• Nenhum resultado encontrado

Os alunos de iniciação têm uma aula semanal de instrumento com a duração de 22,5 minutos.

1º período

Conteúdos abordados:

- Escala de Lá Maior em uma oitava - "Fiddle Time Joggers" peça nº6 e 7

Descrição da aula:

A aula teve início com a apresentação da aluna à estagiária da Universidade de Aveiro. De seguida foi explicado o projeto educativo do qual iria fazer parte e todo o procedimento, envolvimento e tarefas a realizar pela aluna durante o ano letivo.

Após esta breve introdução da aula, a aluna começou por pedir ao professor que substituísse dois dos autocolantes da escala do violino que tinham saído durante o estudo individual. Essas marcas serviam para a aluna identificar onde colocar os dedos sobre a escala do violino.

De seguida, apresentou a escala de Lá Maior que foi rapidamente interrompida pelo professor para que pudesse corrigir o dedo polegar da mão esquerda, de modo a que, todas as falanges ficassem curvadas e cada dedo da mão direita corretamente posicionado no arco. Para além desta correção o professor auxiliou a posturada aluna durante a execução da escala de forma a manter o violino sempre paralelo ao chão.

Depois do aquecimento, a aluna apresentou o trabalho que realizou sobre a peça nº6, Esta apresentava-se com dificuldades na mudança de arco entre cordas e execução de graus disjuntos. Apesar disto, o professor recomendou a prática repetida das passagens, por forma a melhorar a performance.

Mariana Taveira

Data: 17/10/17 Horário: 19.07h- 19.40h

Na peça nº7, como era previsto, a aluna não apresentou qualquer dificuldade na execução de graus conjuntos. Os principais problemas identificados estavam nas passagens de graus disjuntos e nas que exigiam a utilização do 4º dedo, frequentemente desafinado por incorreta colocação do dedo sobre a corda. Para corrigir simultaneamente estes dois erros, o professor pediu que a aluna tocasse a nota Sol (2º dedo na 1ª posição na corda Mi) e a nota Si (4º dedo na 1ª posição na corda Mi) de forma repetida. Verificou-se que a mão direita da aluna ficava cada vez mais tensa e o pulso mais curvo conforme repetia o movimento. Foi necessário a realização de um outro exercício que consistia na execução de graus conjuntos ascendentes e descendentes desde a corda solta Mi à nota Si (4º dedo na 1ª posição). A passagem seguinte exigiu a aluna que, para além de usar o 4º dedo, realizasse uma mudança de corda. Como exercício, a aluna tinha de tocar a nota Fá# (1º dedo na 1ª posição na corda Mi) ao mesmo tempo que preparava e pousar o 4º (nota Mi, 1º posição), o 3º (nota Ré, 1ª posição) e o 2º dedo (nota Dó#, 1ª posição) na corda Lá. Esta preparação permitiu consciencialização a aluna da importância da antecipação das dificuldades.

Na parte final da aula, foi vista uma outra peça ao qual o professor pediu primeiramente que a aluna executasse o motivo rítmico da obra em corda solta Lá (duas colcheias e uma semínima), para que pudesse verificar se estava a usar a correta quantidade de arco. Em seguida, o exercício foi repetido sobre a execução da escala de Lá Maior.

Conteúdos abordados:

- Escala de Lá Maior em uma oitava - "Fiddle Time Joggers" peça nº47

Descrição da aula:

A aula começou com a apresentação da escala de Lá Maior na sua totalidade, em que no final da execução o professor salientou alguns aspetos que não foram positivos:

Mariana Taveira

Data: 24/10/17 Horário: 19.05h- 19.35h

- Todas as falanges do dedo mínimo da mão direita não tinham qualquer tipo de curvatura;

- Todos os dedos da mão do arco deviam de ser colocados de forma mais espaçada pela vara;

- O braço direito, em especial o cotovelo, deveria de estar mais afastado do tronco; - Pouco cuidado na verificação da direção do arco antes de iniciar a performance. Por forma a melhorar a mistura da mão direita no arco (flexão das falanges e posicionamento do dedo polegar e mínimo) foi realizado um exercício que consistia no movimento do arco pelo pulso num ângulo de 180°.

Na segunda parte da aula, a aluna solfejou a peça mencionando, no final do exercício, o nome das cordas correspondentes a cada uma das notas. Na prática, uma vez que a aluna apresentou dificuldades de leitura, o professor clarificou e sintetizou a parte introdutória da peça demonstrado que o motivo inicial era repetido, sem qualquer tipo de alteração, na secção seguinte.

