• Nenhum resultado encontrado

Como já asseverado, a ação cautelar tem por finalidade assegurar a conservação de um estado da coisa para garantir a decisão futura, o direito perseguido na ação principal, conferindo efetividade para o cumprimento da decisão de mérito. Em decorrência dessa finalidade, a ação cautelar reveste-se de instrumentalidade na forma.

Nesse sentido, Manoel Antonio Teixeira Filho ensina que:

“..a finalidade das medidas cautelares é garantir o processo futuro, que comportará em definitivo a lide a ser deduzida, conquanto se encontre largamente aceita pela doutrina, não pode ter o sentido generalizante que lhe vem atribuindo, nem o caráter de acessoriedade, que se insinua nessa afirmações...são irrefutáveis os motivos de fato que determinam a instituição das medidas cautelares no ordenamento processual; é que, detendo o Estado o monopólio da administração da justiça, não seria justo, nem ético, que a costumeira lentidão do procedimento viesse a acarretar danos - muitas vezes irreparáveis – a quem pudesse ter razão jurídica103.

Em sentido contrário, Bezerra Leite104 afirma que se trata de ação incidental e com caráter de acessoriedade ao processo principal, vejamos:

“ a ação cautelar tem por escopo assegurar o resultado útil do processo dito principal, na medida em que constitui uma espécie de demanda incidental ou preparatória de outra demanda de cognição ou executiva”.

103 TEIXEIRA FILHO, Manoel Antonio. As ações Cautelares no Processo do Trabalho, 5ª edição, p. 80-81, Ed. LTr, São Paulo, 2005.

Frederico Marques105 declara:

“A medida cautelar é uma providência coativa, de caráter provisório e instrumental, jurisdicionalmente concedida, para a tutela, em sua complexidade, do resultado de processo de conhecimento, ou de execução”.

No que concerne à classificação, não há uniformidade na doutrina, vamos valer-nos da classificação adotada por Manoel Antonio Teixeira Filho:

Diferentemente da tutela antecipada, que não é um processo; a ação cautelar instaura um processo com a seguinte classificação: a) instrutórias antecipadas; b) medidas destinadas a garantir o resultado prático de uma futura execução forçada; c) providências que resolvem provisoriamente uma situação controvertida, viando a impedir a ocorrência de um dado irreparável em virtude da tardança na composição da lide principal; d) medida que tem como fito impor a prestação de caução, que se divide em grupo das providências jurisdicionais, a saber: a) arresto; b) seqüestro; c) caução; d) busca e apreensão; e) atentado; f) exibição; g) justificação; h) protestos; i) notificação e interpelações; j) antecipação de provas. Deve ser observado que as alíneas “g/j” estão inseridas no grupo das providências administrativas, que produzem efeitos na jurisdicional 106.

Da classificação exposta, observarmos que as ações cautelares têm autonomia, instrumentalidade, urgência, provisoriedade, revogabilidade, e tais requisitos são firmados tanto pela doutrina quanto pelo Tribunal Superior do Trabalho107.

105 MARQUES, José Frederico. Manual de Direito Processual Civil, p. 373, 9ª edição, Ed. Millennium, Campinas/SP, 2003.

106 Op. cit. p. 80

✆✝☎✂✞

AÇÃO CAUTELAR. EFEITO SUSPENSIVO AO RECURSO ORDINÁRIO. ANTECIPAÇÃO DE TUTELA NA SENTENÇA PARA OBSTAR MUDANÇA PREJUDICIAL AO TRABALHADOR NA

No âmbito do processo do trabalho, por força da Lei 6.203/1975 e 9270/1976, foram acrescentados os incisos X e IX ao art. 659 da CLT, garantido a concessão liminar em reclamações trabalhistas que objetivem tornar sem efeito a transferência e reintegração de dirigente sindical.

O regrativo acima é a única previsão do processo laboral, sendo as medidas cautelares tratadas acuradamente no Livro III, do CPC, a partir do art. 796, dos quais devemos nos valer para aplicação subsidiária por força do art. 769 da CLT.

Contudo, com a reforma do Código de Processo através da Lei 8952/1994, que deu nova redação ao artigo 273, houve esvaziamento das ações cautelares; em razão do princípio da fungibilidade da matéria, a tutela antecipada passou a ser revestida de maior amplitude, esvaziando principalmente as cautelares satisfativas.

Manoel Antonio Teixeira Filho108 assevera:

“O que o individuo pretende, portanto, ao deduzir uma pretensão cautelar, é ver assegurado o regular desenvolvimento do processo principal de que se valerá o Estado-juiz para compor a lide, é ver garantido, na amplitude das suas manifestações, o próprio direito e ação”.

FORMA E NO VALOR DA APOSENTADORIA RECEBIDO DO EMPREGADOR. O processo do trabalho é infenso ao efeito suspensivo aos recursos, sendo que apenas na hipótese de flagrante ilegalidade é que se admite a atribuição de tal efeito aos recursos por meio da ação cautelar. A ordem para manter a forma de pagamento e o valor da aposentadoria percebida pelo trabalhador sob o fundamento de que é vedado do nosso ordenamento jurídico qualquer mudança unilateral e prejudicial ao empregado tem respaldo na lei e na jurisprudência e, por isso, não ofende a lei. A atribuição de efeito suspensivo ao recurso ameaçaria a eficiência da sentença, motivo pelo qual a medida cautelar é indeferida. (TRT-2ª MC. – 00131.2006.000.02.00.0 - (20070155296) – T. 12 ª - Rel. Marcelo Freire Gonçalves – 09.08.2007). Outras decisões no mesmo sentido: Anexo I, 3.

Lamentamos que, na Justiça do Trabalho, esse vital instrumento seja pouco utilizado. Não raras são às vezes em que a parte tem conhecimento de fatos que ensejam no pedido cautelar para garantir o resultado prático do processo e, talvez por falta de conhecimento na utilização desse instrumento, não viabiliza o resguardo com o pedido formulado através das medidas cautelares previstas no Código de Processo Civil, subsidiariamente aplicáveis ao Processo do Trabalho.

Vejamos o que relata Manoel Antonio Teixeira Filho:

“A infreqüente solicitação de medidas cautelares, no âmbito da Justiça do Trabalho, tem sido, conforme nos parece correto concluir, a principal causa do desconhecimento – quase generalizado –, por parte dos exercentes das profissões forenses, não apenas da extraordinária utilidade dessas providências, mas do procedimento legal que lhe é inerente”.

Normalmente, quando utilizadas na Justiça do Trabalho, destinam-se à suspensão da execução da sentença, que, proferida e remetida ao Tribunal, é recebida meramente no efeito devolutivo. Raramente, são utilizadas para o fim de arresto, de preservação de coisa ou lugar, de busca e apreensão, entre outros.