• Nenhum resultado encontrado

5.2 Fabricantes de Máquinas e Equipamentos para as Fazendas (A e B)

5.2.4 Inovação e Projeto do Produto/Processo

O fabricante A sabe que seu principal triunfo é a inovação de seus equipamentos para se manter competitivo nesse concorrido mercado. Recebeu prêmio da visão da agroindústria nacional em 2009, pelo desenvolvimento e produção do “Transbordo de Arrasto”, equipamento utilizado na colheita mecanizada que tem a função de armazenar a cana colhida e elevá-la ao treminhão para transporte à usina.

Os clientes do fabricante A participam do processo de inovação quanto a comunicação de suas necessidades nas fazendas. No desenvolvimento, existe a participação de um grupo interno formado pelos departamentos de Engenharia de Produto, Qualidade, Processos, Compras, Produção, Comercial e Marketing. Os fornecedores não participam do desenvolvimento de novos produtos.

O fabricante B procura atender a necessidade de inovação nos equipamentos baseados nas necessidades dos clientes que estão sempre alinhados a características como: durabilidade, produtividade e redução de custos nas fazendas.

O fabricante B tem um método de desenvolvimento de produto que tem como objetivo projetar máquinas e equipamentos eficientes no consumo de combustível ou na longevidade dos sistemas e da necessidade de manutenção.

Os clientes do fabricante B são envolvidos no processo de desenvolvimento de novos produtos em dois momentos distintos: no início em que os clientes demandam da necessidade e no fim do processo em que o produto desenvolvido é testado nas fazendas para serem liberados para a produção. O envolvimento dos colaboradores (principalmente engenheiros), dos clientes e dos fornecedores no processo de desenvolvimento de novos produtos na empresa é efetuado com teste de campo, acompanhado pelo fornecedor. Os principais indicadores utilizados são o “Mean Time to Repair” - MTTR e “Mean Time Between

Failures” – MTBF, que são indicadores relacionados a confiabilidade de aplicação.

Os fornecedores do fabricante B são envolvidos no decorrer do desenvolvimento, auxiliando na execução do projeto.

Existem reuniões trimestrais do fabricante B que envolvem todos da rede para atualização das ações, dos resultados, previsões de lançamento para os novos projetos em desenvolvimento.

O Quadro 27 mostra o encontrado na pesquisa de campo com relação as principais práticas do elemento “Inovação e Projeto do Produto”.

Quadro 27 - As principais práticas do elemento “Inovação e Projeto de Produto” para os fabricantes de máquinas e equipamentos.

Fabricantes

Práticas A B

Envolvimento do cliente no processo de desenvolvimento de

novos produtos e processos.

Há envolvimento dos clientes na comunicação de suas

necessidades.

Há envolvimento dos clientes no início do projeto com a comunicação de suas necessidades

e no final com os testes de campo para sua aprovação. Envolvimento do fornecedor no

processo de desenvolvimento de novos produtos e processos.

Não há envolvimento dos fornecedores.

Os fornecedores são envolvidos na colaboração com o desenvolvimento de novos projetos. Fonte: Elaborado pelo autor.

Tanto a empresa A como a B, tem como triunfo a inovação de seus produtos para enfrentar a competitividade no mercado de máquinas e equipamentos para as lavouras canavieiras. A empresa B procura envolver os fornecedores no desenvolvimento, enquanto que a empresa A tem uma relação puramente comercial com seus fornecedores.

5.2.5 Gestão de Pessoas

O fabricante A faz treinamento de integração do funcionário que contempla as atividades desenvolvidas pelo empregado nas suas funções. Não há um programa de recursos humanos de sugestões para melhoria que premie sugestões aceitas e implementadas. Também não há um planejamento formal que fomente atividades de trabalho em equipe pelo departamento de recursos humanos da empresa.

O fabricante B tem o treinamento como base para desenvolvimento de programas de qualidade. Possui um projeto, chamado de “Multiplicadores”, voltado para os empregados em que a empresa capacita e os faz multiplicadores. Outro projeto são os treinamentos técnicos e operacionais para os operadores das fazendas, realizado na própria empresa e também em vãs montadas para treinamento nas fazendas. O objetivo da empresa é que os clientes ganhem em produtividade e redução de custos com a operação adequada da colhedora.

Existe um programa de sugestões para melhoria, chamado “Café com o Diretor”, que consiste de reuniões mensais de todos os empregados de uma determinada área fabril com o Diretor Industrial do fabricante B. Desta reunião, são coletadas as sugestões e avaliadas por uma comissão. As sugestões aprovadas são implementadas.

O Quadro 28 mostra o encontrado na pesquisa de campo com relação as principais práticas do elemento “Gestão de Pessoas”.

Quadro 28 - As principais práticas do elemento “Gestão de Pessoas” para os Fabricantes de Máquinas e Equipamentos.

Fabricantes

Práticas A B

Desenvolver a cultura da melhoria contínua dos produtos, processos

e serviços.

Está em fase inicial de programas que incentivam atividades de

melhoria continua.

Incentiva programas de melhoria contínua.

Treinar empregados e formar equipes de trabalho.

Treinamento de integração do funcionário que contempla as atividades desenvolvidas pelo empregado nas suas funções.

A empresa treina empregados da empresa e empregados dos clientes. Incentiva a formação

de equipes de trabalho. Fonte: Elaborado pelo autor.

Os fabricantes de máquinas e equipamentos A e B sabem da importância de estimular a disseminação da cultura da melhoria contínua em seus processos. O fabricante A está em fase inicial de implantação de programas motivacionais voltados para a melhoria contínua. Procura estimular o envolvimento dos funcionários em ações voltadas para oportunidades de melhoria. Enquanto o fabricante B possui uma estrutura com ações mais consolidadas, pois faz uso do sistema World Class Manufacturing (WCM), que é a última evolução do processo do sistema Toyota de produção. Nesse sistema, uma das metas é criar uma cultura de resultados por meio da disciplina e da melhoria na formação das pessoas e de equipes de trabalho.