• Nenhum resultado encontrado

2 REVISÃO DA LITERATURA

3.2 Metodologia e métodos de pesquisa

3.2.2 Métodos de coleta de dados

Pesquisas qualitativas se baseiam em múltiplos métodos de pesquisa, tais como entrevistas, documentos e observações que possam fornecer respostas às questões de pesquisa. A escolha dos métodos de pesquisa é determinada pela questão de pesquisa e pelos objetivos do estudo. Enquanto entrevistas podem dar uma indicação de como as pessoas “vêem as coisas”, elas tendem a dar pouca importância a “como as pessoas fazem as coisas”, o que requere o uso de formas alternativas de coleta de dados, tais como a observação (MOLL et al., 2006).

Em função do exposto, esta tese utilizou como fonte de pesquisa publicações nacionais e internacionais e empregou os três tipos de coleta de dados supracitados: documentos da empresa pesquisada, entrevistas e observações. A pesquisadora passou o período de um ano e quatro meses coletando dados e realizando entrevistas em campo.

Quanto à coleta de dados, foi realizada a análise de diversos documentos, que compreenderam o período de 2000 (após a privatização da Eletriklight) até o 2011, tendo os principais sido citados no Quadro 9.

Quadro 9 - Lista dos Principais Documentos Analisados Durante a Pesquisa DOCUMENTOS ANALISADOS DURANTE A PESQUISA

Contratos com fornecedores e prestadores de serviços.

Planilhas de avaliação de desempenho financeiro dos fornecedores. Normas e Relatórios do Sistema CAD Terceiros.

Normas e Relatórios do Sistema GIFs. Normas e Relatórios do Sistema SAP. Normas e Relatórios do Sistema SGN. Manual de Operações da Eletriklight.

Normas de Qualidade e Check-list de itens de qualidade verificados durante visita técnica.

Normas de Fiscalização e Chek-list de itens fiscais e trabalhistas verificados durantes visitas técnicas. Relatórios Gerenciais.

Normas diversas: de Controle de Ativos; de Fluxo de Caixa; de Atividades financeiras; de contabilidade; de Controle Gerencial; de mensuração de desempenho; de controle do Orçamento; de previsão econômica e financeira, dentre outras.

Mapa das Operações da Eletriklight

Diversos relatórios referentes às atividades das áreas operacionais. Código de Ética da Eletriklight.

No que tange às entrevistas, foram realizadas entrevistas semiestruturadas e pessoais e, ao todo, foram realizadas 28 (vinte e oito) entrevistas, sendo 26 (vinte e seis) entrevistas realizadas com os funcionários de diferentes áreas e níveis hierárquicos da Eletriklight e 2 (duas) entrevistas realizadas com os diretores de empresas que prestam serviços a Eletriklight, conforme Apêndice 1, além de diversas conversas informais que não foram catalogadas.

Para o estabelecimento das teorias e metodologias a serem empregadas nesta pesquisa foram cruciais o contato inicial e a realização de rodadas de entrevistas preliminares. Além disso, tais entrevistas tornaram possível identificar que, de fato, a empresa possuía as características necessárias ao objeto de estudo, bem como estabelecer um cronograma e um compromisso formal de realização da pesquisa na empresa.

As primeiras entrevistas realizadas na empresa não foram gravadas, tendo em vista que visavam estabelecer um contato inicial com membros da empresa e conhecer genericamente os aspectos da empresa que diziam respeito a esta tese. Assim, os entrevistados foram incentivados a falarem livremente e anotações foram feitas pela pesquisadora, no intuito de captar as palavras e informações mais relevantes fornecidas pelos entrevistados. Não obstante, após estes contatos iniciais, a pesquisadora obteve autorização para gravar todas as demais entrevistas realizadas e os entrevistados se mostraram bastante receptivos à pesquisa e solícitos quanto ao fornecimento de explicações e documentos.

Também é importante ressaltar que imediatamente após as entrevistas a pesquisadora anotava as observações realizadas no decorrer da entrevista acerca de: (1) quem estava presente na entrevista; (2) quando e onde a entrevista foi feita; (3) questões relevantes que resultaram da entrevista e (4) reflexões sobre a forma como a entrevista foi conduzida, seu significado e importância.

Inicialmente foi feita uma investigação sobre se a empresa possuía relacionamentos com outras empresas, sobre a natureza destes relacionamentos, como estes relacionamentos eram gerenciados e se a contabilidade era utilizada neste gerenciamento.

Todas as entrevistas seguiram um roteiro elaborado pela pesquisadora com o intuito de identificar questões relevantes ao objeto desta tese. Algumas questões foram estabelecidas de forma aberta e outras mais direcionadas, baseadas na literatura estudada. No conjunto, as questões foram estruturadas a partir de questões já consideradas em trabalhos anteriores ou, a partir de referencial, mas elaboradas considerando a experiência e sensibilidade da pesquisadora.

