• Nenhum resultado encontrado

O instrumento de trabalho consensualmente utilizado foi um Inquérito por Questionário, com questões fechadas e abertas permitindo assim aos docentes apontar /indicar algumas opiniões e sugestões. Estas questões foram escolhidas tendo em conta 6 partes diferentes, de igual importância, que seriam mais tarde cruzadas e tratadas estatisticamente.

Não querendo indagar na total privacidade do docente, estas questões de natureza fechada, subtilmente subjectivas abordaram itens sobre dados pessoais simples, ou assuntos relacionados com procedimentos metodológicos desenvolvidos nas aulas.

Foram também aplicadas outro tipo de questões (abertas) que permitiram de uma forma natural que o inquirido expressasse manifestamente com certa amplitude a sua opinião. Nesta medida, estas perguntas, foram criadas com o intuito de melhor servir, com dados da realidade prática, o teor desta tese.

Convém citar, que ao ser este um questionário pessoal e sigiloso procuramos não influenciar os inquiridos durante a fase de aplicação do mesmo, solicitando somente sinceridade e espírito de participação.

De facto, a nossa opção por este tipo de questionário deve-se às vantagens na sua aplicabilidade (fazível no tempo), tendo em conta a população alvo, e devido à facilidade de implementação, recolha e tratamento de dados.

Podemos pois concluir que, o instrumento foi assim validado pelo grupo de docentes que a ele teve acesso respondendo satisfatoriamente, achando o formulário com questões pertinentes e com a devida coerência quanto ao tratamento do tema.

2.5.1. Questionário

Sabendo que, a utilização de um instrumento adequado que se adapte aos inquiridos facilita a recolha de informação e a uma melhor análise dos dados apresentados, foram tidos em conta aspectos relevantes do quotidiano pedagógico dos docentes do EPE, com a finalidade de serem identificadas áreas de consenso gerais tidas como prioritárias pelos sujeitos inquiridos.

Exaltando assim todo o labor que se processa no meio escolar deu-se importância à situação profissional do inquirido, à motivação do mesmo, aos recursos que possui e finalmente aos aspectos pedagógicos e didácticos com que trabalha.

Tratando-se portanto, de um tema comum, a estratégia de recolha de informação para este questionário foi planeada de acordo com o enquadramento teórico apresentado na parte teórica deste trabalho incidindo essencialmente no capítulo 3.

A escolha das perguntas do questionário teve como origem, o resultado final pretendido para este tipo de estudo. E dadas as questões serem abertas, não se utilizou uma escala estruturada, visto a maioria ser de fácil resposta com um sim ou um não.

Face ao exposto, através do questionário, foram agrupadas em seis partes várias questões, abrangentes de inúmeras componentes do contexto educativo como: tempo de serviço, número de alunos, perfil do professor, manuais escolares, recursos didácticos, metodologias pedagógicas, etc.

Assim, numa primeira parte deste estudo fazem parte três questões que pretendem identificar os respondentes quanto à idade, sexo e nacionalidade.

Seguidas destas, na segunda parte do estudo as questões apresentadas referem-se à situação profissional dos docentes, quanto a tempo de serviço em Espanha, Portugal e na presente escola. Neste item, aparecem também duas questões relativas ao número e nacionalidades dos alunos com que estes docentes trabalham.

No leque de questões que engloba a terceira parte deste questionário estão inseridas sete perguntas relacionadas com a forma que estes docentes encaram este programa.

Visto as escolas em que este estudo foi implementado funcionarem com características análogas, na quarta e quinta partes do mesmo foram inseridas questões relacionadas com o tipo de estratégias, metodologias e materiais utilizados na realização das suas aulas.

A última e sexta parte do questionário referencia questões relacionadas com os principais objectivos no ensino aprendizagem de uma língua estrangeira.

Embora o referido questionário procurasse analisar como já foi descrito diversas variáveis que englobassem diferentes estilos de vida laboral existentes, para a elaboração desta investigação, concentrámos a nossa atenção em três dessas variáveis:

Motivação – Procurámos identificar o grau de realização profissional. Foram tidos em consideração aspectos de concurso, financeiros, bem como percepções pessoais sentidas à volta desta função, para a qual foram solicitadas algumas vantagens e desvantagens.