Relativamente a dificuldades técnicas da mão direita, a aluna não preparava e não colocava de forma totalmente correta o 4º dedo sobre a corda. Sempre que surgia um movimento descendente e era necessária a mudança de corda aquando da utilização do 4º dedo, a aluna realizava uma paragem para que pudesse preparar o 2º, 3º e 4º dedos na corda. Esta paragem refletia a pouca atenção dada à antecipação da leitura, bem como o afastamento e mau posicionamento da mão esquerda no violino.

Depois de realizado o estudo da passagem, diminuindo gradualmente o tempo de paragem e preparação, foi sugerido pelo professor que a aluna executasse toda a peça juntamente com um metrónomo. Este exercício permitiu consciencializar a aluna para a sua dificuldade em cumprir com a totalidade dos tempos de cada uma das notas.

Por forma ultrapassar esta limitação o professor pediu que a aluna cantasse parte da peça na qual essa dificuldade estava mais presente.

Foram ainda identificados alguns problemas técnicos relacionados com a excessiva tensão colocada sobre o dedo polegar da mão esquerda. O relaxamento do músculo e tensões do polegar foi conseguido com o afastamento do dedo do corpo do violino (escala), ao mesmo tempo que executava graus conjuntos ascendentes e descendentes desde a corda solta Lá ao 4º dedo Mi (1º posição).

Planificação da aula: Objetivos gerais

Domínio Cognitivo:

Desenvolver aptidões a nível motor e de leitura durante a prática violinística.

Domínio Técnico-Performativo:

Aperfeiçoar a postura da aluna, durante a performance, reconhecendo a relação do corpo com o violino.

Domínio Sócio-Afetivo:

Aumentar a motivação da aluna na realização de tarefas, incentivando responsabilidades sobre a autorregulação do trabalho individual.

Economizar e rentabilizar o tempo de aula, levando a aluna a colaborar ativamente e de forma interessada nas propostas sugeridas pela estagiária.

Objetivos específicos

Domínio Cognitivo:

Reconhecer de forma sistemática notas erroneamente executadas.

Avaliar auditivamente a qualidade de som e a afinação das próprias performances.

Domínio Técnico-performativo:

Ser consciente e autónoma na procura de soluções e correção de erros posturais e técnicos: ponto de contacto e direção do arco; fixação do violino em função da estrutura corporal.

Mariana Taveira

Data: 07/11/17 Horário: 19.06h- 19.30h

Permitir a assimilação de exercícios de forma a aplica-los/adapta-los a sequências/padrões novos.

Conteúdos e duração

Escala de Lá Maior em uma oitava (15 minutos) "Fiddle Time Joggers" peça nº47 (10 minutos) Metodologias/ técnicas e

estratégias de ensino- aprendizagem

Utilizar e comparar conhecimentos e estruturas já assimiladas para adquirir, adaptar e compreender novos conhecimentos.

Utilizar métodos exemplificativos de forma a demonstrar à aluna a importância da prática instrumental, sempre consciente da correta postura a adotar.

Incentivar a aluna a uma autoavaliação, levando-a uma prática instrumental consciente.

Executar exercícios que otimizem a eficácia na assimilação de novas estruturas, bem como a fácil adaptação das mesmas a estruturas semelhantes.

Realizar e rever os métodos utilizados para coordenação entre as duas mãos.

Tarefas

Apresentar e aperfeiçoar a escala em estudo:

- Realizar, após a primeira execução, a autoavaliação durante a observação da gravação da mesma;

- Identificar as principais dificuldades observadas na apresentação, e corrigir com exercícios adequados a esses problemas;

- Repetir e registar (por meio audiovisual) a escala após todas as correções.

- Identificar notas erradas, desafinações e respetivas dedilhações, repetindo sempre que necessário as passagens onde os erros ocorreram.

- A identificar passagens onde seja necessário mais tempo de estudo pelo aluno

- Realizar exercícios técnicos para correção postural.

Descrição da aula:

A aula iniciou-se com a apresentação da escala de Lá Maior, com gravação audiovisual da sua execução. Enquanto a aluna tocava o professor cooperante foi preenchendo a tabela de avaliação da performance. De seguida, a gravação foi observada as vezes necessárias pela aluna para que pudesse preencher a tabela de autoavaliação. Á medida que a estagiária e a aluna preenchiam as tabelas, foram esclarecidas algumas questões relacionadas com conceitos presentes na tabela, e também foi dado algum apoio no preenchimento dos mesmos. No final, aluna e estagiária compararam as tabelas de “professor” e “aluno” sobre as diferenças de visão avaliativa da mesma gravação. Após um breve diálogo entre professor, aluna e estagiária foram identificados os vários aspetos a melhorar na performance, e foi feita a correção dos mesmos. De seguida, foi realizada uma nova gravação no qual a aluna apresentou uma versão melhorada da apresentação anterior.

