• Nenhum resultado encontrado

Influência do subsídio de aparelhos celulares aos fenômenos de

No documento Download/Open (páginas 128-134)

1. INTRODUÇÃO

3.3 DESCRIÇÃO E ANÁLISE DOS RESULTADOS

3.3.4 Influência do subsídio de aparelhos celulares aos fenômenos de

Nesta seção, será analisada a influência do subsídio de aparelhos celulares às ofertas de telefonia móvel em decisões sob risco.

As questões designadas para possibilitar a análise do estudo deste assunto são as questões de pesquisa 03 e 04 e que são derivadas das questões de pesquisa 01 e 02.

Conforme descrito anteriormente neste capítulo, as questões 01 e 02 foram criadas para o estudo das decisões sob risco e, a partir da inclusão de subsídio em uma das ofertas para cada questão, foram geradas mais duas questões de pesquisa (questões 03 e 04).

Entre outros objetivos, o foco do estudo desta seção é o de investigar se a inserção do subsídio influenciaria as escolhas tomadas nas questões anteriores associadas às decisões sob risco.

Em outras palavras, pretende-se verificar se as respostas das questões de pesquisa 03 e 04 terão resultados distintos, e significativos, das questões de pesquisa 01 e 02, a ponto de ser possível uma corroboração da influência do subsídio nas decisões.

3.3.4.1 Influência do subsídio de aparelhos celulares em decisões sob risco no domínio dos ganhos

Para possibilitar a análise da influência do subsídio no comportamento decisório sob risco no domínio dos ganhos, será validada, estatisticamente, a existência de diferenças nos resultados das questões de pesquisa 01 e 03, para cada tipo de questionário, com o objetivo de se obter conclusões sobre as decisões. De acordo com esta afirmação, segue diagrama de fluxo de trabalho da pesquisa à análise das decisões sob risco para o domínio estudado.

Figura 39 - Diagrama de fluxo de trabalho da pesquisa à análise da influência do subsídio nas decisões sob risco, no domínio dos ganhos.

Portanto, seguem os testes estatísticos realizados com o cruzamento dos resultados da questão de pesquisa 01, que não contém o subsídio nas ofertas, e da questão de pesquisa 03 que o contém.

Quadro 12 - Testes - influência do subsídio de aparelho celular à decisão sob risco no domínio dos ganhos

Tipo de Questão χ² p-valor (χ²) p-valor (L²) Yates p-valor φ2 Q de Yule Log odds

Sem aprisionamento 14,50 0,00 15,20 0,00 13,21 0,00 0,06 0,62 1,46 Com aprisionamento 20,76 0,00 21,80 0,00 19,35 0,00 0,08 0,66 1,59 Interpretação do teste Há diferenças Significante Há diferenças Significante Há

diferenças Significante Independência Incerto Independência Testes de associação

Testes de independência

De acordo com o quadro 12, verificam-se diferenças significativas entre as freqüências observadas e esperadas das respostas entre as duas questões, independente da inclusão do aprisionamento contratual em um dos questionários.

Os resultados destes testes de independência indicam que a diferença de tratamentos nos questionários com a inclusão do subsídio de aparelho celular pode ser considerado como um componente influenciador à composição das decisões dos respondentes.

Desta maneira, pode se afirmar que os dois grupos de respondentes se diferem entre si, devido à significância resultante dos testes de independência (p-valor < 0,05) (REYNOLDS, 1984; AGRESTI, 1990).

Os resultados dos testes de associação também indicam que os tratamentos dos questionários podem ser considerados como estatisticamente independentes e não há associação entre estes tratamentos (BISHOP; FIENBERG; HOLLAND, 1975; REYNOLDS, 1984; AGRESTI, 1990; KRAEMER, 1992).

No entanto, nota-se que a medida Q de Yule não demonstra, com precisão, se existe a associação entre as variáveis, mas, de acordo com Bishop, Fienberg e Holland (1975), esta medida pode ter seu resultado super-estimado e, portanto, serão considerados os resultados obtidos pelo phi-quadrado e log-odds.

Conclui-se, de acordo com esta análise, que se pode afirmar que os respondentes alteraram suas decisões por meio da influência do subsídio de aparelhos celulares em uma das ofertas.

