• Nenhum resultado encontrado

Presidente Prudente

No documento Catálogo dos projetos de extensão da UNESP (páginas 108-112)

Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente PROF.ª RUTHKÜNZLI - ruth@fct.unesp.br

O presente projeto objetiva um maior aproveitamento dos conhecimentos que podem ser transmitidos através da visita ao Centro de Museologia Antropologia e Arqueologia - CEMAARQ, ultrapassando os limites da mera observação visual e explicação verbal. Dessa forma, é também um dos objetivos principais despertar o interesse dos alunos, mas também o dos seus professores, na medida em que se trabalha com um texto fornecido aos professores antes da visita, contendo dados e comentários sobre os alvos da visita. Objetiva também que os bolsistas aprofundem os conhecimentos de arqueologia, temática indígena, através de leituras e fi chamentos, bem como a realização da integração de conhecimentos de sala de aula com a realidade. O trabalho com os alunos representa também um treinamento do bolsista para sua futura atuação quanto professor. O Projeto foi criado em 1998 e atende alunos de todos os graus da cidade e da região, através de uma exposição permanente contendo peças dos acervos etnográfi co e arqueológico do CEMAARQ, tendo surgido de duas necessidades: adequação da linguagem para o entendimento dos assuntos pelos visitantes e o envolvimento dos professores que acompanham os alunos ao Museu. Para fazer frente a esses problemas foram organizadas seis ações: TEXTO: elaborado pela equipe, que é trabalhado pelos professores em sala de aula, antes da visita, com o objetivo de dar uma noção aos alunos daquilo que será visitado. A HORA DA LENDA: o aluno bolsista do curso de pedagogia conta uma lenda indígena às crianças, utilizando objetos para ilustrá-la, ou eventualmente Teatro de Fantoches. MANUSEIO DE OBJETOS: permite que a criança crie conceitos a respeito das peças indígenas. Os objetos manipulados são da reserva técnica e geralmente de material inquebrável e colocados no chão para que as crianças possam manuseá-los, permitindo a intuição da complexidade e variedade da vida indígena. VISITA MONITORADA: os monitores mostram e comentam os objetos contidos nas vitrines, tanto arqueológicos quanto indígenas contemporâneos e de outras procedências, enfatizando a questão da sociodiversidade dos povos indígenas. HORA DA MÚSICA: Uma musica bem conhecida pelas crianças tem sua letra adaptada para a realidade indígena e é ensinada, acompanhada de instrumentos musicais indígenas. AVALIAÇÃO: ao término de cada visita solicita-se ao professor que preencha um formulário de avaliação. Essas avaliações têm funcionado como uma forma de retroalimentação para posteriores adequações, inclusive da parte física do museu.

S

HOWDA

Q

UÍMICA

Presidente Prudente

Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente Departamento de Física, Química e Biologia

PROF. MARCOS FERNANDODE SOUZA TEIXEIRA - funcao@fct.unesp.br

Dentre as linhas de ação do grupo Quimiatividade destacam-se: 1) estímulo ao uso da experimentação no ensino de Ciências do Ensino Fundamental e Médio, 2) divulgação da ciências; 3) aumento da interação entre a Universidade e a rede de ensino Fundamental e Médio, através da participação de seus acadêmicos como monitores; 4) apoio à realização de Feiras de Ciências com a apresentação da peça; 5) atividades de divulgação dos conhecimentos científi cos e tecnológicos junto à comunidade em geral, através de exposições permanentese temporárias; 6) desenvolvimento e estimulo às atividades culturais nas cidades da região. Outro objetivo deste projeto é tornar o grupo mais itinerante com aumento de visitas nas escolas fundamentais e espaços culturais, tentando cobrir a maioria das cidades dentro de um raio de 300-350 Km de Presidente Prudente. Através dessas atividades, o Quimiatividade pretende atender em sua sede aproximadamente 2.000 pessoas/ano em visitas agendadas e acompanhadas pelos monitores. A proposta consiste de um grupo de ciências formado por acadêmicos do curso de Licenciatura em Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia – UNESP - Campus de Presidente Prudente, que desenvolve um expressivo programa de realizações em educação científi ca (www.trupequimiatividade. xpg.com.br). O grupo busca a divulgação da ciência através do estímulo à curiosidade científi ca e da popularização de informações signifi cativas em tecnologia. Para isso, realiza visitas em escolas públicas da Região Oeste Paulista aprofundando contatos com secretarias da educação estadual e municipal para apresentações em teatros e centros de ciências. Através das apresentações, os universitários participantes do projeto têm como objetivo demonstrar de forma humorada a existência e a importância da química em determinadas situações, usando experimentos com cores e efeitos para despertar a curiosidade dos alunos. Atualmente, o projeto tem disponivel aproximadamente cem experimentos interativos de Química que abrangem conceitos desde equilíbrio químico areações orgânicas (perfazendo as quatro áreas básicas da química: Analítica, Físico-Química, Inorgânica e Orgânica).Tais experimentos podem ser agrupados em diferentes eixos temáticos, relacionados com o conteúdo científi co explorado por cada um deles e com o cotidiano.

