• Nenhum resultado encontrado

Faculdade de Odontologia de Araçatuba

No documento Catálogo dos projetos de extensão da UNESP (páginas 143-190)

Departamento de Ciências Básicas

PROF. ROELF JUSTINO CRUZ RIZZOLO - roelf@foa.unesp.br

Conforme pode ser constatado pelo resultado de avaliações nacionais e internacionais, a enorme maioria dos nossos jovens (e adultos) não apresenta a capacidade de enfrentar os desafi os do século 21, um século cada vez mais dominado pela ciência e tecnologia. A Comunidade Européia, por exemplo, estabeleceu entre suas metas do milênio, a educação científi ca para crianças, jovens, e adultos como uma das prioridades. Motivando os professores do ensino fundamental e médio, mudando os métodos pedagógicos de forma que incentivem o questionamento, a colaboração, a tentativa de encontrar soluções criativas para problemas reais. No Estado de São Paulo, são fundamentalmente as Universidades Públicas, junto com alguns centros de pesquisa, as geradoras e usufruidoras do conhecimento científi co. Assim, cabe a elas a fundamental tarefa de transferir esse conhecimento, seja na forma de disseminação (comunicação entre os membros da comunidade científi ca), ou, e o que aqui nos interessa, na forma de divulgação científi ca (processo de comunicação da ciência com o público leigo). Assim, este projeto objetivamos desenvolver atividades relacionadas com a horizontalização do conhecimento científi co. Docentes e bolsistas tem a tarefa de desenvolver instalações e atividades que permitam o engajamento do público dentro da cultura da ciência. Objetivamos atrair os jovens em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia (C&T), valorizando a criatividade, a atitude científi ca e a inovação. Pretendemos, também, chamar a atenção para a importância da C&T para a vida de cada um e para o desenvolvimento do País, assim como contribuir para que a população possa conhecer e discutir os resultados, a relevância e o impacto das pesquisas científi cas e da tecnologia e suas aplicações, bem como, incentivar a cultura da ciência, associar a cultura da ciência com a análise e resolução dos problemas mais candentes da sociedade, popularizar o método científi co, divulgar o nome da UNESP e da FOA, democratizar o conhecimento através do processo de transferência de saberes científi cos e que são gerados -ou mesmo utilizados- pela Universidade Pública e demais Centros de Pesquisa, o letramento científi co da sociedade em geral, de crianças e jovens (ensino fundamental e médio) em particular e inclusão social através da educação científi ca.

P

ROGRAMADE

F

ORMAÇÃO

P

ERMANENTEDE

F

UNCIONÁRIOSDA

UNESP - PROPERF

Araçatuba

Faculdade de Odontologia de Araçatuba

Departamento de Ciências Básicas

PROF. PAULO ROBERTO BOTACIN - botacin@foa.unesp.br

O projeto visa promover a continuidade de escolarização dos funcionários do câmpus da Unesp de Araçatuba que, por diversas razões, não completaram o ensino fundamental, tanto no primeiro como no segundo segmento, com o intuito de lhes propiciar um patamar igualitário de formação e restabelecer a igualdade de oportunidades face ao direito à educação, assegurando-lhes identidade formativa comum aos demais participantes da escolarização básica. Objetiva, também, possibilitar a integração entre a pesquisa e a extensão. Para tanto; considera os diversos aspectos contidos em legislação específi ca, como segue: Constituição Federal de 1988 – estabelece que “a educação é direito de todos e dever do Estado e da família...” e ainda, ensino fundamental obrigatório e gratuito, inclusive sua oferta garantida para todos os que a ele não tiveram acesso na idade própria. Parecer 05/97 do Conselho Nacional de Educação- aborda a questão da denominação “Educação de Jovens e Adultos” e “Ensino Supletivo”. Parecer 12/97 do Conselho Nacional de Educação – elucida dúvidas sobre cursos e exames supletivos e outras. Parecer 11/99 do Conselho Nacional de Educação – aborda o objeto da portaria ministerial nº 754/99 que dispõe sobre a prestação de exames supletivos pelos brasileiros residentes no Japão. Resolução CNE/CEB nº1, de 5 de julho de 2000 - Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação e Jovens e Adultos. Parecer 11/2000 do Conselho Nacional de Educação - faz referência às Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adulto. De conformidade com o disposto no Art. 9º, § 1 , alínea “c”, da Lei 4.024, de 20 de dezembro de 1961, com a redação dada pela Lei 9.131, de 25 de novembro de 1995, e tendo em vista o Parecer CNE/CEB 11/2000, homologado em 7 de junho de 2000, este processo se fará nos termos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em especial dos seus artigos 4º, 5º, 37, 38, e 87 , de modo a assegurar: II - quanto à diferença, a identifi cação e o reconhecimento da alteridade própria e inseparável dos jovens e dos adultos em seu processo formativo, III - quanto à proporcionalidade, a disposição e alocação adequadas dos componentes curriculares face às necessidades próprias da Educação de Jovens e Adultos.

