• Nenhum resultado encontrado

GTT Escola e trabalhos com a temática escolar

No documento Educação física escolar (páginas 139-145)

De acordo com sua ementa, o GTT Escola, reúne os “estudos sobre a inserção da disciplina curricular, Educação Física, no âmbito da Educação Escolar, ao seu ordenamento legal e das distintas perspectivas metodológicas animadoras das suas práticas pedagógicas.” (CBCE, 2019). Logo, identi- fi camos que o grupo reúne a produção científi ca em que os (as) autores se dispõe a discutir temas relacionados ao processo de ensino-aprendizagem da Educação Física na escola que, via de regra, pode se desdobrar nos se- guintes objetos: currículo, metodologias de ensino, planejamento, avaliação e outros.

O GTT Escola esteve presente em todas as edições a partir de 1997. A análise quantitativa dos trabalhos apresentados nos anais das 20 edições do CONBRACE, somada à transversalidade do tema “escola” com os de-

Capítulo 9 – A produção em Educação Física Escolar publicada nos Anais do Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte (1979 a 2017)

mais eixos temáticos norteadores dos outros GTTs, evidencia que as ques- tões que envolvem o universo escolar tem mostrado proporcionalmente, ao evento, uma quantidade de trabalhos que expressa a relevância do tema para o campo acadêmico e profi ssional da Educação Física. Dessa forma a análise dos trabalhos presentes nos demais GTTs que contemplam essa temática é de extrema importância para a construção dessa pesquisa, bem como para o campo da Educação Física Escolar.

Com base nos dados obtidos até o momento, identifi camos algumas características das publicações que tematizam a Educação Física Escolar e seus possíveis desdobramentos. O gráfico e a tabela a seguir contêm informações sobre o total de trabalhos apresentados em cada edição do CONBRACE, bem como a quantidade de trabalhos que abrangem o Eixo temático “Educação Física Escolar” dentro e fora do GTT Escola.

Gráfi co 3 – A produção sobre Educação Física Escolar dentro e fora do GTT Escola

140

Raquel Aline Pereira de Souza - Dayse Alisson Camara Cauper - Anegleyce Teodoro Rodrigues - Wilson Alviano Junior

Tabela 1 – Panorama da produção nas 20 edições do CONBRACE

Fonte: Os autores.

Os primeiros 20 anos de congresso, período que se inicia em 1979 e se estende ao fi nal da década de 1990, totalizaram 11 edições do CONBRACE e590 produções com discussões referentes ao contexto da Educação Física na Escola. Em contrapartida, de 2000 a 2017 que representa as nove últimas edições do congresso temos um quantitativo de 1422 trabalhos sobre a refe- rida temática. É possível afi rmar que houve um crescimento signifi cativo no número de trabalhos que apresentam a escola como espaço de intervenção da Educação Física nas duas últimas décadas, período entre o XII e o XX CONBRACE. Ainda que esse crescimento não tenha sido linear, entre as edições, como pode ser verifi cado na Tabela 1.

O gráfico a seguir demonstra a relação entre as produções do CONBRACE, de acordo com os 12eixos temáticos nos quais as pesqui- sadoras e os pesquisadores balizaram suas pesquisas. A relevância do tema Escola para a produção do campo acadêmico da Educação Física é reforçada quando identifi camos que a mesma representa 31% do total de publicações nos anais, no decorrer de vinte edições de um dos maiores congressos do campo, com abrangência nacional e internacional.

Capítulo 9 – A produção em Educação Física Escolar publicada nos Anais do Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte (1979 a 2017)

Gráfi co 4 – Temática escolar x demais temáticas

Fonte: Os autores

Seguindo os critérios estabelecidos para o levantamento, foram obti- dos dados, ilustrados pelo gráfi co a seguir, que apontam que o GTT Escola concentra cerca de 49% das produções a respeito do universo escolar. É importante destacar que, conforme o gráfi co, o maior volume de produções acerca da Educação Física no contexto escolar está presente nos demais GTTs. Considerando essa constatação podemos levantar como hipótese que os(as) autores(as) estabelecem uma relação de prioridade ao submeter seus trabalhos, de acordo com a especifi cidade do objeto que se pretende discutir, possivelmente mais próximo dos aspectos socioculturais ou biodinâmicos do que dos aspectos pedagógicos em relação ao tema da Educação Física na es- cola, o que justifi caria o direcionamento do trabalho para os demais GTTs.

