• Nenhum resultado encontrado

Maria Aline Ferreira Lima 1; Jayane Karine Tomé de Lima 2; Alisson Alves de Almeida3; Maria Edinir de Souza Neta4; Marcos Raí da Silva Tavares5; Carolina Gonçalves Pinheiro6 Grupo Temático: (GT1- Saúde de Inovação).

Resumo:

É normal perdermos certa quantidade de cabelo por dia, aproximadamente de 50 a 100 fios, uma perda maior que essa ou ausência da reposição dos fios, podem determinar aparecimento de casos de alopecias. Paciente 30 anos, sexo masculino, com diagnóstico de alopecia de origem genética, tendo como queixa principal queda de cabelo. O paciente relatou que notou essa melhora principalmente na queda capilar. Pode-se afirmar que as condutas utilizadas para o tratamento de alopecia durante o acompanhamento fisioterapêutico foram de grande importância na redução da queda capilar e na nutrição dos fios. Apesar disso se faz necessário mais pesquisas sobre as técnicas aplicadas e um maior número de sessões de fisioterapia dermatofuncional para se obter resultados para o paciente.

Palavras-chave: Alopecia. Fisioterapia dermatofuncional. Eletrofototerapia.

Introdução

A calvície masculina é definida e localizada pela a perda de cabelo na coroa do couro cabeludo e na região frontal, mais conhecida como: (entradas), a queda de cabelos é geneticamente determinada, e andrógeno dependente, possuindo características próprias do sexo masculino, apesar de não causar danos à saúde podem causar prejuízos na qualidade de vida, principalmente na parte psicológica dos pacientes acometidos por essa patologia, segundo Silva, Santos (2018).

É normal perdermos certa quantidade de cabelo por dia, aproximadamente de 50 a 100 fios, uma perda maior que essa ou ausência da reposição dos fios, podem determinar aparecimento de casos de alopecias. Existem vários tipos de alopecias tais como: alopecia androgenética, areata, eflúvio telógeno, traumática, por ação de produtos químicos entre outros tipos. A alopecia mais frequente é a androgenética que acaba ocorrendo em pessoas geneticamente predisposta, levando a queda de cabelos, podendo tanto ocorrer por parte paterna quanto materna, mais os genes determinantes ainda não são conhecidos (SIMPLICIO; 2014).

A fisioterapia dermatofuncional é amplamente benéfica no tratamento da alopecia androgenética masculina. Para estes pacientes inicialmente dever ser feita uma boa avaliação

Revista Encontros Científicos UniVS v.2, n.2, 2020, ISSN: 2595-959X

166

e em seguida planejar a realização dos procedimentos dispondo de vários recursos fisioterapêuticos como laser de baixa potencia, alta frequência, vacuoterapia e a aplicação de argila verde e de fluidos capilares no couro cabeludo na área afetada buscando a resolução do problema (TIAGO et al., 2015).

O objetivo do presente estudo é descrever os resultados positivos da fisioterapia dermatofuncional em um paciente do sexo masculino com alopecia, como também relatar os benefícios dos recursos eletofoterapêuticos nesta patologia dermatológica comum entre adultos jovens.

Descrição da Experiência

Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência realizado na clínica escola da Faculdade Vale do Salgado localizada na cidade do Icó –CE no período de 2019.

Inicialmente realizou-se a avaliação contendo dados pessoais como à história da doença atual (HDA), idade e sexo do paciente visando obter todos as informações relevantes para o tratamento e assim traçar as condutas fisioterapêuticas e definir os objetivos do tratamento. Paciente com diagnóstico de alopecia de origem genética, tendo como queixa principal queda de cabelo. O mesmo relata na sua HDA que: veio a perceber a perca de cabelo há uns 07 anos, só que de 02 anos pra cá essa perca se intensificou, ele relata que tem fatores genéticos na família. Nos hábitos: paciente faz ingestão de álcool, não se considera uma pessoa estressada, o seu banho é de água fria, fazia uso de boné antes de começar o tratamento, lava os cabelos 02 vezes ao dia, nunca fez dietas rigorosas sem ou com acompanhamento de um profissional, não faz uso de produtos químicos, já fez uso de gel capilar, não apresenta alteração hormonal, tem a alimentação regular rica em proteínas e vitaminas, boa ingesta de água e noites mal dormidas.

