• Nenhum resultado encontrado

3. INTERPRETAÇÃO DA REALIDADE

3.3 O ESTÁDIO, O TERRENO E SUAS RELAÇÕES

3.3.2 LIGAÇÕES URBANAS E TRANSPORTE

No questionário online realizado com os torcedores, duas questões foram a respeito do meio de transporte utilizado por eles para se deslocarem ao estádio. Tendo em vista os diferentes horários e dias de semana possíveis, cada questão foi relativa a um cenário diferente: a primeira, a respeito dos dias de segunda à sexta-feira, uma vez que muitos trabalham ou estudam; já a segunda, sobre os meios utilizados nos sábados e domingos, em que, via de regra, os torcedores têm mais flexibilidade de horários e disposição para planejar seus trajetos.

Pedindo para que marcassem, no máximo, até duas opções, considerando que alguns casos poderiam variar mais que outros, foram registrados mais de 450 votos pelos 362 participantes, nos quais, observa-se a predominância do uso solitário do automóvel individual, seguido pela opção de pessoas que tem costume de realizar algum tipo de carona. Transporte público foi a opção mais próxima das já mencionadas, enquanto aqueles que optam pela bicicleta ou por ir a pé ficaram atrás até mesmo dos que utilizam algum serviço de transporte como táxis, Uber, Cabify ou outros.

Gráfico 1 - Questão 6 do Questionário

Gráfico 2 - Questão 7 do Questionário

Fonte: Adaptado do resultado via Google Forms

Uma vez que o resultado demonstra a hegemonia dos automóveis particulares (carros ou motos) no deslocamento dos usuários do estádio, alguns itens passam a ser fundamentais para esta pesquisa, como: o estudo das rotas mais comuns nas idas e voltas ao estádio, de todas as regiões possíveis da cidade e também Região Metropolitana; como se dá a chegada e circulação de veículos aos arredores do estádio; quais os pontos críticos; onde as pessoas estacionam seus automóveis; e qual a infraestrutura de transporte público e outros modais na região de influência, visando compreender como um projeto poderia tornar essas opções alternativas mais viáveis aos torcedores que desejarem utilizá-las.

Primeiramente, identificaram-se as principais rotas - mais rápidas e mais curtas - sugeridas pelo sistema​Google Maps

​ , partindo de diversos pontos da cidade

em direção ao estádio Couto Pereira e vice versa. Então, através da sobreposição dos mapas obtidos, percebeu-se que as rotas de ida e volta coincidem, dentro da área de influência estudada, de acordo com as regiões da cidade, levando, então, ao agrupamento em 3 categorias: os trajetos Norte (incluindo tanto bairros ao norte da região analisada, como o Santa Cândida, quanto a cidade de Colombo); trajetos Oeste (Santa Felicidade, parte norte do bairro Cidade Industrial, Campo Comprido); e trajetos Sul e Leste (bairros como Pinheirinho, Boqueirão, Sítio Cercado, Uberaba e também a cidade de Pinhais).

Outro fator relevante é que a Polícia Militar costuma fechar ou controlar o acesso a algumas ruas, seguindo o planejamento e as decisões do BPTran (Batalhão de Polícia de Trânsito). Para definir quais ruas serão controladas e por quanto tempo, o BPTran considera fatores como o tipo de campeonato (ou evento), expectativa de público, chegada de torcidas externas e escoltas, horário da partida e eventuais particularidades da data. No caso dos jogos do Coritiba, a Rua Floriano Essenfelder é, quase sempre, fechada para acesso exclusivo da torcida visitante, enquanto a Rua Amâncio Môro e a Rua Mauá, entre as esquinas com as ruas Amâncio Môro e 21 de Abril, costumam ser fechadas aos veículos.

Através da junção destas informações, formulou-se um mapa sintetizando-as dentro do recorte espacial determinado pela área de influência. Com isso, três esquinas, entre as ruas Ubaldino do Amaral, Amâncio Môro, Rua Mauá e 21 de Abril, foram identificadas como pontos chave na relação de fluxos pedonais e de automóveis.