Desta maneira, revela-se a influência do subsídio de aparelhos celulares nas decisões por meio das ofertas de telefonia móvel, independente do aprisionamento contratual embutido em um dos questionários.

Revela-se que esta influência pode causar uma reversão do resultado esperado que as pessoas tendam a adotar um comportamento decisório de aversão ao risco no domínio dos ganhos, de acordo com o estudo de Kahneman e Tversky (1979).

3.3.4.2 Influência do subsídio em decisões sob risco no domínio das perdas

Para possibilitar a análise da influência do subsídio no comportamento decisório sob risco no domínio das perdas, será validada, estatisticamente, a existência de diferenças nos resultados das questões de pesquisa 02 e 04, para cada tipo de questionário, com o objetivo de se obter conclusões sobre as decisões. De acordo com esta afirmação, segue diagrama de fluxo de trabalho da pesquisa à análise das decisões sob risco para o domínio estudado.

Figura 40 - Diagrama de fluxo de trabalho da pesquisa à análise da influência do subsídio nas decisões sob risco, no domínio das perdas.

Portanto, seguem os testes estatísticos realizado com o cruzamento dos resultados da questão de pesquisa 02, que não contém o subsídio nas ofertas, e da questão de pesquisa 04 que o contém.

Quadro 13 - Testes - influência do subsídio de aparelho celular à decisão sob risco no domínio das perdas

Tipo de Questão χ² p-valor (χ²) p-valor (L²) Yates p-valor φ2 Q de Yule Log odds

Sem aprisionamento 0,64 0,42 0,64 0,42 0,41 0,52 0,00 -0,13 -0,26

Com aprisionamento 0,10 0,75 0,10 0,75 0,03 0,87 0,00 -0,05 -0,11

Interpretação do teste Diferença baixa Não é significante Diferença baixa Não é significante Diferença baixa Não é

significante Independência Independência Independência Testes de independência Testes de associação

De acordo com o quadro 13, verifica-se uma diferença baixa das freqüências das respostas entre os dois tipos de questionário.

Pela análise dos resultados dos testes de independência obtidos pelo cruzamento dos resultados das questões de pesquisa 02 e 04, conclui-se, com restrições a serem citadas adiante, que a diferença de tratamentos nos questionários com a inclusão do subsídio de aparelhos celulares, independente do aprisionamento contratual, não se revela como um componente influenciador da composição das decisões dos respondentes.

Desta maneira, não pode se afirmar que os dois grupos de respondentes se diferem entre si, devido à baixa significância resultante dos testes de independência (p-valor > 0,05) (REYNOLDS, 1984; AGRESTI, 1990).

Os resultados dos testes de associação também indicam que os tratamentos dos questionários podem ser considerados como estatisticamente independentes e não há associação entre estes tratamentos (BISHOP; FIENBERG; HOLLAND, 1975; REYNOLDS, 1984; AGRESTI, 1990; KRAEMER, 1992).

No entanto, existem restrições à negação desta influência do subsídio de acordo com os resultados dos testes apresentados no quadro 13, pois é condição necessária e suficiente a ausência de vieses presentes nestas questões selecionadas para o estudo deste assunto.

Ocorre que, nestas duas questões de pesquisa, foi levantada a suspeita de vieses que pudessem comprometer veracidade e a respectiva interpretação dos resultados e, portanto, também não se pode afirmar com absoluta certeza que, neste caso, o subsídio não influenciou as decisões nos resultados das questões 02 e 04.

4 CONCLUSÕES

Um dos principais objetivos desta pesquisa é o estudo dos efeitos das formas de apresentação de ofertas embasadas em fatores de influências do comportamento decisório, além dos impactos nas decisões pela inclusão de aprisionamento contratual e subsídio de aparelhos celulares nas ofertas de serviços de telefonia móvel.

Além deste objetivo, também pode ser mencionado o estudo dos fatores de influência que podem distorcer o comportamento decisório do cliente por meio de ofertas de operadoras de telefonia móvel que possam, ou não, aprisionar o cliente.

Neste capítulo, serão discutidos os resultados e as suas respectivas análises com vistas à busca destes objetivos, além de recomendação aos órgãos reguladores do setor e respectivas eventuais conseqüências a partir desta pesquisa, assim como serão apresentadas as limitações deste estudo. Também será apresentada indicação para pesquisa futura ao longo deste capítulo.

No documento Download/Open (páginas 128-134)