• Nenhum resultado encontrado

3.3 Estratégias de Análise

3.3.3 Identificando os equivalentes gerais da constituição do PUG-PE

O nosso interesse estava em identificar os equivalentes gerais que incluem os antagonismos, a hegemonia por meio de qualidades como equivalência, diferença e fantasia e os significantes vazios. Isso passava por examinar como o “discurso do open source” e de “comunidade bem sucedida”ajudaram na construção do discurso em análise. Com isso não queremos dizer que esses equivalentes sejam os únicos ou mais importantes na constituição do PUG-PE, mas podemos afirmar que foram os mais predominantes durante o processo de pesquisa, e destacaram-se pelas seguintes razões:

 Estiveram presente em 80% das entrevistas.

 Destacaram-se nos e-mails da lista de discussão, no blog e canal de vídeo do grupo.

O “discurso do open source” apresenta-se nas transcrições literais dos trabalhos apresentados nas reuniões presenciais.

 O equivalente “comunidade bem sucedida” esteve no título do artigo que o líder do grupo mandou para a revista Espírito Livre e na palestra apresentada no Python Brasil 7, cujo tema era “Construindo comunidades bem sucedidas”.

 Têm múltiplos significados

O discurso do open source, por exemplo, resulta do fato de ser veiculado frequentemente nas revistas especializadas da área e fazer parte dos enunciados dos principais líderes do universo do software livre e da linguagem de programação Python. Além disso, a atuação estratégica da principal liderança do grupo levou a enxergar oportunidades nas iniciativas regulatórias e políticas públicas de incentivo á projetos open- source, item que o governo Brasileiro está em terceiro lugar, apenas atrás da França e Espanha no que diz respeito a iniciativas dessa natureza (GHOSH, 2007).Paralelamente, a visão da liderança de que as empresas desenvolvedoras fazem uso ainda restrito do open source e a idéia de que open source e softwares comerciais são antagônicos constituem um excelente nicho para a atuação e crescimento do PUG-PE. Além de estratégia de negócio ou oportunismo, o open source diz respeito às seguintes demandas:

 Oportunidade de satisfazer a paixão ou curiosidade pelo Python de forma plena.

 Participar de um projeto de software que gosta de forma voluntária.

 Participação ativa de alunos em comunidades de desenvolvimento desoftware livre depurando código, conseguindo assim experiência prática que serve de diferencial na hora de contratação;

 Aprender a trabalhar de forma colaborativa com profissionais do mercado e alunos de outras instituições

 Aprender a lidar com projetos que tem vida longa, que vão além de um simples trabalho de final de curso ou de um semestre.

 Manter o currículo atualizado com projetos que usam as tecnologias mais modernas.

Esse exercício revela não só os significados divergentes, mas, também, os significados compartilhados,pois, embora existam variações na forma como o open source seja definido, tem uma quantidade considerável de repetições dos atores fundamentais por meio da retórica. Por exemplo, um usuário e um desenvolvedor definiram separadamente “comunidade bem sucedida” pelo nível de êxito alcançado, o que permite fazer as atividades de forma descentralizada e conferir maior autonomia aos outros usuários/desenvolvedores. Em outros exemplos, vários atores definiram a comunidade como próspera pela sorte de ter escolhido as pessoas certas e interessadas em propagar o uso da tecnologia Python. Incluímos nesse grupo o líder do grupo que, enquanto dirigíamos a entrevista profere as seguintes palavras:

Acho que uma grande chave de sucesso para o PUG-PE ter durado 2 anos – a gente começou ai em 2010 e vai fazer agora 3 anos em 2013 - é que o PUG-PE está formado por pessoas interessadas em trabalhar e divulgar a tecnologia Python e querem também encontrar pessoas interessadas para trocar idéia sobre Python [E4] – referência 2

E também no grupo de discussão encontramos

Pessoal,

Hoje pela manhã foi ministrada a palestra "Construindo Comunidades Bem Sucedidas" por Yuri Malheiros (@yurimalheiros) no V Encontro Nordestino de Software Livre (@ENSOL) onde uma das comunidades exemplo utilizadas foi o nosso Grupo!! :D

Este trabalho foi submetido por mim e pelo Yuri e está trazendo uma ótima conotação para o nosso estado e especialmente ao nosso grupo, servindo de exemplo como uma comunidade de software livre de sucesso que está crescendo continuamente aqui em Pernambuco e no Brasil.

Atenciosamente,

M.S.C. Candidate at. CIN/UFPE

E ratifico as palavras de Guilherme, o sucesso deste grupo é devido ao trabalho contínuo de todos aqui presentes. Cada um tem uma participação neste processo. Eu fui apenas o catalisador para provocar o caos e logicamente a organização desse grupo. Vamos em frente pessoal!

E se preparem que em março já tem XI Encontro do PUG-pE! :D At.

O êxito de alguns encontros presencias também contribui para a reiteração do discurso de sucesso como mostram o título de alguns posts como “[pug-pe] III Encontro do PUG-PE foi um sucesso!” Outros significados atribuídos seriam: o interesse que a comunidade conseguiu despertar em algumas empresas estabelecidas, startups e outros projetos; despertar o interesse de outras universidades do estado e outros institutos de pesquisa do estado como o IFPE e o CESAR; a própria história de superação contada no grupo que, a partir de 2010, sofre uma virada que lhe permite sair de um grupo adormecido para um coletivo relevante na distribuição da linguagem Python no estado; o fato de conseguir manter-se independente52 da estrutura econômico-mercantil que a rodeia; a audiência de alguns projetos como o Pycursos53, um curso on-line sobre as ferramentas do Python

Esses múltiplos significados desencadeiam mais um passo no sentido de se explorar essas cadeias equivalenciais que funcionam tanto como discursos hegemonizantes, como também significantes vazios no processo de construção do discurso do PUG-PE. Como significantes vazios conseguem abarcar uma enorme gama de significados e intenções e cada significado particular aumenta a extensão da cadeia de equivalência. No próximo capítulo vamos nos caminhar para a fase final do trabalho para compreender por que, como e quando o “discurso do open source” e de “comunidade bem sucedida” tornam-se antagonismos, hegemonia e significantes vazios no processo de construção do discurso do PUG-PE. Mas antes, vamos nos ater às limitações e ao desenho de pesquisa.

52

Aqui independente não está no sentido de separado, mas sim o esforço para colocarem os seus próprios termos nos processos de negociação com os sentidos do mercado.

53

O PyCursos é uma plataforma de ensino a distância para cursos de Python realizadas por alguns integrantes do PUG-PE. Essa plataforma fornece diversas ferramentas que dão suporte ao desenvolvimento de conhecimentos nessa linguagem de programação.