• Nenhum resultado encontrado

A formação contínua é hoje indispensável ao exercício de qualquer profissão. Por isso, a formação contínua dos docentes do PLCP torna-se imprescindível.

Tendo em conta a sua formação de base como docentes do 1.º Ciclo do Ensino Básico com preparação científica para docentes de Língua Materna, a formação na área da didáctica de uma Língua Estrangeira, torna-se absolutamente necessária. Adquirir conhecimentos sobre este assunto, reflectir sobre eles e aplicar os novos conhecimentos, implica uma adesão consciente e esclarecida desta necessidade, por parte do docente do PLCP.

Nesta conformidade, em 1989, ambas as partes acordaram que o docente do PLCP poderia candidatar-se à formação programada anualmente pelos Centros de Professores e Recursos (CPR) espanhóis, beneficiando da formação contínua em áreas da docência do PLCP, tais como: didáctica de uma língua estrangeira, novas tecnologias, música e outras.

Igualmente se acordou que seriam validados os créditos atribuídos a qualquer Acção de Formação, realizada em Espanha ou em Portugal, tanto por docentes portugueses como por docentes espanhóis, respeitando, para o efeito, a legislação em vigor em cada país.

3.5.1. Jornadas de formação inicial

As jornadas de formação inicial destinam-se a docentes colocados em Espanha pela primeira vez. São realizadas na primeira semana de Setembro, antes do começo do ano lectivo em Espanha e têm a duração de três dias. Conforme o acordado com a parte espanhola, os gastos com esta actividade são pagos pelo MEC.

Este primeiro encontro institucional de docentes, cuja organização e desempenho são da responsabilidade do MEC (Inspecção Escolar) e da Coordenação de Ensino, tem como principais objectivos: proporcionar o conhecimento mútuo dos docentes, facilitar a transmissão, em simultâneo, de informação considerada indispensável e necessária nesta fase de novas experiências e de novas aprendizagens.

Os docentes recebem informação sobre o sistema educativo espanhol, a administração escolar e o seu funcionamento, o seu enquadramento institucional, tanto ao nível da administração escolar espanhola como a nível da coordenação de ensino. Ficam assim a conhecer as exigências profissionais e sociais daí decorrentes, bem como a necessidade de valorizar, pelas atitudes, o trabalho em equipa, dentro e fora dos Colégios.

No aspecto pedagógico-didáctico, são-lhes dados a conhecer textos com informação sugestiva e adequada à realidade-ensino onde se irão integrar.

São-lhes distribuídos materiais didácticos – fichas de actividades elaboradas e utilizadas pelos docentes que os precederam – e, numa pequena exposição bibliográfica, tomam conhecimento de alguns manuais escolares.

3.5.2. Jornadas anuais de formação

Anualmente, realizam-se, de forma alternada, um ano em Portugal e no ano seguinte em Espanha, Jornadas de Formação, cuja organização cabe ao MEC e à Coordenação de Ensino. Destinam-se a todos os actores intervenientes no PLCP: administrações escolares do MEC e das diversas Províncias, inspectores, directores ou chefes de estudos, Ministério da Educação Português, Coordenação de Ensino e docentes do PLCP.

Nestas jornadas, os temas monográficos são tratados por especialistas, espanhóis e portugueses, das universidades ou das escolas superiores de educação. Os temas culturais são

apresentados através de visitas de estudo organizadas nos locais onde as Jornadas39 têm lugar.

3.5.3. Materiais didácticos de apoio ao PLCP

No mercado livreiro português não existe material didáctico disponível adequado às diversas situações do EPE. Por conseguinte, estes materiais terão que ser produzidos localmente, em cada país.

Em Espanha, foram concretizados quatro projectos para o efeito, a saber:

Projecto APPE (Associação dos Professores Portugueses em Espanha) um projecto levado a cabo em 1994 pelos sócios da APPE, associação criada em 1994 e extinta em 2003, ano em que os sócios preferiram dar mais força à secção sindical então criada em Espanha.

Este projecto, cujo objectivo foi o de rentabilizar e optimizar os materiais que cada docente ia produzindo, juntou em caderno, fichas de trabalho, livro de leituras para o aluno e um guia de orientação didáctica para o professor. Foi um trabalho feito com o empenho de todos os docentes do PLCP, sobretudo com a grande dedicação ao projecto dos docentes das Províncias de León e Ourense que o acompanharam com muito interesse.

39

Foi subsidiado pelo MEC e pelo DEB e contou com o apoio da Coordenação de Ensino. – Projecto LALO (Lengua de Acogida y Lengua de Origen), um projecto elaborado em 1998, integrado no Programa Sócrates, subsidiado pela União Europeia. Este projecto/parceria entre a Holanda, Espanha e Portugal, apresentado para servir uma perspectiva de ensino intercultural, teve como finalidade a produção de materiais didácticos interculturais e bilingues para serem utilizados nos três Ciclos da E.P Para cada ano foi elaborado um manual. – Amigos 1, 2, 3, 4, 5, e 6 e os respectivos Cadernos de Orientações Didácticas. A sua impressão foi subsidiada pela Caja Madrid.

Apesar de ter sido um material bem conseguido no aspecto científico, na prática os docentes do PLCP utilizam-no como mais um recurso, pois consideram-no de difícil aplicação no dia-a-dia, por estar desadequado às competências dos alunos para os Ciclos em causa. – Projecto Português é Fácil, 1 e 2 - projecto da Coordenação de Ensino, aprovado pelo GAERI em 2004 e subsidiado pelo Andbanc (Banco de Andorra).

Compõem este projecto um Livro do Aluno, um Guia para o professor e um CD áudio. Destina-se ao 1.º e 2.º Ciclos da E.P. Alguns dos seus autores foram docentes portugueses com prática lectiva no PLCP.

– Projecto de Módulos Temáticos – um projecto iniciado em 1990 e que se foi prolongando ao longo dos anos. Um projecto destinado a apoiar os docentes, proporcionando-lhes o aprofundamento sobre conhecimentos relacionados com comemorações de acontecimentos histórico-culturais de grande relevância.

Pela Coordenação de Ensino, foram elaborados os módulos que a seguir se mencionam: V Centenário do Tratado de Tordesilhas

V Centenário dos Descobrimentos Portugueses O Caminho de Santiago Português

Miguel Torga

VII Centenário do Tratado de Alcanices Timor e o Prémio Nobel da Paz

Expo/98

25.º Aniversário do 25 de Abril Bicentenário de Almeida Garrett José Saramago