• Nenhum resultado encontrado

A criança M está a brincar com um brinquedo, de pé de frente para as prateleiras. A sua fralda encontra-se no chão junto a si.

A criança J está encostada à cozinha, de lado, com a cabeça encostada ao seu urso de peluche, o seu braço a rodeá-lo e tem a chupeta na boca. Bate com a mão na cozinha e vira-se para a zona do tapete ficando de costas para a cozinha.

A criança M avança em direção ao tapete a caminhar e transporta um objeto encostado à sua orelha, segurando-o com o braço. Deixa a fralda no chão junto às prateleiras.

A criança J fica encostada de costas para cozinha e com o seu peluche debaixo do braço encostado a si junto ao peito, como se estivesse a abraçá-lo apenas com um braço e continua com a chupeta na boca. Permanece assim de pé alguns minutos. Encosta-se e desencosta-se da cozinha e chucha na chupeta.

A criança M caminha com o mesmo brinquedo na mão em direção à zona da porta. Agarra no brinquedo com as duas mãos e pára. Dá um passo pára novamente e começa de novo a caminhar sem a sua fralda.

A criança J observa a criança M, segura o seu peluche com as duas mãos, vira-se para a zona das prateleiras e dá alguns passos. Eleva o seu peluche numa das mãos abanando- o, e sorri para a estagiária que filma. Encontra-se amparado na cozinha, uma mão apoia- se na cozinha e a outra segura o peluche. Permanece com o braço elevado durante algum tempo. Encosta o peluche ao rosto e caminha alguns passos para a frente.

A criança M caminha pela sala com o mesmo brinquedo na mão.

A criança J cai no chão ficando sentada mas mantém uma mão apoiada na cozinha e o peluche junto ao rosto, amparado pelo seu braço e a chupeta na boca. Ergue-se mas fica de joelhos com uma mão apoiada na cozinha. De joelhos balança-se um pouco, mantendo o peluche junto ao rosto. Vira-se de frente para a cozinha continuando de joelhos.

99 A criança J permanece de joelhos com o peluche sobre o ombro encostado ao rosto e a chupeta na boca. A sua mão está apoiada na cozinha. Acaba por se sentar no chão junto a uma das pontas da cozinha com o peluche sobre as pernas e brinca com um dos braços do boneco, enquanto observa o que se passa ao seu redor.

A criança M surge junto à criança J com o mesmo brinquedo na mão, mas logo se afasta a caminhar.

A criança J continua sentada no chão a brincar com o seu peluche e a chuchar na chupeta.

A fralda de rosto da criança M permanece no chão junto às prateleiras dos brinquedos e esta está debruçada sobre a mesa de trabalhos segurando o mesmo brinquedo.

Enquanto isso a criança J já se encontra de joelhos em frente à cozinha com a chupeta na boca e com o peluche numa das mãos, abana-o. Deixa-o cair no chão e vai apanhá-lo. Segura-o e coloca-o de imediato junto ao rosto amparado pelo seu braço. Ergue-se apoiando-se na cozinha e fica encostado a esta, debruçando a sua cabeça sobre o peluche que está sobre a bancada da cozinha e chucha na chupeta.

A criança M continua a caminhar pela sala brincando com o mesmo brinquedo. Aproxima-se da criança J, interage com a câmara e coloca o brinquedo junto à orelha pronunciando alguns sons. Vira-se e continua a caminhar para a zona do tapete.

A criança J levanta a cabeça e o boneco da cozinha, rodeando-o com o braço e mantendo-o junto ao rosto, executando um movimento com o corpo para a frente, volta novamente a debruçar-se sobre o boneco e encostando-se à cozinha. Brinca com um dos braços do peluche, ergue um pouco a cabeça mas continua com o peluche encostado ao rosto e sempre a segurar a mão do peluche. Brinca com esta, ergue-se um pouco, faz uma expressão facial pouco contente e produz alguns sons. Chucha na chupeta e caminha alguns passos com o peluche junto à sua face e segurando no braço do boneco. Pára, balança-se um pouco para o lado como que a desequilibrar-se mas volta à posição vertical, larga o braço do peluche mantendo-o junto ao rosto, avança um pouco mais para a frente e emite um riso, mudando a sua expressão facial no mesmo sentido. Ri várias vezes consecutivas.

