• Nenhum resultado encontrado

2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

2.6. Ferramentas para Gerenciamento do Portfólio

2.6.1. Microsoft EPM

A solução desenvolvida pela empresa Microsoft, The Microsoft Office Enterprise

Project Management (EPM), tem como objetivo auxiliar a organização a ter visibilidade e

controle sobre todo o trabalho relacionado aos projetos, auxiliando na tomada de decisão, no alinhamento com a estratégia do negócio, na alocação de recursos e na medição da eficiência operacional.

O pacote EPM é um conjunto de produtos da Microsoft que inclui produtos da família

Microsoft Office Project 2007 e outros adicionais. Alguns desses produtos e suas

respectivas funções são apresentados a seguir.

Microsoft Office Project Professional 2007: Possui todas as funcionalidades da

ferramenta de gerenciamento de projetos amplamente utilizada no mercado Microsoft Office

Project Standard 2007. Com ele é possível controlar o trabalho do projeto, agendamentos e

finanças e utilizando outros recursos da família de programas Microsoft Office gerar relatórios utilizando modelos e assistentes.

Microsoft Office Project Server 2007: É uma plataforma flexível que dá suporte ao

gerenciamento de recursos, agendamento, reporte e ainda proporciona outras funções colaborativas à solução EPM, como habilitar a organização a armazenar informações de projetos e recursos de uma forma centralizada.

Microsoft Windows SharePoint Services 3.0: Auxilia no gerenciamento e

compartilhamento de arquivos e outras funcionalidades de colaboração.

Microsoft Office Project Web Access: Proporciona que, baseado em suas

figura abaixo mostra o acesso a um módulo do sistema utilizando o browser (ferramenta de acesso à internet) Microsoft Internet Explorer por meio desta ferramenta.

Figura 31: EPM - Aceso via Web

Fonte: web site http://office.Microsoft.com/global/images/

Microsoft Office Project Portfólio Server 2007: É o módulo do EPM que disponibiliza

uma ferramenta para gerenciamento do portfólio para auxiliar a organização a identificar, selecionar, gerenciar os portfólios de forma alinhada à sua estratégia. Esse produto também se integra com o Office Project Server 2007 para prover uma solução integrada e acessível pela internet utilizando a Microsoft Office Project Portfólio Web Access. A figura a seguir mostra um exemplo de tela com a relação de projetos do portfólio e diversas informações e indicadores relacionados a dados financeiros e de performance de cada um. A disposição dessas informações de forma consolidada e com sinalizadores visa facilitar a visão do todo e auxiliar a tomada de decisão pelos gestores do portfólio.

Figura 32: EPM - Painel de controle do portfólio

Fonte: web site http://office.Microsoft.com/global/images/

Resumidamente, a ferramenta visa: auxiliar na organização do trabalho, de simples propostas até complexos planos de projetos; facilitar a análise da informação e a utilização dela em relatórios pré-definidos ou ainda permitindo a criação de relatórios customizados para apresentar informações relacionadas a projetos; utilizar uma integração já prevista no sistema para comunicar informações relacionadas a projetos com outros sistemas da

Microsoft. Essas propostas são detalhadas no quadro apresentado no anexo 1.

2.6.2. Primavera P6

A solução desenvolvida pela empresa Primavera, o Primavera P6 é, segundo seu fabricante, a ferramenta mais poderosa, robusta e fácil de usar para priorizar, planejar, gerenciar e executar projetos, programas e portfólios. O Primavera P6 é uma ferramenta integrada de gerenciamento do portfólio de projetos flexível e configurável, que utiliza funcionalidades específicas adequadas a cada função existente na equipe do projeto, para satisfazer à necessidade, perfil e responsabilidades de cada membro. Ele tem como objetivo proporcionar uma solução única para gerenciar projetos de qualquer tamanho, adaptada a vários níveis de complexidade dependendo do projeto e de forma inteligente se adequar a

diferentes funções, perfis ou atuações dentro da organização. Com suas funcionalidades, a solução Primavera P6 pretende auxiliar a organização a:

a. Selecionar o mix estratégico de projetos;

b. Garantir a governança de projetos, TI e da corporação; c. Melhorar processos e métodos;

d. Aumentar a colaboração das equipes;

e. Mensurar o progresso relacionado aos objetivos;

f. Completar mais projetos sucessivamente e com o retorno esperado. A seguir serão citados alguns dos principais módulos e ferramentas.

