• Nenhum resultado encontrado

5 ANÁLISE DOS DADOS

5.2 Metodologia e análise dos dados

A escolha dos documentos a serem analisados foi realizada a partir de dois critérios: levantamento do corpus e a definição da amostra. O corpus consiste no conjunto de todas as reportagens sobre a “crise das papeleiras” vinculadas entre janeiro de 2006 e junho de 2007, pelos jornais uruguaios, El Observador e El País e pelos argentinos El Clarín e La Nación. A amostra, por sua vez, representa, exclusivamente, as citações proferidas por representantes oficiais de cada um dos atores, contidas nas reportagens que compõem o corpus.

Além dos objetivos propostos, considera-se esta pesquisa um importante instrumento para o trabalho de profissionais ligados à área de planejamento, gestão ambiental e relações internacionais, pois a análise do conflito entre os vizinhos Argentina e Uruguai, fornece

parâmetros, orienta diretrizes e aponta caminhos para novas ações no ainda incipiente campo da diplomacia ambiental.

A análise de conteúdo foi organizada em 3 etapas: (i) a pré-análise, (ii) a exploração do material e (iii) o tratamento dos resultados, a inferência e a interpretação.

1ª etapa - Pré-análise

A pré-análise tem por objetivo operacionalizar e sistematizar as idéias iniciais. Nesta fase é escolhido o universo de documentos que será submetido aos procedimentos analíticos.

Primeiramente definiu-se o universo de pesquisa (corpus), como sendo as reportagens sobre a “crise das papeleiras” veiculadas entre 2006 e 2007 pelos já mencionados jornais. Levantado o corpus partiu-se para a definição da amostra.

A amostra foi selecionada, exclusivamente, com base nas citações proferidas por cada um dos atores, nas reportagens que compõem o corpus. A escolha pelas citações em detrimento de todo o conteúdo das reportagens/entrevistas, se deu em razão da preocupação em evitar a contaminação da amostra e em manter o rigor científico. Fala-se em contaminação, pois acredita-se que, mesmo buscando a imparcialidade, os jornalistas acabam por aplicar seus próprios filtros ao transmitirem uma notícia e as citações, por sua natureza, passam à margem desses filtros, refletindo com exatidão a mensagem de quem as proferiu. Entretanto, sabe-se que mesmo cercando-se de cautela, as citações que aparecem nas reportagens integravam trechos escolhidos das entrevistas donde originam as reportagens, configurando, mesmo assim, um filtro aplicado pelo editor do jornal, e/ou responsável pela matéria. Cabe ressaltar que só foram consideradas válidas aquelas citações cujo interlocutor é considerado um porta voz oficial dos atores.

Por ser composta por um conjunto heterogêneo de unidades semânticas, a amostra precisa ser tratada de modo a encontrar representações condensadas e explicativas, tornando- se assim uma informação acessível.

Definida a amostra, esta foi estratificada por veículo, ou seja, separada conforme o jornal que a publicou, dando início ao primeiro trabalho de classificação. Após esta primeira

ordenação, as citações foram agrupadas por ator (Gov. Uruguaio, Gov. Argentino, Botnia e Assembléia Ambientalista de Gualeguaychú). O passo seguinte foi o de ordená-las cronologicamente e, por fim, traduzi-las para a língua portuguesa, pois as fontes de pesquisa escolhidas eram todas de língua espanhola.

De início, foram levantados quantos vocábulos (palavras) existiam no corpus, na amostra e em cada uma das 4 sub-amostras30. Chegou-se a um universo (ou corpus) de 1.320 vocábulos. Desde universo foram expurgadas todas as palavras que não constituíam citações, abrangendo 1.022 vocábulos, chegando-se por fim a uma amostra de 298 vocábulos.

Antes de iniciar o agrupamento por classificação (divisão das unidades significativas em categorias ou classes) é necessário reunir e descontar as palavras idênticas, sinônimas ou próximas em nível semântico. O objetivo deste agrupamento é condensar ainda mais a informação.

Isto posto, as sub-amostras passaram por uma minuciosa leitura, que resultou na

definição das palavras chaves, ou vocábulos, que traduziam as idéias principais de cada uma das citações feitas pelos 4 atores acerca da crise diplomática.

Foram encontradas 243 palavras chaves em toda a amostra. Destas 243, as de mesmo sentido foram condensadas. Exemplo: vocábulos como ambiente, ambientalmente e ambiental foram agrupadas em “ambiental”; vocábulos como trabalham, trabalhando e trabalhássemos foram agrupados em “trabalhar” e assim sucessivamente. Após este agrupamento as palavras chave foram resumidas em 158 vocábulos.

Condensadas as palavras chave, estas foram classificadas, ou seja, foram criadas categorias representativas de um tema (ex.: meio ambiente, unidade territorial) e as palavras chave existentes, agrupadas conforme aproximação semântica com a categoria.

Ressalta-se que a partir da definição das categorias, passa-se a trabalhar unicamente com as ocorrências tidas como representativas, as demais palavras constantes na amostra

30 A Amostra é composta por todas as citações feitas pelos atores no período de jan-06 à jun-07. Já as

Sub-Amostras compreendem as mesmas citações, porém estratificadas por ator, no mesmo intervalo de tempo. A definição de 2 níveis de amostras se faz relevante, em razão da necessidade de se ter um parâmetro comparativo.

