• Nenhum resultado encontrado

Para auxiliar na contextualização dos conceitos de gestão de projetos aplicados a esta dissertação, apresenta-se neste subcapítulo a definição dos fatores de sucesso de gestão de projeto, de acordo com o PMI (2008). Primeiramente, apresenta-se o PMBok, que reúne diretrizes e práticas consolidadas no mercado para gestão de projetos abrangendo diversas áreas de conhecimento, como: Gerenciamento de Integração, Escopo, Tempo, Custo, Qualidade, Recursos Humanos, Comunicação, Riscos e Aquisições (PMI, 2008).

Como um guia de práticas para gestão de projetos, o PMBoK abrange diversas áreas de conhecimento para gestão de projetos e baliza, primariamente, os fatores de sucesso de projeto em objetivos de gestão de prazo, custo, escopo e desempenho do projeto, que serão utilizados como aspectos para análise das manifestações culturais e os consequentes impactos no atingimento dos objetivos do projeto. O detalhamento de cada um dos fatores de sucesso de gestão do projeto é apresentado a seguir:

a) Escopo: o escopo do projeto, segundo o PMI (2008) é o primeiro aspecto elencado na identificação do trabalho a ser realizado dentro de um contexto de projeto. A definição do escopo, consiste em detalhar todas as atividades, artefatos, aquisições e alocação de recursos pertinentes à realização do produto final de qualquer projeto. Para que se tenha a correta dimensão de quais atividades compõem a realização do projeto como um todo, o gerente de projetos em conjunto com o time de projetos irá criar a Work Breakdown Structure (WBS) ou Estrutura Analítica de Projetos (EAP) que consiste no detalhamento descritivo de todas as tarefas do projeto, distribuídas de uma forma hierárquica PMI (2008). Na EAP, o primeiro nível de tarefa descreve a atividade em uma visão mais

macro e os sub níveis deverão conter o detalhamento das tarefas que compõem as tarefas macro. Em linhas gerais, segundo o PMI (2008), a gestão de escopo visa garantir que o que foi originalmente definido como entrega do projeto seja monitorado para garantir que sua real dimensão seja mantida, fazendo-se então a necessidade de processos para formalização de mudanças de escopo, pois qualquer alteração neste fator de controle do projeto irá acarretar em reflexos para o prazo, o custo e a gestão de desempenho do projeto;

b) Prazo: a derivação das tarefas, artefatos, entregas, aquisições que irão compor o escopo do projeto, permitirá ao gerente de projetos que faça a mensuração do prazo do projeto (PMI, 2008). Isto é, para cada tarefa incluída no EAP do projeto, haverá uma estimativa de prazo e a atribuição de responsabilidade de um recurso para a realização da tarefa. Desta maneira, com base nos recursos associados a cada tarefa é que se poderá avaliar a disponibilidade, as restrições de alocação e o consequente prazo para realização do projeto como um todo. Segundo o PMI (2008), a gestão do prazo do projeto consiste, então, no monitoramento da realização das tarefas dentro dos prazos pré- estipulados, visando garantir que o tempo dispendido em cada tarefa esteja adequado à estimativa original. Caso existam restrições ou impedimentos para realização da tarefa, acontecerá a mensuração dos potenciais impactos para os outros aspectos do projeto que podem ser afetados por atrasos ou até mesmo conclusões antecipadas de tarefas PMI (2008).

c) Custo: dentro do contexto de gestão de projetos, segundo o PMI (2008) a formação do custo acontecerá através da avaliação do escopo do projeto, composto pelas estimativas providas para cada tarefa e o consequente cálculo do dispêndio necessário para realização de cada item que compõem o EAP do projeto. Neste caso, o cálculo pode ser realizado com base no valor hora de recursos alocados no projeto, valor hora de consultorias, aquisições, aluguéis ou qualquer outro tipo de investimento necessário para realização das tarefas pré-determinadas (PMI, 2008). d) Desempenho: o quarto e último aspecto relativo à gestão do projeto e seus

A gestão do desempenho do projeto é a atividade realizada para monitoria e acompanhamento dos outros três fatores apresentados anteriormente. Na gestão de desempenho do projeto, segundo o PMI (2008) há a atuação do gerente de projetos com uma visão holística das entregas do projeto, itens que compõem o escopo, prazos estipulados e os custos calculados visando acompanhar a evolução do projeto ao longo do cronograma proposto, com base nas informações que são providas pelos outros recursos que compõem o time de projetos ou mesmo por métricas derivadas manualmente ou através de ferramentas de gestão de projetos previamente estabelecidas. Segundo o PMI (2008), por se tratar de uma atividade de acompanhamento dos aspectos que balizam o atingimento dos objetivos de sucesso de gestão de projetos e ser composta pelo conjunto de informações provenientes do custo, prazo e escopo do projeto, a gestão de desempenho é suscetível ao nível de informações, interpretações que é provido pelos componentes do time de projeto. Desta maneira, se faz necessária a adoção de ferramentas, métricas ou processos que auxiliem na coleta de dados. Porém, nem todo tipo de informação poderá ser extraída de forma automatizada e nem todos os episódios que são reflexos da interação entre os componentes dos times de projeto estarão disponíveis em planilhas de controle ou sistemas automatizados.

Em linhas gerais, os fatores de sucesso para a gestão de projetos visam garantir que as definições tomadas no início do projeto sejam mantidas e que o projeto seja conduzido de maneira fiel aos seus objetivos de custo, prazo, escopo e desempenho (PMI, 2008). Naturalmente, estes aspectos podem sofrer variações de acordo com o andamento do projeto, mas é atribuição do gestor do projeto, através dos processos definidos para gestão de desempenho do projeto, o correto acompanhamento, avaliação, documentação e monitoria de mudanças casos elas sejam realmente aplicáveis.

3 METODOLOGIA DE PESQUISA

Tendo como base os conceitos anteriormente apresentados, bem como a pergunta de pesquisa e os objetivos deste estudo, serão apresentados neste capítulo os procedimentos metodológicos que foram utilizados para construção da pesquisa. Assim, apresenta-se o tipo e o método de pesquisa, o desenho de pesquisa, a maneira como será realizada a coleta de dados e também a maneira como será feita a interpretação dos dados coletados.