• Nenhum resultado encontrado

Capítulo 2 Estágio na Biblioteca da FCUP

2.1. Instituição de acolhimento

A FCUP, instituição acolhedora deste trabalho, é uma das mais antigas faculdades da Universidade do Porto (UP). Quando a UP foi criada, a 22 de março de 191123, incluía apenas duas faculdades24, Ciências e Medicina, que ocupavam o atual edifício da Reitoria, na Praça dos Voluntários da Rainha (desde de 1936 Praça Gomes Teixeira), onde antes havia funcionado, desde 1803, a Academia Politécnica25, entretanto extinta. A faculdade de Ciências dedicava-se, como estava previsto na legislação, ao ensino das ciências matemáticas, físico-químicas e histórico-naturais, disponibilizando ainda as cadeiras de engenharia ministradas na Academia Politécnica. Se quisermos ser um pouco mais exaustivos, podemos ainda mencionar que o ensino das ciências na cidade do Porto terá raízes ainda mais antigas, nomeadamente a Aula Náutica, criada em 1762 e a aula de Debuxo e Desenho, criada em 1779. Mais de duzentos e cinquenta anos de tradição no ensino científico.

A crescente oferta de cursos lecionados na FCUP ao longo das décadas seguintes, em conjunto com a desadequação do edifício perante as novas necessidades, levou a que se equacionasse uma mudança para novas instalações. O local escolhido foi a zona do Campo Alegre, atualmente designada como Polo 3 da UP. O planeamento das obras foi delineado ainda na década de 198026. A primeira referência nas atas do Conselho Diretivo da FCUP sobre a disponibilização das verbas para o efeito data de 24 de abril de 198527. O processo de construção começou pouco depois, foi gradual e durou vários anos. A transferência da faculdade para os novos edifícios iniciou-se em 1996/97 e ficou concluída em 2007. A ocupação do edifício do Departamento de Matemática apenas se

23 Decreto do Governo de 22 de março de 1911, publicado no Diário do Governo de 24 de março de 1911 e Decreto de 19 de abril de 1911, publicado no Diário do Governo de 22 de abril de 1911.

24 Estava ainda planeada a criação de uma Faculdade de Comércio, algo que nunca chegou a acontecer. 25 A Academia Politécnica, formada em 1837, herdou da Academia Real da Marinha e Comércio do Porto, a missão de formar um amplo espetro de profissionais, de áreas que iam das engenharias às artes, passando pelo comércio, agricultura, atividade naval e militar.

26 Processo de obras nº 494. [em linha] [acedido a 7 de fevereiro de 2019] Disponível em: https://repositorio- tematico.up.pt/handle/10405/2351.

27Livros de atas das reuniões do Conselho Diretivo da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. (1984-1989). [em linha] [acedido a 3 de maio de 2019] Disponível em: https://repositorio- tematico.up.pt/handle/10405/48006.

deu em 200228. O conjunto bibliográfico da FCUP foi sendo transferido, gradualmente,

do atual edifício da reitoria para estas novas instalações. Cada departamento tinha a sua própria biblioteca.

Imagem 1 – 1. Planta da FCUP. A azul o edifício do Departamento de Matemática, onde se encontra a Biblioteca.Disponível em https://sigarra.up.pt/fcup/pt/instal_geral.edificio_view?pv_id=1323. 2.

Vista aérea da FCUP.Disponível em https://www.google.pt/maps/@41.1497879,- 8.6366249,298a,35y,39.41t/data=!3m1!1e3?hl=en. 3. Fotografia do exterior do referido edifício.

Disponível em https://noticias.up.pt/faculdade-de-ciencias-comemora-103-o-aniversario/.

