• Nenhum resultado encontrado

4. MATERIAL E MÉTODOS 73

4.3 Justificação da Unidade Didáctica de Dança 77

A elaboração desta UDD tem por base a análise dos alunos do 8º A da Escola E.B. 2/3 Nicolau Nasoni (ano lectivo 2007/2008), a análise do PNEF do 3º Ciclo do EB em vigor, a análise das condições de ensino e da estrutura/contexto da modalidade em causa. Assim sendo, antes de decidir a extensão e sequência dos conteúdos a abordar, foi necessário conhecer um pouco melhor a modalidade, analisar as circunstâncias existentes para o ensino desta modalidade, analisar o programa e o nível de partida do nosso processo (através da atribuição de um nível de desempenho aos alunos, com base na avaliação diagnóstica).

Antes de mais importa referir que, apesar de a maioria dos alunos do 8º A nunca terem tido algum tipo de contacto com a Dança, a avaliação diagnóstica é fundamental, uma vez que a Dança engloba conteúdos que são transversais a outras modalidades (ex: ginástica rítmica), nomeadamente o ritmo, a orientação espaço-temporal, o equilíbrio e a criatividade. Além disso, é

muito importante avaliar os níveis de partida no que se refere à socialização da turma, dado que na Dança grande parte do trabalho deve incidir ao nível dos conceitos psicossociais. Assim sendo, a atribuição de um nível inicial aos alunos desta turma resultou da avaliação diagnóstica realizada informalmente na primeira aula prática: observação e registo dos comportamentos dos alunos durante a realização dos primeiros exercícios da aula. Os critérios de avaliação foram pré-estabelecidos com base no PNEF do 3º Ciclo do EB (objectivos da Dança na EF). Através dos resultados é possível verificar que a média da turma foi 1 (“nível introdutório”). No entanto, segundo o programa, no bloco de ARE que faz parte das matérias nucleares, o nível de partida dos alunos do 3º Ciclo, deveria ser “parte do nível elementar”, como tal, o programa do 3º Ciclo, na parte das matérias nucleares, não faz referência aos conteúdos do “nível introdutório”. O mesmo programa, no bloco de ARE que faz parte das matérias

alternativas, não especifica os níveis em função do ano de escolaridade, logo

serão considerados os conteúdos do nível introdutório, pois nesta parte já se encontram especificados.

A UDD conta com onze aulas, seis com duração de 45 minutos e cinco com duração de 90 minutos. Como tal, optamos por seleccionar um leque alargado de tipos de Dança, incluindo as sugeridas no programa na parte das matérias alternativas (D. Sociais, D. Tradicionais Portuguesas e Aeróbica), uma vez que, no processo de preparação e organização da instrução, não podemos deixar de contemplar a lógica de abordagem da Dança na Escola segundo os programas de EF emanados pelo Ministério da Educação. No entanto, optamos por incluir também outros tipos de Dança (D. Clássica, D. Moderna, D. Africanas e D. Urbanas) não sugeridos pelo programa, sendo que o principal motivo foi o “factor actualidade”. A ordem da abordagem dos diferentes tipos de Dança, não será dada a conhecer aos alunos, no sentido de os manter expectantes e motivados durante todas as aulas da UDD e evitar que faltem às aulas em que serão abordados os tipos de Dança que menos gostam. O Hip Hop será abordado na Aula 8 e será referido apenas que numa das últimas aulas irão ter uma surpresa (a aula será leccionada por uma professora especialista no Hip Hop).

Quanto às habilidades motoras referidas na parte das matérias nucleares, o programa não especifica o tipo de Dança, apenas propõe: sequências de saltos, de voltas e de passos. Estas sequências serão exercitadas em cada tipo de Dança que iremos abordar, visto que, em todas elas existem saltos, passos e voltas, mas serão abordadas com o ritmo característico do tipo de Dança em causa. No entanto, os saltos e voltas serão especialmente exercitados nas aulas de D. Clássica e Moderna, visto serem habilidades características destes tipos de Dança.

Ainda com base no programa, relativamente aos projectos coreográficos, em todas as aulas serão transmitidas coreografias muito simples (base), relacionadas com o tipo de Dança em causa. Também a coordenação, fluidez e sintonia com a música serão exercitadas em todas as aulas pois são fundamentais para que se possa dançar com música.

