• Nenhum resultado encontrado

Os indicadores utilizados neste trabalho foram divididos em três grandes grupos

“Indicadores Quantitativos”, “Indicadores Auxiliares” e “Indicadores Qualitativos” com cada uma das classes adaptada ao escopo e objetivo do presente trabalho.

3.4.1 Indicadores Quantitativos

Os indicadores qualitativos selecionados focam principalmente nas dimensões social e ambiental espelhando as principais políticas e preocupações dos tomadores de decisão. A Tabela 5 lista os onze indicadores adotados: Potencial Energético de Queima (PEQ), Intensidade Energética (IE), Intensidade em Água (IA), Intensidade em Carbono (IC), Fator Energético (FE), Disparidade Salarial (DS), Frequência de Acidentes (FA), Salário Médio (SM), Empregos Gerados (EG), Casos de Trabalho Forçado (CTF) e Intensidade no Uso da Terra (IUT). Destes, cinco são ambientais (PEQ, IE, IA, IC e FE), quatro socioeconômicos (DS, FA, SM e EG), um somente social (CTF) e um eco-social (IUT).

Tabela 5- Indicadores Quantitativos.

Indicador Símbolo Definição Unidade

Disparidade

Alguns dos indicadores propostos, como a Intensidade em Água/Carbono e a Intensidade do uso de Terra, são indicadores clássicos, enquanto que outros, como a Disparidade Salarial e Frequência de Acidentes por massa de produto, são contribuições do presente trabalho. Observa-se que para uma maior facilidade de cálculo e comparação com outros estudos, a maioria dos indicadores não energéticos foram calculados sob suas formas mássicas. Lembra-se que a unidade funcional do estudo é 1 MJ de biodiesel e para transformar qualquer indicador ou dado da unidade mássica para a unidade funcional basta seguir a Equação 1, expressando uma transformação de unidades baseada no poder calorífico do biodiesel de 39 MJ/kg, (Capaz, 2009).

𝑭𝑭𝑭𝑭𝑭𝑭𝑭𝑭𝑭𝑭 𝒅𝒅𝒅𝒅 𝑻𝑻𝑭𝑭𝑭𝑭𝑻𝑻𝑻𝑻𝑻𝑻𝑭𝑭𝑭𝑭𝑻𝑻𝑭𝑭çã𝑭𝑭=𝑫𝑫𝑭𝑭𝒅𝒅𝑭𝑭 𝑭𝑭 𝑻𝑻𝒅𝒅𝑭𝑭 𝑭𝑭𝑭𝑭𝑭𝑭𝑻𝑻𝑻𝑻𝑻𝑻𝑭𝑭𝑭𝑭𝑻𝑻𝑭𝑭𝒅𝒅𝑭𝑭 𝒅𝒅𝒆𝒆𝒆𝒆𝑭𝑭𝒅𝒅𝑻𝑻𝑻𝑻𝑭𝑭 𝒆𝒆𝑭𝑭𝑭𝑭𝑭𝑭 𝟏𝟏 𝒌𝒌𝒌𝒌 𝒅𝒅𝒅𝒅 𝒃𝒃𝒃𝒃𝑭𝑭𝒅𝒅𝒃𝒃𝒅𝒅𝑻𝑻𝒅𝒅𝒃𝒃

𝟑𝟑𝟑𝟑 𝑴𝑴𝑴𝑴

Equação 1

Os indicadores DS e SM tem em sua definição as horas trabalhadas. Os dados utilizados em seu cálculo são oriundos dos valores de salário RAIS e, portanto, se caracterizam por ser uma média de todas as empresas legalizadas do país que exercem a atividade em questão. Ao expressar o salário, o RAIS expõe na realidade o salário contratual, ou seja, o salário pago por horas trabalhadas. No que diz respeito a horas trabalhadas, ao se realizar uma média nacional de todas as empresas envolvidas em certa atividade observa-se que esta média será sempre de 44 horas trabalhadas em uma semana (com a semana tendo 5 ½ dias de trabalho) que é o máximo permitido pela legislação trabalhista vigente no país. Assim, todos os índices de horas trabalhadas nos indicadores calculados sempre valem 44 horas semanais como observado nos dados do RAIS (2014).

3.4.2 Indicadores Auxiliares

Os indicadores auxiliares são também indicadores quantitativos que diferem no tratamento dado aos indicadores quantitativos definidos na seção 3.5.1. Os indicadores auxiliares são indicadores mais comuns e mais fáceis de comparar com a literatura para testar a validade dos dados obtidos. Estes indicadores não foram submetidos a análise de PCA/MCA.

A seleção se deu através do conjunto de indicadores propostos pela agência de proteção ambiental americana, Environmental Protection Agency (EPA), em seu framework Gauging Reaction Effectiveness for the Environmental Sustainability of Chemistries with a Multi-Objective Process Evaluator (GREENSCOPE).

