• Nenhum resultado encontrado

CORALINE E O MUNDO SECRETO

Direção: Henry Selick; Roteiro: Henry Selick; Produção: Bill Mechanic; Trilha Sonora: Bruno Coulais; Gênero: Animação; Duração: 102 minutos; Origem: Estados Unidos; Ano: 2009.

Sinopse - Coraline Jones é uma curiosa e aventureira menina de 11 anos. Ela acaba de se mudar do Michigan para o Oregon e, sentindo falta dos amigos e vendo os pais ocupados demais com o trabalho, realmente duvida que seu novo lar possa lhe oferecer algo intrigante. Mas ela percebe que está enganada. Explorando as inúmeras portas do local, a menina acaba abrindo uma que dá para outra casa, em uma realidade paralela, que lhe apresenta uma versão alternativa de sua vida, onde seus habitantes querem mantê-la presa, como sua filha.

Superficialmente, essa realidade paralela é parecida com a sua – só que muito melhor. (Fonte

- multiplotcinema.com.br).

KIRIKU E A FEITICEIRA

Diretor: Michel Ocelot; Produção: Michel Ocelot, Didier Brunner,Paul Thiltges, Jacques Vecruyssen; Roteiro: Michel Ocelot; Fotografia: Daniel Borenstein;Trilha Sonora: Yossou N’Dour; Duração: 71 min.; Ano: 1998 ; País: França / Bélgica / Luxemburgo; Gênero: Animação; Cor: Colorido.

Sinopse: Na África Ocidental, nasce um menino minúsculo, cujo tamanho não alcança nem o joelho de um adulto, mas que tem um destino: enfrentar a poderosa feiticeira Karabá. A feiticeira, segundo os habitantes da aldeia, secou a fonte d’água da aldeia de Kiriku, engoliu todos os homens que foram enfrentá-la e ainda se apossou de todo ouro que tinham. Nessa odisséia, Kiriku enfrenta muitos perigos e se aventura por lugares onde somente pessoas pequeninas poderiam entrar.

Curiosidades:

 O diretor do filme, Michel Ocelot, passou parte da infância na Guiné, onde conheceu o mito de Kiriku.

 Para compor as canções do filme, somente foram utilizados instrumentos tradicionais da África, como balafon, ritti, cora, xalam, tokho, sabaar e o belon.

 Na versão original do filme, falada em francês, as vozes dos personagens foram feitas por atores africanos.

KIRIKOU - OS ANIMAIS SELVAGENS

Título original: Kirikou et lês Bêtes Sauvage; Gênero: Animação; Ano: 2005; Diretores: Michel Ocelot e Bénédicte Galup; Origem: França; Duração: 74min

Sequência de Kirikou e a Feiticeira (1998), o desenho animado francês Kirikou – Os Animais Selvagens retoma a história do minúsculo menino africano Kirikou, mais uma vez enfrentando a terrível feiticeira Karabá, que ameaça a sobrevivência de sua aldeia.

Nesta sequência o avô de Kirikou (Pierre-Ndoffé Sarr) conta as aventuras do garoto. Entre elas, o avô conta como Kirikou aprendeu a ser jardineiro, detetive, artesão, doutor, comerciante e viajante, percorrendo os diversos recantos da África.

Michel Ocelot, diretor do filme original, está novamente à frente da produção, mas desta vez contando com uma diretora assistente, Bénédicte Galup. A produção consumiu um ano e meio, dos storyboards aos desenhos propriamente ditos, que foram realizados em três países: França, Vietnã e Letônia. A participação de cerca de duzentos técnicos de diferentes nacionalidades contribui para que se mantenha o visual do desenho independente da escola norte-americana de animação, representada por estúdios como Disney/Pixar, DreamWorks e outros. As paisagens africanas que se veem aqui são especialmente originais, bem como os traços dos personagens, suas roupas e objetos.

Kirikou – Os Animais Selvagens compreende quatro histórias inspiradas, como o filme de 1998, em lendas do oeste africano. Na primeira, o pequeno Kirikou, que todos pensavam ter se afogado, recupera-se e ajuda sua aldeia a recomeçar a agricultura. No desenho anterior, a feiticeira esgotara o suprimento de água dos aldeões, mas Kirikou encontrou uma nova fonte. Em seguida, a comunidade terá de enfrentar uma hiena gigantesca que invade sua horta, destruindo boa parte da plantação, já no ponto de ser colhida. Kirikou tem a ideia de que todos façam potes de cerâmica para vender na cidade, ganhando dinheiro para comprar alimentos. Ele mesmo vai fazer o maior sucesso com seus potinhos em miniatura.

Kirikou vive uma grande aventura quando faz um passeio sentado na cabeça de uma girafa, o que lhe permite conhecer paisagens nunca vistas antes. Seu problema, depois, vai ser encontrar um jeito de descer lá de cima sem se machucar.

A última e mais perigosa missão do menino surge quando todas as mães da aldeia adoecem. Uma bebida que tomaram foi envenenada pela feiticeira. Kirikou vai se disfarçar para colher a planta que dá o antídoto em pleno jardim da bruxa, que é vigiado por seus perigosos robôs. Kirikou - Os Animais Selvagens é mais indicado para crianças pequenas, recorrendo várias vezes a canções para contar suas histórias. Ao mesmo tempo, procura também ser agradável para plateias de todas as idades. Na trilha sonora, astros da world music, como o camaronês Manu Dibango, com canções da malinesa Rokia Traoré e do senegalês Youssou N'Dour, que já havia participado da trilha do primeiro filme (Fonte - Cineweb).

ROBÔS

Lançamento: 18 de março de 2005; Dirigido por: Chris Wedge Carlos Saldanha; Com: Ewan McGregor, Halle Berry, Greg Kinnear; Gênero: Animação, Aventura , Família; Nacionalidade: EUA; Duração: 91 min; Classificação: livre

Sinopse e detalhes: Rodney Lataria (Reynaldo Gianecchini) é um robô que tem um dom para inventar máquinas, que trabalha com seu pai lavando pratos. Sonhando em conhecer seu ídolo, o Grande Soldador (José Santa Cruz), Rodney decide partir em uma viagem rumo a Robópolis. Porém, ao chegar à cidade, ele percebe que sua busca será mais difícil do que imaginava. Logo Rodney se torna amigo dos Enferrujados, um grupo de robôs de rua que sabe se virar e que acaba por abrigá-lo. Tentando encontrar o Grande Soldador e mantendo seu ideal em fazer um mundo melhor, ele enfrenta situações que podem pôr em risco a própria existência de Robópolis. (Fonte: www.adorocinema.com)

NOIVA CADÁVER

Diretor: Tim Burton e Mike Johnson; Produção: EUA - Warner Bros; Gênero: Animação; Roteiro: Caroline Thompson, John August e Pamela Pettler; Ano de lançamento: 2005.

Sinopse e detalhes: Em um vilarejo europeu do século XIX, vive Victor Van Dorst (Johnny Depp), um jovem que está prestes a se casar com Victoria Everglot (Emily Watson). Porém acidentalmente Victor se casa com a Noiva-Cadáver (Helena Bonham Carter), que o leva para conhecer a Terra dos Mortos. Desejando desfazer o ocorrido para poder enfim se casar com Victoria, aos poucos Victor percebe que a Terra dos Mortos é bem mais animada do que o meio vitoriano em que nasceu e cresceu. (Fonte: www.adorocinema.com)