Análise do Portfólio: Essa ferramenta busca proporcionar ao executivo visões em tempo real do desempenho de projetos, programas e portfólios da sua organização. Na figura abaixo, por exemplo, é apresentada uma tela do sistema com um resumo dos programas em andamento de uma forma sintética visando fornecer as informações básicas necessárias à tomada de decisão.

Figura 33: Primavera - Estimativa e controle de custos Fonte: web site http://www.primavera.com/industry/ht/images/

Painéis de controle (dashboards): Na figura abaixo é apresentado um exemplo de um painel de controle de um portfólio de projetos de desenvolvimento de produtos de TI. No exemplo são apresentados dados do desempenho do projeto, saúde dos projetos, situação

de tarefas e um resumo financeiro, como forma de dar subsídio à rápida compreensão do

status e tomada de decisão.

Figura 34: Primavera - Painel de controle dos projetos Fonte: web site http://www.primavera.com/industry/ht/images/

Análise de cenários: O sistema Primavera P6 também tem o objetivo de auxiliar a organização a alinhar seus portfólios de projetos e programas com a estratégia usando modelagem de cenários, análise de capacidade, painéis de pontuação, gráficos e funcionalidades de otimização. A figura abaixo ilustra a utilização do sistema para realização de análises de cenários envolvendo os componentes do portfólio.

Figura 35: Primavera - Análise de cenários

Fonte: web site http://www.primavera.com/industry/ht/images/

Planejamento de alocação de recursos (Capacity Planning): O sistema também pretende auxiliar as organizações a gerenciar melhor a demanda que está por vir, buscando o correto balanceamento de projetos, garantindo que os recursos não estejam sobrealocados. A figura abaixo ilustra a ferramenta previsão de alocação da equipe para auxiliar no planejamento de recursos.

Figura 36: Primavera - Alocação de recursos

Fonte: web site http://www.primavera.com/industry/ht/images/

Comunicação: O Primavera P6 ainda visa equipar os gerentes de projetos para executar seus projetos e ao mesmo tempo em que habilitam indivíduos de todos os níveis na organização a analisar, arquivar e comunicar informações. Assim, ainda visa proporcionar uma forma simples de garantir a comunicação da performance de projetos e programas aos patrocinadores.

De uma forma resumida, o Primavera P6 busca proporcionar à organização as seguintes funcionalidades: workflow de proposição de projetos; automatização de parte da criação e manutenção portfólio; critérios configuráveis; planejamento de cima para baixo; painéis interativos; gráficos; construção de cenários; planejamento de capacidade do portifólio; colaboração da equipe; reporte de performance. Essas funcionalidades são detalhadas no quadro apresentado no anexo 2.

2.6.3. CA Clarity

A solução da empresa CA, o CA PPM (CA Project & Portfólio Management) busca permitir que as organizações de TI integrem o gerenciamento de seus serviços, projetos, pessoas e finanças. A utilização do sistema para gestão do portfólio de TI visa gerar maior

eficiência através da execução de melhores práticas, otimização de recursos e gerenciamento de custos dos projetos. A seguir, serão apresentadas algumas das características e funcionalidades da solução.

Abordagem modular: A abordagem modular do sistema é formada a partir do projeto principal e da funcionalidade de gerenciamento do portfólio, além de oferecer módulos avançados de Governança de TI que permitem a inicialização de funcionalidades menores e suplementares conforme o necessário. A figura abaixo ilustra os módulos que compõem a solução:

Figura 37: Clarity - Módulos do sistema CA PPM

Fonte: Resumo da solução: CA Project & Portfólio Management (CA, 2007, pag. 7)

Integração com outras ferramentas: O CAPPM visa proporcionar uma ferramenta para otimização do portfólio com base nos recursos, previsão, orçamentação, definição de metodologia e controle do tempo. Para isso, é integrado a aplicativos de gerenciamento da TI como o Microsoft Project, entre outros. Essas integrações prontas para uso imediato buscam possibilitar um gerenciamento completo das alterações de TI, um gerenciamento do portfólio de TI e um gerenciamento integrado das finanças e das demandas. As empresas também podem integrar informações encontradas nos aplicativos de ERP corporativos. São integrados dados referentes a recursos humanos, finanças e despesas ao CA Clarity tendo em vista um planejamento e uma análise do portfólio mais abrangente. A figura abaixo ilustra as possibilidades de integração do sistema a outros sistemas corporativos.

