• Nenhum resultado encontrado

MOSTRA DE CITOLOGIA E ANATOMIA HUMANA: UMA PRÁTICA INOVADORA

Rafael Bezerra Duarte1; Dyony Francisco Bezerra da Silva2

Grupo Temático: GT5 - Tendências e Inovação nas Práticas de Pesquisa.

Resumo:

Tanto a citologia quanto a anatomia são fundamentais para possibilitar o reconhecimento dos órgãos do corpo humano, bem como, a morfologia, a localização, a função e a organização desses órgãos nos variados sistemas do corpo humano. Deste modo, e de suma importância oferecer subsídios para construção do conhecimento dos futuros profissionais de saúde dentro da academia. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, o qual tem como objetivo relatar a experiência vivenciada durante a realização da I mostra de citologia e anatomia humana: uma abordagem criativa e comparada.

Palavras-chave: Anatomia. Citologia. Inovação. Metodologias.

Introdução

A Citologia é um ramo das Ciências Biológicas voltada para o estudo das células, bem como, estuda as estruturas que compõem órgãos e tecidos dos seres vivos. Sua origem está ligada ao surgimento dos primeiros microscópios na segunda metade do século XVII. Os componentes que dão vida à célula compreendem: a membrana plasmática, o citoplasma e o núcleo. O corpo humano é constituído por aproximadamente 10 trilhões de células. A célula é a menor unidade do ser vivo. No corpo humano há diferentes tipos de células, e cada tipo, desempenha uma função específica visando à manutenção da vida no organismo (ALBERTS et al., 2007; JUNQUEIRA; CARNEIRO, 2013).

É por meio da citologia que podemos entender como ocorre o funcionamento dos vários sistemas celulares dos corpos dos seres vivos, como as células são reguladas, e de como são estruturadas. Logo, quando as células se associam, elas formam os tecidos, quando os tecidos se agregam forma-se os órgãos, e quando os órgãos se unem formam os sistemas do nosso corpo, e por fim temos o organismo humano que é composto pelo conjunto de sistemas (DE ROBERTIS, 2012).

Assim como, é necessário o estudo da citologia para entendermos a formação das estruturas que compõem órgãos e tecidos dos seres vivos, também e de fundamental importância o estudo da anatomia humana. Em seu conceito amplo, a anatomia é a ciência que

1 Faculdade Vale do Salgado (FVS). E-mail: rafaelduarte@fvs.edu.br 2 Faculdade Vale do Salgado (FVS). E-mail: dyonesilva@fvs.edu.br

Revista Encontros Científicos UniVS v.2, n.2, 2020, ISSN: 2595-959X

199

estuda macro e microscopicamente, a constituição e o desenvolvimento dos seres vivos (TANK; GEST, 2009).

A Anatomia Macroscópica é o estudo das estruturas visíveis a olho nu, usando ou não recursos tecnológicos as mais variáveis possíveis, enquanto a Anatomia Microscópica é aquela relacionada com as estruturas corporais invisíveis a olho nu e requer o uso de instrumental para ampliação, como por exemplo, os microscópios. Este grupo é dividido em Citologia (estudo da célula) e Histologia (estudo dos tecidos e de como estes se organizam para a formação de órgãos) (DÂNGELO, 2008).

Na anatomia podemos estudar e conhecer os sistemas que em conjunto formam o organismo dos indivíduos: 1 – Sistema Esquelético; 2 - Sistema Muscular: 3 - Sistema Nervoso; 4 - Sistema Tegumentar; 5 - Sistema Circulatório; 6 – Sistema Respiratório; 7 – Sistema Digestório; 8 – Sistema Urinário; 9 – Sistema Reprodutor Masculino e Feminino; 10 - Sistema endócrino; 11 - Sistema sensorial. Todavia, alguns desses sistemas podem ser agrupados e formar os aparelhos locomotor e urogenital (DÂNGELO, 2011).

Ainda, a anatomia é a análise da estrutura biológica, sua conexão com a função e com as modulações de estrutura em resposta a fatores temporais, genéticos e ambientais. Todavia, os objetivos principais do estudo da anatomia são: compreender os princípios arquitetônicos da construção dos organismos vivos e os mecanismos formativos envolvidos no desenvolvimento destas, assim como, a descoberta da base estrutural do funcionamento das várias partes do corpo humano (TORTORA; GRABOWSKI, 2006).

Neste sentido, tanto a citologia quanto a anatomia são fundamentais para possibilitar o reconhecimento dos órgãos do corpo humano, bem como, a morfologia, a localização, a função e a organização desses órgãos nos variados sistemas do corpo humano. Assim, oferecer subsídios para construção do conhecimento dos futuros profissionais de enfermagem e de fisioterapia que os habilitem a compreender toda a formação citologia e anatômica dos seres humanos, bem como, estudo teórico e prático dos sistemas que formam o corpo humano são de suma importância dentro da academia.

Sendo assim, foi idealizado pelos professores e alunos do 1º Semestre do Curso de Enfermagem e de Fisioterapia da Faculdade Vale do Salgado (FVS), a I Mostra de Citologia e Anatomia Humana: uma abordagem criativa e comparada. Trata-se de uma proposta inovadora, podendo ainda ser descrita como uma metodologia ativa. Tal atividade teve por objetivo

Revista Encontros Científicos UniVS v.2, n.2, 2020, ISSN: 2595-959X

200

potencializar o conhecimento pertinente aos sistemas que forma o corpo humano, assim como, colocar em prática o estudado na teoria.

Diante de todo esse contexto, o presente estudo tem como objetivo relata a experiência vivenciada durante a realização da I mostra de citologia e anatomia humana: uma abordagem criativa e comparada.

Descrição da Experiência

Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência. O mesmo se deu durante a I MOSTRA DE CITOLOGIA E ANATOMIA HUMANA: Uma abordagem criativa e comparada a qual foi realizada no dia 11 de junho de 2019 nas dependências do auditório da Clínica Escola da Faculdade Vale do Salgado (FVS) durante o tuno da noite, tendo seu início as 19:00h e termino as 22:00h.

A mostra foi organizada pelos professores das disciplinas de citologia e genética e anatomia humana, e pelos alunos do 1º Semestre dos Cursos de Enfermagem e Fisioterapia da FVS. Os alunos foram divididos em 9 grupos. Cada grupo ficou responsável para apresentar/expor de forma criativa e comparada modelos (maquetes, pôsteres, entre outros) de células e peças anatômicas dos seguintes sistemas do corpo humano: 1 - Esquelético; 2 - Muscular: 3 - Nervoso; 4 - Tegumentar; 5 - Circulatório; 6 – Respiratório; 7 – Digestório; 8 – Urinário; 9 – Reprodutor Masculino e Feminino.

Ainda, foram os próprios alunos responsáveis pelo planejamento e divulgação da mostra, assim como, pesquisarem sobre as temáticas e criarem os modelos das células e/ou de peças anatômicas dos sistemas do corpo humano.

Na mostra, os alunos, construíram maquetes das células, utilizaram microscópios e lâminas de células histológicas com cortes dos sistemas ou partes do corpo humano, fizeram pintura corporal, trouxeram outras estruturas de outros animais para comparar com as estruturas do corpo humano.

No final das atividades, os alunos foram avaliados pelos professores nos seguintes quesitos: organização e participação, domínio de conteúdo, criatividades, trabalho em equipe e postura durante as apresentações.

Outline

Documentos relacionados