• Nenhum resultado encontrado

MATERIAL E MÉTODOS 1 Extração de Fitonematóides

OCORRÊNCIA DE FITONEMATÓIDES NA CULTURA DO CUPUAÇUZEIRO NO IFPA CAMPUS CASTANHAL

2. MATERIAL E MÉTODOS 1 Extração de Fitonematóides

As amostras foram coletadas, no sistema agroflorestal (SAF’s) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - Castanhal (IFPA), situado no Km 63 da BR 316, com as coordenadas geográficas: 1º 17’ 46” de latitude sul e 47º 55’ 28” de longitude WGr. Foram coletadas quatro amostras de solo em quatro parcelas pré-determinadas na área do SAF's. Sendo que, de cada amostra foi obtida de cinco pontos de coleta, do qual foram retirados aproximadamente 1 kg de solo, na profundidade 0 a 25 cm. As parcelas foram divididas, segundo a organização do SAF's:

1ª Parcela: Composta de Cupuaçu (Theobroma grandiflorum), Andiroba (Carapa guianensis), Mogno (Swietenia macrophylla), Palhetera (Clarisia racemosa), Ipê (Tabebuia sp.) e Acapu (Vouacapoua

americana)

2ª Parcela: Composta do consórcio Cupuaçu e Banana (Musa sp.)

3ª Parcela: Composta de Cupuaçu, Leucena (Leucaena leucocephala) e Ingá (Edulis mart.) 4ª Parcela: Cupuaçu solitário

Após a coleta, as amostras foram acondicionadas em sacos plásticos e devidamente etiquetadas foram encaminhadas para o laboratório para serem analisadas.

2.2- Flotação e Centrifugação Jenkins (1964)

Os nematóides foram separados do solo por diferenças de gravidades específicas da água, do nematóide, da solução de sacarose e do solo.

x A amostra coletada foi homogeneizada em um balde com 2 a 3 litros de água, quebrando os torrões; x Deixe decantar por 20 segundos e verta o líquido sobre um peneira de 20 mesh acoplada a outra de

400 mesh;

x O material retido na ultima peneira foi recolhido em béquer de 100 ml, com auxilio de uma piseta com água; a suspensão do béquer foi transferida para tubos de centrífuga, calibrando-os com água; x As amostras foram centrifugadas por 5 mim. a 1750 rpm: o liquido sobrenadante foi descartado; x Ao precipitado foi adicionado sacarose. A sacarose também foi usada para calibrar os tubos;

x Foi centrifugado por 1 min. a 1750 rpm: o sobrenadante é vertido na peneira de 400 mesh sendo lavado cuidadosamente com água diversas vezes, para retirar o excesso de sacarose;

x A solução foi posta em Beckers de 40 ml para ficar em repouso por três dias. Após repouso, foi realizada a centrifugação de ambos para a separação do material da solução de água e para confecção das lâminas provisórias, os nematóides foram mortos e fixados pelo método de Lamberti em 1994, as análises foram feitas em microscópio óptico.

2.3- Identificação

Foi feita a identificação dos gêneros e espécies dos fitonematóides, por meio de exame, em microscópio óptico aumentado 40x e 100x. Foram observadas as características morfológicas, através de consultas a chaves taxonômicas, e realizada a identificação dos gêneros e espécies dos fitonematóides presente nas amostras.

3. RESULTADOS E DISCUSSÃO

Foram analisadas um total de quatro amostras de solo. Destas, notou-se a presença de grande quantidade do nematóide Helicotylenchs dihystera em todas as parcelas. Os nematóides espirilados (Helicotylenchs dihystera) são considerados polífagos, parasitam diversas culturas como frutíferas e espécies florestais e encontrando em várias regiões do mundo, competindo por água e nutrientes com as plantas parasitadas Kinloch (1971); Tarde (1971); Lordello (1973); Singh (1973). Também foram observadas outros gêneros como: Os Meloidogyne sp, conhecidos como nematóides das galhas radiculares, que são endoparasitos sedentários e devido ao ataque dos nematóides, o sistema radicular das culturas torna-se ineficiente na absorção de água e nutrientes e, como resultado, as plantas mostram-se pouco vigorosas e pequenas Oliveira e Kubo (2001). Jimenez-saenz (1971) afirma que o nematóide das galhas esta estreitamente associada a morte súbita de espécies de cacau, pertencente a mesma família do cupuaçu, na Bahia. Além do Hemicycliophora que ocorrem em várias regiões do mundo, geralmente em solos arenosos. Os nematóides do gênero Hemicycliophora têm sido encontradas associadas a diferentes plantas cultivadas no Brasil Dropkin (1989), entre outros gêneros conforme Tabela 1.

