• Nenhum resultado encontrado

5.2 Análise das Interações no Fórum de Dúvidas: Aprendendo a aprender

5.2.3 Interação Aluno-Aluno

educacional, a necessidade de um acompanhamento gradual e constante por parte dos “atores”103 envolvidos na “cena” da interação é necessário. Se o aluno, tutor, ou

professor não acompanham, diariamente, os diálogos ( e muitas vezes os “multílogos”) que acontecem nos fóruns educacionais, a compreensão de cada fato fica comprometida. A seguir, o Tutor 4 interage com o aluno 4 expressando a sua satisfação em relação à contribuição feita no fórum. Somando-se a isso, o Tutor 4 retoma o assunto, resumindo, brevemente, a noção da dupla articulação, e levando o aluno a refletir sobre o lugar que a morfologia ocupa dentro desse contexto da dupla articulação. Para isso o Tutor 4 modaliza104 o seu discurso de maneira a incentivar o aluno a prosseguir com o estudo e com a postagem de novas contribuições:

Re: dúvida105

por [Tutor(a)] 4 - sábado, 28 agosto 2010, 09:11 Oi ALUNO 4,

Ficamos felizes com a sua contribuição. Você expôs bem o conceito de dupla articulação. Realmente, a dupla articulação é uma característica da linguagem. A primeira articulação diz respeito à forma, ao aspecto estrutural. Nela estão situadas a MORFOLOGIA, que estuda a forma, e a SINTAXE, que dá conta de como as estruturas se organizam. Já na segunda articulação estão a fonética e a fonologia, que estudam os sons e os demais aspectos envolvidos na produção da fala. Ratifico apenas a última consideração, já que a morfologia está na primeira articulação.

Como o próprio nome já diz, existe para a realização da linguagem uma articulação, portanto, não se pode desconsiderar nenhum dos aspectos mencionados na discussão.

Esperamos que a noção de dupla articulação esteja mais clara. E aguardamos mais contribuições. Bom fim de semana e um abraço,

[Tutor(a)] 4.

Recorte de interação aluno 4 – tutor 4 em agosto de 2010

Observamos, no recorte anterior, a retomada da discussão pelo interlocutor tutor e, ao mesmo tempo, a chamada à reflexão, através de um discurso modalizado pelo incentivo, motivação e pelo diálogo de vozes. No item 5.2.3 a atenção é dirigida à interação entre os interlocutores aluno-aluno.

5.2.3 Interação Aluno-Aluno

103 Aluno, tutor e professor.

104 A modalização do discurso, principalmente dos interlocutores tutor e professor, é uma característica recorrente na interação em fóruns educacionais.

O recorte analisado foi da interação entre aluno e aluno retirado de uma interação ocorrida em agosto de 2010, no período 2010-2. Os interlocutores discursivos são aluno 11 e aluno 10:

Re: dúvida106

por ALUNO 11 - segunda, 30 agosto 2010, 23:59 Olá ALUNO 10, tudo bem?

Peço licença aos professores e tutores, para tentar lhe auxiliar na dúvida em comento.

Como sabemos, ao longo da história, primeiramente houve a adoção da Gramática para auxiliar na padronização da língua. Assim, viam no conhecimento das estruturas das palavras um arcabouço para que a linguagem ocorresse satisfatoriamente.

Após o aprofundamento da linguística e da chamada visão holística da língua (não se pode entender a língua isoladamente, mas concatenando todos os elementos mórficos, semânticos e pragmáticos) é que surgiu a necessidade de associar a relação forma (morfo) e sintaxe (ordenar). Ou seja, a ordenação e entendimento da palavra em seu contexto morfossemântico.

Tentarei exemplificar, assim ficará mais fácil entendermos esse emaranhado que se criou! Gostamos muito de estudar morfologia!

Nesta frase, se retirarmos um dos elementos mórficos, como por exemplo, o vocábulo morfologia, a palavra não perde sentido. Logo, entende-se que pela ordem ela está com sentido. É uma oração. Já, se retirarmos o advérbio de intensidade e a preposição de ela ficará sem nexo.

Gostamos estudar morfologia.

Assim, conseguimos perceber que não há como estudar a forma, sem a função. Espero ter auxiliado, cara colega!

Abraços fraternos!

ALUNO 11

Recorte de interação aluno 11-aluno10, realizada em agosto de 2010

No recorte transcrito, o aluno 11 pede licença aos professores e tutores da disciplina para colaborar com o esclarecimento da dúvida do colega aluno 10. Observamos que a interação entre os interlocutores aluno-aluno é um dos diferenciais da Educação a Distância e, mais especificamente, dos fóruns educacionais do MOODLE. Diferentemente da sala aula presencial, marcada por movimentos mais uniformes, onde o professor assume a posição de autoridade e de detentor do saber, no fórum educacional o aluno assume novas atribuições, responsabilidades e papéis: Ele é convidado a refletir, a contribuir, a ajudar, a construir, a colaborar com todo o processo de ensino aprendizagem. Tal necessidade é observada de forma bem marcante no Fórum de Dúvidas. O aluno sente-se à vontade para participar dos debates e discussões travados, retomando as vozes, sintetizando, concordando, refutando, enfim, participando

da construção de conhecimento. Na interação seguinte, o aluno 10 agradece o esclarecimento prestado pelo aluno 11 no que se relaciona à dúvida levantada.

