estágio é compartilhado com a Faculdade de Educação da UNICAMP, que também desenvolve disciplinas nos dois núcleos.

O curso de licenciatura possui uma divisão entre curso integral (diurno) e curso noturno. O integral tem 215 créditos, com 3.225 h/a de atividades, podendo ser integralizadas no mínimo em 8 semestres, enquanto o noturno tem 213 créditos, com 3.195 h/a de atividades a ser integralizadas no mínimo em 10 semestres.

O Curso de Educação Física encontra-se em andamento com o seu novo projeto, vivendo entre o anterior e o novo num processo de integralização das turmas. Encontram-se matriculados mais de 600 alunos, recebendo a cada vestibular 50 alunos para a turma do diurno e 50 para o noturno

CAPÍTULO III