• Nenhum resultado encontrado

O percurso musical do professor cooperante

O professor cooperante Luís trigo teve o seu primeiro contacto com violino aos 12 anos de idade na Escola Profissional de Arte de Mirandela. Nessa instituição pode frequentar aulas de violino com a professora Anna Kratochvilova. No ano letivo de 1998/1999 ingressou na Escola Superior de Música e Artes (ESMAE), sob a orientação do violinista e professor, Radu Ungureanu. Concluiu a sua formação como Mestre de Ensino da Música em 2014, pela Universidade de Aveiro.

Relativamente à sua participação ativa em projetos de carácter coletivo, podemos nomear os seguintes grupos: Orquestra de Jovens Remix, Remix Ensemble da Casa da Música, Orquestra do Norte, Orquestra Clássica de Espinho e a Orquestra Filarmónica das Beiras.

Atualmente, leciona como professor de violino na Academia de Música de Vilar do Paraíso desde 2002, e é músico efetivo na Orquestra Filarmónica das Beiras.

Caracteriza-se por ser um músico de um conhecimento alargado não só no violino, mas também no domínio de outros instrumentos como a harmónica, piano, bandolim elétrico, para além de obter competências e conhecimentos no âmbito da música jazz. 3

Enquanto professor de violino, foi possível verificar durante aulas assistidas, que o docente Luís Trigo adota uma metodologia de trabalho adaptada a cada um dos alunos, conforme as suas necessidades e especificidades. Utiliza essencialmente o método demonstrativo, expositivo e interrogativo, de modo a promover no aluno um pensamento ativo durante as aulas.

2.4. Os alunos da classe de violino do professor Luís Trigo

4

Para a frequência da disciplina "Prática de Ensino Supervisionada", foram atribuídos, para além das classes de conjunto, três alunos da classe de violino do professor Luís Trigo. Para que a observação e intervenção fosse o mais enriquecedora possível, os alunos foram escolhidos segundo dois graus distintos e consoante a disponibilidade de horários do professor cooperante. Bárbara Castro e o Luís Carneiro foram os dois primeiros alunos desta experiência de coadjuvação e observação das suas aulas. Frequentam ambos o 3º grau do regime integrado e partilham uma das aulas de instrumento à terça-feira das 15.30h às 16.15h, para além da aula individual de 45 minutos que cada aluno tem individualmente. A terceira aluna é a Mariana Taveira que frequenta o grau de iniciação em regime não aplicado. Esta aluna tem uma aula semanal de 22,5 minutos, também à terça- feira, das 19h às 19.20h.

2.4.1. Percurso musical dos alunos de Prática de Ensino Supervisionada Mariana Taveira

A aluna Mariana Taveira tem 8 anos e frequenta o último ano letivo do grau de iniciação em regime articulado. O primeiro contato com a música aconteceu na AMVP no ano letivo 2016/2017 quando ingressou para a classe de violino do professor Luís Trigo.

A Mariana é uma aluna particularmente enérgica, que se mostra sempre alegre, conversadora e interessada na forma como coloca as suas questões. Por vezes essa facilidade na comunicação e interação com os docentes prejudicava a fluidez das aulas, porque muitas das dúvidas que colocava não se enquadravam com os conteúdos lecionados.

Para além destas características fortemente vincadas, a aluna facilmente se desencorajava quando se deparava com dificuldades técnicas com as quais não estava familiarizada. Contudo, recebia apoio e supervisão dos pais que se disponibilizavam para acompanharem e assistiam a todas as aulas da aluna durante o ano. Esta hábito permitia o

4 Para manter o anonimato dos alunos que participaram da “Prática de Ensino Supervisionada” e do “Projeto Educativo” desenvolvido, foram substituídos os nomes reais por nomes fictícios.

estudo individual mais controlado e monitorizado pelos pais que se mantinham a par de todos os procedimentos e progressos na aprendizagem da sua educanda.

Relativamente ao seu desempenho e evolução na prática violinística, foi possível verificar que existiu um avanço na destreza motora, em especial nas mudanças de cordas e na execução de graus disjuntos.

Bárbara Castro

A aluna Bárbara Castro tem 12 anos e frequenta o 3º grau em regime integrado. Iniciou os seus estudos musicais na AMVP com 5 anos na classe de violino do professor Luís Trigo.

Bárbara caracteriza-se por ser uma aluna que não desenvolve muito diálogo em aula, mas que se mantêm bastante atenta e recetiva às sugestões dadas pelo professor. Demonstra também alguma dificuldade a nível postural que a impede de alcançar determinados objetivos técnicos.

Para além dos aspetos mencionados, é importante referir que a aluna Bárbara sempre revelou facilidade na leitura de obras à primeira vista, e o aperfeiçoamento das mesmas surgia de forma eficiente em época de provas ou audições.

Sugere-se que a aluna adote uma postura corporal mais correta mesmo sem o instrumento, porque revela-se um hábito a posição bastante relaxada e descuidada da direção do trono, que impede a evolução técnica e performativa em determinadas circunstâncias.

Luís Carneiro

O aluno Luís Carneiro tem 12 anos e frequenta o 3º grau de violino. Este aluno teve o seu primeiro contacto com a música aos 4 anos, no coro da AMVP. Com 6 anos ingressou na classe de violino do professor Luís Trigo em regime articulado, e desde o ano letivo 2015/2016 que frequenta o regime integrado.

É um aluno que revela particular facilidade na prática violinística uma vez que assimila rapidamente o que lhe é exigido durante a aula. Apesar da sua destreza no aprendizado, demonstra-se um aluno pouco paciente ao seguir a explicação e demonstração dos docentes.

Apesar desta característica singular, foi possível verificar que o aluno melhorou a sua concentração ao longo dos três períodos, e segundo o professor Luís Trigo, essa mesma capacidade tem vindo a evoluir desde que trabalham juntos.

A nível técnico e performativo, é importante que o aluno reflita e adote uma posição mais rígida e organizada do seu estudo individual, de forma a praticar regularmente alguns dos exercícios técnicos sugeridos em aula, que o ajudaram a obter resultados significativos da sua prática.

3. Os objetivos, metodologias e atividades definidas para a

Prática de Ensino Supervisionada

3.1. O plano anual de formação do aluno em Prática de Ensino