• Nenhum resultado encontrado

Matéria Transmutação

No documento O QUE O CÉU E OS HOMENS ME ENSINARAM (páginas 57-60)

Escorpião, que chamam de pior signo, mas por não saber usar o Escorpião, pela falta de organização e domínio dos desejos.

Touro, na sua infância, é o terneiro, o meigo, o carinhoso, o maleável, obediente no seu desejo de mamar e se satisfazer, mas, quando sente o jugo, a perda da sua autoridade por ser escravo dos próprios sentidos e desejos, ele levanta os cornos e procura libertar-se da escravidão. Ele é dócil enquanto recebe bons tratos e puxa o arado na lama. Mas não há quem o domine e o obrigue, se ele se sente atacado pela imposição de uma obrigação. A criança taurina que demonstra teimosia não é de mau temperamento, mas está manifestando a necessidade de aprender a ser ela mesma, procurando a autoridade que ficou submersa no seu subconsciente.

Touro é o signo dos realizadores, gerentes, que têm a tenacidade para levar um empreendimento para a frente, mas tornam-se “burros de carga” se aceitam todo dever e responsabilidade para si, em vez de usarem a organização e colocarem friamente cada pessoa e cada as- sunto no devido lugar. Ele é o pai maternal que tudo quer resolver de uma maneira afetiva, sendo e sentindo-se por isso limitado,

queixando-se do peso de sua realização. Teimosia e mágoa são as tentações de Touro. Touro quer possuir e conservar a matéria que fez crescer. A ternura e a dedicação podem despertar no taurino o oposto: o saber dominar e ter autoridade sobre si mesmo.

A criança nascida em Escorpião que desmantela o brinquedo, que não obedece à sua vontade, que chega a morder os outros e até morder suas próprias mãos quando não consegue a realização daquilo que ela quer, mostra que faltam a ela tenacidade e paciência para realizar o que se sente capaz. Essa tentação agressiva despertará mais tarde a tenacidade e a capacidade de realização do que ela deseja despertar. Escorpião são os químicos, os cirurgiões, que valorizam

114

O QUE O CÉU E OS HOMENS ME ENSINARAM

115

e conhecem os elementos, que querem reformar e para tanto precisam

desenvolver o Touro, a paciência e a mão mansa.

Excessiva obediência, sensibilidade e desejo de conforto geram submissão e falta de domínio e autoridade sobre si mesmo. Excessivo controle reprime a realização e agride a sensibilidade.

Essas tentações ou desvios foram necessárias para o crescer da vida, porém. Se a mulher Touro na caverna tivesse dito ao homem Escorpião - estamos confortáveis e eu não quero que tu te lances no meio das feras para caçar - como teria sido possível o crescer da vida? E se não existissem escorpianos que têm coragem de derrubar uma árvore a fim de cortá-la para construir nova moradia, ainda estaríamos vivendo que nem macacos em cima de uma árvore.

É necessário compreender isso para terminar com o preconceito que Escorpião é o pior signo, difamado como traiçoeiro. Ele estuda, pesquisa e reflete sobre o que pode fazer com determinado elemento antes de dar o golpe necessário para a transformação. Mas o Escorpião químico, transformador, precisa compreender: eu preciso aglomerar a matéria a ser transformada e passar pela realização a fim de impor a organização.

Para o raio Escorpião-Touro há dois caminhos: o Escorpião Toureiro, usando seus dardos agressivamente e que um dia será ferido pela fera; o Escorpião Domador, que domina a condição, que ame a fera e acerte o jogo da convivência com carinho e autodomínio. Desta maneira obtém a obediência do animal. Seu desejo de dominar se realiza pela mão mansa e submetendo-se à autoridade dos outros. Este é o Escorpião que soube, sabe e saberá unir o Escorpião ao Touro.

Touro é o segundo signo do Horóscopo e corresponde à segunda casa, relacionada ao dinheiro e realizações. A matéria que aglomeramos e como nós a obtemos pode ser vista nesta casa. O oposto é o oitavo

signo, Escorpião, que chamam no Horóscopo a casa da morte. Quem entendeu a função do signo de Escorpião, a transformação da matéria, compreenderá a palavra morte não como o fim, a degeneração das forças e dos elementos. A segunda casa é o que conquistamos e a oitava é o que recebemos, transformamos e devolvemos. Não são somente nossas células que constantemente se renovam, mas também a vida que recebemos se transforma em outra esfera de vida. Na oitava casa não se vê somente as heranças, os bens, as aposentadorias, os dotes, os investimentos e resultados dos esforços da matéria

aglomerada (Touro), mas também se vê a vida que sempre se transmuta e se renova.

Leia em São Paulo, Carta aos Coríntios, capítulo 15: vers. 35 – “Mas dirá algum: como ressuscitarão os mortos? Ou... em que qualidade de corpo virão?”; vers. 36 - Como és incipiente. O que tu semeias não se vivifica se primeiro não morre”; vers. 37 – “E quando tu semeias, não semeias o corpo da planta que há de nascer, senão o mero grão, como por exemplo, o trigo ou algum dos outros”.

A segunda casa, quando fortificada pelos planetas, dá os financistas. Não tem somente o enriquecimento, mas também a missão do financiamento de suas famílias e da coletividade; a oitava casa, fortificada pelos planetas, dá todos que têm a função da distribuição dos valores recebidos. A oitava é uma posição muito forte no Horóscopo de todos que trabalham no saneamento, especialmente no Horóscopo de médicos, não porque assistem a morte, mas porque tratam constantemente da renovação da vida.

