• Nenhum resultado encontrado

Passos para a execução do processo

Versão 17.02 NCM/Figura Tributária

A pesquisa de itens na tributação por “NCM/Figura Tributaria” foi modificada para verificar se o código definido para a tributação do NCM por produto, cadastrado pela rotina “212 – Cadastrar Tributação Entrada de Mercadoria” equivale também ao código do NCM com exceção.

Política comercial por Produto ou Produto/Filial

Para definir as políticas comerciais dos produtos por filial, foi criado o parâmetro “2632-Utilizar política comercial por”, na rotina “132-Parâmetros da presidência”, com as opções “Produto/Filial

(F)” ou “Produto (P)”, sendo este último o padrão.

-Quando a opção utilizada for “Produto/Filial”, a rotina fará a consulta das políticas comerciais por filial, considerando as informações da filial da devolução da mercadoria. Caso as informações não sejam encontradas, então a busca será feita por produto, e os dados da filial serão preenchidos de acordo com a cotação inicial.

-Quando a opção utilizada for “Produto”, a rotina mantém o comportamento padrão.

Obs.: a alteração será realizada na devolução avulsa, nos tipos de devolução que não tem pedido de compra e na devolução Avaria/Trocas. Nesta última ocorrerá quando, na aba “Pré-devolução”, a opção “Última política comercial cadastrada” estiver marcada.

Considerar IPI no PIS/COFINS na devolução avulsa

Para que a parametrização realizada sobre a mercadoria, de considerar o IPI para cálculo de PIS/ COFINS sobre o produto X em algumas filiais e já para outras não, seja validada na rotina 1302, será necessário realizar o tipo de devolução avulsa, no qual durante a inclusão de produtos sejam considerados os seguintes dados:

- Para uma devolução avulsa, obrigatoriamente o fornecedor da entrada deverá estar cadastrado na rotina “202 Cadastrar Fornecedor” e parametrizado “Sim” no filtro "Considerar IPI para cálculo PIS/ COFINS" e também com o parâmetro “2633 Incluir IPI para calcular PIS/COFINS” da rotina “132 Parâmetros da Presidência”, aba “Parâmetros por Filial” marcado “Sim”.

- Para uma devolução normal, obrigatoriamente o pedido deverá estar com o parâmetro "Considerar IPI para cálculo PIS/COFINS" marcado.

Data de saída das notas fiscais

Para atender à SEFAZ/MG que hoje disponibiliza a data de saída das notas fiscais através do seu site ou pelos arquivos XML enviados a estes, a rotina poderá gravar ou não a data de saída das NF de acordo com o definido na permissão “7 Permitir emitir NF com data saída nula” da rotina “530 Permitir Acesso a Rotina” não havendo obrigatoriedade dessa informação no DANFE.

- Quando marcada a permissão “7 Permitir emitir NF com data saída nula”, não será gravada a data de saída das NF no arquivo XML gerado.

- Caso contrário, será gravada a data de saída das NF no arquivo XML gerado.

Devolução e pré-devolução de produtos avariados baseado em novas opções

Para que a devolução e a pré-devolução de produtos avariados sejam baseadas também nos principais custos e valores existentes, permitindo assim o aumento do valor da mercadoria avariada para que os fornecedores evitem enviar mercadorias avariadas, foi disponibilizado na aba “Pré- devolução” a nova caixa “Preço de tabela baseado no(a):” com as seguintes opções: “Preço de tabela”, “Preço da mercadoria”, “Custo última entrada”, “Custo contábil”, “Custo real”, “Última entrada financeira”, “Custo real + ICMS”, “Custo financeiro”, “Custo da NF sem ST”, “Custo real sem ST”, Valor última entrada” e “Última entrada contábil sem ST”.

A rotina será apresentada com a opção “Última política comercial cadastrada” da caixa “Devolver produtos avariados baseado no(a):” marcada automaticamente, no qual a relação entre as duas caixas funcionará da seguinte forma:

- Quando marcada a opção “Última política comercial cadastrada” e a opção “Preço de tabela” irá prevalecer às condições da primeira opção. Caso a opção marcada na segunda caixa seja diferente de “Preço de tabela” será considerada a opção da caixa “Preço de tabela baseado no(a):”.

- Quando marcada a opção “Última NF de entrada” e a opção “Preço da mercadoria” irá prevalecer às condições da primeira opção. Caso a opção marcada na segunda caixa seja diferente de “Preço

da mercadoria” será considerada a opção da caixa “Preço de tabela baseado no(a):”.

Versão 17.01

Arredondamento da quantidade de compra fracionada

Para não aceitar digitar a quantidade de compra fracionada de forma que comprometa o estoque, foram criados novos parâmetros, para arredondamento, no campo de cadastro do produto da rotina “238-Manutenção do Cadastro de Produtos”, são eles: “Truncar (T)”, “Arredondar (A)” e “Nenhum (N)”.

Versão 16.12

Solicitação somente uma vez das notas fiscais de entrada

Os números das notas fiscais de entrada não serão solicitados novamente no momento de gravar a devolução. Quando for realizada uma devolução avulsa, todas as notas fiscais de entrada informadas anteriormente serão listadas e selecionadas no momento da digitação dos itens, na tela “Dados das notas ficais de entrada”. Ao gravar a devolução, abrirá uma tela já com os números das notas fiscais informadas durante a digitação dos itens, não precisando, deste modo, digitá-los novamente, apenas confirmar.

Cálculo das ST - Mato Grosso

Para atender a nova regra da SEFAZ do Mato Grosso vigente desde o dia 01/06/11, a coluna “% de carga trib. Média” será visualizada nas grids “Itens incluídos” e “Produtos avulsos”. Nas grids citadas e na tela de adicionar itens quando a rotina realizar o cálculo da substituição tributária deverá seguir as regras de cálculo abaixo:

-Quando a devolução for avulsa ou a partir de uma nota fiscal e o % de carga tributária média igual a zero a rotina manterá o comportamento padrão;

- Caso contrário, deverá realizar o cálculo da substituição tributária levando em consideração o % de carga tributária média cadastrado na rotina 212 (quando a entrada for avulsa) ou o percentual do pedido.

Informação da placa e UF do veículo

A informação da placa e UF da devolução será obrigatória a fim de evitar o cancelamento de notas fiscais a serem emitidas. Caso contrário, ao acionar o botão “gravar” aparecerá a mensagem “É obrigatório informar a placa e a UF do veículo”.

Apresentação do valor por IPI Fixo

Para atender à legislação (Decreto 7212, artigo 200 ao 209, capítulos 17/18/21/22/24), a identificação dos produtos que utilizam IPI fixo ou não, será realizada através da nova coluna “IPI Por Valor” incluída na grid da aba “Produtos Avulsos”, conforme a tributação informada na rotina “212 Cadastrar Tributação Entrada Mercadoria". Esta coluna também está localizada na grid da aba “Notas Fiscais de Entrada” onde apresentará a informação referente à utilização ou não do IPI por valor nas respectivas notas.

Versão 16.11