Foram elaborados, basicamente, quatro roteiros de pesquisa, quais sejam: (1) Roteiro com perguntas para estabelecer o contato inicial e a possibilidade de pesquisar a empresa; (2) Roteiro com perguntas direcionadas às áreas operacionais, no intuito de identificar quais operações eram terceirizadas, o funcionamento destas áreas e o relacionamento destas áreas com o DGC; (3) Roteiro com perguntas destinadas ao DGC, no intuito de identificar quais as atividades, sistemas e ferramentas de controle gerencial utilizadas por este departamento no gerenciamento do relacionamento com empresas terceirizadas; (4) Roteiro com perguntas voltadas aos níveis hierárquicos mais altos da Eletriklight, tais como superintendentes e

diretores, no intuito de entender de que forma a terceirização está relacionada a decisões estratégicas da empresa e (5) Roteiro com perguntas direcionadas a diretores de empresas que fornecem produtos e serviços para Eletriklight, no intuito de entender as demandas e questões apresentadas pelos fornecedores, bem como o relacionamento e a forma de atuação destes com relação a Eletriklight. Tais roteiros, constantes do apêndice 2, não são fixos, foram elaborados apenas como um ponto de partida para as entrevistas, mas ao longo delas, as perguntas eram feitas fora da ordem estipulada e, muitas vezes, surgiam questões novas, com base no que estava sendo exposto pelo entrevistado. Vale salientar ainda que tais roteiros não foram elaborados com base em referências bibliográficas, mas foram objeto de indagações e discussões de idéias com o orientador a partir das primeiras visitas de campo realizadas.

Durante as primeiras entrevistas foi solicitado à pesquisadora não apenas observar, como sugerir e auxiliar na melhoria do gerenciamento do relacionamento entre empresas, tendo em vista que as modificações que a empresa vem realizando no relacionamento com empresas contratadas são recentes. Também foi verificado um desejo da empresa em melhorar estes relacionamentos, bem como a existência de muitas dúvidas da Eletriklight acerca de como gerenciar estes relacionamentos e como obter informações contábeis e de custos de empresas contratadas.

É interessante ressaltar que quem fez o contato inicial e agendou a reunião com o Gestor do DGC foi o Gestor do Departamento de Contabilidade e Planejamento Tributário, que é o contato inicial da pesquisadora com a empresa e o responsável por tornar possível o acesso às informações e a outros membros da empresa.

No entanto, ainda durante as primeiras entrevistas, percebeu-se que a dificuldade na obtenção de informações foi o fato de que muitas das informações eram confidenciais, portanto, era necessária a autorização de um chefe para o fornecimento de tais informações. Por exemplo, apenas a partir da autorização de um chefe a pesquisadora poderia obter os contratos e os indicadores de desempenho utilizados de modo a fazer uma análise mais profunda desses itens. Assim, verificou-se a necessidade de se elaborar e assinar um documento formal para a autorização da realização da pesquisa na empresa, ou seja, de um protocolo ético.

O protocolo ético criado, constante do apêndice 3, traz questões referentes ao tema e objetivos da pesquisa, às técnicas de pesquisa utilizadas no decorrer do estudo de caso, ao tempo de

permanência do pesquisador na empresa, à duração da pesquisa e cronograma de atividades a ser cumprido, aos benefícios que a empresa deve esperar obter da pesquisa, bem como trata de questões éticas no intuito de garantir a confidencialidade das informações obtidas pelo pesquisador.

Tal protocolo atendeu ao requisito básico de um estudo de caso que, segundo Martins (2008), começa com a permissão para realizá-lo e um plano incipiente, carta de intenções, que irá se delinear mais nitidamente à medida que o estudo for se desenvolvendo. São colocadas nesta carta reflexões e ações para a definição do escopo do objeto de estudo, bem como são enunciadas algumas questões orientadoras e pontos críticos que serão mais bem explicitados no decorrer da pesquisa.

O protocolo ético foi assinado pelo gestor área de contabilidade e houve uma conversa informal com o gestor da área de gestão de contratos com o intuito de discutir todos os itens do protocolo ético, em especial o cronograma de pesquisa e a forma como se dará a pesquisa, o acesso a funcionários, sistemas internos e informações da empresa.

Com base em tudo que foi explicitado no decorrer deste capítulo sobre metodologia, é possível fazer um breve resumo sobre a metodologia de pesquisa definida para esta tese, utilizando o Quadro 10, que consiste em uma adaptação de Silverman (1993) apud Ahrens e Chapman (2007).

Quadro 10 - Resumo dos Itens Metodológicos Empregados nesta Tese

Conceito Significado Relevância O que Será Empregado nesta Tese

Teoria Um conjunto de conceitos explanatórios.

Útil para direcionar a questão de pesquisa.

Teoria Institucional.

Domínio Um espaço no qual os dados são coletados.

Útil para direcionar a questão de pesquisa.

Estudo de Campo (Estudo de caso único em empresa do setor elétrico).

Metodologia Uma abordagem genérica para o estudo de tópicos de pesquisa.

Útil para direcionar a questão de pesquisa.

Pesquisa Qualitativa a partir de abordagem interpretativista, considerando um estudo de caso não intervencionista e o uso da Análise do Discurso.

Hipóteses Proposições testáveis. Útil para validar a pesquisa.

Não se aplica em estudos baseados na abordagem interpretativa. Métodos Técnicas específicas de

pesquisa.

Deve ser adequada à teoria, às hipóteses, às metodologias e domínios adotados.

Entrevistas, Observações participativas e não participativas e análise de documentos.

FONTE: Adaptação de Silverman (1993) apud Ahrens e Scapens, 2007.

É evidente que o Quadro 10 não cobre todos os itens relativos à metodologia de pesquisa. No próximo item desta tese serão tratadas questões como a análise dos dados e a validação e confiabilidade dos dados obtidos.