C a lo g o d o s P ro je to s d e E x te n o d a U

F

UNDAMENTOS

B

ÁSICOSDE

B

IOLOGIA

:

PARA

P

ROFESSORESE

A

LUNOSDA

R

EDE

P

ÚBLICADE

E

NSINO

Araçatuba

Faculdade de Odontologia de Araçatuba Departamento de Ciências Básicas

PROF. EDILSON ERVOLINO - eervolino@foa.unesp.br

Como primeiro objetivo do projeto visamos o aprimoramento e a atualização dos professores de Ciências e de Biologia da Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo, pertencentes à Diretoria de Ensino de Araçatuba. O aprimoramento e a atualização se faz acerca dos fundamentos básicos de biologia e ciências da saúde e seus principais avanços nos últimos anos. Além disso, para cada um dos assuntos abordados, os quais estão em consonância com o projeto político pedagógico do professor da escola pública, objetiva-se elaborar, em conjunto com estes professores, material didático auxiliar que possa facilitar o processo de ensino-aprendizagem no cotidiano de suas salas de aula. O segundo objetivo é, em parceria com estes professores da rede pública de ensino, docentes e acadêmicos (bolsistas e voluntários) da Faculdade de Odontologia de Araçatuba, despertar nos alunos do ensino fundamental e médio o interesse e a valorização das disciplinas de Ciências e Biologia. Para tal propósito são elaboradas exposições, aulas práticas e discussões que tratam dos temas fundamentais das ciências biológicas (células, tecidos, órgão e sistemas biológicos) e da saúde (doenças e prevenção). Tais atividades são desenvolvidas nas escolas estaduais de Araçatuba, Guararapes, Rubiácea, Bento de Abreu, Valparaíso e Santo Antônio do Aracanguá e o principal intuito é retirar o estudo de tais temas do âmbito meramente subjetivo e os colocar de forma interessante e interativa na esfera do concreto. No presente projeto, a aproximação da Universidade com as escolas públicas estaduais da região, além de benefi ciar diretamente seus professores e alunos, também tem como seu terceiro objetivo fortalecer a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão nesta Universidade, uma vez que se externa para esta parcela da comunidade os frutos de um trabalho no ensino e pesquisa nestas áreas do conhecimento. O quarto objetivo é estreitar a relação entre o acadêmico do Curso de Odontologia envolvido no projeto (bolsistas e voluntários), especialmente aqueles das séries iniciais, com a comunidade da região que é assistida, objetivando com isso, além de uma ampliação do seu conhecimento acerca dos temas abordados e das estratégias de construção do saber, estimular uma responsabilidade político-social e acima de tudo humanística nestes acadêmicos.

P

RATICANDO

C

IÊNCIASCOM

P

ROFESSORESE

A

LUNOSDA

R

EDE

P

ÚBLICADE

E

NSINO

Araçatuba

Faculdade de Odontologia de Araçatuba Departamento de Ciências Básicas

PROF.ª ALAIDE GONÇALVES - alaide@foa.unesp.br

A Universiade no âmbito da indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão, necessita externar à comunidade, seu conhecimento adquirido pelo aprimoramento constante na pesquisa e no ensino, construindo parcerias e compromissos recíprocos no sentido de benefi ciar ambas as partes. A Faculdade de Odontologia de Araçatuba/UNESP por meio do Departamento de Ciências Básicas com a coordenação da disciplina de Histologia e Embriologia e colaboração das Disciplinas de Anatonmia e de Microbiologia e Imunologia, utilizando-se de suas potencialidade de conhecimento na área de Ciências biológicas e da saúde, juntamente com a Diretoria da rede de Ensino Público Fundamental e Médio da região de Birigui-SP, selaram parcerias com objetivo de construírem conjuntamente de acordo com suas necessidades, em caráter contínuo, material didático e palestras teórico- práticas para ensino-aprendizagem. Nesta parceria, professors de Ciências e de Biologia se benefi ciarão com o aprimoramento e atualização na sua área de atuação. Concomitantemente, os alunos do ensino Fundamental e Médio, também se benefi ciarão com o ensino-aprendizagem pela valorização da disciplina e pelo despertar do interesse pela Ciências e Biologia por meio de demonstrações e manuseio de aparelhos laboratioriais e instrumentais , peças anatômicas humanas e de animais, bonecos anatômicos educacionais, manuseio de microscópios e lâminas histológicas além da divulgação do conhecimento com folders, entretenimentos, brincadeiras lúdicas e gincanas, nos diferentes assuntos abordados. Os graduandos e docentes se benefi ciarão pela reciprocidade e compreensão das reais necessidades e anseios da população e selam um compromisso pela responsabilidade profi ssional política-social-humanitária na construção do saber.

