• Nenhum resultado encontrado

4 OS RESULTADOS SOB A ÓTICA DO DESIGN THINKING

4.1 FASE I INSPIRAÇÃO: LOJA VESTIRE

4.1.8 Fase II: Ideação

As informações coletadas sugerem pontos de problemas e oportunidades para o negócio analisado, portanto parte-se para a geração de ideias, à resposta aos problemas para estimular a criatividade, gerando soluções de acordo com o contexto estudado, esta é a fase da ideação, onde utiliza-se as ferramentas de síntese criadas na fase de análise.

Na fase da ideação, além da exploração de possibilidades e identificação dos problemas, tem-se a forma de pensar divergente para a criação de novas possibilidades. No pensamento divergente multiplicam-se opções para criar escolhas, surgem novas opções ao passo que a fase convergente é o momento em que se eliminam opções e fazem-se escolhas. “Análise e síntese, que são os complementos naturais ao pensamento divergente e convergente” (BROWN, 2010, p. 64).

Quanto aos problemas encontrados pode-se sinalizar a falta de visão por parte da gestão da empresa quanto às oportunidades do mercado e à visualização dos pontos fortes e fracos. Ainda, pode-se fazer os seguintes questionamentos: Como melhorar o fluxo? Há possibilidade de reestruturar os provadores, deixando-os mais confortáveis? Como explorar as áreas de entrada?

De acordo com os três pontos de análise, identifica-se, como vantagem competitiva da Loja Vestire sua localização. Referente à diferenciação, como ser uma empresa multi marcas; e à inovação sugere-se o cardápio de ideias a seguir.

A síntese das ideias geradas no projeto pode ser utilizada com a ferramenta denominada cardápio de ideias, um tipo de catálogo que tangibiliza o montante de ideias geradas, permitindo sua melhor visualização para a tomada de decisões, como aponta a figura 12 (VIANNA et al, 2013).

Figura 12: Cardápio de ideias - Vestire

A composição de looks com fotos modelos e/ou manequins; Cartazes de modelos ou famosas utilizando determinadas peças

– e que fossem substituídas uma ou duas vezes na semana – também contribuiriam para a questão “novidade” Problemas com

superexposição de peças (diminuir número de peças)

O preço nos produtos da vitrine.

Diminuindo peças expostas diminuiria araras e

Fonte: Dados da pesquisa de campo (2013)

A partir do comportamento das consumidoras, da observação da loja e dos problemas e oportunidades encontradas, seleciona-se, dentre as propostas acima, ideias convergentes para a empresa estudada e propõem-se a sua implementação, a prototipagem, fase que de acordo com o modelo, há a criação e desenvolvimento de protótipos do projeto, a fim de testar e refinar as ideias geradas na ideação.

Para fins de prototipagem, as ideias serão divididas em ideias de primeira e de segunda ordem. As primeiras referem-se a atitudes mais imediatas, que podem vir a serem implementadas rapidamente e com pouco ou nenhum custo. Já as de segunda ordem, demandam mais tempo e podem ser aplicadas de acordo com a necessidade da empresa. Ideias selecionadas de primeira ordem:

a) Para melhorar o trânsito de clientes na loja e reduzir o problema com superexposição de produtos, sugere-se diminuir o número de peças expostas e o número de araras.

b) Para transmitir o conceito da loja, investir em uma vitrine temática; c) Organização e separação das peças por cores;

d) Destinar um espaço especial para produtos em liquidação e/ou produtos estocados;

Cartão fidelidade: acumulando pontos que podem ser trocados por descontos ou brindes

Promoção aniversário (para o mês, dia ou semana) – 10% desconto em compras no período. Sinalizar promoção via SMS; email ou

telefonema

Dia do profissional: mesma situação acima. Ainda, valoriza a profissão

da cliente e mostra interesse. Cooperação entre empresas.

A partir do perfil da consumidora promover ações entre sua empresa e uma cooperada, promovendo descontos, brindes e experiências.

 Vestuário/massoterapia  Vestuário/ livros/ revistas  Vestuário/ hotelaria

 Vestuário/ dia de beleza (salão – cabelo, maquiagem, unha)  Vestuário/cosméticos/maquiagem

Espaço especial para promoção (produtos

estocados) CARTAZ OFERTA

Formar composês: como usar determina blusa com determinada saia (na vitrine somente não basta) é preciso uma ou duas composições dentro

da loja, em local de destaque

Lançamento de coleção – desfile (com as próprias clientes) que terão como

vantagem 50% de desconto na peça escolhida para o desfile

Proporcionar conveniências (antes, durante e depois da

compra)

Montado Looks na Loja: Uma roupa para cada

ocasião: festa, balada, piscina,

passeio

Você: Capa de revista ou Um Dia de Rainha. Profissionais de maquiagem e cabelo dentro

da loja proporcionando uma experiência de consumo diferente. (Participação por sorteio, acúmulo de pontos) De mãe pra filha.

Desconto diferencial para compras na família.

Organização e Separação das peças por cores

e) Sinalização da marca, criar seções por marca de produto, juntamente com a composição de looks com cartazes de modelos utilizando peças daquela marca, deu na TV, tá na revista.

f) Preços dos produtos na vitrine.

g) Utilização de mídias digitais gratuitas – como facebook – para destacar a loja e os produtos, também promoções e liquidações.

Já as ideias de segunda ordem tem um objetivo a médio e longo prazo para serem aplicadas, são elas:

a) Promoção de aniversário (para o dia, a semana ou o mês), X% de desconto para compras no período. Sinalizar promoção via SMS, email, cartão ou telefonema. b) Dia do profissional: mesma situação acima. Com o cadastro da cliente é possível

identificar sua profissão: secretária, professora, dentista, médica, advogada, etc. e criar um desconto para esse dia.

c) De mãe para filha: desconto diferencial para compras na família

d) Dia do Amigo Loja Vestire: traga uma amiga e as duas ganham desconto.

e) Look da semana: montando looks na loja, uma roupa para cada ocasião: balada, piscina, passeio. Não somente na vitrine, mas no interior da loja também.

Documentos relacionados