O programa propõe ainda como objectivos, que o aluno seja capaz de ajustar a sua acção para realizar alterações ou mudanças da formação sugeridas pela dinâmica da música, evoluindo em toda a área. Este parece ser um dos objectivos mais difíceis de alcançar pelos alunos, pois implica muita prática, de forma a conseguirem rapidamente adquirir a noção do ritmo da música, efectuar a contagem dos tempos e aperceberem-se da mudança dos blocos. No entanto, é um aspecto muito importante e, como tal, será exercitado logo desde a 1ª aula prática.

Por último, o programa faz referência aos conceitos psicossociais, destacando a cooperação e apoio que os alunos deverão demonstrar uns com os outros na participação das actividades, apresentando sugestões aos colegas. Assim sendo, a cooperação e o respeito serão fomentados em todas as aulas e sem eles os alunos não poderão atingir os objectivos estabelecidos para as competências de atitude.

Não poderia deixar de parte o domínio da cultura desportiva, até porque a Dança é um excelente veículo de transmissão de cultura, uma vez que permite realizar uma viagem pelo mundo através da abordagem de diferentes tipos de danças originárias de diferentes países e diferentes culturas. Como tal, para a primeira aula (teórico-prática), está planeada a visualização de um filme

e posterior interpretação, onde será estabelecida a ponte entre a origem da Dança. Nesta aula, serão também fornecidos aos alunos documentos de apoio com curiosidades acerca da Dança, incluindo os nomes e endereços electrónicos de filmes históricos sobre Dança. Em cada aula, será transmitida a origem, as características principais e a terminologia específica do tipo de Dança em causa.

A última aula da UDD está destinada à avaliação sumativa, que tem como objectivo avaliar quantitativamente as competências de acção, as competências de conhecimento e as competências de atitude.

As competências de acção serão avaliadas através de dois testes práticos: uma coreografia de turma (a turma terá de escolher um tema e todos os alunos terão de participar na sua construção) e uma coreografia de grupo (a turma será dividida em seis grupos de quatro elementos – a cada grupo será atribuído, por sorteio, um tema diferente, correspondente a um dos diferentes tipos de Dança abordados).

Relativamente às competências de conhecimento, os alunos serão avaliados através da realização de uma tarefa teórico-prática, que consiste na realização de um cartaz de grupo relacionado com a história e características de um dos seis tipos de danças abordadas ao longo das aulas (os mesmos grupos da coreografia de grupo). Além disso, será proposto aos alunos que realizem uma exposição dos cartazes na biblioteca com o tema “Dança, pela tua saúde!”, no âmbito do tema da Área de Projecto “Vida Saudável”.

As competências de atitude serão alvo de avaliação contínua, ao longo de todas as aulas.

Posto isto, esta UDD foi elaborada tendo em conta as três grandes áreas de acção, referidas no CNEF (2001) como fundamentais para o desenvolvimento das competências específicas em dança: Interpretação, Composição e Apreciação. O mesmo documento refere ainda que, um trabalho de análise e discussão colectiva do movimento, assim como a mostra de filmes e a pesquisa bibliográfica de informação sobre a dança, conduzirão o aluno a um discurso oral e escrito, crítico e fundamentado, acerca da dança.

Ao longo das aulas, as coreografias serão ensinadas de acordo com o método da adição ou o método progressivo, visto que são os mais utilizados para principiantes.

Ao nível da instrução, tendo em conta que o espelho disponível no espaço onde irão decorrer as aulas é pequeno, será utilizada preferencialmente a representação espelhada, pois permite um maior controlo da turma, no entanto, para que os alunos observem alguns movimentos mais complexos, por vezes será utilizada a representação correspondente. Além disso, a professora estará quase sempre em exercitação com os alunos de forma a demonstrar o modo de execução das habilidades.

Em suma, através desta UDD, pretende-se que os alunos evoluam relativamente ao domínio de seu corpo, desenvolvendo as suas possibilidades de movimentação, descobrindo novos espaços/culturas, superando limitações e condições para enfrentarem novos desafios quanto aos aspectos motores, sociais, afectivos e cognitivos. Assim, tenciona-se criar oportunidades para os alunos se expressarem, serem criativos, espontâneos e conviverem com os colegas e com eles mesmos, preservando sempre o respeito mútuo.