• Nenhum resultado encontrado

3 CARACTERIZAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES DE

3.3 INIA: ORIGEM E ESTRUTURA ORGANIZACIONAL,

A pesquisa agropecuária espanhola iniciou-se com o Instituto Central de Experimentação Técnico-Florestal, o primeiro organismo com essa finalidade, fundado em 1907. Em 1926, foi criado o Instituto Nacional de Investigações e Experiências Agronômicas e Florestais (INIEAF) com a aspiração de coordenar todos os estudos que se realizavam no país, nas áreas de agronomia, floresta e pecuária, dando- lhes a devida unidade de investigação. Em 1929, surgiu o Instituto Florestal de Investigações e Experiências (IFIE), que herdou as incumbências dos anteriores centros de investigação, cuja sede foi estabelecida numa ala do Instituto Agrícola Afonso XII, na Cidade Universitária de Madri. Em 1931, foi-lhe incorporado o Laboratório de Fauna Florestal Espanhola, de Piscicultura e Ornitologia. Durante a Guerra Civil, por estar na Cidade Universitária, suas instalações, laboratórios e biblioteca foram destruídos. Nesse ano, criou-se também a Direção Geral de pecuária e o Instituto de Biologia Animal, estruturado em três grandes áreas: Fisiozootecnia, Patologia Animal e Contrastação.

Em 1932, criou-se o Instituto Nacional de Investigação Agronômica (INIA) com a finalidade de coordenar e dar maior eficácia ao trabalho das instituições que efetuavam investigação e

experimentação agronômica. Entre as funções que lhe foram consignadas, estava a de difundir, mediante publicações, os resultados dos trabalhos que realizavam os Centros de Investigação e Experimentação Agronômica que o integravam. Em 1941, aprovou-se a construção de um novo edifício para o Instituto numa área cedida pelo Patrimônio Nacional no monte “El Pardo”, em que, atualmente, está situado o INIA. Inicialmente, o Instituto era subordinado à Direção Geral de Agricultura do então Ministério da Agricultura Indústria e Fomento e, territorialmente, incorporado ao setor agronômico da Cidade Universitária, onde estivera o IFIE.

Em 1952, foi criado o Patronato de Biologia Animal com caráter de organismo autônomo, subordinado ao Ministério da Agricultura, ao qual, além dos serviços antes mencionados, foram incorporados os Institutos de Biologia Animal e Inseminação Artificial. Esse organismo foi dotado de autonomia técnica em sua direção e organização em vista da diferenciação específica de suas funções. Sua missão era impulsionar, orientar e coordenar a investigação científica e técnica relativa à conservação, fomento e melhoramento dos rebanhos do país. Essas três instituições de investigação (IFIE, Patronato de Biologia Animal e INIA) foram estreitamente vinculadas à Universidade ao longo da história através das Escolas Técnicas e Superiores dos Montes e Agrícolas e da Faculdade de Veterinária, estando, por isso, sempre situadas na atual Cidade Universitária. A missão investigadora sempre tem acompanhado a docente, e essa imprescindível associação tem perdurado ao longo do tempo.

O atual Instituto Nacional de Investigação e Tecnologia Agrária e Alimentária é o resultado da fusão, em 1971, do Instituto Nacional de Investigação Agronômica; do Instituto Florestal de Investigações e Experiências e, do Patronato de Biologia Animal. Inicialmente, foi subordinado ao Ministério da Agricultura; mais tarde, ao Ministério de Agricultura Pesca e Alimentação. Em 2000, passou para o Ministério de Ciência e Tecnologia; em 2004, para o Ministério de Educação e Ciência e atualmente (2009), está vinculado ao Ministério de Ciência e, Inovação (INIA, 2009a). A estrutura organizacional representada na Figura 3.3 fornece o suporte para o cumprimento da missão e consecução dos objetivos do INIA. A direção geral, composta por um Diretor Geral, é auxiliada por um Comitê Assessor; por um Conselho de Investigação; por uma área de Relações Internacionais (Relações Científicas Internacionais) e por uma Oficina de Transferência de Resultados de Investigação (OTRI). Subordinadas à Direção Geral existem duas Subdireções Gerais - unidades operativas dedicadas à

gestão de programas e à execução de Investigação e Desenvolvimento (ID): a Subdireção Geral de Prospecção e Coordenação de Programas (SGPCP) e a Subdireção Geral de Investigação e Tecnologia (SGIT).