O

S

M

ARCOS

U

RBANOSDE

P

RESIDENTE

P

RUDENTE

: R

ESGATE

A

TRAVÉSDA

M

EMÓRIADOS

I

DOSOS

Presidente Prudente

Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente Departamentos de Geografi a e de Fisioterapia

PROF.ª CLAUDEMIRA AZEVEDO ITO - ito@fct.unesp.br

A memória é o valor principal do idoso. Por isso, em muitas culturas, se tornam guardiões do passado e do conhecimento. Infelizmente, no período atual de grande fl uxo de informações, a memória dos idosos é desconsiderada, seus relatos e vivências são tidos como ultrapassados e desnecessários. Entretanto, muitos fatos históricos carregados de signifi cados sociais e emocionais estão vivos somente na memória daqueles que os vivenciaram. Este projeto tem por objetivo resgatar esta memória, valorizando-a, assim como os espaços vivenciados, as ruas, as calçadas, as praças, os clubes, as igrejas são guardados na memória, não somente por seu valor paisagístico, mas especialmente por serem elementos emocionais da vida de cada indivíduo. As lembranças vão além do fato histórico e social registrado pela história ofi cial, pois o tempo da memória é social, ou seja, vem carregado de signifi cado emocional. Por isso, deve-se valorizar essas versões da história e não deixar se perder. Participam deste projeto pessoas com idade acima de 60 anos, da comunidade de Presidente Prudente. O grupo é composto por 25 pessoas, de ambos os gêneros, participantes e não participantes da Unati da FCT.

A M

ELHORIANA

Q

UALIDADEDE

V

IDADO

P

RATICANTEDE

C

APOEIRA

Presidente Prudente

Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente Departamento de Educação Física

PROF. ISMAEL FORTE FREITAS JUNIOR - ismael@fct.unesp.br

O objetivo do projeto é utilizar a capoeira para a melhoria da qualidade de vida e das capacidades motoras dos praticantes, mostrando aos participantes que por meio dela é possível buscar o equilíbrio entre o corpo e a mente, de forma natural, dando novos limites ao corpo e tendo a possibilidade de adquirir novos conhecimentos relacionados à origem da capoeira (culturalmente). Outro objetivo é o de divulgar a capoeira, que é uma modalidade genuinamente brasileira e patrimônio cultural do Brasil. O projeto A melhoria na qualidade de vida do praticante de capoeira consiste em aulas de capoeira supervisionadas. As aulas são desenvolvidas de maneira completa, onde os participantes além da prática, participam das aulas de instrumentos típicos da capoeira e seus diversos toques, e juntos com o professor pesquisam e comentam sobre a historia da capoeira. Os benefi ciários desse projeto são crianças, adolescentes e adultos da comunidade de Presidente Prudente.

C a lo g o d o s P ro je to s d e E x te n o d

a U

I

NICIAÇÃOA

A

RTEDA

C

APOEIRACOMO

A

TIVIDADE

P

EDAGÓGICA

A

LTERNATIVA

Presidente Prudente

Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente Departamento de Educação Física

PROF. ISMAEL FORTE FREITAS JUNIOR - ismael@fct.unesp.br

A proposta deste projeto consiste em desenvolver a cultura afro-brasileira por meio da capoeira, uma vez que a mesma está profundamente ligada à formação cultural. Além disso, visa proporcionar ao aluno uma noção teórico-prático da arte por meio de movimentos físicos e da disciplina esportiva, socializar a criança e adolescentes por meio de intercâmbios com outros núcleos de ensino, auxiliar o praticante na conquista de sua auto- estima e identidade como praticante da capoeira por meio de ofi cinas de música e instrumento de percussão estimulando a criatividade e valorizando a cultura como ambiente propício para a educação. O projeto é desenvolvido em escolas públicas para alunos do 1º ao 5º ano, às quartas e sextas-feiras, não havendo custo algum aos benefi ciários, desenvolvendo a cultura afro- brasileira por meio da capoeira. As aulas práticas e teóricas são diversifi cadas procurando não serem repetitivas para não haver um ensinamento empírico. As atividades são realizadas em horários que não coincidam com o escolar fazendo com que as crianças ocupem suas horas ociosas.