(artigos e palavras desprovidas de representatividade do contexto) foram expurgadas da análise. Foram criadas 18 categorias onde 1 delas corresponde a “palavras independentes”. A categoria “palavras independentes” é composta por palavras chave que não se encaixavam nas demais 17 categorias, a saber:

Categorias Palavras Chave Respectivas

Unidade Territorial República, nação, nacional, pais, local, regiões, Europa, Rio Negro, Salto Grande, território, província, fronteiras, Finlândia, estado finlandes, Entre Rios, departamento, Corrientes, Canadá, Argentina, área, Uruguai e Fray Bentos.

Indivíduo Netos, social, trabalhadores, pessoas,

filhos, comunidades, cidadãos, irmãos e população.

Meio Ambiente Ambiental, ecologistas e ecossistemas.

Recursos Hídricos Rio, rio Uruguai, bacia e compartilhado.

Passivo Ambiental Mortandade, destruição, suja, problema, nocivos, incidente, ilícito, dioxinas, contaminar e grave.

Qualidade de Vida Empregos, qualidade, investimento,

saúde, vida, sustentáveis, trabalhar, tranqüilidade e desenvolver.

Internacional Diplomático, internacional, Mercosul e

Governamental Nestor Kirchner, Tabare Vazquez, secretário, pública, presidente, político, oficialmente, governo, economia, chanceler e organismos.

Fabril Obra, papeleira, projeto, projetadas,

planta, cluster, empresa, privado, empreendimento, construção e industrial.

Produto Final Papel, pasta e celulose.

Jurídico Direito, tribunal, tratado, standard,

requisitos, requerimentos, normas, licença, legais, imparciais, autorizações e jurídicas.

Controle Preocupar, controlar, preservação, plano,

monitoramento, estudos, defender e proteção.

Conflito Pressão, suspensão, mobilização,

manifestação, luta, discussão, desacordo, corte, bloqueio, conflito e divergência.

Processo/Tecnologia Gerar, produção, técnica, processo, praticas, operar, modernas, informação, impacto, fazer, exercer, emissão, efluentes, efeitos, conseqüências, avançar, funcionar, atividade e abastecer.

Matéria Prima Biomassa, energia, florestal, matéria

Diálogo Conversar, declarações, dialogar, falar, negociações e negociar.

Segurança Policiais, violar e violência.

Palavras Independentes (sem categorização)

Incorreto, verdade, risco, responsável, piqueteiros, erro, assembléia e ponte.

2ª etapa - Exploração do Material

Essa fase consiste essencialmente de operações de codificação, desconto ou enumeração, em função de critérios previamente formulados. Codificar significa transformar os dados, seja por meio de recortes, agregações ou enumerações, de forma a encontrar uma descrição exata das características pertinentes ao conteúdo. Com as categorias já estabelecidas torna-se possível reunir e comparar os dados de cada ator, segundo cada uma das categorias, em um quadro de dupla entrada (atores e categoria).

Primeiramente foi levantada a freqüência e calculado o percentual de cada uma das 18 categorias na amostra, ou seja, o resultado encontrado demonstrava a representatividade que cada categoria tem na amostra.

Em um segundo momento, foi calculado a freqüência de ocorrência e o percentual para cada uma das 18 categorias nas citações de cada ator (nas sub-amostras). Desta forma revelou-se a representatividade que cada categoria tem no discurso proferido pelos respectivos atores.

Uma vez que as sub-amostras apresentavam tamanhos distintos, ou seja, o total de vocábulos que as compunha era diferente para cada um dos atores31, foi necessário equabilizá-

31O número total de vocábulos em cada sub-amostra era: Governo Uruguaio 24, Governo Argentino 66, Botnia

las (corrigi-las) a fim de torná-las passíveis de comparações. O tratamento estatístico feito nos dados (nos percentuais das categorias) adotou a fórmula abaixo e sua aplicação resultou na possibilidade de confrontar as freqüências encontradas para cada uma das 18 categorias, nas respectivas sub-amostras. TSub TA P X(%)= × Onde:

X = Percentual corrigido da categoria por ator

P = Probabilidade de ocorrência da categoria por ator TA = Total da amostra

TSub = Total da sub-amostra (amostra de cada ator)

Os resultados encontrados pela aplicação desta fórmula estatística, estão, a seguir, apresentados no item 5.3, Tabela 5.

As operações estatísticas permitem estabelecer quadros de resultados, diagramas, figuras e modelos, os quais condensam e põem em relevo as informações fornecidas pela análise. O analista pode então propor inferências e adiantar interpretações a propósito dos objetivos previstos ou que digam respeito a outras descobertas inesperadas. Por outro lado, os resultados obtidos, a confrontação sistemática com o material e, o tipo de inferências alcançadas, podem servir de base a uma outra análise disposta em torno de novas dimensões teóricas (BARDIN, 2004).

Buscando uma melhor forma de descrever pormenorizadamente os dados obtidos nesta pesquisa, a 3ª etapa - Tratamento dos Resultados Obtidos e Interpretação - será apresentada nos itens 5.3 e 5.4 respectivamente.

Documentos relacionados