Figura 38: Clarity - Integração com outros sistemas corporativos

Fonte: Resumo da solução: CA Project & Portfolio Management (CA, 2007, pag. 6)

Gestão financeira: A solução CA PPM proporciona uma ferramenta para auxiliar no planejamento financeiro de todos os investimentos em TI. O CA PPM propõe aumentar a eficiência da TI ao fornecer um único sistema de registros para decisões de investimento com base no portfólio de projetos da TI. O CA Clarity™ IT Financial Manager oferece faturas detalhadas de serviços, declarações de recuperação dos custos, trilhas de auditoria e a possibilidade da emissão de cobranças retroativas sobre custos de TI para serviços usados pela empresa. O sistema também possibilita capturar, custear e contabilizar transações relacionadas a projetos e oferecer a funcionalidade de cobrança retroativa necessária à contabilização, aos relatórios e à conformidade dos custos do projeto. Abaixo é apresentado um painel de controle financeiro do andamento dos projetos do portfólio.

Figura 39: Clarity - Painel de controle financeiro do portifólio

Fonte: Resumo da solução: CA Project & Portfolio Management (CA, 2007, pag. 3)

Gestão de riscos: O CA Clarity™ Risk and Controls Manager oferece um repositório global dos riscos corporativos e o mapeamento das obrigações internas e externas para esses riscos e seus respectivos controles. Ao oferecer uma visão em portfólio dos riscos e dos controles, a solução aprimora o processo de conformidade, que normalmente inclui vários sistemas, planilhas ad-hoc, gráficos e documentos. O CA Clarity Risk and Controls

Manager permite que as empresas gerenciem, monitorem e informem de maneira pró-ativa

seus controles internos e externos, o que pretende melhorar o gerenciamento de todo o panorama de controle, inclusive dos riscos e dos controles associados a relacionamentos terceirizados. A figura abaixo apresenta um exemplo da utilização de uma ferramenta gráfica para análise de riscos.

Figura 40: Clarity - Gestão de riscos

Fonte: Resumo da solução: CA Project & Portfolio Management (CA, 2007, pag. 5)

2.6.4. IBM RPM

A solução da empresa IBM, o IBM Rational Portfolio Manager, visa proporcionar aos

stakeholders técnicos e de negócios a visibilidade para efetivamente gerenciar projetos,

portfólios e programas. Ela centraliza as informações de projetos e programas para relato e análise, automatizando a coleta de informações para minimizar erros. A solução RPM visa auxiliar na padronização e disponibilização de modelos e ferramentas de trabalho reutilizáveis para auxiliar usuários a criar planos de projeto e gerar boas práticas de projetos que podem ser repetidas diversas vezes. A figura abaixo ilustra a tela principal do sistema, onde se tem acesso a todas as informações relevantes de cada componente do portfólio.

Figura 41: RPM - Planejamento e gestão de projetos Fonte: IBM Rational Portfolio Manager (IBM, 2005, pag. 3)

A solução pretende adicionar valor aos diferentes níveis da organização por meio de: a. Executivo sênior - Alinhamento dos seus investimentos com as prioridades dos negócios. Facilitar análise, priorização e decisões de investimentos como parte de um portfólio integrado.

b. Gestores de portfólio e programas de TI - Aceleração das entregas. Planejamento e medição do desempenho do portfólio e de projetos individualmente. Gerenciamento das competências da equipe e balanceamento entre a oferta e a demanda de recursos.

c. Gerentes de projetos e suas equipes - Melhora na colaboração entre envolvidos na área técnica e na área de negócios. Gerenciamento de agendamentos, recursos e escopo. Acompanhamento de forma acurada de custos, assim como horas trabalhadas pela equipe.

De uma forma resumida, o IBM RPM busca proporcionar à organização as seguintes funcionalidades: solução comum de relatórios usando um data warehouse; integração com o

software IBM Rational ProjectConsole™; integração com o software IBM Rational Method Composer; integração com o software IBM Rational ClearQuest®; integração com o software IBM Rational RequisitePro®; dashboard de portifólio; planejamento de recursos e

capacidade; nivelamento de recursos e agendamento (incluindo integração com Microsoft®

Project); disponibiliza um ambiente colaborativo para o projeto; gerenciamento de tempo e

custos; gerenciamento de riscos. Essas funcionalidades são detalhadas no quadro apresentado no anexo 3.