• Nenhum resultado encontrado

PRÁTICAS DE MONITORIA ENQUANTO FERRAMENTA DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM

Breno Pinheiro Evangelista1; Brenda Pinheiro Evangelista2; Orientadora: Kerma Márcia de

Freitas3

Grupo Temático: GT3 Práticas Educativas e Formação Docente

Resumo:

A monitoria proporciona a pesquisa, ensino e extensão através de experiências que contribuem para a formação do aluno. A pesquisa objetiva-se analisar as produções cientificas referentes às contribuições das práticas de monitoria para o processo de iniciação a docência. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura. Foi possível identificar duas categorias, sendo elas: a) Contribuições das práticas do programa de monitoria para a docência e b) Possibilidades do programa de monitoria para o aluno monitor. Foi possível analisar que a monitoria possibilita o egresso a docência em virtude das práticas de monitoria.

Palavras-chave: Aprendizagem. Docentes. Ensino.

Introdução

O programa de monitoria no ensino superior consiste no apoio ao ensino que reflete na aplicabilidade de estratégias vinculadas à docência, onde o aluno torna-se facilitador da aprendizagem mediante as práticas utilizadas para o processo de ensino e aprendizagem que contribui para a formação profissional e para aptidão a docência no ensino superior. A atuação da monitoria contempla o ensino, pesquisa e extensão que contribuem para as atuações futuras do aluno, sendo a docência prevalente após o egresso a esse programa, visto que as experiências vivenciadas vão de encontro à atuação do ofício à docência (SILVEIRA; SALES, 2016).

As práticas possibilitadoras à docência está associada aos benefícios proporcionados às vivências do aluno ao programa de monitoria incluem o aperfeiçoamento na oratória, elaboração de metodologias relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem, habilidades referentes à comunicação, autonomia, trabalho em equipe e aprendizado mútuo (FRISON, 2016).

Em virtude da oportunidade e benefícios que o aluno adquire ainda na graduação associada à aptidão e o engajamento a docência ao ensino superior através da participação no programa de monitoria, surgiu-se e seguinte indagação: como as práticas de monitoria podem possibilitar o processo de iniciação à docência?

1Faculdade São Francisco da Paraíba (FASP). E-mail: brenopinheiro.2020@gmail.com 2 Centro Universitário Vale do Salgado (UNIVS). E-mail: BrendaPinheiroEva@gmail.com 3 Centro Universitário Vale do Salgado (UNIVS). E-mail: kerma@fvs.edu.br

Revista Encontros Científicos UniVS v.2, n.2, 2020, ISSN: 2595-959X

124

A pesquisa apresenta relevância no âmbito acadêmico, cientifico e social no sentido de promover conhecimento acerca da temática referente às vantagens que o programa de monitoria proporciona para despertar o desejo pela docência e o interesse dos graduandos a participação desse programa.

Objetivos

Analisar a produção cientifica referente às contribuições das práticas de monitoria para o processo de iniciação à docência.

Metodologia

O presente estudo consiste em uma revisão integrativa da literatura, que apresenta a síntese de estudos publicados e possibilita conclusões gerais. Desta forma, seguiram-se seis etapas, sendo elas: formulação do problema, coleta dos dados, avaliação, análise e interpretação dos dados coletados e apresentação dos resultados.

A busca para a seleção dos artigos foi realizada nas seguintes bases de dados: Scientific

Electronic Library Online (SciELO) e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), utilizando os

Descritores em Ciências da Saúde (DeCS): “Aprendizagem”; “Docentes” e “Ensino”. Com a busca, constituíram-se 322 produções científicas, sendo 127 direcionados a análise mediante os critérios de inclusão dos estudos na pesquisa atual englobaram: os textos disponíveis na íntegra, em língua portuguesa, tipo de documento artigo e compreendidos entre 2014 e 2019.

Mediante a leitura seletiva dos artigos, com o intuito de tecer algumas considerações acerca da problemática e questões norteadoras do estudo desta pesquisa, forma utilizados critérios de exclusão para a seletiva dos artigos, sendo esses critérios: artigos duplicados, que não contemplavam o objetivo, os de revisão e os que estavam fora da temática.

Resultados e Discussão

Com a leitura criteriosa dos artigos, foram utilizados apenas 12 para o estudo. Foram estabelecidas categorias em virtude dos artigos que atenderam aos critérios e objetivos propostos no estudo, constituindo-se duas categorias temáticas para a explanação das discussões e resultados encontrados na literatura, sendo elas: a) Contribuições das práticas do

Revista Encontros Científicos UniVS v.2, n.2, 2020, ISSN: 2595-959X

125

programa de monitoria para a docência e b) Possibilidades do programa de monitoria para o aluno monitor.