Na segunda parte da aula, foi feita uma revisão geral da peça juntamente com o professor que executou a parte de acompanhamento no piano. No momento em que a aluna deveria retomar ao princípio da obra, em repetição foi necessário o apoio da estagiária para que lhe explicasse novamente o esquema e sequência das partes, para a correta execução da peça na sua totalidade.

Na segunda repetição a aluna apresentou algumas dificuldades mentalmente relacionadas na realização de ligaduras a cada duas semínimas. Para que fosse cognitivamente sintetizado o esquema de divisão dos tempos pelo arco, a estagiária relembrou que cada movimento do braço esquerdo correspondia a dois tempos, sendo eles semínimas ou mínimas.

Conteúdos abordados:

- Escala de Lá Maior em uma oitava - Estudo em Lá Maior

- "Fiddle Time Joggers" peça nº47

Descrição da aula:

A aula iniciou-se com a apresentação da escala de Lá Maior, com gravação audiovisual da sua execução. Enquanto a aluna tocava o professor cooperante foi preenchendo a tabela de avaliação da performance. De seguida, a gravação foi observada as vezes necessárias pela aluna para que pudesse preencher a tabela de autoavaliação. Á medida que a estagiária e a aluna preenchiam as tabelas, foram esclarecidas algumas questões relacionadas com conceitos presentes na tabela, e também foi dado algum apoio no preenchimento dos mesmos. No final, aluna e estagiária compararam as tabelas de “professor” e “aluno” sobre as diferenças de visão avaliativa da mesma gravação. Após um breve diálogo entre professor, aluna e estagiária foram identificados os vários aspetos a melhorar na performance, e foi feita a correção dos mesmos. De seguida, foi realizada uma nova gravação no qual a aluna apresentou uma versão melhorada da apresentação anterior.

Na segunda parte da aula, foi feita uma pequena leitura sobre o estudo, na qual a aluna apresentou dificuldades na execução de uma das versões das arcadas possíveis (colcheias ligadas duas a duas, semínimas em arcos separados).

Foi pedido que a aluna nomeasse cada uma das figuras rítmicas do estudo, para que compreendesse a diferença entre cada uma das células rítmicas.

Em seguida, foi realizado um exercício com o objetivo de corrigir a posição e preparação dos dedos da mão esquerda. O exercício consistia na execução ascendente e descendente de graus conjuntos partindo da nota Si (1º dedo na 1ª posição na corda Lá) passando pelo 4º dedo (nota Mi na corda Lá, 4º dedo na 1ª posição) até à nota Si na corda Mi (4º dedo na 1ª posição). Na sequência descendente, a aluna teria que preparar o 4º, o 2º e o 3º dedo na corda Lá realizando uma paragem para colocação dos mesmo sobre a corda.

Mariana Taveira

Data: 14/11/17 Horário: 19.06h- 19.30h

Na última parte da aula, foi feita uma revisão geral da peça. A aluna apresentou dificuldades na execução de intervalos disjuntos, nomeadamente no intervalo de 4ª P entre a nota Si e a nota Mi (1º e 4º dedo na 1ª posição, corda Lá). A excessiva pressão do polegar sobre o braço do violino e a colocação dispensável do 2º e 3º dedo na corda retardava a agilidade no processo de execução do intervalo pretendido. Deste modo, o professor sugeriu que a aluna executasse de forma repetida o intervalo sem o apoio do polegar no violino e colocando sobre a corda apenas o 1º e 4º dedo.

Acrescido a estas dificuldades técnicas verificou-se alguns problemas relacionados com a leitura e contagem de tempos no compasso. A aluna não foi capaz de compreender auditivamente a parte de acompanhamento, que auxiliava a contagem de compassos de pausa, sendo necessária a ajuda da estagiária na contagem de compassos de pausa, ao mesmo tempo que a aluna e o acompanhamento de piano executavam as suas partes.

Planificação da aula: Objetivos gerais

Domínio Cognitivo:

Desenvolver aptidões a nível motor e de leitura durante a prática violinística.

Domínio Técnico-Performativo:

Aperfeiçoar a postura da aluna, durante a performance, reconhecendo a relação do corpo com o violino.

Domínio Sócio-Afetivo:

Aumentar a motivação da aluna na realização de tarefas, incentivando responsabilidades sobre a autorregulação do trabalho individual.

