• Nenhum resultado encontrado

SEMANA 1

Neste gráfico, podemos observar que a criança M apenas realizou dois tipos de interações no primeiro dia de observações. Vinte e duas interações através do tato (61 %), das quais três delas, por observação dos dados do quadro 1 (ver quadro 1 e 3, anexo 12), são: a criança M “(…) segura com as duas mãos duas partes da mesma.”, “(…) segurando com uma mão uma parte da fralda (…)”, “(…) e leva-a junto ao rosto perto do nariz (…)”. E realizou catorze interações através do paladar (40%), das quais (ver quadro 1 e 3, anexo 12) “ (…) coloca uma parte dela na boca (…)”, “Com a fralda presa na boca (…)“. Completando, deste modo, um total de trinta e cinco interações na primeira semana de observação, relativamente à criança M.

61% 39%

0%

Tipos de interações ocorridas na primeira

semana (dezembro de 2014)

Interações através do tato Interações através do paladar Interações através do olhar

147 O gráficomostra os tipos de interações que a criança J desenvolveu na primeira semana de observação. Esta criança realizou dois tipos de interações. Quarenta e nove interações através do tato (83%), das quais, por observação dos dados do quadro 2 (ver quadro 2 e 4, anexo12), são: “ (…) e a outra mão a segurar, pelo braço, o seu boneco de peluche, com o seu braço estendido ao longo do corpo.”, “ (…) e a outra mão a segurar o peluche, encostando-o ao rosto.”, “ (…) ajeita a chupeta com a mão (…)”. E realizou dez interações através do paladar (17%) das quais, por observação dos dados do quadro 2 (ver quadro 2 e 4, anexo 12), são: “(…) deixa cair a chupeta da boca (…)”, “ (…) coloca-a na boca (…)”, “ Volta de novo a segurá-la e coloca-a na boca fazendo movimentos de sucção.” Estas duas categorias formam um total de cinquenta e nove interações ocorridas, nestes dias, pela criança J.

83% 17% 0%

Interações ocorridas na primeira semana

(dezembro de 2014)

Interações através do tato Interações através do paladar Interações através do olhar

148

SEMANA 2

No dia 9 de dezembro a criança M não manifestou interações com o objeto de transição durante todos os minutos de filmagem. Contudo, no segundo dia, 10 de dezembro, já se registaram interações por parte da criança M (ver gráfico).

Através do gráfico, verificamos que no quarto dia de observação ocorreram dezasseis interações através do tato (76%), das quais, por observação dos dados do quadro 6 (ver quadro 6, anexo 12), são: “(…) puxa uma parte da fralda para trás (…)”,“(…) larga a ponta da fralda que segurava numa mão (…)”,“(…) e trá-la para cima para junto do rosto (…)”. Realizou também cinco interações através do paladar (24%), das quais, por observação dos dados do quadro 6 (ver quadro 6, anexo 12), são: “ (…) que está presa pela boca (…) “, “(…) acabando por lhe sair da boca o pedaço da fralda que lá prendia.”. Estes dois tipos de interação completam um total de vinte e uma interações nesta observação. Como se pode verificar no gráfico, acima, as interações que se destacam são as que estão relacionadas com a ação de tocar no objeto de transição através do tato.

76% 24%

0%

Interações ocorridas na segunda semana

(dezembro 2014)

Interações através do tato Interações através do paladar

149 Como se pode verificar no gráfico, a criança J realizou três tipos de interações. Cinquenta e duas interações através do tato (80%), das quais, por observação dos dados dos quadros 5 e 6 (ver quadros 5 e 6, anexo 12), são: “A criança J está encostada à cozinha, de lado, com a cabeça encostada ao seu urso de peluche, o seu braço a rodeá-lo (…)”,“ (…) com o seu peluche debaixo do braço encostado a si junto ao peito (…)”,“ (…) agarra de novo a corrente da chupeta e segura na outra mão o seu peluche pela orelha.”. Desenvolveu onze interações através do paladar (17%) das quais, por observação dos dados dos quadros 5 e 6 (ver quadros 5 e 6, anexo 12), são: “ Chucha na chupeta (…)”, “ Leva o braço do boneco à boca (…)”. E, por último realizou duas interações através do olhar (3%) (apenas no dia 9 de dezembro), sendo estas, por observação dos dados dos quadros 5 e 6 (ver quadros 5 e 6, anexo 12), são: “ (…) olha para ela e com o braço esticado à frente do seu rosto (…)”, “ Olha para baixo e agarra (…)”.

80% 17%

3%

Interações ocorridas na segunda semana

(dezembro 2014)

Interações através do tato Interações através do paladar Interações através do olhar

150

SEMANA 3

Em relação à terceira semana de recolha de dados, são apresentados no gráfico seguinte os tipos de interações ocorridas nos dias 16 e 17 de dezembro de 2014, pela criança M (ver gráfico).

Como se pode verificar no gráfico, ocorreram três tipos de interações, na quinta observação, por parte da criança M. Esta desenvolveu trinta e oito interações através do tato (62%), das quais, por observação dos dados dos quadros 8 e 10 (ver quadros 8 e 10, anexo 12), são: “ (…) baixa-se (…) para apanhar a fralda.”, “ (…) a criança M que segura a fralda com as duas mãos (…)”. Desenvolveu, vinte e três interações através do paladar (38%), sendo que, por observação dos dados dos quadros 8 e 10 (ver quadros 8 e 10, anexo 12), duas destas são: “ (…) presa pela boca (…)”, “ (…) largando a sua fralda da boca, deixando-a caída sobre o tapete (…)”.

Assim sendo, esta última semana de recolha de dados da criança M, é concluída com sessenta e uma interações no total. Mais uma vez, é de destacar a dominância das interações relacionadas com o tato.

62% 38%

0%

Interações ocorridas na terceira semana

(dezembro 2014)

Interações através do tato Interações através do paladar Interações através do olhar

151 Ao observar o gráfico, este mostra que a criança J, na terceira semana de recolha de dados, realizou três tipos diferentes de interações distintas. Dum conjunto de quarenta e oito interações ocorridas neste dia, quarenta são através do tato (80%), duas das quais, por observação dos dados dos quadros 9 e 11 (ver quadros 9 e 11, anexo 12), são: “(…) larga o peluche no chão, coloca as mãos no chão e deita a cabeça sobre o peluche.”, “ (…) a criança J deixa cair o seu peluche no chão (…). Dá dois passos para a frente e arrasta à frente dos pés o peluche. (…) baixa-se e apanha o boneco (…). Ocorreram também seis interações através do paladar (16%) duas das quais, por observação dos dados dos quadros 9 e 11 (ver quadros 9 e 11, anexo 12), são: “ (…) colocando-a na boca.”, “ (…) rodando-a na boca.”. E, por último realizou duas através do olhar (4%), e são, por observação dos dados dos quadros 9 e 11 (ver quadros 9 e 11, anexo 12) “ (…) olha para a sua mão que segura a chupeta (…)”, “ (…) observa a chupeta (…)”. Sendo que este tipo de interação só surgiu no dia 16 de dezembro. Nesta última semana de observação, as interações com maior incidência realizadas pela criança J foram as relacionadas com o tato nos seus objetos de transição.

80% 16%

4%

Interações ocorridas na terceira semana

(dezembro 2014)

Interações através do tato Interações através do paladar Interações através do olhar

152