RecursosTentámos analisar os recursos utilizados no dia-a-dia, assim como a frequência da sua utilização. Aqui tivemos em conta se estes materiais satisfazem as necessidades dos docentes e se recebem informação referente aos mesmos.

Pedagógico-didácticos – Indagámos sobre o trabalho diário numa aula de LCP. Nesta parte foram analisados os aspectos pedagógicos e didácticos mais frequentes para dar cada aula, assim como as dificuldades a elas inerentes.

Com o propósito de se poder avaliar variáveis mais minuciosas como a da utilização de alguns recursos escolares, utilizou-se uma tabela composta por 5 (cinco) índices, variando os valores dos mesmos entre 1 e 5, que correspondem ao modo como cada uma utilizações é adoptada, individualmente, pelos docentes.

No que se refere às questões de ensino/aprendizagem de uma língua estrangeira adoptou-se uma escala de resposta que obedece a 4 (quatro) itens, em que cada inquirido pode assinalar a opção mais conveniente.

Consequentemente, de encontro com tudo aquilo que foi citado anteriormente este

instrumento de trabalho estruturou-se em quatro fases: (1) – elaboração do questionário; (2) –

aplicação do questionário; (3) – recolha de dados; (4) – interpretação de dados.

Com a concretização de todas as fases, pretendíamos, conhecer a opinião dos inquiridos sobre a sua participação nesta forma de ensino, ao mesmo tempo que procuramos, também, saber quais as dificuldades encontradas por estes no seu labor diário como docentes num país estrangeiro.

2.5.1.1. Aplicação do questionário

Durante os meses de Abril e Junho de 2009 através de e-mail foi solicitada a colaboração de todos os docentes do EPE em Espanha para responder a um questionário totalmente anónimo.

Fazendo parte do PLCP 52 (cinquenta e dois) professores, somente foram distribuídos 48 (quarenta e oito) inquéritos, visto dois dos professores estarem a exercer funções de apoio

na Coordenação de Ensino46, outro estar de atestado e por isso incontactável para responder a

dito questionário e por último um destes docentes ser o investigador desta dissertação.

Na totalidade, por e-mail, foram gentilmente devolvidos os inquéritos de forma correcta e útil.

46

Estes dois docentes exercem funções administrativas nos Serviços de Ensino da Coordenação em Madrid e por esse motivo não dão aulas durante o ano lectivo em nenhum colégio.

2.5.1.2. Análise dos dados

Depois de recebidos todos os inquéritos e ter sido dado um número identificativo a cada um procedeu-se à sua análise informatizando os mesmos através de uma ferramenta estatística intitulada Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versão 16.0.

A estratégia global deste tipo de análise de dados, considerando os objectivos deste trabalho, basearam-se em dois níveis, em que ambos tentaram dar resposta às questões da pesquisa e que, de certo modo, reflectem o plano desta dissertação.

Num primeiro nível de análise, trata-se de descrever e analisar o perfil dos professores, usando para isso a sua identificação. Numa segunda fase fazem-se as perguntas mais relevantes para este trabalho, fazendo-se depois o cruzamento dos dados e a respectiva leitura dos resultados.

Salientamos que antes de serem introduzidos os dados foram criteriosamente estudadas as perguntas de forma a constituir a base necessária para uma correcta introdução dos dados e assim definir as variáveis e seleccionar as escalas de medida ligada com as respostas.

Desta forma, a maior parte das questões foi analisada de acordo com o método estatístico

descritivo, visto as variáveis assim o exigirem. Assim, recorrendo à análise de frequências,

obtivemos a maioria dos dados da população em estudo. Outras questões que não se enquadravam dentro destas dimensões, para que pudessem fornecer as informações pretendidas foi feita uma

análise de conteúdo em simultâneo.

De salientar, que numa fase posterior para aprofundarmos ainda um pouco mais sobre as informações existentes utilizou-se um método de correlação e associação.