Mariana Taveira

Data: 21/11/17 Horário: 19.10h- 19.56h

Economizar e rentabilizar o tempo de aula, levando a aluna a colaborar ativamente e de forma interessada nas propostas sugeridas pela estagiária.

Objetivos específicos

Domínio Cognitivo:

Reconhecer de forma sistemática notas erroneamente executadas.

Avaliar auditivamente a qualidade de som e a afinação das próprias performances.

Domínio Técnico-performativo:

Ser consciente e autónoma na procura de soluções e correção de erros posturais e técnicos: ponto de contacto e direção do arco; fixação do violino em função da estrutura corporal.

Permitir a assimilação de exercícios de forma a aplica- los/adapta-los a sequências/padrões novos.

Conteúdos e duração

Escala de Lá Maior em uma oitava (12 minutos) "Fiddle Time Joggers" peça nº47 (18 minutos) Metodologias/ técnicas e

estratégias de ensino- aprendizagem

Utilizar e comparar conhecimentos e estruturas já assimiladas para adquirir, adaptar e compreender novos conhecimentos.

Utilizar métodos exemplificativos de forma a demonstrar à aluna a importância da prática instrumental, sempre consciente da correta postura a adotar.

Incentivar a aluna a uma autoavaliação, levando-a uma prática instrumental consciente.

Executar exercícios que otimizem a eficácia na assimilação de novas estruturas, bem como a fácil adaptação das mesmas a estruturas semelhantes.

Realizar e rever os métodos utilizados para coordenação entre as duas mãos.

Tarefas

Apresentar e aperfeiçoar a escala em estudo:

- Realizar, após a primeira execução, a autoavaliação durante a observação da gravação da mesma;

- Identificar as principais dificuldades observadas na apresentação, e corrigir com exercícios adequados a esses problemas;

- Repetir e registar (por meio audiovisual) a escala após todas as correções.

Leitura e revisão da peça:

-Repetir o movimento ascendente e descendente dos padrões de dedilhações associados a cada corda.

- Identificar notas erradas, desafinações e respetivas dedilhações, repetindo sempre que necessário as passagens onde os erros ocorreram.

- Identificar passagens onde seja necessário mais tempo de estudo pela aluna.

- Repetir secções mais complexas, utilizando o metrónomo num tempo lento para melhor leitura.

Descrição da aula:

A aula iniciou-se com a apresentação da escala de Lá Maior, com gravação audiovisual da sua execução. Enquanto a aluna tocava o professor cooperante foi preenchendo a tabela de avaliação da performance. De seguida, a gravação foi observada as vezes necessárias pela aluna para que pudesse preencher a tabela de autoavaliação. Á medida que a estagiária e a aluna preenchiam as tabelas, foram esclarecidas algumas questões relacionadas com conceitos presentes na tabela, e também foi dado algum apoio no preenchimento dos mesmos. No final, aluna e estagiária compararam as tabelas de “professor” e “aluno” sobre as diferenças de visão avaliativa da mesma gravação. Após um

breve diálogo entre professor, aluna e estagiária foram identificados os vários aspetos a melhorar na performance, e foi feita a correção dos mesmos. De seguida, foi realizada uma nova gravação no qual a aluna apresentou uma versão melhorada da apresentação anterior.

Na segunda parte da aula, foi feita uma leitura geral da peça para a audição. Foram trabalhados alguns aspetos relacionados com a execução das arcadas corretas em determinados compassos da obra. A aluna executou de forma repetida os compassos, onde os erros aconteciam, e de seguida eram adicionados os compassos anteriores e posteriores a esse mesmo compasso trabalhado.

Foram também corrigidos alguns problemas de afinação e posicionamento da mão. A aluna apresentava dificuldade em executar graus disjuntos, mais especificamente o intervalo de 4ªP entre a nota Si (1º dedo na corda Lá, 1ª posição) e a nota Mi (4º dedo na corda Lá, 1ª posição); Isto em resultado da demasiada pressão feita pelo dedo polegar no braço do violino, que limitava o movimento dos dedos e da mão e diminuía a flexibilidade. Com o auxílio da estagiária, a aluna executou um exercício sem que o dedo polegar estivesse apoiado. O exercício consistia na execução de todos os graus conjuntos ascendentes e descendentes desde a nota Si à nota Mi. Depois de assimiladas as distâncias entre cada intervalo, a aluna executou de forma repetida o intervalo de 4ª P para que ficasse familiarizada com o movimento distanciado entre os dedos.