O GREENSCOPE (EPA, 2016; Smith et al., 2013; e Ruiz-Mercado et al., 2013) é uma metodologia que pode ser aplicada para avaliação da sustentabilidade de processos e cadeias químicas. Utiliza uma análise gráfica de uma grande série de indicadores das áreas econômica, energética, mássica e ambiental dentro de um determinado ciclo de vida (Smith et al. 2015). O GREENSCOPE permite implementar uma metodologia completa para avaliação e mapeamento de gargalos em processos químicos passando pelas matérias primas, equipamentos, utilidades produtos e subprodutos (Ruiz-Mercado et al., 2013). As métricas são então testadas em vários cenários para se encontrar a melhor situação (Smith et al., 2015).

O estudo de caso proposto por Ruiz-Mercado (2013) é também da indústria do biodiesel, porém americana, permitindo uma rápida comparação e validação de certos dados. Além disto, os indicadores auxiliares também foram utilizados como método de se incluir a dimensão econômica diretamente na análise de sustentabilidade deste estudo. Os indicadores quantitativos propostos não abrangem a dimensão econômica de forma direta. Existem alguns indicadores sócio econômicos propostos, mas o grande enfoque deles é a dimensão social.

Assim, para ser uma análise de sustentabilidade a dimensão econômica deve ser abordada de alguma forma. A metodologia escolhida foi inclui-la nos indicadores auxiliares e posteriormente nos indicadores qualitativos que irão pesar sobre os indicadores quantitativos propostos na análise de MCA. A Tabela 6 demonstra as métricas auxiliares adotadas:

Tabela 6- Indicadores Auxiliares Adotados. Fonte: Adaptado de EPA, 2015.

Indicador Símbolo Definição Unidade

Value Mass Intensity(a) Mvi 𝑁𝑁𝑖𝑖=1𝐸𝐸𝑖𝑖𝑖𝑖𝑖𝑖

(a) Razão entre o total de massa fornecida ao sistema pelo valor de venda do produto onde mi corresponde a massa do insumo i a unidade industrial e Sproduto corresponde ao valor de venda ou valor agregado do biodiesel e N corresponde ao número total de inputs. (b) Razão entre a massa de produto (mproduto) pelo total de massa fornecido ao sistema.(c) Total de energia consumida no processo. Cada componente da equação consiste na energia necessária expressa em combustível equivalente necessária para a produção de uma unidade mássica do produto, onde E’ é a taxa de calor necessária para todas as utilidades. Os equivalentes podem ser expressos como NG que equivale a energia usada na forma de gás natural, FO de óleo, S de vapor, diesel ou qualquer outra que por ventura seja usada. Cfactor consiste no fator conversão de massa de combustível em energia. (d) Igual ao Rsei porém por valor de venda do biodiesel ao invés de massa produzida. (e) Custo total dos insumos do processo por massa do produto. Ci corresponde ao preço de cada insumo material alimentado ao processo.

Todos os valores monetários que dependem do preço do biodiesel foram calculados considerando o preço vigente do ano base de 2013 de 2,081.00 R$ /m3 (ABIOVE, 2017)

3.4.3 Indicadores Qualitativos

A última série de indicadores consiste nos indicadores qualitativos. Estes são utilizados para avaliar conceitos importantes, porém não mensuráveis. Estes critérios ad hoc foram usados para avaliar a efetividade da atual indústria do biodiesel com relação aos objetivos iniciais do PNPB, incluir a dimensão econômica e permitir uma inclusão de pesos diferenciados a cada dimensão, caso fosse desejado. Neste trabalho, sete critérios foram adotados: um Critério de Design Verde (Green Design Criteria – GDC) apresentado por Araújo et al., (2015), dois objetivos da sustentabilidade da União Europeia (Pisano et al., 2015), três objetivos do PNPB (PNPB, 2003), um Princípio de San Destin (San Destin Principle – SD) (ACS, 2003) e um

critério econômico que resume toda a dimensão econômica contida nos indicadores auxiliares (DIMEC). A Tabela 7 resume os critérios qualitativos.

Tabela 7- Indicadores Qualitativos dos impactos sociais e ambientais da indústria brasileira de biodiesel.

Critérios ad hoc Sigla Critério Selecionado

PNPB

PNPB1 Introdução Sustentável do biodiesel na matriz energética brasileira.

PNPB2 Geração de empregos e renda.

PNPB3 Redução na emissão de poluentes.

Princípios San Destin SD1 Garantir que todos os insumos e produtos materiais e energéticos sejam o mais inerentemente seguras quanto possível.

Green Design Criteria GDC1 Substituição de materiais fósseis por renováveis.

Objetivos sustentáveis da União Europeia

EUSO1 Erradicação da pobreza e inclusão social.

EUSO2 Preservação e gerenciamento efetivo de recursos naturais.

Dimensão Econômica DIMEC Desempenho econômico geral.

A escolha destes indicadores baseia-se nos principais objetivos do governo brasileiro ao subsidiar a produção de biodiesel no país e objetivos comuns da sustentabilidade prospectados na literatura.