• Nenhum resultado encontrado

Em função dos objectivos pretendidos neste estudo, as metodologias utilizadas incidiram em dois suportes fundamentais. Por um lado, a pesquisa aprofundada de documentos relacionados com livros, legislação, artigos, revistas, etc. Por outro lado, a elaboração de um inquérito por questionário, do qual, após a sua aplicação, recolhemos preciosos dados e indicações, que posteriormente analisámos.

Na construção do questionário foram tidos em conta alguns cuidados especiais, no sentido de que as questões formuladas fossem de encontro aos objectivos pretendidos e tentassem obter informação através de frases simples, curtas, directas e claras para serem compreendidas pelos inquiridos na totalidade. Desta forma, procuramos colocar questões simples evitando palavras difíceis, abstractas ou com muitos significados, que pudessem garantir respostas concretas. Assim sendo, as questões foram escolhidas criteriosamente, para poder fornecer as melhores informações segundos os métodos aplicados.

Seguindo esta linha de actuação, tivemos como exemplo o paradigma ―TAP‖, de William Foddy tal qual como ele nos sugere:

―«T» – Tópico – deve ser adequadamente definido de modo a que todos os inquiridos entendam claramente de que se trata;

«A» – Aplicabilidade – aplicar uma questão a cada um dos inquiridos –, estes não devem ser solicitados a fornecer informações de que não dispõem;

«P» – Perspectiva – dos inquiridos ao responder às perguntas deve ser especificada de modo a que todos forneçam o mesmo tipo de resposta‖ (1996: 214).

Aplicado a 48 (quarenta e oito) indivíduos, sendo uma amostra bastante significativa, para o objectivo final do nosso estudo, esta investigação incidiu num tratamento de dados que servissem mais tarde de base para outras futuras possíveis pesquisas, com um método simples, e provavelmente o mais eficaz.

A partir daqui, este projecto de investigação foi desenvolvido respeitando as seguintes etapas: delimitação da amostra, elaboração do instrumento, validação do instrumento, produção dos dados e análise dos dados.

2.2.1. Natureza e delimitação do estudo

Após termos abordado de uma forma objectiva e simplificada os aspectos teóricos da problemática que decidimos investigar, confrontamo-nos agora com a fase que nos explicita o contacto directo e laboral do docente.

Trata-se agora de reunir dados, que nos permitam interpretar o parecer dos docentes do EPE em Espanha. A este propósito foi solicitado por e-mail autorização à Coordenação de Ensino em Madrid, para a utilização de um questionário a ser preenchidos pelos mesmos professores.

Sabemos no entanto, que a multiplicidade de aspectos que envolvem estudos desta índole acarreta limitações variadas.

A subjectividade da sua consecução, pela diversidade de perspectivas que sugere e aborda, muitas vezes pode desencadear uma teia de complexas dificuldades durante o processo de interpretação e aplicação das informações sugeridas.

Ao serem apresentadas algumas opções como resposta, tendem a condicionar de certa forma a opinião dos inquiridos, limitando assim a sua espontaneidade. Por outro lado, na recolha de informações existem riscos inerentes que segundo William Foddy podem dificultar a interpretação dos dados, definindo-os através de cinco causas:

Os inquiridos não interpretam as perguntas nos termos pretendidos; A falta de esforço ou de interesse por parte dos inquiridos;

Os inquiridos não estarem motivados para admitir certas atitudes ou comportamentos; Os inquiridos terem lapsos de memória e erros de compreensão devido à tensão

envolvente;

Erros por parte do investigador (alterar o vocabulário, lapsos nos

procedimentos de apresentação e adopção de procedimentos incorrectos de registo (1996: 2).

Estamos, no entanto, convencidos, que a natureza do estudo apresentado nesta investigação servirá para compreender a índole das questões enunciadas.

Outras situações de igual importância, que não foram apontadas, poderão constituir como pistas para outras investigações e dar uma visão mais ampla e completa da problemática proposta quem sabe num futuro próximo.

2.2.2. O Problema de estudo

Indagar sobre o problema de uma investigação, muitas vezes é um repto difícil de superar. No entanto, permite-nos abrir caminho, orientando todo o percurso a seguir.

Assim, especulando sobre as posições tidas em matéria, daqui resultou o nosso problema que se formulou nos seguintes termos:

Que perfil profissional desempenha o docente do EPE em Espanha?

Dando rumo e credibilidade a esta formulação, foram levantadas algumas questões, que vão de encontro ao problema estipulado:

Que factores caracterizam este docente? Que motivações lhe são inerentes?

Como desempenha o seu papel de professor no seu quotidiano pedagógico?

2.2.3. Objectivos do estudo

Construir um tronco teórico que servisse de sustentação para confirmar posteriormente o resultado dos nossos dados, fundamentado em bibliografia explícita da matéria em estudo permitiu-nos delinear os seguintes objectivos:

Pesquisar bibliografia diversa, capaz de fundamentar o nosso estudo; Descobrir e analisar a realidade das escolas que têm este tipo de ensino; Conhecer a situação do docente do EPE em Espanha face ao seu quotidiano

pedagógico;

Reconhecer aspectos positivos e negativos dentro do PLCP em Espanha; Interpretar o papel e as motivações sentidas pelo professor na escola; Analisar as transformações sentidas e vividas neste tipo de ensino;

Aceitar que estamos numa fase de mudança e que é pertinente o ensino de uma segunda língua;

Enriquecer e fortalecer o saber pedagógico pessoal e investigacional sobre o EPE.

De acordo com estes objectivos, pretendemos conhecer, interpretar e analisar percepções afectivas e emocionais dos professores face ao ensino/aprendizagem de uma nova língua nesta forma de ensino.

Procuraremos, também, saber quais as dificuldades encontradas por estes no seu labor diário como docentes, num país que não são o seu.

Finalmente, analisaremos todas as transformações que o ensino desta língua tem vindo a sofrer, desde que teve inicio em 1987.