Re: dúvida107

por ALUNO 10 - terça, 31 agosto 2010, 00:26 Caro colega ALUNO 11,

grata pela explicação e a exemplificação óbvias. Elas me deram maiores esclarecimentos e uma melhor noção de entendimento sobre as duas palavras, na junção da palavra morfossintaxe. E entendo, agora realmente, que uma complementa a outra.

Abraços amigos!

Recorte de interação aluno 10-aluno11 em agosto de 2010

A seguir apresentamos um gráfico com as estratégias de interação identificadas ao longo das interações dos interlocutores - professor, tutores e alunos - no Fórum de Dúvidas. Das 68 interações realizadas no Fórum de Dúvidas, 16 interações refletiram indagações e/ou problematizações com o conteúdo; 16 interações refletiram colaboração com o conteúdo trabalhado; 14 interações refletiram colaboração com a condução da disciplina; 6 interações refletiram interação social; 5 interações refletiram proposta e/ou pedido de ajuda e /ou esclarecimentos; 5 interações refletiram indagações e/ou problematizações relacionadas à condução da disciplina; 03 interações refletiram recondução e/ou redirecionamento; 02 interações refletiram síntese e/ou retomada e 01 interação refletiu motivação e/ou incentivo:

Gráfico 10: Percentual das estratégias de interação de professor, tutores e alunos no Fórum de Dúvidas.

Ao considerarmos os interlocutores professor, tutor e aluno no Fórum de Dúvidas, observamos uma predominância das estratégias de interação centradas em indagação e/ou problematização com o conteúdo; colaboração com o conteúdo trabalhado e colaboração com a condução da disciplina. Tais estratégias e modos de dizer se configuraram como recorrentes se considerarmos os 3 interlocutores de forma geral. No que se relaciona às estratégias utilizadas pelo interlocutor professor, especificamente, observamos que:

Gráfico 11: Percentual das estratégias utilizadas pelo interlocutor professor no Fórum de Dúvidas

Em relação ao interlocutor tutor, observamos que 10 interações refletiram colaboração com a condução da disciplina; 07 interações refletiram colaboração com o conteúdo trabalhado; 04 interações refletiram questionamentos, indagações e /ou problematizações relacionadas ao conteúdo da disciplina; 03 interações refletiram recondução/ redirecionamento; 02 interações refletiram propostas e/ou pedido de ajuda e /ou esclarecimentos; 02 interações refletiram colaboração com a condução da disciplina; 01 interação refletiu motivação e incentivo e 01 interação refletiu síntese e retomada.

No tocante ao interlocutor aluno, 12 interações refletiram questionamentos, indagações e /ou problematizações relacionadas ao conteúdo da disciplina; 06 interações refletiram algum tipo de interação social; 05 interações refletiram colaboração com o conteúdo trabalhado; 04 interações refletiram colaboração com a condução da

disciplina; 03 interações refletiram questionamentos, indagações e /ou problematizações relacionadas à condução da disciplina e 03 interações refletiram propostas e/ou pedido de ajuda e /ou esclarecimentos.

Podemos dizer que as estratégias de interação predominantes no Fórum de Dúvidas, no que se relaciona ao interlocutor professor, foram as estratégias que refletiram os modos de dizer de síntese e de retomada. O uso de tal estratégia, de tal “modo de dizer”, tinha o propósito de esclarecer dúvidas relacionadas ao conteúdo da disciplina. Em relação ao interlocutor tutor as estratégias recorrentes foram centradas em colaboração com a condução da disciplina, colaboração com o conteúdo trabalhado, questionamentos, indagações e /ou problematizações relacionadas ao próprio conteúdo da disciplina. Além dessas, as estratégias de recondução e ou redirecionamento do conteúdo tratado foram recorrentes. O interlocutor aluno, por sua vez, utilizou questionamentos, indagações e /ou problematizações relacionadas ao conteúdo da disciplina, alguns tipos de interação social e colaboração com o conteúdo trabalhado. Observamos, de forma geral, que o fórum de dúvidas promoveu uma interação mais eficiente, uma vez que os alunos sentiram-se mais livres para contribuir, sem imposições e/ou exigências da tutoria e do professor. Paralelamente, observamos no FD o propósito dos alunos de ajudar aos colegas, a partir das próprias necessidades individuais e do grupo. Um exemplo disso é a não ocorrência da interação PR108, onde o aluno transcrevia a questão criada pelo professor e/ou tutor e, em seguida, transcrevia a resposta, a partir do material impresso. Tal estratégia (PR) se mostrou recorrente apenas no Fórum Temático, onde a proposição era criada pelo tutor/ professor, gerando uma possível imposição no que se relacionava à participação dos alunos. No item 5.3, focamos a análise das interações no Fórum do Café.