• Nenhum resultado encontrado

INFORMÁTICA (ESCOLA SECUNDÁRIA ALCAIDES DE FARIA)

No documento Aprovado pelo Conselho Geral Transitório (páginas 159-161)

CAPÍTULO XI – INSTALAÇÕES ESPECÍFICAS DAS ÁREAS DISCIPLINARES DO AGRUPAMENTO

12. INFORMÁTICA (ESCOLA SECUNDÁRIA ALCAIDES DE FARIA)

12.1. Identificação

Salas 28, 29, 30, 31, 32 e gabinete CPTGPSI /ADI. 12.2. Funcionamento

O Regulamento de utilização dos laboratórios de Informática passa a ter a seguinte redação: 1. Âmbito de aplicação

1.1. O presente regulamento destina-se a ser aplicado nas salas 28, 29, 30, 31, 32 e gabinetes da ADI / CPTGPSI e ADI.

2. Utilização

2.1. As salas 28, 29, 30, 31 e 32 apenas podem ser utilizadas por docentes da Área Disciplinar de Informática (ADI) – Grupo 550.

2.2. O acesso dos utilizadores das salas 28 e 32, às respetivas arrecadações, só é permitido quando acompanhados pelo docente da disciplina, devendo fora disso estar fechadas à chave. Estas arrecadações destinam-se a guardar material/equipamento necessário para as aulas que não faça parte do Equipamento Base da sala (ver 3.1)

2.3. A utilização dos laboratórios pressupõe o prévio conhecimento das suas regras de utilização e a sua aplicação na íntegra.

2.4. Todos os utentes devem utilizar os laboratórios com civismo, sentido de responsabilidade, organização e disciplina, de forma a preservar os equipamentos e criar um bom ambiente de trabalho. 2.5. Caberá à Direção decidir quais as medidas a aplicar aos utentes, de acordo com o regulamento

interno, que utilizem os laboratórios e ignorem as regras constantes do presente regulamento. 2.6. Sempre que a Direção pretenda efetuar alterações nos laboratórios ou no seu regime de utilização,

deve comunicar ao Diretor de Instalações (DI), com a devida antecedência. 3. Caracterização

3.1. Equipamento Base

Cada uma das Salas 28 e 30 contém: • 1 Posto de Trabalho do Professor; • 14 Postos de Trabalho dos Alunos; • 1 Projetor Multimédia.

Cada uma das Salas 29, 31 e 32 contém: • 1 Posto de Trabalho do Professor; • 14 Postos de Trabalho dos Alunos; • 1 Projetor Multimédia;

• 1 Quadro Interativo. 3.2. Software Base

• Sistema Operativo (Microsoft Windows e Linux)

• Microsoft Office (inclui: Word, Excel, Access e Power Point) e OpenOffice • Leitor de ficheiros de formato PDF

• Software de Proteção (Antivírus) • IDE de programação em .NET (C#)

• IDE de programação em PHP / JAVA – Netbeans IDE • Pacotes LAMP/XAMP no Linux e no Windows 4. Organização e Funcionamento

4.1. Enquanto não for atribuído o cargo de DI, cabe ao Representante da ADI coordenar a preparação dos postos de trabalhos dos laboratórios para o arranque do novo ano letivo.

4.2. Os postos de trabalho encontram-se dispostos nos laboratórios em forma de U.

4.3. Os postos de trabalho identificam-se pela designação de PCx, sendo x iniciado em UM para o posto de trabalho do professor, e incrementado sequencialmente até ao posto mais distante do professor. 4.4. O DI deverá criar um endereço eletrónico para que todos os utilizadores das salas possam mais

facilmente com ele comunicar, o qual deverá ser divulgado no início do ano letivo.

4.5. Cada docente que utilize os laboratórios de informática deverá disponibilizar um endereço de correio eletrónico de contacto à Direção de Instalações. Este endereço será incluído numa lista de distribuição que possibilitará uma comunicação mais eficiente entre os utilizadores dos laboratórios. 4.6. As comunicações de anomalias estabelecer-se-ão entre Alunos – Professor, entre Professores – DI e

entre DI – Técnico de Informática.

4.7. No início do ano letivo, cada docente informará todos os seus alunos, das normas constantes do presente Regulamento.