A

RTEAO

A

LCANCEDE

T

ODOS

Presidente Prudente

Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente PROF.ª MARÍLIA COELHO - mcoelho@fct.unesp.br

O projeto, que teve ínicio em 2001, constituiu, como principal objetivo, um banco de dados para a preservação do movimento artístico- cultural de Presidente Prudente e Região. A partir de 2005, ocorre o ínicio da versão em linguagem html, o que trouxe grandes avanços para o projeto, proporcionando, inclusive o desdobramento de seus objetivos, como por exemplo, o blog de notícias e espaço aberto para diálogos com os internautas. Atualmente, em uma versão mais sofi sticada, é possível ao artista inserir diretamente o seu perfi l no site, cadastrando e atualizando as informações referentes a sua trajetória artística. A percepção da arte é inseparável da realidade social, econômica, política e cultural, tendo um papel fundamental na religação da sociedade, na reorganização do tecido social, desfeito pela

mercantilização das relações e pela violência. Nesse sentido, o projeto contempla um estímulo à responsabilidade social do artista, já que a arte é produto da imaginação criadora, mas é também problematizadora do real. O projeto propõe também uma aproximação das pessoas com a arte, o que se coloca como algo bastante importante, na medida em que percebemos que a maioria das pessoas desconhece a arte, ou a conhece de maneira superfi cial, o que provoca muitas vezes um estranhamento, além de uma não identifi cação e reconhecimento da mesma. Este distanciamento das pessoas em relação à arte, faz com que as mesmas não se sintam atraídas pelas manifestações artísticas, mesmo quando possuem condições para delas participarem. A própria educação escolar contribui para esse fato, uma vez que tem reduzido a arte a uma disciplina de pouca importância, além de concebê-la de forma limitada e reducionista. Além desses aspectos, este trabalho possibilita uma refl exão sobre a importância da arte para a sociedade, que pode vir a percebê-la como um celeiro repleto de expressão e refl exão. O projeto propõe ainda uma percepção da arte para além de suas funções comerciais e mercadológicas, e de mero entretenimento rotineiro e alienante, contribuindo para o conhecimento de várias formas de expressão artística, diferente das usualmente difundidas pela mídia, de acordo com suas concepções, signifi cações, valores e intenções. O Projeto promove o resgate da memória artística prudentina, através da atualização e busca de grupos artisticos envolvidos nas áreas de artes-plásticas, dança, literatura, música, teatro, cinema e fotografi a. O portal cultural, desenvolvido pelo projeto, traz além dos dados desses artístas, notícias culturais e acesso não somente as informações, mas também discussões a respeito do que ocorre de mais atual no movimento artístico-cultural da cidade. O site do projeto pode ser acessado através do link www.fct.unesp.br/projetos/arte .

O P

ATRIMÔNIO

H

ISTÓRICOE

A

RQUITETÔNICODO

O

ESTE

P

AULISTA

Presidente Prudente

Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente PROF.ª NEIDE BARROCÁ FACCIO - nfaccio@terra.com.br

O Projeto - O Patrimônio Histórico e Arquitetônico do Oeste Paulista visa atender a antiga necessidade de inventariar os edifícios de valor histórico e/ ou arquitetônico da região do Oeste Paulista. Contudo, não basta somente inventariar ou tombar edifícios. É preciso que esses edifícios tenham signifi cado e que esse signifi cado seja reconhecido pela comunidade. Do contrário de nada adiantaria o inventário ou tombamento, pois seria apenas um ato burocrático, sem garantir a preservação do imóvel e da memória da região. No Oeste Paulista, até o momento, apenas três municípios possuem bens tombados no CONDEPHAAT, são eles: Presidente Venceslau, Álvares Machado e Assis. Outros municípios, como Presidente Prudente, possuem bens

tombados somente em nível municipal, muitos desses bens não tem garantido a sua preservação, tendo em vista a falta de política de educação patrimonial o que tem levado à destruição e/ou descaracterização dessas construções. Esse projeto pretende trabalhar a questão da educação patrimonial para conscientização e preservação do patrimônio histórico existente no Oeste Paulista. Assim, a proposta visa a assessorar as comunidades locais a diagnosticar e inventariar os edifícios com valor histórico e/ou arquitetônico da região do Oeste Paulista, a fi m de colaborar com essas comunidades para a preservação e/ou conservação desses edifícios, bem como alertar estudantes e comunidade em geral para o valor do patrimônio local e sua possível utilização como atrativo turístico local e regional. O projeto ainda prevê a construção de maquetes para serem utilizadas em escolas públicas do ensino fundamental e médio e em grupos de pessoas com defi ciência visual. Também é divulgado os conhecimentos produzidos na universidade, bem como proporciona aos alunos bolsistas e voluntários melhoria na oratória, na escrita, domínio dos conteúdos, rapidez de raciocínio, preparando-os para o mercado de trabalho ou para a pós-graduação.