Na parte final da aula foi relembro todo o seguimento envolvido na estrutura da peça, e realizada uma revisão geral da mesma.

Conteúdos abordados:

- Escala de Lá Maior em uma oitava - Estudo em Lá Maior

- "Fiddle Time Joggers" peça nº47 Mariana Taveira

Data: 28/11/17 Horário: 19.17h- 19.40h

Descrição da aula:

A aula iniciou-se com a apresentação da escala de Lá Maior, com gravação audiovisual da sua execução. Enquanto a aluna tocava o professor cooperante foi preenchendo a tabela de avaliação da performance. De seguida, a gravação foi observada as vezes necessárias pela aluna para que pudesse preencher a tabela de autoavaliação. Á medida que a estagiária e a aluna preenchiam as tabelas, foram esclarecidas algumas questões relacionadas com conceitos presentes na tabela, e também foi dado algum apoio no preenchimento dos mesmos. No final, aluna e estagiária compararam as tabelas de “professor” e “aluno” sobre as diferenças de visão avaliativa da mesma gravação. Após um breve diálogo entre professor, aluna e estagiária foram identificados os vários aspetos a melhorar na performance, e foi feita a correção dos mesmos. De seguida, foi realizada uma nova gravação no qual a aluna apresentou uma versão melhorada da apresentação anterior.

Na segunda parte da aula foi realizado um pequeno exercício representativo do motivo rítmico da peça, em corda solta Lá e a sua respetiva divisão pelo arco (semínima- todo o arco, duas colcheias- apenas metade do arco). Em seguida, o exercício foi novamente repetido com a execução da escala de Lá Maior.

Foi realizada uma leitura geral do estudo, com constante auxílio do professor, na preservação da correta posição do violino e do braço direito. Neste momento da aula, a aluna apresentou parte do seu estudo individual sobre alguns dos exercícios do qual o estudo é composto. Com o auxílio de um metrónomo, e a explicação do professor da utilização da colcheia como unidade de tempo, a aluna realizou a leitura dos exercícios seguintes.

Na última parte da aula, foi feita uma revisão geral da peça para a audição. Neste momento da aula, o professor falou da importância de a aluna ser capaz de seguir a execução da peça mesmo que tenha cometido algum erro. No final da execução foram corrigidas algumas questões relacionadas com as arcadas do final da secção intermédia.

Conteúdos abordados:

- Escala de Sol Maior em duas oitavas - Gavotte from suite nº 14 de G. F. Handel

Descrição da aula:

A aula iniciou-se com a execução da escala de Sol Maior em duas oitavas. No final, o professor alertou a aluna para a fraca qualidade de som produzida à medida que tocava as notas mais altas (na corda Lá e Mi). Foi também chamada a atenção da aluna para, a memorização e sistematização dos padrões dos dedos nas diferentes cordas (distância entre tons e meios tons pelos dedos) e a antecipação dos mesmos na sua forma descendente. Desta forma, o professor pediu que a aluna executasse a escala na sua forma descendente e realiza- se uma paragem sempre que tivesse de mudar de corda, possibilitando a colocação simultânea dos três dedos nas devias distâncias/padrões.

Na segunda parte da aula, foi feita uma leitura solfejada de notas e ritmo da peça. Na execução da obra, a aluna demonstrou dificuldades a nível de afinação em consequência da pouca antecipação dos dedos e dos padrões a eles associados em cada corda. Como exercícios de estudo, o professor pediu que a aluna:

- Realizasse uma paragem entre a nota Fá# (corda Mi na 1ª posição- 1º dedo) e a nota Ré (corda Lá na 1ª posição- 3º dedo) possibilitando colocação de todos os dedos na corda segundo o padrão correspondente à tonalidade;

- Realizasse uma paragem na nota Ré (corda Lá na 1ª posição- 3º dedo) e comparasse a afinação ao tocar a corda solta Ré simultaneamente;

- Realizasse novamente o primeiro exercício, mantendo sempre o 1º dedo pousado na corda;

- Realizasse a entoação das notas em estudo para certificação da afinação de forma consciente;

Mariana Taveira

Data: 09/01/18 Horário: 19.16h- 19.47h

- Realizasse todos os graus conjuntos ascendentes, desde a corda solta Lá até à nota Ré (corda Lá na 1ª posição- 3º dedo), para retificação dos padrões associados a essa corda.

Depois de realizados e repetidos todos os exercícios, o professor alertou a aluna para os movimentos extraordinários pelo violino (deslocação e colocação) que resultam no desaproveitamento do tempo e pouca consolidação da posição/padrão. Outro dos aspetos