2.1.1. A Biblioteca da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto

O espólio bibliográfico da FCUP estava dividido pelas bibliotecas departamentais e de estabelecimentos anexos, e pela Biblioteca Geral. Apesar da Biblioteca Geral de Ciências ter sobrevivido ao grande incêndio no edifício da Praça Gomes Teixeira, a 20 de abril de 1974, a mudança para o Campo Alegre ficou marcada, desde cedo, por uma

28 FERNANDES, Maria Eugénia Matos (coord) - A Universidade do Porto e a cidade. Edifícios ao longo

inundação. Muita documentação, livros e periódicos, que aguardavam, no chão, colocação final, ficaram danificados ou foram mesmo destruídos. Um acontecimento que nos foi recordado por Maria José Santos, da secretaria do Departamento de Matemática. A nível de arquivo, para além do que se perdeu em 1974, facilmente percetível pelas várias lacunas de informação no arquivo central da UP, é raro encontrarmos elementos anteriores a 1980.

Entre 1996 e 2012, as bibliotecas dos vários departamentos foram aumentando as suas coleções. Isoladas, corriam o risco de adquirirem obras em duplicado, esbanjando recursos, ao mesmo tempo que, rapidamente, esgotavam o espaço disponível. A criação de uma biblioteca central foi uma decisão natural concretizada a 10 de outubro de 2012, com a inauguração da BFCUP pelo diretor da faculdade, Professor António Fernando da Silva, e pelo reitor da UP, Professor José Marques dos Santos. No início de 2013, a biblioteca ocupava quatro pisos do lado poente do edifício do Departamento de Matemática (do -1 ao 2), com uma extensão linear bibliográfica de cerca de 8,5 quilómetros29. A biblioteca, como entidade viva, não parou de crescer. Recebeu várias doações, das quais a Coleção Professor Rogério Nunes é apenas um exemplo. Incorporou ainda mais bibliotecas ligadas à FCUP, como foi o caso da do IBMC (Instituto de Biologia Molecular e Celular), e foi, ainda, recebendo as aquisições que cada departamento foi fazendo, bem como os novos números dos vários periódicos que assina.

Como facilmente se percebe, a necessidade de aumentar a capacidade de resposta da biblioteca levou ao uso do piso -2, sobretudo para depósito. O espaço não foi pensado para receber livros ou documentação, sobretudo pela presença de diverso equipamento de apoio ao edifício. No entanto, depois de ter sofrido uma remodelação, foi inaugurado a julho de 2014 como a solução possível.

Dadas as suas características, não nos podemos abster de frisar, a biblioteca não é um arquivo. Não seria legítimo esperarmos ter à nossa disposição todos os recursos que as boas práticas do tratamento documental requerem. Muito do material que nos foi posto

29 Biblioteca da FCUP - Conhecer Biblioteca, Breve Apresentação. Notícias da Biblioteca [em linha] nº 1,

Ano I, janeiro/fevereiro (2013). [acedido a 8 de janeiro de 2019] Disponível em:

à disposição é usado no trabalho de biblioteca, sendo algum dele comum aos dois campos. O restante exigiria um investimento por parte da FCUP que, dado o contexto administrativo vivido no período de estágio, não foi possível realizar. No início do ano de 2019 decorreram eleições para a direção da FCUP. Embora a eleição propriamente dita tenha ocorrido apenas a 15 de março, o processo implicou um período moratório que afetou em grande medida as despesas que os serviços da faculdade poderiam fazer. Em suma, durante um largo intervalo temporal, não se puderam efetuar despesas que não tivessem sido previamente aprovadas. Algum tempo depois do referido processo eleitoral, e como sua consequência, deu-se uma mudança na direção da biblioteca. A 6 de maio, a Dra. Maria da Conceição Santos, Professora Catedrática do Departamento de Biologia, tomou posse como Diretora da Biblioteca, substituindo no cargo o Dr. José Luís Santos, Professor Catedrático do Departamento de Física e Astronomia, que havia cessado funções no final de abril. Como parte desta mudança, a nova Direção da Faculdade apresentou novas ideias, novos projetos e, naturalmente, novas estratégias para a condução do dia-a-dia da faculdade e, mais especificamente, da biblioteca. Com todos estes diferentes contextos, foi necessário, de quando em vez, reconsiderarmos os nossos objetivos iniciais tendo em conta o material, e outros recursos, que seria possível obter. Da parte da equipa da biblioteca, da Dra. Célia Cruz, com quem trabalhamos mais de perto, mas também, e sem exceções, dos restantes membros, obtivemos sempre toda a colaboração.