R

EDESCOBRINDOA

C

ULTURA

P

OPULAR

Presidente Prudente

Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente PROF.ª MARÍLIA COELHO - mcoelho@fct.unesp.br

O projeto que visa o resgate, manutenção e difusão das práticas populares de Presidente Prudente e região, tem agora como proposta o desdobramento da pesquisa para a região do Vale do Paraíba-SP. Assim, visa a preservação e/ou reavivamento dessas práticas e manifestações populares, através de seu resgate, apoio e difusão e uma maior aproximação, conhecimento e valorização das mesmas pela população local e da região. Pretende-se ainda, um engajamento mais efetivo dessa proposta junto às escolas, de forma a adaptá-las às grades curriculares, no sentido de melhor integrá- la e ajustá-la entre as áreas na sala de aula, já que o folclore, bem como práticas e tradições, são imprescindíveis para análise do comportamento do homem, na sua autenticidade, seu dia-a-dia, se apresentando como refl exo da expressão da cultura de um povo. A realização desse trabalho contribui para a sistematização da Educação no Estado, no sentido do fortalecimento da cultura popular. Este projeto comparece também como um importante subsídio para aprendizagem no sentido de redescobrir o homem na sua cultura autêntica e espontânea, nos seus costumes e tradições e no seu ser como é, pois somente através do reconhecimento e respeito aos valores culturais do próprio homem, que o processo educacional proposto pelo Estado, enquanto fator de mudança de comportamento do indivíduo no seu universo, conseguirá atingir sua amplitude. É preciso lembrar também, que

o conhecimento e a necessidade da cultura pela sociedade, só será possível através da popularização da mesma. Nesse sentido, esse projeto cumpre essa função social, ao aproximar a população da cultura popular, despertando nessa sua compreensão, seu signifi cado, seu papel transformador, e com isso, a possibilidade do fazer cultural, de forma consciente e libertadora. São benefi ciados pela proposta os estudantes, professores, grupos ligados ao folclore e práticas populares, crianças de escolas públicas e privadas, pesquisadores, autodidatas e comunidade em geral.

C

URRICULOÉ

C

ULTURA

: L

UGARESDE

A

PRENDER

Presidente Prudente

Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente PROF.ª RUTH KÜNZLI - ruth@fct.unesp.br

Os objetivos deste projeto consistem em: Democratizar o acesso de professores e alunos da Rede Pública Estadual a bens e produções culturais que constituem Patrimônio Cultural da sociedade, tendo em vista uma formação plural e a inserção social; Fortalecer o ensino por meio de novas formas e possibilidades de desenvolvimento dos conteúdos curriculares em articulação com produções socioculturais, diversifi cando as situações de aprendizagem; Estimular e desenvolver a aprendizagem por intermédio de interações signifi cativas do aluno com o objeto de estudo/conhecimento de disciplinas, reforçando o caráter investigativo da experiência curricular. Além disso, visa: Promover o acesso de professores e alunos da rede Pública Estadual de ensino ao CEMAARQ, como atividade articulada com o desenvolvimento do currículo; Proporcionar aos alunos e professores do ensino fundamental e médio da Rede Estadual o contato direto com peças e artefatos que fazem parte do patrimônio cultural brasileiro; Interagir com educadores, estagiários e alunos, sugerindo novas formas e possibilidades de ensino e aprendizagem através dos textos oferecidos pela Fundação de Desenvolvimento da Educação FDE e através das visitas ao CEMAARQ. O CEMAARQ, em especial, oferece uma opção de conhecimento cultural muito rica à população. Contudo, grande parte dos alunos da escola pública não tem acesso a ela e, muitas vezes, até desconhecem sua existência. Por ser a cultura parte do patrimônio das sociedades, é função da escola fazer com que seus alunos reconheçam locais como o CEMAARQ, como também que a eles tenham acesso. Dessa maneira, tendo em vista uma formação plural, este projeto oferece oportunidades para que alunos e professores da rede pública usufruam os equipamentos culturais disponíveis na cidade de Presidente Prudente, um dos quais é o CEMAARQ. O programa “Cultura é Currículo” integra o conjunto de ações defi nidas pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, através da Fundação para o Desenvolvimento da Educação- FDE, para concretização da sua política educacional, visando propiciar

C a lo g o d o s P ro je to s d e E x te n o d

a U melhor qualidade de ensino da Escola Pública Estadual, no sentido de

atender aos desafi os do mundo moderno, em relação à função de transmissão do saber, para inserção social de seus alunos. Nessa perspectiva de trabalho da escola com a arte e a cultura, o trabalho do professor, responsável pela mediação do aluno com o conhecimento, será apoiado por materiais pedagógicos que reforcem a intencionalidade das experiências no âmbito cultural, articulando os conteúdos de diferentes áreas curriculares com os objetos socioculturais, fenômenos naturais e outras fontes de conhecimento com as quais os alunos irão interagir em suas visitas.

G

RUPODE

D

ANÇA

C

ONTRATEMPO

No documento Catálogo dos projetos de extensão da UNESP (páginas 108-112)