Figura 3.3 – Estrutura organizacional do Instituto Nacional de Investigação e Tecnologia Agrária e Alimentária (INIA), Espanha.

Fonte: INIA (2009a. Tradução do autor).

Por seu caráter autônomo, sob o ponto de vista comercial, administrativo e financeiro, o Instituto dispõe de uma Secretaria Geral, dedicada a assuntos internos. Suas atividades são desenvolvidas por diversas áreas que se ocupam da coordenação administrativa; gestão econômica, financeira, contábil e patrimonial; recursos humanos, controle de promoção científica e prevenção; legislação e regimento interno e serviço de documentação, biblioteca e publicações (Figura 3.3).

3.3.1 Missão, objetivos e estrutura de investigação do INIA, Espanha

O INIA é um organismo público, com caráter autônomo, cuja missão é a execução de Investigação, Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em matéria agrícola, pecuária, alimentária, florestal e meioambiental. Essa missão inclui as seguintes funções: (i) elaborar e executar projetos de ID de acordo com as prioridades estabelecidas

pelos Programas Nacionais e pelos Programas do Mar da União Européia nas áreas agroalimentar e meioambiental; (ii) executar projetos de ID por requerimento dos diversos Departamentos da Administração Geral do Estado (AGE) mediante a contratação de empresas do setor. Suas ações gerais, segundo o que estabelecem os seus Estatutos aprovados pelo Decreto Real 1951/2000, de 1° de dezembro, envolvem dupla vertente: de gestora e de executora de pesquisa, desenvolvimento e inovação agroalimentar.

De acordo com essa dupla função, seus objetivos são: (i) programação, coordenação, concessão de recursos, execução e avaliação das atividades de investigação científica e técnica; (ii) a execução das funções de investigação e desenvolvimento tecnológico, inclusive transferência de tecnologias em matéria agrária e alimentar. A área de Relações Científicas Internacionais intermedeia contatos entre pesquisadores visando abrir novas vias de cooperação e intercâmbio. Simultaneamente, mantém e impulsiona as relações institucionais do INIA com seus congêneres estrangeiros ou com organismos internacionais nas mesmas áreas de investigação de sua competência.

A OTRI, oficina dedicada à transferência dos resultados de ID do Instituto, realiza três funções básicas: de difusão; de gestão; e de colaboração, tanto aos pesquisadores do INIA, como a outros de entidades públicas e privadas externas. Quanto à difusão, seu objetivo principal é colocar à disposição de outras entidades públicas e privadas os resultados das investigações desenvolvidas no INIA sob formas de cooperação, que sejam adequadas a ambos e úteis à sociedade. O serviço de divulgação do INIA, como unidade editora do Ministério de Ciência e Inovação, por meio da OTRI, edita publicações periódicas, monografias e uma revista de divulgação, além de gerenciar esse processo.

Colabora com os pesquisadores, orientando-os em atividades próprias de transferência de informação que não lhes são específicas a fim de facilitar-lhes os contatos com outras entidades; cuida da formalização de convênios e contratos de colaboração com entidades públicas e privadas, de registros de patentes e variedades vegetais, resultantes de pesquisa do INIA ou compartilhada com outros organismos; elabora contratos de licença de exploração de patentes e variedades vegetais; organiza feiras e eventos; edita publicações do INIA etc. Colabora com outras entidades públicas e privadas, facilitando seus contatos com a pesquisa e desenvolvimento no Instituto, principalmente por meio da carteira de oferta tecnológica e das publicações do INIA.

