• Nenhum resultado encontrado

11. PROJEÇÕES

11.1 Projeções e Estimativas a - objeto da projeção

b. período projetado e o prazo de validade da projeção

c. premissas da projeção, com a indicação de quais podem ser influenciadas pela administração da Companhia e quais ao seu controle

d. valores dos indicadores que são objeto da previsão

A Companhia possui ágios decorrentes da diferença entre o valor de aquisição e o valor justo do patrimônio líquido das empresas adquiridas, apurado na data de aquisição, e estão fundamentados na expectativa de rentabilidade futura. Tais ágios são testados para fins de recuperação do ativo no mínimo anualmente.

As licenças adquiridas, em sua maioria, em conexão com combinação de negócios e registradas pelo seu valor justo na data da aquisição não são amortizadas por possuírem vida útil indefinida em razão de sua renovação ser automática, desde que preenchidos os requisitos obrigatórios da ANATEL. A renovação é assegurada por lei e a Companhia possui interesse na renovação por tempo indeterminado.

Os ativos intangíveis com vida útil definida são representados por direitos de utilização de softwares desenvolvidos internamente em conjunto com empresas especializadas, por programas adaptados para uso da Companhia baseados em softwares existentes no mercado, que são amortizados linearmente em 60 meses, e pela carteira de clientes que é amortizada linearmente em 72 meses, tempo base de permanência do assinante na base. A amortização é registrada na rubrica Despesas gerais e administrativas, nas demonstrações dos resultados.

A Companhia avaliou a recuperação do valor contábil dos ágios e intangíveis de vida útil indefinida com base no seu valor em uso, utilizando o modelo de fluxo de caixa descontado da unidade geradora de caixa consolidada, representativa do conjunto de bens tangíveis e intangíveis utilizados na prestação de multiserviços aos seus assinantes. A Administração entende que opera sob um único segmento operacional, pois utiliza um único sistema de cabos para prover todos os serviços prestados pela Companhia a seus clientes e todas as decisões são tomadas com base em dados financeiros e operacionais consolidados.

O processo de estimativa do valor em uso envolve utilização de premissas, julgamentos e estimativas sobre os fluxos de caixa futuros, taxas de crescimento e de desconto. As premissas sobre os fluxos de caixa futuros e projeções de crescimento são baseadas no orçamento anual e no plano de negócios de longo prazo da Companhia, aprovados pelo Conselho de Administração, bem como em dados de mercado de empresas comparáveis e representam a melhor estimativa da Administração, das condições econômicas atuais do conjunto de ativos que proporcionam a geração dos fluxos de caixa.

As principais premissas-chave utilizadas na estimativa do valor em uso, às quais o valor de recuperação dos ativos é mais sensível, estão descritas a seguir:

Receitas – As receitas foram projetadas com base no orçamento anual do próximo exercício e no plano de negócios da Companhia que abrange o período entre 2011 e 2015, considerando o crescimento da base de domicílios conectados e o “mix” de multiserviços oferecidos aos assinantes de serviços de TV por assinatura, internet banda larga e serviços de voz.

Custos e despesas operacionais – Os custos e despesas foram projetados com base no desempenho histórico da Companhia e seu crescimento foi projetado em linha com o crescimento da base de domicílios conectados considerando o volume esperado de novas vendas e instalações e eventuais alterações no “mix” de produtos projetado pela Administração.

Investimentos de capital – Os investimentos em bens de capital foram estimados considerando a infra-estrutura necessária para suportar o crescimento da base de domicílios conectados, os investimentos para renovação e

PÁGINA: 121 de 258

11.1 - Projeções divulgadas e premissas

manutenção da rede de cabos e as adequações tecnológicas para viabilizar a oferta contínua de multiserviços de valor adicionado à base de domicílios conectados.

As premissas – chave foram estimadas considerando o desempenho histórico da Companhia, a dinâmica atual e projeções de mercado de serviços de TV por assinatura, internet banda larga e serviços de voz e com base em premissas macroeconômicas razoáveis e consistentes com fontes externas de informações, fundamentadas em projeções do mercado financeiro, documentadas e aprovadas pelos órgãos da Administração da Companhia.

De forma consistente com as técnicas de avaliação econômica, a avaliação do valor em uso é efetuada a partir da projeção de fluxos de caixa por um período de 5 anos, e a partir de então, considera-se a perpetuidade das premissas tendo em vista a intenção e capacidade de continuidade dos negócios da Companhia por tempo indeterminado. As taxas de crescimento das receitas utilizadas são compatíveis com as expectativas macroeconômicas de longo prazo e com significativos dados demográficos e de mercado disponíveis, as quais são revisadas anualmente com base no desempenho histórico e nas perspectivas para o setor em que a Companhia opera. Utilizou-se a taxa de crescimento nominal zero para extrapolar as projeções além do período de 5 anos.

Os fluxos de caixa futuros estimados foram descontados a uma única taxa de desconto de quinze por cento neste exercício. O teste de recuperação dos ativos intangíveis da Companhia não resultou na necessidade de reconhecimento de perdas nos ativos intangíveis, mesmo utilizando premissas conservadoras num cenário de sensibilidade adverso.

11.2 - Acompanhamento e alterações das projeções divulgadas