A primeira categoria envolve as contribuições das ferramentas utilizadas para o planejamento e o conteúdo programático da disciplina lecionada pelo monitor, vale destacar a variedade de funções desenvolvidas em junção às práticas pedagógicas do professor que auxiliam para a eficácia do processo de ensino e aprendizagem, dentre elas, o aperfeiçoamento na elaboração de metodologias ativas para melhor resolubilidade na implementação nas aulas expositivas e dialogadas, busca constante para aprofundar-se ao conteúdo da disciplina em processo de monitoria e o engajamento em atividades referentes à pesquisa e extensão (FIGUEIREDO; FILIPPIN; VENDRUSCO, 2016).

Nesse contexto, ressaltam-se outros recursos atributivos a esse programa, sendo o aperfeiçoamento na oratória, dicção e autonomia e segurança na explanação dos conteúdos da disciplina em questão, onde esses benefícios são provenientes da busca constante do aluno ao aprofundamento no conteúdo para sanar e contribuir para a formação dos alunos que estão cursando a disciplina (SILVEIRA; SALES, 2016).

No âmbito da formação, a monitoria acadêmica torna-se uma ferramenta relevante associada ao apoio pedagógico que denota o aprofundamento de conhecimentos e uma maior integração entre teoria e prática através da busca pela resolução de questionamentos. Assim, as práticas de monitoria apresentam benefícios para o enriquecimento acadêmico e na vocação a docência no ensino superior referente aos resultados positivos relacionados ao desempenho satisfatório nas disciplinas em curso do aluno, associado à responsabilidade na utilização dos plantões de monitoria para estudar os conteúdos programáticos do semestre (VICENZI et al., 2016).

Assim, o programa de monitoria vai além da obtenção de títulos na graduação, considerado algo que fortalece o conhecimento para a graduação e a qualificação para obter domínio na disciplina ao vivenciar a didática de expressar e dialogar a teoria e a prática de ensino, sendo a organização de conteúdos programáticos e realizados através de métodos interdisciplinares nas atividades ofertadas que contribuem ao êxito e na resolutividade dos questionamentos presentes durante a realização das aulas de monitoria (ANDRADE et al., 2018).

Revista Encontros Científicos UniVS v.2, n.2, 2020, ISSN: 2595-959X

126

Vale ressaltar que as funções do monitor são semelhantes às competências docentes, uma vez que o planejamento de atividades, elaboração de metodologias ativas, grupos de estudos e a utilização de plataformas educacionais estão presentes em ambos processos, ressaltando o despertar para a docência e o perfil adquirido mediante as vivencias na graduação (BARBOSA et al., 2017).

A busca pelo processo de ensino e aprendizagem eficaz é comumente encontrada em alunos monitores, onde essas práticas promovem o aprendizado mutuo baseado em evidencias, em que a explanação de conteúdos práticos e teóricos pelo discente monitor apresenta valores atributivos à vocação ao magistério superior em virtude das informações compartilhadas (FRISON, 2016).

A segunda categoria evidencia as possibilidades do programa de monitoria para o aluno monitor, destacando a aptidão pela docência, horas extracurriculares que são fundamentais para obter o diploma após o término da graduação, experiências em explanar os conteúdos da disciplina com facilidade e de forma didática, além da preparação para as experiências docentes e profissionais futuras (ABREU et al., 2014).

Desta forma, a ampliação do networking do aluno monitor durante a graduação é algo evidente, visto que esse programa fortalece a criação de vínculos institucionais e profissionais, além das relações interpessoais, auxilio em tarefas programadas e especificas e a resiliência na adaptação em superar os obstáculos relacionados ao ensino e aprendizagem e para atividades acadêmicas e profissionais futuras (TAVARES et al., 2017).

O aperfeiçoamento relacionado às atividades de trabalho em equipe no programa de monitoria promove o aperfeiçoamento na realização de metas compartilhadas e o aprendizado mútuo, sendo que esse processo envolve a superação de dificuldades e a consolidação de vencer as diferenças, visto que o trabalho em equipe programa é uma habilidade que deve estar presente nessas atividades (MATOSO, 2014).

As habilidades de comunicação são primordiais em processos seletivos no âmbito profissional, no qual esse requisito é algo referente de destaque em qualquer profissão, onde essa aptidão pode ser adquirida por meio de vivencias durante a graduação, vale ressaltar que o programa de monitoria predispõe o aluno a melhorar as práticas de recursos didáticos e na comunicação durante o processo de ensino e aprendizagem proporcionados, onde esse requisito é considerado algo inovador (PEDROSO et al., 2015).

Revista Encontros Científicos UniVS v.2, n.2, 2020, ISSN: 2595-959X

127

A liderança contempla a aplicabilidade do autoconhecimento e refere-se diretamente ao educador que possui a missão de proporcionar o conhecimento sobre determinado assunto. Neste sentido, essa qualidade é perceptível no aluno monitor que pode potencializar o seu desenvolvimento em experiências futuras (FIGUEIREDO; FILIPPIN; VENDRUSCO, 2016).

As habilidades de comunicação são primordiais em processos seletivos no âmbito profissional, no qual esse requisito é algo referente de destaque em qualquer profissão, onde essa aptidão pode ser adquirida por meio de vivencias durante a graduação, vale ressaltar que o programa de monitoria predispõe o aluno a melhorar as práticas de recursos didáticos e na comunicação durante o processo de ensino e aprendizagem proporcionados, onde esse requisito é considerado algo inovador (PEDROSO et al., 2015).