4.8. No decorrer do ano letivo, cada docente deverá comunicar ao DI, com a maior brevidade, as anomalias detetadas nos laboratórios onde lecione.

4.9. A instalação de Software e/ou Hardware é efetuada pelos serviços técnicos designados para o efeito pela Direção, caso existam (Empresa com a qual a escola tenha acordo para manutenção dos sistemas informáticos).

4.10. O Software deverá ser adquirido e instalado antes do início do ano letivo.

4.11. Todo e qualquer software a instalar nos postos de trabalho, nomeadamente no que respeita a licenças, é da responsabilidade da Direção, cabendo a esta fornecer as respetivas indicações aos serviços técnicos.

4.12. Sem prejuízo do disposto nos números anteriores, o docente ou grupos de docentes da ADI poderão instalar ou reinstalar Software, desde que autorizado pela Direção.

4.13. Cabe ao docente estabelecer a disposição dos alunos por cada posto de trabalho em cada turma/disciplina.

5. Normas de utilização

5.1. É estritamente proibido a qualquer utilizador comer ou beber no interior dos laboratórios, trazer alimentos diversos ou exercer qualquer outra ação que perturbe o normal funcionamento dos mesmos.

5.2. É estritamente proibido alterar a disposição dos recursos informáticos, salvo pessoal técnico designado para o efeito pela Direção ou DI.

5.3. É estritamente proibido desligar/trocar teclados, ratos, cabos de rede ou outro material. 5.4. Não é permitido efetuar Downloads (exceto com autorização expressa do professor).

5.5. É expressamente proibido a instalação de jogos e/ou outro software não autorizado pela Direção. 5.6. É estritamente proibida qualquer alteração às configurações existentes no sistema, bem como, ao

5.7. Sempre que seja necessário efetuar uma manutenção a qualquer posto de trabalho dos alunos, todos os dados aí existentes poderão ser apagados, não se podendo imputar responsabilidades ao Técnico, caso exista, que efetuar essa operação pela eliminação de trabalhos ou projetos.

5.8. Sempre que seja necessário efetuar uma manutenção de um posto de trabalho do professor, que possa implicar perda de dados, será enviado um aviso por correio eletrónico aos docentes que utilizam o respetivo laboratório, com oito dias de antecedência. Findo este prazo proceder-se-á à manutenção programada, não se podendo imputar responsabilidades ao Técnico que efetuar essa operação, caso exista

5.9. No final da aula os utentes devem desligar o computador e o monitor e colocar o rato em cima da torre/CPU do computador.

6. 6. Responsabilidade

6.1. Cada utente é responsável pela utilização e manutenção correta do equipamento que lhe está atribuído.

6.2. Qualquer anomalia, nas salas de aula, que seja verificada no início de uma aula, deve ser imputada, se for caso disso, ao último utilizador que tenha usado o material então danificado.

6.3. Caso não seja possível apurar o responsável pelos estragos causados, será indicada a turma responsável.

6.4. A utilização indevida e/ou abusiva que provoque danos físicos no material e/ou sistemáticos no Software, será participada à Direção para que tome as medidas que julgar adequadas.

7. Gabinete CPTGPSI/ADI:

7.1. No gabinete da CPTGPSI/ADI encontram-se armários, onde os docentes poderão guardar diverso material.

7.2. As chaves que permitem o acesso a estes armários encontram-se localizadas na sala de Professores. Estes armários devem permanecer sempre fechados.

7.3. Um dos armários será destinado à ADI e os restantes ao CPTGPSI, sendo estes geridos pelo(a) respetivo(a) Diretor(a) de Curso.

7.4. Uma secção do armário destinado à ADI será destinada apenas à Direção de instalações.

7.5. Esta secção do armário da ADI devidamente identificada e de acesso restrito, contém Software diverso e/ou equipamento para instalação.

7.6. A chave do armário referido no item anterior deverá ser atribuída apenas ao DI e ao Representante da ADI, se estes assim o pretenderem.

8. Disposições Finais

8.1. Qualquer omissão que venha a ser detetada em relação ao presente regulamento, será analisada, ouvida a ADI, pelo DI em conjugação com o responsável pela ADI e a Direção da Escola.

No documento Aprovado pelo Conselho Geral Transitório (páginas 159-161)