• Nenhum resultado encontrado

O Papel das Tecnologias Digitais nos Cursos de Licenciatura em Matemática a Distância

FERRAMENTA DE APOIO PEDAGÓGICO

IFES6, IFES7, IFES8

Fonte: Banco de dados da pesquisa

Das oito IFES investigadas, sete citaram o uso do fórum em seus documentos. Porém, na maioria das vezes em que este recurso digital era citado, aparecia como uma intenção de uso, prevendo um fim. No que se refere à finalidade, a compreensão das IFES sobre o papel das TD nos cursos, fica mais uma vez evidente. Apareceram no discurso as três finalidades de uso do fórum: na mediação pedagógica, como um canal de comunicação e como ferramenta de apoio pedagógico.

No que se refere à primeira finalidade, o fórum apareceu como um recurso para debater o conteúdo das disciplinas. Em alguns documentos ele é visto, ou melhor, seu

uso é previsto como um canal de comunicação e interação entre os participantes do curso e, por fim, apareceu também com a finalidade de avaliação do rendimento do licenciandos.

Vale ressaltar que, o discurso dos PPC referentes ao uso do fórum nos cursos nos permitiu localizar os limites e as possibilidades que eles vivenciam acerca do uso das TD, tanto na visão das IFES, quanto na nossa, baseada nos pressupostos teóricos que nos inspirou na condução dessa pesquisa e, ainda nos inspira. Eles aparecerão ao logo do texto a seguir.

Para a IFES1 o Fórum é uma das ferramentas dentre outras, de comunicação entre estudante-estudante, estudante-tutor e tutor-professor. No PPC é dito que “o fórum deverá ser uma importante ferramenta na construção do conhecimento. Para cada

tópico abordado nas disciplinas poderá ser proposto um debate que envolva, obrigatoriamente estudantes, tutores e professor” (IFES1, 2014, p. 40, grifo da autora). Logo, percebemos, por meio desse discurso, que o uso do fórum é previsto, com as finalidades de possibilitar a comunicação entre os participantes do curso e de auxiliar a mediação pedagógica.

Além disso, está implícito que se trata de um recurso digital que permite a construção coletiva do conhecimento, evidenciando a concepção de conhecimento dos idealizadores desse curso. Essa é também uma das possibilidades do uso do fórum na Educação, reconhecida por nós ao considerarmos que seres-humanos-com-mídias formam um coletivo pensante e produzem conhecimento (BORBA; VILLARREAL, 2005).

Outra possibilidade desse recurso digital apontada pela IFES1 é que “a grande vantagem do fórum é ser uma ferramenta de comunicação assíncrona, o que permite um debate duradouro e eficiente, quando bem conduzido e motivado” (IFES1, 2014, pág. 40). Além disso, evidencia que o professor e/ou tutor têm um papel importante na condução desses debates.

Tanto a IFES4 (2011), quanto a IFES5 (2007) tratam do fórum em seus PPC, de forma parecida com a da IFES1. O uso desse recurso é previsto no documento para aprofundar conteúdos, trocar ideias e resolver atividades, o que indicou a finalidade de uso na mediação pedagógica. Em ambos os casos, foi dito que eles seriam organizados e mediados por professores e tutores.

No PPC da IFES3 (2016) o fórum aparece quando são elencadas as funções dos tutores e dos professores no curso e as atribuições do licenciando. Portanto, caberia

ao aluno interagir em fóruns e chats, os quais seriam mediados pelos tutores na maioria das vezes. Já o professor tinha como função propor os temas a serem discutidos nos fóruns, além disso, deveria conduzir ao menos um fórum, durante semestre. Portanto, percebemos que nessa instituição o fórum foi abordado como um recurso digital usado na mediação pedagógica e na interação e comunicação entre os participantes do curso.

As IFES que citaram o fórum como um canal de comunicação e interação entre os participantes do curso, conforme a classificação apresentada no Quadro 4, o fizeram de forma muito breve quando falavam dos recursos disponíveis no AVA para esse fim. Conforme dito anteriormente, aparecia mais como uma previsão de uso para esse fim, e não de forma mais detalhada.

Já o uso do fórum como uma ferramenta de apoio pedagógico, apareceu no discurso das IFES6, IFES7 e IFES8 ao abordarem no texto que ele seria utilizado na avaliação dos licenciandos. Porém, a forma como esse instrumento de avaliação seria usado por elas apresentou algumas diferenças. Por exemplo, a IFES6 afirma que os trabalhos a distância valeriam 60 pontos e dentre as opções de atividades, a participação em fóruns pelo licenciando, seria uma delas. Já, para a IFES8 os fóruns de discussão poderiam ser usados na avaliação dos licenciandos, mas corresponderiam apenas 40% do total de pontos atribuídos a cada disciplina. Ou seja, para uma instituição a avaliação a distância comporia maior parte dos pontos distribuídos, enquanto para a outra seria o contrário. Por outro lado, ambos os discursos expressaram o debate/participação promovido por meio do uso do fórum como instrumento de avaliação, sendo assim um recurso de apoio pedagógico.

Para as IFES7 o fórum seria tanto um dos recursos usados na avaliação a distância ao dizer que “As AD’s (avaliações a distância) serão aquelas desenvolvidas no Ambiente Virtual de Aprendizagem, tais como chat, fóruns, blogs, repositório de tarefas, questionários e outras” (IFES7, 2016, p. 86), quanto na recuperação paralela. O aluno que não participasse do fórum de discussão proposto pelo professor, poderia elaborar uma síntese das discussões feitas pelos participantes desse fórum sobre o assunto.

Esse conjunto de dados sobre o fórum indicou que esse recurso digital tem muitas possibilidades de uso, pois funciona de forma assíncrona e permite que todos os participantes do debate tenham acesso a tudo que foi dito sobre o tema discutido. Ele pode ser usado para apresentar, debater e avaliar o conteúdo da disciplina ao mesmo tempo, portanto apresenta uma dinamicidade na mediação pedagógica.

Da mesma forma, o debate produzido nele, gera condições de construção coletiva do conhecimento, produzidas tanto na interação direta entre os participantes, quanto na interação destes com os discursos disponíveis nesse ambiente.

Por outro lado, percebemos, em alguns casos, ao conceberem o uso do fórum no PPC com uma única finalidade, uma visão limitada na visão dessas IFES em relação às possibilidades de uso que esse recurso proporciona na Educação. Portanto, buscamos mais informações sobre esse aspecto por meio do questionário e das entrevistas, cujos resultados discutiremos mais adiante.

No que se refere ao discurso sobre a finalidade do uso do chat, pelas IFES, na dinâmica dos cursos encontramos algumas semelhanças em relação ao uso do fórum. No Quadro 5, a seguir apresentamos de forma mais direta e sucinta as informações extraídas dos documentos.

QUADRO 6 – CHAT - MODO E FINALIDADE DO USO NA EaD TECNOLOGIA

DIGITAL

MODO FINALIDADE IFES

CHAT