100 A criança J baixa-se, coloca o braço que amparava o peluche junto ao rosto, ao longo do corpo e segura o boneco por um braço. Continua a chuchar na chupeta e troca o peluche para a mão contrária colocando o boneco junto ao rosto, ajeita-o com as duas mãos. Fica a segurá-lo junto ao rosto com um braço e movimenta a mão que suporta o boneco. Segura de novo o peluche com as duas mãos e fica apenas com uma mão a segurá-lo, com o braço estendido ao longo do corpo. Começa a caminhar em frente para a zona do tapete com o peluche numa mão segurando-o pelo braço e a chupeta na boca. Pára junto ao tapete, olha para um colega que está a deslocar-se perto de si, coloca o peluche debaixo do braço contrário, junto ao peito, caminha mais uns passos, leva a mão à face, vai de encontro da criança M e caem os dois no chão. A criança M ficando sentada, levanta-se e a criança J permanece deitada de lado no tapete.

A criança M continua a brincar com o objeto que tem nas mãos e caminha pela sala, coloca o objeto na cabeça com as duas mãos, ao mesmo tempo que caminha.

A criança J vira-se de barriga para cima, mexendo as pernas, fletindo-as e esticando-as alternadamente e mexe também o braço que tem o peluche. Vira-se de lado e senta-se sobre o tapete, nunca largando o peluche. Quando se senta coloca o peluche ao seu lado junto às suas pernas e apenas o larga durante uns segundos, voltando a agarrá-lo e coloca-o junto ao rosto enquanto se vira de novo ficando em posição de prancha, levanta uma perna e tomba para o lado ficando sentado novamente com a chupeta na boca e com o peluche junto a si no tapete sem o agarrar. Enquanto está sentado brinca com a corrente da chupeta que está pendurada.

Na mesma altura, a criança M brinca junto à cozinha com o mesmo brinquedo.

A criança J ao brincar com a corrente da chupeta, puxa-a e esta sai da boca e ele coloca- a de novo na boca começando de novo a chuchar. Ri-se para um colega que chega perto de si, este vai-se embora e a criança J vira-se, agarra de novo no peluche, coloca-se em prancha e levanta-se segurando seu peluche por uma orelha, com o braço elevado um pouco no ar, e fica de pé em frente ao tapete, brinca com a corrente da chupeta e começa a caminhar, pára de novo, mas continua a brincar com a corrente da chupeta. Dá mais uns passos e pára, dá mais alguns e torna a parar. Olha para o que os colegas estão a fazer à sua volta e continua a brincar com a corrente da chupeta. A estagiária brinca

101 com a criança J e esta ri-se e logo cai no chão. Coloca-se em posição de prancha e levanta-se, nunca largando o seu peluche, segurando-o sempre pela orelha.

Em pé segura de novo na corrente da chupeta e começa a caminhar para junto da cozinha. Ao mesmo tempo que caminha, a estagiária leva a criança M para trocar a fralda. Ao segurar na corrente da chupeta, puxa-a e esta sai-lhe da boca. Fica a segurá-la pela corrente olha para ela e com o braço esticado à frente do seu rosto, dirige-se para a cozinha. Coloca-a numa superfície aberta da bancada da cozinha e deixa-a cair lá dentro e vai buscá-la, agachando-se, onde ela sai, na prateleira abaixo. Segura nela e começa a simular a mesma situação colocando a chupeta sobre a superfície mas não a larga. Retira o braço de lá e coloca a chupeta de novo na boca, apoiando-se com uma mão na bancada da cozinha e afasta-se um pouco, e acaba por largar a bancada. Olha para baixo e agarra de novo a corrente da chupeta e segura na outra mão o seu peluche pela orelha.

102