• Nenhum resultado encontrado

Houve registro como Tecnologias de Comunicação e Informação, mas o enfoque foi outro

ALGUMAS SITUAÇÕES EM CONTEXTO

4.4. Atividades ou discussões em que não houve ênfase em Tecnologias de Comunicação e Informação

4.4.1. Houve registro como Tecnologias de Comunicação e Informação, mas o enfoque foi outro

Foram classificados aqui todos aqueles encontros em que o grupo até se reuniu no Laboratório de Informática Educativa, mas as discussões e as atividades não tinham relação com o uso de Tecnologias de Comunicação e Informação, conforme estava previsto no Projeto Especial de Ação, embora haja registro de ocorrências desta natureza no Livro de JEI.

A apresentação segue a mesma estrutura das seções anteriores, com o dia, seguido do registro em Livro de JEI e algum comentário a partir das anotações de campo feitas durante a coleta de dados.

15 de março

Informática. (Livro de JEI, 2004. p. 57)

Os professores se reuniram no Laboratório de Informática Educativa, conforme orientação da coordenação pedagógica da escola e lá discutiram assuntos de cunho das práticas do dia-a-dia da escola, sobre alunos, encaminhamentos de atividades para o semestre, possibilidades de excursões e atividades extras etc. Houve até alguma menção a possíveis projetos a serem desenvolvidos usando-se computadores, mas não foi este o propósito do encontro nem o fulcro das discussões. Desta maneira, resta que este dia não pode ser contabilizado entre aqueles em que o objeto da discussão possa ser caracterizado como de acordo com o planejamento do Projeto Especial de Ação.

15 de abril

Revisão [reexibição] do vídeo “Sabrina, a bruxinha” → o grupo concluiu que a história em questão está longe da realidade de nossos alunos, uma vez que as atividades propostas anteriormente não surtiram o efeito desejado. (Livro de JEI, 2004. p. 59)

Não houve essa reexibição do filme. Os professores estavam de fato ocupados com as suas tarefas comuns relacionadas às aulas e avaliações.

26 de abril

Informática – Cada professor ficou livre para trabalhar com o que tinha prioridade no momento. (Livro de JEI, 2004. p. 59v)

Neste dia, os professores ficaram “livres” para fazer o que priorizavam, uma vez que era a semana final do primeiro bimestre. Assim, os professores ficaram preenchendo diários, corrigindo provas, preparando aulas etc.

17 de maio

Pesquisa sobre as concepções que norteiam o uso da informática nas atividades pedagógicas. (Livro de JEI, 2004. p. 62)

Neste dia houve uma dispersão dos professores de acordo com os seus interesses e necessidades. Não houve a pesquisa conforme registrado, pois os professores ficaram a cumprir outras obrigações rotineiras do seu dia-a-dia, como fazendo o preenchimento de diários de classe, correção de provas e trabalhos e preparo de aulas, individualmente.

24 de maio

(Informática) Informes gerais – festa junina, alunos 5.ª C (levantamento). (Livro de JEI, 2004. p. 62)

A palavra “informática” foi posta entre parênteses porque havia neste dia a previsão de seu uso e discussão, porém as discussões foram em torno do planejamento para a festa junina da escola (a ocorrer no dia 25 de junho) e da inserção dos alunos de uma 5.ª série neste evento.

7 de junho

Informática – confecção de diplomas para formatura Proerd. (Livro de JEI, 2004. p. 63v)

Neste dia, enquanto os demais professores estavam ocupados com seus afazeres, as professoras das quartas séries e a POIE estavam imprimindo os certificados dos alunos que participaram do PROERD. Esta não foi, portanto, uma atividade de formação de professores conforme previa o Projeto Especial de Ação, nem se configura como coletiva. O uso da tecnologia, neste caso, serviu para atividades de cunho burocrático em vez de pedagógico.

14 de junho

Informática – falando sobre preparativos para a festa junina. (Livro de JEI, 2004. p. 63v)

Nestes dias, os professores estiveram ocupados com a preparação e organização da festa junina (depois com uma gincana cultural). A informática foi usada tão-somente na busca de algo para incremento na festa, como receitas de comidas típicas nas diversas regiões políticas do Brasil, ou curiosidades sobre culturas etc. Além de pesquisas deste porte, o computador ainda foi utilizado para desenhos e confecções de faixas e bandeirinhas para decoração da escola.

21 de junho

Informática – preparação para festa junina. (Livro de JEI, 2004. p. 63v)

Continuou a discussão sobre os preparativos para a festa junina. Duas professoras procuraram sites na Internet com motivos juninos, tais como comidas típicas e outros, inclusive encontram um modelo de bandeirolas para o enfeite do palco da escola que foi impresso e reproduzido.

28 de junho

Informática – Preparação para a gincana cultural – que será realizada dia 3/7/04. (Livro de JEI, 2004. p. 64)

Naquele momento as atenções dos professores deveriam estar voltadas para uma gincana cultural da escola, a ocorrer em um sábado, para cumprimento de uma reposição do dia 30 de abril, quando houve paralisação dos professores. Não houve de fato o uso da informática.

5 de julho

Informática – planilhas de notas. (Livro de JEI, 2004. p. 64)

Digitação de conceitos e número de faltas dos alunos, pelos professores, numa planilha preparada no software Excel, da Microsoft Office. Isto também não se configura como uma atividade de formação de professores nem mesmo é uma atividade de ordem pedagógica, embora faça parte das atividades dos professores .

4 de outubro

Informática – elaboração questões gincana cultural – comunicados gerais. (Livro de JEI, 2004. p. 70v)

Também neste dia, a inscrição “Informática” deve-se somente ao pormenor de ser um dia para atividades que a envolvam. Contudo, as discussões foram em torno da gincana cultural, a ocorrer nos dias 18 a 21 de outubro, esta com atividades mais abrangentes que a realizada no dia 3 de julho (a de outubro foi realizada porque os professores viram numa gincana a possibilidade de grande envolvimento dos alunos, o que poderia trazer vantagens para as atividades cotidianas e rotineiras da escola, no que diz respeito a aprendizagem dos alunos).

11 de outubro

Informática – digitação das questões elaboradas em 04/10 (para gincana cultural) – conhecimentos gerais. (Livro de JEI, 2004. p. 70v)

Neste dia alguns professores estiveram ocupados apenas com digitação de algumas questões de conhecimentos gerais para uma das atividades previstas para a gincana cultural. Enquanto isto, os demais professores elaboravam outras atividades, sem o uso dos computadores. Também neste encontro não houve discussões ou atividades que possam ser caracterizadas como de formação de professores, conforme estava previsto no Projeto Especial de Ação.

25 de outubro

Informática → não houve → a coordenadora CP1 passou vários informes e discutiu alguns problemas que ocorreram na gincana, solicitando averiguações. (Livro de JEI, 2004. p. 71)

Novamente “informática” foi assinalada tão-somente porque estava prevista para este dia. O que ocorreu de fato foi o que está mencionado após o termo, ou seja, foram passados comunicados gerais aos professores e, após, houve discussão sobre alguns problemas ocorridos durante a gincana envolvendo alunos.

13 de dezembro

Digitação dos conceitos (planilhas – alunos). (Livro de JEI, 2004. p. 73v)

Digitação de conceitos e número de faltas dos alunos, pelos professores, numa planilha preparada no software Excel, da Microsoft Office. É uma atividade que, embora faça parte do cotidiano dos professores no que se refere às suas obrigações enquanto docente, não está de acordo com o que foi planejado para discussão no Projeto Especial de Ação.

4.4.2. Discussões ou atividades não relacionadas ao uso de Tecnologias de