Tabela 1: Gêneros observados nas quatro amostras de solos analisadas

1ª Parcela 2ª parcela 3ª Parcela 4ª Parcela

Helicotylenchus dihystera Helicotylenchus dihystera Helicotylenchus dihystera Helicotylenchus dihystera

Meloidogyne sp Hemicriconemoide Outros de vida livre Hemicycliophora sp

Hemicycliophora sp Hemicycliophora sp Trichodorus sp

Aphelenchus sp Dolichodorus sp

Dolichodorus sp

Huang e Cares (1995) desenvolveram pesquisas sobre diversidade de fitonematóides, identificados em áreas de vegetação nativa e cultivada com culturas anuais e perenes, sendo que em espaços de culturas perenes a abundância destes foi mais evidente, possivelmente devido à grande quantidade de biomassa radicular, o que poderá ser um indicativo para a ocorrência de Helicotylenchs

dihystera em áreas de cultivos permanentes, tal como o cupuaçuzeiro.

O fitonematóide Helicotylenchs dihystera está presente no sistema agroflorestal do cupuaçu,

mas sua ação patogênica ainda não foi verificada. Entretanto, segundo Machado; Siqueira; Galbieri (2005), o conhecimento da distribuição e a quantificação dessa espécie é de suma importância para o controle desse parasito em áreas infestadas, o qual causam perdas significativas na produção agrícola.

4. CONSIDERAÇÕES

Através do levantamento realizado, o nematóide Helicotylenchs dihystera se destaca como uma das espécies de fitonematóides presente no agroecossistema de cupuaçuzeiro mediante a amostragem realizada na área do Instituto Federal Ciência e Tecnologia do Pará - Campus Castanhal, onde posteriormente fornecerá subsídios para associações com sintomas de deficiência na cultura.

AGRADECIMENTOS

Ao Programa de Educação Tutorial pela concessão de bolsa de estudos financiada pelo MEC.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ARAUJO, A. C. de; SILVA, L. M. R.; ARAUJO, L. V. de. O cultivo da gravioleira em propriedades

produtoras de cacau da região Sudeste da Bahia: um estudo da viabilidade financeira da cultura. XLIV

Congresso Brasileiro de Economia e Sociologia Rural, 44, Fortaleza. Questões Agrárias, Educação no Campo e Desenvolvimento. Brasília: SOBER, 2006.

ARAÚJO, A. C.; RAMOS, J. V.; FILHO, G. A. F; ARAÚJO, L. V.; MIDLEJ, R. R. A cultura do cupuaçuzeiro

(Theobroma grandiflorum) como alternativa de diversificação da região produtora de cacau da Bahia:

um estudo de viabilidade financeira. 11 p, 2006.

CAMPOS, V. P. Manejo de doenças causadas por fitonematóides. Lavras: UFLA/FAEPE, 124 p. il. 1999. CASTRO, J. M. C; CAMPOS, V. P; POZZA, E. A. Levantamento de fitonematóides em cafezais do sul de

minas gerais. 2008.

COSTA, D. C.; FERRAZ. Avaliação da resistência de cultivares e linhagens de soja a Pratylenchus

brachyurus. Anais. Escola de Agronomia e veterinária, 28(2): 67-76, 1998.

CONSUELO, M. da. L.; NELITON, M. S. Impacto Econômico da Broca do Cupuaçu, Conotrachelus

humeropictus Field (Coleoptera: Curculionidae) nos Estados do Amazonas e Rondônia. Anais. Soc.

Entomol. Brasil 27(3): 481-483, 1998.

CUATRECASAS, J. Cacao and its allied. A taxonomic of the genus Theobroma. Contributions U. S. of the Natural Herbarium, v.35, n.6, p.379-614, 1964.

