• Nenhum resultado encontrado

7.3 Informações sobre produtos e serviços relativos aos segmentos operacionais Emissoras de Televisão Aberta

As emissoras de televisão aberta continuam sendo as principais provedoras de mídia no Brasil. O Brasil é o maior mercado de emissoras de televisão aberta da América Latina, com aproximadamente 56 milhões de domicílios com televisão em 31 de dezembro de 2009, segundo

www.teleco.com.br, um site de Internet que fornece dados sobre telecomunicações. A maioria dos serviços da televisão aberta é transmitida por seis redes de emissoras de televisão privadas nacionais e uma rede de emissoras estatais de alcance nacional. Essas redes nacionais de televisão utilizam um ou mais satélites, para retransmitirem seus sinais.

Os sistemas DTH utilizam satélites de média ou alta potência, para transmitir sinais a antenas parabólicas instaladas em residências, hotéis e outras edificações. Os sistemas DTH exigem menos capital em relação à construção de uma rede de televisão a cabo e, diferente do cabo, o DTH possui licença em nível nacional, permitindo às operadoras de DHT oferecer serviços de modo mais amplo dentro do Brasil. Essa vantagem competitiva, no entanto, pode ser neutralizada por diversos fatores. Entre eles, está o fato de que o DTH tende a resultar em taxas mensais de assinatura maiores do que o cabo. Além disso, o DTH exige que o assinante possua um receptor especial direcionado ao satélite, o que nem sempre é possível em áreas densamente povoadas. Atualmente, concorremos com quatro operadoras de DTH em todas as cidades onde nós oferecemos nossos serviços.

Segundo a Pay-TV Survey Nº 169, em 31 de dezembro de 2010, o mercado brasileiro de televisão a cabo consistia em mais de 48 operadoras a cabo, em cerca de 206 municípios, atendendo a um número estimado de 4,9 milhões de assinantes. Segundo a legislação brasileira, as licenças de serviços de televisão a cabo em uma determinada área não possuem exclusividade. Em determinados mercados, nossas áreas de serviço licenciadas estão completamente sobrepostas às áreas de serviço de outros licenciados. Existe sobreposição de sistemas de cabo nas cidades de São Paulo, Curitiba, Florianópolis, Pelotas, Rio Grande, Vitoria e Belo Horizonte.

A televisão por assinatura com tecnologia MMDS tornou-se disponível no Brasil em 1991, tendo como alvo inicial as maiores áreas urbanas do país. De acordo com a Pay-TV Survey Nº. 169, em 31 de dezembro de 2010, estimava-se que o MMDS representava aproximadamente 3% dos serviços de televisão por assinatura no Brasil. Nossa estimativa era de que respondíamos por aproximadamente 13% de todos os assinantes MMDS do Brasil.

O estabelecimento de um sistema de MMDS exige menos capital do que a construção de uma rede de televisão a cabo. Embora esse diferencial de custo possa dar alguma vantagem competitiva às operadoras de MMDS na prestação de serviços de televisão por assinatura, essa vantagem pode ser neutralizada por diversos fatores. Dentre eles, está o fato de que o MMDS geralmente exige um “campo de visão” claro, uma vez que os sinais de micro-ondas não atravessam obstáculos. Portanto, o MMDS, normalmente, não pode ser recebido em áreas de “sombra”, onde a transmissão de micro-ondas é bloqueada pelo terreno, construções ou outros objetos físicos, embora, algumas vezes, os sinais bloqueados possam ser retransmitidos por repetidoras de baixa potência, as quais podem enviar para uma área limitada um sinal que, de outro modo, estaria bloqueado. Além disso, o MMDS tem como desvantagens uma capacidade limitada de canais, menor confiabilidade e menor qualidade de sinal. Em cidades importantes como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, onde existe uma alta concentração de prédios altos e barreiras topográficas, o MMDS está em desvantagem em relação ao cabo.

Internet banda larga

O acesso à Internet banda larga atualmente é oferecido no Brasil principalmente por companhias de telecomunicações e operadoras de televisão a cabo. A tecnologia a cabo apresenta uma vantagem competitiva sobre a tecnologia linha assimétrica de assinante digital, ou ADSL. Além de maior velocidade, os assinantes de modem a cabo em banda larga podem fazer download e upload na mesma velocidade, ao passo que os assinantes de ADSL convivem com velocidades assimétricas de download e upload.

PÁGINA: 55 de 258

7.3 - Informações sobre produtos e serviços relativos aos segmentos operacionais

Telefonia Fixa e Serviços para Pequenas e Médias Empresas

Atualmente, os serviços de telefonia fixa são oferecidos no Brasil principalmente por companhias de telefonia fixa e celular. Além disso, nosso produto de telefonia fixa compete com outros provedores de serviços VoIP.

Oferecemos desde 2006 com nossa acionista Embratel serviços de telefonia fixa e serviços para pequenas e médias empresas. Com estes serviços de telefonia fixa, podemos oferecer o serviço triple play (TV por assinatura, internet banda larga e telefonia fixa) para os potenciais clientes cobertos pela nossa rede bidirecional. Com os serviços para pequenas e médias empresas, podemos oferecer serviços de internet banda larga e telefonia fixa para potenciais clientes corporativos de pequeno e médio portes já cobertos pela nossa rede bidirecional. Ao oferecer tais serviços, pretendemos criar sinergias e aumentar a utilização e rentabilidade da nossa atual infraestrutura.

d. eventual sazonalidade

Os efeitos da sazonalidade não são materiais no negócio da Companhia.

e. principais insumos e matérias primas, informando:

i. descrição das relações mantidas com fornecedores, inclusive se estão sujeitas a controle ou regulamentação governamental, com indicação dos órgãos e da respectiva legislação aplicável

Existem três grandes grupos de fornecedores na Companhia: Fornecedores de Programação, fornecedores de Banda para acesso à Internet, esses dois não estão sujeitos a controle ou regulamentação governamental e a Central de Atendimento que sofre regulamentações cuja as entraram em vigor em Dezembro de 2008, exigindo melhores serviços de atendimento a clientes; por exemplo, a Central de Atendimento devem oferecer aos clientes a opção de entrar em contato com um operador no primeiro menu eletrônico, estar disponível 24 horas, 7 dias por semana e atender às reclamações do cliente dentro de cinco dias. Implementamos essas exigências em todos as nossas Centrais de Atendimento.

ii. eventual dependência de poucos fornecedores.

Não Aplicável.

iii. eventual volatilidade em seus preços.

Não Aplicável.

.