A programação de pesquisa do Instituto inicia-se com a elaboração do Plano Nacional de Investigação, Desenvolvimento e Inovação Tecnológica a cargo da SGPCP, como um instrumento para fomento e coordenação geral da investigação científica e técnica. Nesse plano quadrienal, são definidos os objetivos, as estratégias, as linhas instrumentais e as prioridades de pesquisa, decorrentes de prospecção de demandas que devem responder aos três princípios básicos da Estratégia Nacional de Ciência e Tecnologia (ENCYT), a saber: (i) colocar a Investigação Desenvolvimento e Inovação (IDI) a serviço da cidadania, do bem-estar social e do desenvolvimento sustentado, com plena e igual incorporação da mulher; (ii) fazer da IDI um fator de melhoria da competitividade empresarial; (iii) reconhecer e promover a ID como um elemento essencial para a geração de novos conhecimentos.

O VI Plano Nacional de Investigação Científica, Desenvolvimento e Inovação Tecnológica 2008-2011 contempla seis linhas instrumentais que se desenvolvem através de programas nacionais: (i) linha instrumental de Recursos Humanos; (ii) de projetos de IDI; (iii) de Fortalecimento Institucional; (iv) de Infraestruturas Científicas e Tecnológicas; (v) de Utilização de Conhecimento e Transferência Tecnológica; (vi) de Articulação e Internacionalização de Sistema (INIA, 2009b).

A linha instrumental de projetos de IDI agrupa instrumentos cujos objetivos estratégicos são favorecer a geração de novos conhecimentos, a aplicação de conhecimento existente, a solução de problemas e exploração desses conhecimentos para a inovação. A execução dessa linha se desenvolve por projetos de pesquisa apresentados, avaliados e aprovados pela SGIT. Quatro programas nacionais são estabelecidos para desenvolver essa linha instrumental: (i) Programa Nacional de projetos de pesquisa fundamental (básica); (ii) de pesquisa aplicada; (iii) de pesquisa experimental; (iv) de inovação. Os projetos para esses programas são elaborados, apresentados e, quando aprovados, executados por grupos multidisciplinares de pesquisadores e respectivas equipes dos diversos Centros e Departamentos de Investigação do INIA, distribuídos pelo país.

A estrutura da SGIT é constituída por três Centros e seis Departamentos: Centro de Investigação em Saúde Animal (CISA); de Investigação Florestal (CIFOR); de Recursos Fitogenéticos (CRF); Departamento de Melhoramento Genético; de Proteção Vegetal; de Reprodução Animal; de Tecnologia de Alimentos; de Meio Ambiente; de Biotecnologia. Dispõe, além disso, de cinco campos em Madri e seus

arredores; de cinco fazendas experimentais para ensaios de variedades em diversas zonas do país. Para executar as atividades de IDI e de gestão científica, o Instituto contou, em 2008, conforme INIA (2009c), com 858 pessoas: 201 investigadores, 298 de apoio e 279 contratados, além de 80, que se encontram em formação.

Os projetos de IDI, além de buscarem soluções para problemas agropecuários, agroindustriais e agroambientais, perseguem a obtenção de novos conhecimentos gerais, científicos e técnicos. Nesse sentido, o Instituto incentiva a apresentação de projetos constituídos por dois ou mais subprojetos, cuja coordenação esteja a cargo de outros grupos de pesquisa da mesma ou de distintas entidades e cujo esquema de cooperação científica permita alcançar objetivos que, dificilmente, poderiam ser obtidos em um contexto mais restrito. Essa ação busca romper a tradicional tendência à fragmentação de grupos e à dispersão de recursos. Do mesmo modo, o INIA vem incentivando a criação de diferentes redes temáticas com o objetivo de envidar esforços de IDI em nível nacional e dos programas Marco da União Européia. Por meio dessas redes, pretende fomentar a realização de pesquisas coordenadas por grupos públicos e privados.

3.4 ARS: ORIGEM E ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO ARS,