Na inspeção e palpação foram colhidos seguintes aspectos: A queda de cabelo é crônica, a haste capilar se encontra com afinamento e frágeis, consequentemente diminuindo a quantidade de fios, não apresenta hiperemia local, sem dor no couro cabeludo, não há presença de oleosidade e seborreia.

Os atendimentos ocorreram no setor da fisioterapia dermatofuncional na clínica escola da Faculdade Vale do salgado- FVS 2 (duas) vezes na semana, com tempo de 50 minutos cada atendimento totalizando 08 sessões de acompanhamento fisioterapêutico.

Revista Encontros Científicos UniVS v.2, n.2, 2020, ISSN: 2595-959X

167

Em todas as condutas realizadas com o paciente, inicialmente ocorreu as higienizações do couro cabeludo na área a ser tratada, para remover as impurezas e absorver melhor cada aplicação feita no tratamento.

Havendo também a aplicação do laser com 04 j, no modo pontual como conduta no referido paciente, objetivando aumentar a circulação local e buscando o efeito benéfico deste recurso eletroterapêutico na queda dos fios de cabelo.

Enquanto isso, utilizou-se outros recursos ao longo dos atendimentos como o aparelho de alta frequência na área afetada pela queda capilar o mesmo é um recurso utilizado por um profissional Fisioterapeuta Dermatofuncional tendo como finalidade buscar efeito bactericida, fungicida, hidratação e revitalização. A aplicação foi de forma direta com o eletrodo denominado pente com objetivo de causar a hiperemia local buscando um melhor aporte de oxigênio.

Desse modo, houve a aplicação da argila verde associado ao óleo de melaleuca com objetivo de eliminar as bactérias, vírus, fungos e acalmar a pele reduzindo a coceira. Sendo que a argila verde e o óleo de melaleuca são compostos de magnésio, concentrado de minerais, oligoelementos, terpineol, cineol, pineno,terpeno e cimeno tendo como objetivo de bactericida, desintoxicante, estimulante, antisséptico, calmante entre outros benefícios.

Dentre as condutas utilizadas a vacuoterapia contribuir no tratamento, sendo utilizado uma pressão de 80mmHg por 15 minutos com objetivo de promover a hiperemia local, juntamente com a aplicação de fluidos capilares no qual o efeito era fortalecer os fios e consequentemente diminuir a queda.

Como também, houve a aplicação da argila verde associado ao óleo de melaleuca com objetivo de eliminar as bactérias, vírus, fungos e acalmar a pele reduzindo a coceira. Sendo que a argila verde e o óleo de melaleuca são compostos de magnésio, concentrado de minerais, oligoelementos, terpineol, cineol, pineno,terpeno e cimeno tendo como objetivo de bactericida, desintoxicante, estimulante, antisséptico, calmante entre outros benefícios.

Resultados

No último dia de atendimento foi realizada a reavaliação com objetivo de observar como o paciente se encontrava após os atendimentos, sendo possível identificar melhora na haste do cabelo, na espessura e resistência há queda. O paciente relatou que notou essa melhora

Revista Encontros Científicos UniVS v.2, n.2, 2020, ISSN: 2595-959X

168

principalmente na queda capilar. Entretanto foi visto uma melhora na sua autoestima, no que diz respeito a sua aparência física. Além do mais a busca por esse tipo de tratamento está cada dia mais frequente, sendo visto que não é somente a parte física, mas também a inclusão dos fatores psicológicos.

Para promover um tratamento mais eficaz a pele necessita estar livre de todas as impurezas pois a pele é considera o maior órgão do corpo, agindo de barreira para que ocorra a proteção entre o meio interno e externo. Sendo considerado de grande importância manter a pele limpa e íntegra facilitando a penetração dos princípios ativos aplicados sobre ela Segundo Borges, Scorza (2016).

O laser de baixa intensidade contribui de forma significativa para o crescimento capilar, por conta da capacidade da baixa potência da luz de estimular o bulbo capilar, não provocando termólise, sendo um calor suficiente para que se ocorra o crescimento, tendo como indicação para esse caso especifico um comprimento de onda de 630nm, a 670nm (SILVA; SANTOS, 2018).