CLASSES of phylum nemata. Disponível em:< http://plpnemweb.ucdavis.edu/nemaplex/taxadata/Classes.htm>. Acesso em: 10 set. 2011.

DUCKE, A. As espécies brasileiras do gênero Theobroma L. Belém: Instituto Agronômico do Norte, 89p, 1953. (Boletim Técnico, 28).

FERRAZ, L. C. C. B.; MONTEIRO, A. R.. Nematóides. In: BERGAMIN FILHO, A.; KIMAT, H.; AMORIM, L. (Ed.). Manual de fitopatologia: Princípios e conceitos. São Paulo: Ceres, v. 1, cap. 8, p. 168-201, 1995. HUANG, S. P.; CARES, J. H.; Community composition ofplant-parasitic nematodes innative and

JENKINS, W. R. A rapis centrifugal-flotation technique for separating nematodes from soil. Plant Disease Reporter, Washington, DC, v. 48, n. 9, p. 692. 1964.

JIMENEZ-SAENZ, E. Relación entre el ataque de nemátodos y la muerte súbita del cacao (theobroma

cacao L.) en Bahia, Brasil. Turrialba, 19(2):255-260, 1971.

KINLOCH, R. A. Florida field crops as hosts of the spiral nematode. Helicotylenchus dihystera, Nematropical I (2):38-39. 1971.

LOCATELLI. M. et al. Estudo do comportamento produtivo do cupuaçuzeiro em sistemas

agroflorestais. In: WORKSHOP SOBRE AS CULTURAS DE CUPUAÇU E PUPUNHA NA AMAZÔNIA, 1,

1996, Manaus. Anais. Manaus: EMBRAPA/CPAA. p.160, 1996. (Documentos, 6).

LORDELLO, L. G. E. Nematóides das plantas cultivadas. 2 ed. São Paulo, Livraria Nobel, 197p. 1973. MACHADO, A. C. Z; SIQUEIRA, K. M. S.; GALBIERI, R.; CIA, E. Levantamento preliminar das espécies de

fitonematóides associadas à cultura do algodão no estado de São Paulo. In: V CONGRESSO BRASILEIRO

DO ALGODÃO. Salvador. Anais. 2005.

MAI, W. F.; MULLIN, P. G. Plant-parasitc nematodes: A pictorial key to genera. New York: Cornell University Press. Ithaca, 277 p, 1996.

MAGGENTI, A. General nematology. New York: Springer Verlag, 372 p, 1981.

NASCIMENTO, M. M. do. Identificação de gêneros de fitonematóides em amostras coletadas na

floresta amazônica, no nordeste paraense. 84 p, 2007. Dissertação (Mestrado em Agronomia) –

Universidade Federal Rural da Amazônia, Belém.

NORTON, D. C.; NIBALCK, T. L. Biology and acology of nematodes. In: NICKLE, W. R. (Ed.). Manual of Agricultural Nematology. New York: Marcel Dekker, p. 47-72, 1991.

NUNES, A. M. L; LAIS, M. A. L. N.; TERESINA, M. L. de L. Ciclo de vida do Crinipellis perniciosa no

cupuaçuzeiro (Theobroma grandiflorum). PI, 2001 (Documentos 64)

PHYLUM key to orders. Disponível em:< http://plpnemweb.ucdavis.edu/nemaplex/Taxadata/orderkey.htm>.Acesso em: 10 set. 2011.

SOBRE os nematóides. Disponível em < http://www.ciagri.usp.br/~sbn/nemata.htm> Acesso em: 10 set. 2011.

SGRIGNOLI, L. A; ALMEIDA, A. G. de; OLIVEIRA, A. S. et al. Análise química do solo e levantamento de

fitonematóides em hortas do município de Marília/SP. 1996.

TARDE, R. Estudios sobre la distribución y poblaciones de namatodos em fincas de hortalizes

YEATES, G. W.; WARDLE, D. A.; WATSON, R. N. Relationships between nematodes, soil microbial

biomass and weed-management strategies in maize and asparagus cropping systems. Soil Biology and

OCORRÊNCIA DA “CENTOPEIA CASA” (Scutigera coleoptrata L.) ASSOCIADA À