Figura 11 - Mapa Síntese de Trajetos e Fluxos Fonte: Adaptado de Google Maps

Após o levantamento dos trajetos comuns aos usuários de automóveis, levantaram-se dados referentes ao transporte público e infraestrutura cicloviária. Segundo o IPPUC (2014), 99,6% da população da Regional Matriz está a menos de

250 metros de alguma linha de ônibus. Além disso, além do Terminal Guadalupe, a regional conta com dois terminais da Rede Integrada de Transporte - RIT, os terminais Cabral e Praça Rui Barbosa, que juntos podem receber até 270.000 passageiros por dia em suas 58 linhas de ônibus.

Quanto à malha cicloviária presente na região de influência estudada, observa-se que, além da ciclovia já consolidada ao redor do Passeio Público, existem projetos de vias calmas com ciclofaixas e ciclorrotas que circundam o entorno da região do estádio (PREFEITURA DE CURITIBA, 2015). Além disso, o projeto de instalação do sistema de compartilhamento de bicicletas na capital paranaense prevê quatro estações grandes e uma pequena dispostas dentro ou muito próximas ao limite dessa área de raio 1 quilômetro do estádio (GAZETA DO POVO, 2016).

Figura 12 - Transporte Público e Estrutura Cicloviária da Região de Influência Fonte: Adaptado de Google Maps e IPPUC.

Este mapa revela que a região apresenta uma tendência de se tornar mais segura e estruturada para os ciclistas. Além disso, observando que o Estádio Couto

Pereira se localiza no centro de uma área cercada por algum tipo de via propícia ao uso da bicicleta, o terreno ganha um futuro potencial atrativo conforme o projeto de reforma se adeque a esta tendência e apresente algum tipo de estrutura que receba os ciclistas e integre esse sistema.

Além das questões de infraestrutura já mencionadas, o estádio do Coritiba está localizado num ponto da cidade que o permite melhorar sua atratividade turística. Enquanto o estádio do rival Atlético Paranaense, o Joaquim Américo (Arena da Baixada), aparece em 11º na lista de atividades sugeridas do site

Tripadvisor

​ , com 1.155 avaliações e média de avaliação 4,5 (numa escala de 0 a 5),

o Couto Pereira aparece apenas em 73º, tendo média 4 e apenas 268 avaliações (até a data 25/10/2017).

Tal melhoria de atratividade turística, além de depender de investimentos nos meios de divulgação e marketing, poderia ocorrer buscando aliar o projeto arquitetônico paisagístico à proximidade (menos de 1 quilômetro) do Passeio Público que está incluso como ponto turístico e de parada na rota dos ônibus da linha turismo da cidade. A Linha Turismo tem mais de 3.300 avaliações no ​Tripadvisor

​ ,

com média 4,5.

Esse potencial turístico dos estádios pode ser comprovado através do exemplo de outras cidades que apresentam estádios, pelo menos, entre as 5 principais atrações recomendadas no site ​Tripadvisor

​ . No caso da Inglaterra, os

estádios Etihad Stadium e Anfield Stadium figuram entre as cinco principais atrações de suas cidades (Manchester e Liverpool, respectivamente), assim como o estádio Santiago Bernabéu, em Madri. Olhando para o cenário nacional, a capital gaúcha, Porto Alegre apresenta um caso interessante: os estádios Arena Grêmio e Beira Rio só perdem para o Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS. Além disso, a Itaipava Arena Fonte Nova, em Salvador-BA, ocupa o 5º lugar entre as atrações recomendadas da cidade mesmo que sem ter a influência direta da imagem de um clube, como nos casos citados anteriormente, uma vez que a arena é propriedade do governo baiano e tanto o Esporte Clube Bahia quanto o Esporte Clube Vitória podem utilizar mediante aluguel.