Os conhecimentos ocultos, que hoje chamamos de alternativos, como a Alquimia de um Paracelso, é Escorpião e a oitava casa. Daí vem a exuberância de vida no mês de maio, especialmente no plenilúnio de maio, quando o Sol está em Touro e a Lua, refletindo toda esta luz

116

O QUE O CÉU E OS HOMENS ME ENSINARAM

117

solar, está no signo de Escorpião. Se puderem ficar acordados numa

noite dessas no campo, em contato com a natureza, sentirão a maravilha dessa força. Um poeta assim canta: “era como se o céu tivesse beijado a terra silenciosamente”, “Es war als hät der Himmel dieErde still geküst.” 9 Compreenderão então que as feiticeiras da

Idade Média não eram supersticiosas quando colhiam suas plantas na Lua Cheia de maio, mas sim que eram conhecedoras da magia da natureza.

Touro tem desejos cujos frutos são as realizações, mas cujo gasto de forças causa muitas experiências dolorosas que, através do seu silencioso contato com Escorpião, na procura de equilíbrio de ambos em sua consciência, faz encontrar a renovação das forças, da vida em si. O signo de Escorpião é também simbolizado pela fênix, que renasce das próprias cinzas.

Touro-Escorpião é a base do Cristianismo, o vencer a matéria para a libertação do Espírito.

Para encontrar a Consciência própria e entrar na Consciência Cósmica, devemos procurar contemplar a natureza para sentir a beleza em todos os aspectos da vida da matéria que cresce e se transforma em outros e maiores valores.

Leonardo mostra seu conhecimento da Bipolaridade no Judas Tadeu – Touro e Judas Iscariotes – Escorpião. Ao lado de Simão, representando o líder Áries, está Judas Tadeu. Áries, a cabeça, comanda e Touro aceita este comando, as glândulas executam e realizam o crescer. A luz mais forte está no pescoço, a mão na posição de aceitar. A posição expressa a atenção ao comando de Áries, o cérebro, e demonstra ser executor e realizador, obediente à ordem recebida. Mas o olhar para trás mostra o receio de Touro, sua suscetibilidade: 9. Verso do poema Mondnacht, do poeta alemão Joseph von Eichendorff (N. da E.)

de onde virá a picada? De Judas Iscariotes. Há quem se escandalize quando digo tu és Touro e deves desenvolver as qualidades de Judas Iscariotes. Reclamaram alegando que eu não poderia dizer a ninguém que em Judas Iscariotes estão as qualidades que tu tens como Escorpião ou, no caso de Touro, que tu deves desenvolver. Há que observar que, segundo a tradição, Jesus é do signo de Escorpião e, pela doutrina, também Paulo é de Escorpião.

As tentações de Touro e a aglomeração da matéria nos parecem agradáveis e as qualidades de Escorpião são vistas como desagradáveis. Quem compreendeu bem este capítulo descrevendo Escorpião não julgará mais Judas Iscariotes como o traidor, da mesma maneira como não chamamos de traidor o médico que nos dá uma injeção de anestesia ou qualquer outra medicação e que nos diz que não vai doer. A história de Judas Iscariotes muito esclareceu para respeitar a necessidade de Escorpião. É o reformador, o transformador, a autoridade e o dominador dos elementos na Química, dentro do conjunto dos doze signos, que formam um todo. Como Touro, nós queremos o conforto, o bem-estar, a satisfação dos sentidos. Nos revoltamos contra a autoridade e resistimos contra a obrigação (veja o olhar de Judas Tadeu) que nos pica com seu ferrão para demonstrar as forças e valores que possuímos, da mesma forma que o cirurgião corta para despertar a vida interna para reagir e curar.

Judas Iscariotes era o tesoureiro da comunidade formada pelos apóstolos em torno de Jesus. Era o político que queria libertar Israel dos romanos, pois possuía o senso de organização e sabia ver os valores que fizeram-no ter aquele cargo. Em Jesus ele tinha visto o poder e a força de libertar, mas Jesus era humilde e não mostrava todo o poder que tinha. Judas escolheu os dias de festa da Páscoa,

118

O QUE O CÉU E OS HOMENS ME ENSINARAM

119

quando todo o povo de Israel estaria em Jerusalém, convicto de que

Jesus, quando preso, picado, mostrasse todo seu poder milagroso e, com a força do povo de Israel reunido, expulsasse os romanos. A traição de Judas, os 30 denários, era a anestesia para que conseguisse toda reação e revolução. Prisão, poder de Jesus e libertação. Quando Jesus mostra que não usa o poder para a matéria, mas somente para o espírito, Judas, como faz o escorpião quando encurralado pelo fogo, usa o dardo contra si mesmo. Sem Judas não teria havido a cruz e sem a cruz não teria havido a prova da ressurreição. Disse Jesus a Judas, quando este hesita, e as palavras também são para ti: “faça o que tens que fazer!” Mas, meu conselho: use a mão do amor. Para toda imposição da autoridade, ação de reforma e despertar das energias, a chave para obter o êxito está em Touro: o carinho e a dedicação.

No documento O QUE O CÉU E OS HOMENS ME ENSINARAM (páginas 57-60)

Documentos relacionados