A liderança contempla a aplicabilidade do autoconhecimento e refere-se diretamente ao educador que possui a missão de proporcionar o conhecimento sobre determinado assunto. Neste sentido, essa qualidade é perceptível no aluno monitor que pode potencializar o seu desenvolvimento em experiências futuras (FIGUEIREDO; FILIPPIN; VENDRUSCO, 2016).

Em concordância com os achados de Matoso (2014), os benefícios vão além dos requisitos curriculares, onde às práticas intelectuais são evidentes em virtude os resultados que são obtidos na experiência entre o monitor, alunos monitorados e os docentes, sendo considerada uma ferramenta que favorece o despertar pela carreira docente e a busca pela elaboração de metodologias ativas e facilitadoras (SANTOS; BASTISTAS, 2015).

Assim, a monitoria propícia à busca pela pesquisa cientifica para aprimorar os conhecimentos através de evidencias cientificas acerca da temática da disciplina, onde proporciona ao monitor o despertar para esse pressuposto, contribuindo para a disseminação de informações relevantes para a carreira profissional. Contudo, esse atributo possibilita ao aluno a oportunidade de aprender ensinando, sendo que a pesquisa aprimora a relevância aos assuntos explorados na literatura (BORATO et al., 2018).

Conclusões

Portanto, percebe-se que esse programa promove a qualificação de alunos para o perfil docente mediante a eficácia no processo de ensino e aprendizagem mútuo, e as contribuições vinculadas ao desempenho acadêmico são evidentes diante desse cenário, uma vez que o aluno adquire habilidades primordiais para o magistério da docência, contemplando o perfil exigido

Revista Encontros Científicos UniVS v.2, n.2, 2020, ISSN: 2595-959X

128

nas matrizes curriculares. Dessa forma, além de especializações, tornam-se fundamentais as vivências relacionadas às metodologias ativas e o aperfeiçoamento em lecionar.

REFERÊNCIAS

ABREU, T. O. et al. A monitoria acadêmica na percepção dos graduandos de enfermagem. Rev

enferm UERJ, Rio de Janeiro, v.22, n.4, p.507-12, jul/ago, 2014.

ANDRADE, E. G. R. et al. Contribuição da monitoria acadêmica para o processo ensino- aprendizagem na graduação em enfermagem. Rev Bras Enferm, v. 71, n.4, p. 1690-8, 2018. BARBOSA, L. B. M. et al. A monitoria de educação em saúde na enfermagem: relato de experiência. Rev enferm UFPE, Recife, v.11, n.7, p. 2979-84, jul., 2017.

BORATO, A. et al. Valoração das práticas de ensino, pesquisa e extensão entre concluintes de Odontologia. Revista da ABENO, v. 18, n.1, p. 103-115, 2018.

FIGUEIREDO, T. C.; FILIPPIN, N. P.; VENDRUSCO, A.P. Percepção dos discentes de fisioterapia acerca da monitoria acadêmica. Fisioterapia Brasil, v.17, n.5, p. 450-456, 2016. FRISON, L. M. B. Monitoria: uma modalidade de ensino que potencializa a aprendizagem colaborativa e autorregulada. Pro-Posições, v. 27, n. 1 (79), p. 133-153, jan./abr. 2016. MATOSO, L.M.L. A importância da monitoria na formação acadêmica do monitor: um relato de experiência. Revista Cientifica da Escola da Saúde, v.3, n.2, p.76-83, set, 2014.

PEDROSO, J. C. M. et al. Impacto da monitoria de Cirurgia Plástica no conhecimento teórico e nas habilidades práticas em estudantes de medicina. Revista Brasileira de Cirurgia

Plástica, v. 30, n.1, p.1-10, 2015.

SANTOS, G.M.; BATISTA, S.H.S.S. Monitoria acadêmica na formação em/para a saúde: desafios e possibilidades no âmbito de um currículo interprofissional em saúde. ABCS

Health Sci, v.40, n.3, p. 203-207, 2015.

SILVEIRA, E.; SALES, F. A importância do Programa de Monitoria no ensino de

Biblioteconomia da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). InCID: R. Ci. Inf.

e Doc., Ribeirão Preto, v. 7, n. 1, p. 131-149, mar./ago. 2016.

TAVARES, J.S.F.G. et al. Contribuições da monitoria de anatomia humana na formação acadêmica de estudantes de enfermagem: relato de experiência. Rev enferm UFPE, Recife, v.11, n.3, p.176-179, ago, 2017.

VICENZI, C. B. et al. A monitoria e seu papel no desenvolvimento da formação acadêmica.

Revista Encontros Científicos UniVS v.2, n.2, 2020, ISSN: 2595-959X

129

PERFIL DE MULHERES ASSISTIDAS EM MATERNIDADE

Outline

Documentos relacionados