• Nenhum resultado encontrado

Motivações para a (re)inserção de um currículo bilíngue no Colégio

3 O COLÉGIO IMPERATRIZ DONA LEOPOLDINA

3.5 Motivações para a (re)inserção de um currículo bilíngue no Colégio

Hoje, no Brasil, o bilinguismo é um tema muito discutido e difundido. Muitas escolas têm implementado currículos bilíngues, de diferentes concepções. O currículo bilíngue que se pensa elaborar para o Colégio Imperatriz parte de um currículo de caráter de imersão da Educação Infantil, em que se pretende realizar imersão e aprendizagem linguística precoces, para servir de base sólida para o aprofundamento linguístico posterior, ao longo da vida escolar do aluno.

Num primeiro momento, ao se pensar em uma possibilidade de implementação de currículo bilíngue, é preciso entender o porquê de tal implementação e traçar estratégias para entender o contexto, analisando os pontos de partida, para planejar os pontos de chegada.

No Colégio Imperatriz Dona Leopoldina, o desejo de se (re)inserir um currículo bilíngue advém da comunidade escolar que, em pesquisas de satisfação57, como a

57 O Colégio Imperatriz Dona Leopoldina, por meio do seu sistema de gestão da qualidade, aplica várias

pesquisas de satisfação com pais, alunos e colaboradores. A pesquisa de satisfação com os pais/responsáveis associados da Associação Educacional Imperatriz Dona Leopoldina é feita sempre no último trimestre letivo. Avalia-se o atendimento, o corpo docente, a estrutura, as atividades extraclasse, as divulgações, ou seja, a qualidade de ensino em geral. Ao realizarem pesquisas de satisfação com os clientes externos (pais/responsáveis e alunos) e internos (professores e colaboradores), os resultados dessas pesquisas são tabulados e posteriormente divulgados à comunidade escolar, ficando arquivados em unidades digitais do sistema utilizado no colégio. Os dados

dos cooperados58, de 2014, demonstrou isso, conforme se pode perceber nos

resultados apresentados na figura 5 e discutidos na sequência:

Figura 5 - Pesquisa de Satisfação do Cooperado 2014

Fonte: Colégio Imperatriz Dona Leopoldina (2014).

O gráfico da figura 559 que representa a satisfação geral dos cooperados

aponta para um número expressivo: 68,10% dos entrevistados estão “satisfeitos”. Contudo, buscou-se fazer uma análise mais aprofundada dos comentários expressados, para que se pudesse ter a real noção dos desejos e anseios da comunidade. Os comentários trazidos na pesquisa sugeriam uma preocupação com a qualidade da aprendizagem da língua alemã pelos alunos, que parecem estar “aprendendo menos, falando menos”. Em seguida, trago alguns recortes60 da

pesquisa de satisfação do cooperado de 2014, para que possamos aprofundar o entendimento e o posicionamento da comunidade em relação ao ensino da Língua Alemã, conforme exposto na figura 6, a seguir.

apresentados neste trabalho foram trazidos a partir de consulta bibliográfica feita nos arquivos digitais do colégio.

58 “Cooperados” são os associados da Cooperativa Agrária, e eles constituem uma parte equivalente a

aproximadamente 30% dos pais da comunidade escolar. Convém lembrar que, inicialmente, quando da fundação do colégio, este foi criado para oferecer primordialmente educação para os filhos de cooperados. A pesquisa de satisfação realizada com os cooperados contribuiu significativamente para uma análise acerca da situação linguística, motivando para a busca por novas estratégias.

59 O gráfico apresentado mostra o nível de satisfação geral da pesquisa e acabou ficando incompleto,

mas, conforme consulta feita sobre a metodologia da pesquisa, a letra B traz o resultado de “satisfeito”, com 68,10%, e a letra D traz o resultado de “insatisfeito”, com 7.3%.

60 Foram selecionados alguns comentários da pesquisa, os quais aparecem na íntegra e se mostram

interessantes para o contexto de análise porque dizem respeito ao cenário relacionado à aprendizagem da língua alemã standard no colégio.

Figura 6 - Pesquisa de Satisfação do Cooperado 2014 – Comentários Gerais 1

Fonte: Colégio Imperatriz Dona Leopoldina (2014).

A figura acima apresenta alguns comentários que foram registrados quando os entrevistados foram questionados em relação à satisfação como um todo. Evidencio sete comentários de participantes que dizem respeito ao ensino de língua alemã

standard: que é preciso cuidar para não perder a cultura e a língua alemã, que é

preciso dar mais atenção ao ensino de língua alemã e que a língua alemã poderia ser mais bem aproveitada na instituição de ensino. E os comentários seguem, conforme ilustrado na figura 7:

Figura 7 - Pesquisa de Satisfação do Cooperado 2014 – Comentários Gerais 2

Na figura 7, percebemos que os comentários em relação à preocupação com a língua alemã standard segue: cinco novos comentários relacionados ao tema são externados. Parece que há uma preocupação por parte dos pais em relação à mudança na oferta de ensino da língua alemã standard, que antes tinha um caráter bilíngue e que, no momento da pesquisa, estava sendo ofertada em caráter de língua adicional (o que, no questionário, foi chamado erroneamente de “opcional”, apesar de a disciplina de língua alemã sempre ter feito parte do currículo obrigatório do colégio). Na figura 8, conforme segue, percebemos mais alguns comentários que vão na mesma direção:

Figura 8 - Pesquisa de Satisfação do Cooperado 2014 – Comentários Gerais 3

Fonte: Colégio Imperatriz Dona Leopoldina (2014).

Com isso, a diretoria da mantenedora em conjunto com o conselho de administração, após análise dos dados da pesquisa, priorizou alguns aspectos relacionados ao ensino da língua alemã standard, que deveriam ser pensados, observados e articulados dentro da escola. Foram os seguintes, conforme figura 9:

Figura 9 - Prioridades Estabelecidas

Fonte: Colégio Imperatriz Dona Leopoldina (2014).

A partir da priorização, foram estabelecidas as seguintes ações, de acordo com plano de ação ilustrado na figura 10:

Figura 10 - Plano de Ação da Pesquisa de Satisfação do Cooperado 2014

Fonte: Colégio Imperatriz Dona Leopoldina (2014).

Este plano de ação decorrente da pesquisa de satisfação, cujas ações estão apresentadas anteriormente, foi um importante instrumento para delinear o projeto de (re)implementação do currículo bilíngue. Equipe diretiva e pedagógica passaram a executar o plano de ação, buscando subsídios para a (re)implementação.