N

OÇÕESDE

A

NATOMIA

H

UMANAPARAAS

P

RÁTICASDE

P

RONTO

-S

OCORRISMO

Araçatuba

Faculdade de Odontologia de Araçatuba Departamento de Ciências Básicas

PROF. ROELF JUSTINO CRUZ RIZZOLO - roelf@foa.unesp.br

O projeto visa fornecer conhecimentos anatômicos básicos que permitam desenvolver atividades de pronto-socorrismo. As aulas são destinadas aos alunos destes cursos, que incluem tanto profi ssionais da área de segurança como a população em geral que participa desses cursos oferecidos pela Polícia Militar e ministrados pelo Corpo de Bombeiros de Birigui. Os cursos são abertos à população, desenvolvendo uma cultura prevencionista e

possuindo um caráter altruísta e solidário, uma vez que são arrecadadas cestas básicas que são destinadas às Secretarias Municipais de Assistência Social dos postos e bases de bombeiros onde os cursos são realizados.

C

URSO

P

-V

ESTIBULAR

DACA-UNESP

DE

A

RAÇATUBA

Araçatuba

Faculdade de Odontologia de Araçatuba

Departamento de Patologia e Propedêutica Clínica PROF.ª ANA MARIA PIRES SOUBHIA - anamps@foa.unesp.br

O Projeto Cursinho Pré Vestibular na UNESP é um projeto sólido e objetiva preparar alunos da rede pública, com ensino médio completo ou cursando o último ano, com difi culdade sócioeconômica, a ingressar em processos seletivos de Instituições de Ensino Superior. Também oferece aos alunos da graduação dos cursos de odontologia e medicina veterinária a oportunidade ímpar de uma complementação humanística, envolvendo-se com discernimento nas reais condições e problemas sociais do município e região. São oferecidas 140 vagas à jovens de classe econômica menos favorecida de Araçatuba e região, com ensino médio concluído ou em vias de conclusão, egressos de Escolas Públicas. Existe uma grande carência de cursos pré- vestibulares acessíveis às classes socias economicamente desfavorecidas e este projeto veio preencher tal lacuna em Araçatuba e região. Além dos alunos de ensino médio são benefi ciários também os 25 acadêmicos dos cursos de graduação em Araçatuba que têm a grata satisfação de exercitar a cidadania na íntegra com tal projeto.

C

ONSTRUINDO

B

OAS

E

SCOLAS

P

ÚBLICAS

Araraquara

Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara Departamento de Ciências da Educação

PROF. RICARDO RIBEIRO - despertarosol@gmail.com

Considerando que escolas públicas que contam com as mesmas condições materiais mostram resultados muito distintos, a pergunta que se faz, e que exige uma resposta, é o porquê ocorre essa distinção. Como se constrói uma escola pública de qualidade? Afi rmar que apenas com o atendimento das exigências materiais ou com o aumento dos salários dos educadores a escola pública fi ca automaticamente boa é simplifi car demais e desconhecer a realidade das escolas. Por um lado, existem escolas que, sob o ponto de vista material, teriam tudo para ser boas escolas e não o são. Por outro, existem escolas que, consideradas as suas instalações e os recursos de que dispõem, teriam justifi cativa para oferecer um ensino de baixa qualidade, mas, ao contrário, conseguem oferecer boas condições de ensino e aprendizagem. Existem ainda escolas que são problemas crônicos, até que chega um(a)

novo(a) diretor(a) e a escola muda. É verdade que não existem receitas gerais ou caminhos únicos para a construção de escolas públicas com qualidade social e pedagógica, mas certamente contribui, para que cada escola pavimente os seus próprios caminhos, conhecer como outras comunidades escolares, bem sucedidas, construíram os seus. Conhecer os caminhos que conduzem à construção de uma escola pública democrática na sua organização, que oferece condições para uma aprendizagem signifi cativa para crianças e jovens, demanda olhares variados para aspectos também variados da realidade escolar. Assim sendo, a presente investigação tem como um dos objetivos conhecer os caminhos que levam à construção de uma escola pública que realiza um trabalho com qualidade social e pedagógica, na perspectiva dos seus protagonistas. Outro objetivo visa fazer um levantamento e sistematizar práticas e gestão bem sucedidas. Os benefi ciários fi nais são os alunos das escolas públicas estaduais da Diretoria Regional de Araraquara. Além deles a DRE de Araraquara possui 56 Diretores e mais de 150 educadores que fazem parte da equipe de gestão das unidades escolares.

