• Nenhum resultado encontrado

3.2 Desenvolvimento da Análise: Construção do Protocolo de indicadores

3.2.3 Levantamento de Campo

Um formulário de pesquisa (Apêndice I) contendo questões fechadas e abertas foi aplicado com gestores municipais do Pnae através de entrevistas diretas para obtenção dos dados primários.

O questionário se referia à execução do Programa de Alimentação Escolar apenas no ano de 2013. As questões do questionário podem ser divididas em cinco grandes blocos:

1. Identificação do entrevistado: data de aplicação do questionário; nome do entrevistado e sua função; telefone e e-mail de contato;

2. Informações sobre a gestão e desenvolvimento do Programa no município; 3. Informações sobre as atividades da nutricionista;

4. Informações sobre as atividades do CAE; e

5. Informações sobre a compra da agricultura familiar e sua participação em todo o processo.

Em alguns casos, percebemos que os gestores municipais do Programa não estavam envolvidos diretamente na sua gestão e execução, ou estavam há pouco tempo. Nesses casos, as entrevistas ocorriam com mais outra pessoa, geralmente o responsável técnico ou a pessoa que havia realizado a prestação de contas.

3.2.3.2 Outras entrevistas

Na coleta de dados, entrevistas semi estruturadas com outros atores do Programa (agricultores, assistentes técnicos e extencionistas) foram realizadas em etapa preliminar e concomitante à construção do instrumento de análise (indicadores). Um roteiro foi utilizado nestas entrevistas que tiveram caráter exploratório e que possibilitou uma visão mais real de

39

todo processo de implementação e execução do Programa, bem como contribuíram para a construção dos indicadores junto com as hipóteses levantadas na fase de pesquisa bibliográfica.

Foram abordados temas relacionados à gestão do Programa, à participação dos agricultores, ao controle social, à intersetorialidade e às opiniões sobre as contribuições do Pnae para a SAN e o desenvolvimento local. Estas entrevistas, por um lado, ajudaram na compreensão in loco do Programa, por outro lado, permitiu uma análise mais ampla das características e percepções dos gestores e atores envolvidos.

Cada entrevista procurou incentivar uma discussão aberta e informal, permitindo a espontaneidade do entrevistado, deixando um “espaço livre para a expressão de ideias" (BOUTIN, 2007). As entrevistas foram gravadas e transcritas e posteriormente utilizadas tanto na parte teórica como na dos resultados deste trabalho. Na tabela 1apresentam-se os 11 entrevistados.

Tabela1. Relação dos atores-chave entrevistados, localização e caracterização dos entrevistados.

Identificação do entrevistado

Local da entrevista Perfil do entrevistado

Daniel Balaban Brasília Diretor do FNDE de 2006

a 2011

Extensionista1 Campinas Assistente agropecuário

na RMC

Agricultor 1 Porto Alegre Participante de uma

cooperativa que entrega na RMC

Agricultor 2 RMC Participante de uma

cooperativa que entrega na RMC

Gestor 1 Santa Bárbara d’Oeste Coordenador e responsável

técnico do Programa

Gestor 2 Santo Antônio de Posse Responsável pelo setor da

alimentação escolar da Secretaria de Educação do município

Gestor 3 Santo Antônio de Posse Secretário da Secretaria de

Educação do município

Gestor 4 Campinas Coordenador e responsável

técnico do Pnae no município

40

Gestor 6 Vinhedo Coordenador do Pnae no

município

Gestor 7 Vinhedo Responsável técnico do

Pnae no município Fonte: Dados da pesquisa, (2014).

3.2.3.3 Teste do Protocolo de Análise

Depois de concebido, o protocolo de análise foi testado em quatro municípios da RMC. A escolha da região se deu pela facilidade de acesso e proximidade dos municípios com a Universidade Estadual de Campinas e pela diversidade de municípios que a compõe. Inicialmente, solicitamos a concessão dos dados secundários ao FNDE para todos os 20 municípios da RMC. Os dados foram concedidos para todos os municípios que tinham realizado até o final de setembro de 2013 tanto a prestação de contas via SiGPC Contas Online como no Sigecon. No total, 14 municípios7 da RMC já tinham realizado a prestação de contas. Uma análise destes dados será apresentada no início do próximo capítulo, seguida da descrição detalhada do protocolo proposto para avaliação do Pnae e dos resultados de sua aplicação em alguns municípios da RMC.

Os 14 municípios foram contatados por diversas vias (e-mail, telefone e pessoalmente) para participação na pesquisa na etapa de teste do protocolo de indicadores. Um município (Americana) não aceitou participar devido ao processo eleitoral que estava ocorrendo no município no final de 2014. Quatro municípios aceitaram participar do teste: Campinas, Santa Bárbara d’Oeste, Santo Antônio de Posse e Vinhedo. Nesses municípios os formulários de pesquisa foram aplicados junto aos gestores e ou nutricionistas responsáveis do Programa. Os outros nove municípios não responderam ao convite até a última semana de novembro de 2014.

Os resultados desta pesquisa são apresentados no próximo capítulo. Nota-se que em cada bloco de resultados a amostra de municípios é diferente conforme as explicações acima, como mostra a figura abaixo.

7

Americana, Campinas, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Holambra, Indaiatuba, Itatiba, Monte Mor, Nova Odessa, Paulínia, Santa Barbara D'Oeste, Santo Antônio de Posse, Valinhos e Vinhedo.

41

Figura 6. Amostragem da pesquisa

43

4 RESULTADOS

Neste capítulo são apresentados e analisados os dados da pesquisa. Ele também traz as entrevistas realizas com os principais atores, suas percepções e experiências que são importantes para as análises dos resultados.

A primeira parte do capítulo, consiste na análise dos dados primários da execução do Pnae no ano de 2013 nos quatro municípios citados da RMC. Logo depois, apresentamos o detalhamento metodológico da montagem do protocolo de análise para o Pnae bem como os resultados do teste empírico de sua aplicação em parte da Região Metropolitana de Campinas.

4.1 Caracterização da RMC: Análise do repasse do FNDE e a agricultura na região