Gráfi co 5 – Temática Escolar dentro e fora do GTT Escola

Fonte: Os autores

Ainda que a divisão em GTT só tenha ocorrido a partir da décima edição, a concentração dos trabalhos no GTT Escola é muito próxima da- quela reunida nos demais grupos. Atribuímos esse resultado ao aumento do volume nos diferentes campos de produção do conhecimento da Educação Física, o que pode ser observado, especialmente, com a grande concentra-

142

Raquel Aline Pereira de Souza - Dayse Alisson Camara Cauper - Anegleyce Teodoro Rodrigues - Wilson Alviano Junior

ção de trabalhos nas décadas de 2000 e 2010. Destaca-se que os anos de 2010 acumulam cerca de 40% dos trabalhos de todas as vinte edições do CONBRACE.

Com o enfoque voltado para a produção por temas a partir da im- plementação dos GTTs, em 1997, reafi rmamos a tendência que esse le- vantamento tem apontado, a relevância do tema “Escola” para a produção acadêmica e profi ssional no campo da Educação Física. Na tabela a seguir, apontamos o quantitativo em percentual, da produção geral por GTT. Para chegarmos a esse valor, utilizamos média aritmética ponderada, levando em conta que cada edição apresentou uma variação no número de GTTs, como em 1997 que contou com apenas 11. Os anos de 1999, 2001, 2003, 2007, 2009, 2011 e 2013, que apresentaram 12 e os anos de 2005, 2015 e 2017 que apresentaram 13 GTTs.

Tabela 2 – Média Ponderada da produção por GTT

Ano Temática Escolar (GTT Escola) Temática Escolar (demais GTTs)* Trabalhos com outras temáticas 1997 19,1% 1,2% 6,7% 1999 19,5% 0,7% 6,6% 2001 15,2% 0,7% 7,0% 2003 9,2% 1,0% 7,2% 2005 13,3% 0,9% 6,2% 2007 10,8% 1,8% 6,1% 2009 13,8% 1,1% 6,7% 2011 13,2% 0,9% 6,9% 2013 25,5% 1,1% 5,6% 2015 24,9% 1,7% 4,4% 2017 23,2% 1,0% 5,3%

Análise Ponderada da produção por GTT

Fonte: Os autores

De acordo com essa análise é possível afi rmar que o GTT Escola é o que mais produz no CONBRACE, sendo que sua menor contribuição em 2003, representando 9,2% da produção geral da edição ainda contribuiu mais que os outros GTTs, que considerando a média ponderada, contri- buíram, no máximo com 7,2%. Vale lembrar que essa análise tem por base uma média, sendo evidente que cada GTT contribui de maneira diferente na prática, uns produzindo mais e outros menos que essa média.

Capítulo 9 – A produção em Educação Física Escolar publicada nos Anais do Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte (1979 a 2017)

A tabela acima sugere que a temática “Educação Física Escolar” tem prevalecido ao longo das edições do evento em relação às demais temáticas que constituem os eixos de discussão dos demais GTTs. Além disso, o tema da escola quer direta ou indiretamente tem sido objeto de estudo de parte signifi cativa da comunidade acadêmica que participa do CONBRACE, o que pode ser constatado nos números apresentados nessa produção.

Para melhor entender o comportamento das produções dos GTTs por grupo e reforçando a ideia de que o GTT Escola representa a maioria nas produções por edição do CONBRACE, a Tabela 3 evidencia essa proporção ao expor de forma a complementar a Tabela 2 o referido comportamento.

Tabela 3 – Análise Ponderada da produção por GTT

144

Raquel Aline Pereira de Souza - Dayse Alisson Camara Cauper - Anegleyce Teodoro Rodrigues - Wilson Alviano Junior

No documento Educação física escolar (páginas 139-145)