P

ROGRAMADE

D

IVULGAÇÃODO

C

URSODE

A

DMINISTRAÇÃO

P

ÚBLICADA

FCL/A

R

Araraquara

Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara Departamento de Administração Pública

PROF.ª PATRICIA BORBA MARCHETTO - pmarchetto@fclar.unesp.br

Se considerarmos as informações contidas na TABELA 13 do RELATÓRIO VESTIBULAR UNESP 2009(fl s 49), que constatou, no item Classifi cação dos Candidatos e preenchimento de vagas, que do universo de 100 vagas oferecidas no ano de 2009, para o curso de Administração Pública, período diurno e noturno (50 cada período), apenas 37 alunos aprovados em primeira chamada confi rmaram sua matrícula, sendo o curso de Administração Pública da FCL/Ar o único oferecido pela UNESP, entendemos que muitos jovens prestam o vestibular sem nenhum conhecimento do curso que optaram. Constata-se que grande parte da população da cidade de Araraquara não conhece o curso, as publicações que dele emana e nem os projetos que são desenvolvidos em conjunto com órgãos públicos e privados da própria cidade. Desta forma, o principal objetivo do presente projeto recai na apresentação detalhada do curso de Administração Pública da Universidade Estadual Paulista – UNESP câmpus Araraquara à população de pré vestibulandos, que ingressará a uma Universidade com maior consciência do curso em questão. O pré-vestibulando passa por uma insegurança quanto à escolha profi ssional e do curso de graduação que pretende ingressar. O objetivo é, também, amenizar essa insegurança quanto ao desconhecimento do universo de um curso de Administração Pública. Sua execução se justifi ca pelo fato de oferecer um maior esclarecimento em relação ao curso de Administração

C a lo g o d o s P ro je to s d e E x te n o d

a U Pública da Universidade Estadual Paulista – UNESP, campus Araraquara.

Sendo constatado que até o presente momento nenhuma atividade que se enquadre nos objetivos descritos deste projeto foi realizada, entendemos essencial seu desenvolvimento em razão de ser um projeto piloto que poderá corroborar positivamente com o curso. O projeto utiliza a metodologia de palestras nas escolas públicas e privadas da região, que possuam alunos pré-vestibulandos. A consecução do objetivo viabilizará uma melhora do nível dos alunos ingressantes e, consequentemente, de seu desempenho no decorrer do curso de graduação.

L

ERÉ

V

IVER

Araraquara

Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara Departamento de Didática

PROF.ª LUCI REGINA MUZZETI - lucirm@fclar.unesp.br

Baseando-nos na experiência adquirida com a leitura em instituições da cidade de Araraquara, a saber, Creche Nossa Senhora do Carmo, Casa Betânia e Centro de Ensino de Pesquisas da Infância e da Adolescência Dante Moreira Leite – CENPE, unidade auxiliar da UNESP/ FCL/CAr, e no referencial teórico - metodológico tal como foi desenvolvido por Pierre Bourdieu, sociólogo francês, temos como objetivo geral proporcionar às crianças atendidas uma reestruturação de seu habitus em relação à leitura, de forma a poder auxiliar no desenvolvimento do capital cultural das mesmas e a facilitar suas trajetórias escolares no sistema de ensino. As crianças na sua maioria são oriundas de meios culturalmente desprivilegiados e apresentam difi culdade de aprendizagem, baixo rendimento, problemas de socialização e de adaptação no universo escolar. Tornar o livro parte do universo da criança, para que ela seja autônoma em seu crescimento intelectual só será possível a partir do momento em que a criança sinta a necessidade de ler um livro e goze de satisfação simbólica de tê-lo compreendido. Como objetivos específi cos pretendemos formar mediadores de leitura, capazes de reconhecer a forma e o conteúdo da escrita dos livros infantis bem como a retidão da linguagem, avaliação das mensagens que se encontram subliminares nas histórias, reestruturar o habitus das crianças menos dotadas de capital cultural por meio do contato com obras culturais legitimas e promover a articulação entre teoria e prática.