Enquanto isso ,há outros recursos como o aparelho de alta frequência que é aplicado na área afetada pela queda capilar, este é um recurso utilizado por um profissional Fisioterapeuta Dermatofuncional tendo como finalidade buscar efeito bactericida, fungicida, hidratação e revitalização. A aplicação foi de forma direta com o eletrodo denominado pente com objetivo de causar a hiperemia local buscando um melhor aporte de oxigênio. Desse modo, concordando com o estudo de Zampronio, Dreher (2012).

Entretanto, a vacuoterapia atua através de uma pressão negativa sucção do tecido proporcionando uma massagem profunda com isso ocorre a vasodilatação e consequentemente um aumento no aporte de oxigênio na região causando a hiperemia local, no qual o efeito era fortalecer os fios e, consequentemente, diminuir a queda assim afirma o estudo de Nunes, Assis (2018).

A aplicação da argila verde associado ao óleo de melaleuca realizando a eliminação das bactérias, vírus, fungos e acalmar a pele reduzindo a coceira. Sendo que a argila verde e o óleo de melaleuca são compostos de magnésio, concentrado de minerais, oligoelementos, terpineol, cineol, pineno, terpeno e cimeno tendo como objetivo de bactericida, desintoxicante, estimulante, antisséptico, calmante entre outros benefícios segundo as pesquisas de Rescaroli, Silva, Valdamari (2009).

Revista Encontros Científicos UniVS v.2, n.2, 2020, ISSN: 2595-959X

169 Conclusão

Pode-se afirmar neste estudo que as condutas utilizadas para o tratamento de alopecia durante o acompanhamento fisioterapêutico foram de grande importância na redução da queda capilar e na nutrição dos fios existentes. Apesar disso se faz necessário outras pesquisas sobre as técnicas aplicadas e um maior número na realização de sessões de fisioterapia dermatofuncional para se obter melhores resultados para o paciente.

REFERÊNCIAS

BORGES, F. DOS. S. SCORZA, F. A. Terapêutica em Estética: Conceitos e Técnicas. 1. ed. São Paulo: Phort Editora, 2016.

DA SILVA, L. B. P. SANTOS, B. A. Uso do Laser de baixa intensidade no tratamento da Alopecia Androgenética: Uma Revisão Bibliográfica. Id on Line REVISTA DE

PSICOLOGIA, v. 12, n. 40, p. 1065-1081, 2018.

FORTE, J. F.; MARTINS, A. B. T.; MONT’ALVERNE, D. G. B. Efeitos da

eletrofototerapia associado a aromaterapia na alopecia androgenética masculina. 2018.

Disponível em: <http://

http://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/39654/1/2018_art_jfforte.pdf>. Acesso em: 12 out. 2019.

DE AMORIM, M. I.; PIAZZA, F. C. P. Uso das argilas na estética facial e corporal. 2015. Disponível em: <http://

http://siaibib01.univali.br/pdf/monthana%20imai%20de%20amorim.pdf>. Acesso em: 15 set. 2019.

RESCAROLI, A. C.; DA SILVA, G. M.; VALDAMERI, G. A. Foliculite e a depilação: seqüelas, tratamentos e o papel do Tecnólogo em Cosmetologia e Estética. Monografia

Balneário Camboriú: Universidade do Vale do Itajaí–UNIVALI, 2009.

GOUVEIA, L. NUNES, G. PEREIRA, L. ASSIS. I. Atuação da endermoterapia/vacuoterapia no tratamento do fibro edema gelóide–revisão de literatura. Revista Saúde em Foco. 2018. TIAGO, J.; MANUEL, M.; SOARES, T.; MARTINS, C.; FERNANDES, J. F. Tratamento conservador da infecção protésica com recurso à vacuoterapia e a antibioterapia dupla

dirigida. Revista. Angiologia & cirurgia vascular. Lisboa, v. 11, n. 3, p. 187-189, set. 2015. ZAMPRONIO, F. P. C. Atuação da fisioterapia dermato-funcional das disfunções

estéticas decorrentes da gravidez. 2012. Disponível em: <http://

https://bibliodigital.unijui.edu.br:8443/xmlui/bitstream/handle/123456789/498/ARTIGO-pos- fisioterapia-dematofuncional.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 15 set. 2019.

Revista Encontros Científicos UniVS v.2, n.2, 2020, ISSN: 2595-959X

170

IMPORTÂNCIA DA FISIOTERAPIA NAS DISFUNÇÕES

Outline

Documentos relacionados