PEJA – P

ROJETODE

E

DUCAÇÃODE

J

OVENSE

A

DULTOS

Araraquara

Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara Departamento de Psicologia da Educação

PROF.ª MARIA JÚLIA CANAZZA DALL ACQUA - juliacandal@gmail.com

Projeto de extensão universitária é de cunho social e acadêmico que concebe a educação como direito de todo cidadão. Objetiva contribuir para o enfrentamento do problema do analfabetismo, para a melhoria da qualidade da educação, para a construção da cidadania e para a formação acadêmica de graduandos da FCL. Atende pessoas de ambos os sexos, não alfabetizadas ou apresentando analfabetismo funcional. A importância do projeto para essa população é enorme, representando um impacto signifi cativo, especialmente a partir do momento em que uma população mais jovem passa a ser benefi ciada, pois constitui um grupo de participantes que está em fase de acesso ao mercado de trabalho e para o qual a alfabetização é necessária e decisiva.

E

NSINAR E

A

PRENDER

L

ÍNGUAS

E

STRANGEIRAS NA

E

SCOLA

P

ÚBLICA

: C

RIANDO

P

ONTES

U

NIVERSIDADE

-E

SCOLA

Araraquara

Faculdade de Ciências e Letras Araraquara Departamento de Letras Modernas

PROF.ª MARIA CRISTINA R. GUEDES EVANGELISTA - macrisguedes@fclar.unesp.br

Este Projeto de Extensão tem como objetivo geral criar um ponto de articulação entre a Educação Superior e a Educação Básica por meio de cursos de línguas estrangeiras modernas (alemão, espanhol, francês, inglês e italiano) para alunos de escolas públicas do Ensino Básico da cidade de Araraquara, ministrados por alunos matriculados no curso de Licenciatura em Letras da FCLAr. Os objetivos específi cos do projeto são: oferecer aos licenciandos a possibilidade de conhecer a realidade das escolas públicas, possibilitar a aquisição de experiência concreta com o cotidiano escolar e com a prática de sala de aula, sob supervisão dos coordenadores do projeto; para os docentes e a universidade/faculdade objetiva consolidar o trabalho conjunto dos docentes que ensinam as diferentes línguas estrangeiras no Departamento de Letras Modernas da FCLAr, procurando, ao mesmo tempo, promover seu trabalho cooperativo com docentes da área de Didática, especialmente aqueles que atuam nas disciplinas Prática de Ensino e Estágio Supervisionado de Língua Estrangeira (LE), criar novas oportunidades de pesquisa científi ca nas diferentes áreas de abrangência do projeto, promover a refl exão dos docentes sobre as próprias práticas pedagógicas, na medida em que atuam na orientação dos licenciandos inseridos no contexto real de exercício da profi ssão; para os alunos da escola pública objetiva-se oferecer

a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos de línguas e de culturas estrangeiras e de conhecer novas línguas e culturas, promover seu contato com os membros da comunidade acadêmica, para que eles possam ter acesso aos conhecimentos produzidos na universidade e também possam vir a vislumbrar uma formação acadêmica como realidade possível e desejável, percebendo-a como um instrumento que os auxiliará a transformar a realidade em que se encontram de maneira positiva e; para os professores e a escola pública objetiva possibilitar o contato com membros da comunidade acadêmica e com os conhecimentos produzidos na universidade, bem como, procura despertar o interesse por programas de formação continuada, por meio do contato e da troca de experiências. Entendemos que o processo educacional ocorre intra e extra muros institucionais. Por essa razão, como seu nome sugere, o projeto visa, em primeira instância, criar pontes universidade-escola.

F

ILOSOFIAE

X

ADREZNA

EMEF W

ALDEMAR

S

AFFIOTTI

Araraquara

Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara Departamento de Ciências da Educação

PROF.ª PAULA RAMOSDE OLIVEIRA - paula-ramos@uol.com.br

Trata-se de um projeto em funcionamento desde 2001 e que alterna aulas de fi losofi a e xadrez em algumas turmas da escola. As habilidades cognitivas e os conteúdos desenvolvidos na Filosofi a, por meio do diálogo investigativo, ajudam o aluno a abrir-se para o pensamento crítico e criativo. Nas aulas de Xadrez essas habilidades cognitivas também são desenvolvidas colaborando com o aprimoramento do raciocínio lógico e criativo. Os monitores são membros do Grupo de Estudos e Pesquisas Filosofi a para Crianças (GEPFC) e alguns deles

No documento Catálogo dos projetos de extensão da UNESP (páginas 143-190)