• Nenhum resultado encontrado

Passos para execução do processo:

SPED PIS/COFINS

Incluída a validação do botão "Gravar" que funcionará da seguinte forma:

- Caso o filtro "Tipo Entrada" seja selecionado como "5 - Ent. Bonificada" e o fornecedor estiver

parametrizado para não creditar PIS/COFINS na entrada bonificada desmarcando a opção"Usa

crédito de PIS/COFINS na entrada bonificação", aba "Parâmetros", sub-aba "Tributação", caixa "PIS/COFINS", na rotina "202- Cadastrar Fornecedor"; ao clicar no botão "Gravar" será gravado automaticamente o código 70 no cód. sit. Trib. PIS/COFINS.

- Caso contrário o processo segue normalmente.

Percentual de Acréscimo de Custo

Incluído o campo "% Acrés.Custo" na caixa "Custos Adicionais" da tela de digitação do produto, que irá exibir este percentual de acordo com o valor informado no pedido de compra.

Obs.: para utilizar a inclusão acima informada é necessário acessar a rotina "560- Atualizar Banco de Dados", aba "Criação/Alteração de Tabelas e Campos", sub-aba "M", sub-aba "Mo-Mz", opções: "Tabela de Movimentação"; "Tabela de complemento da movimentação de registros" e na sub-aba "P", sub-aba "Pro-Px", opção "Tabela de produtos por filial" e ainda na sub-aba "I-J", opção "Tabela de itens do Pedido de Compra" a partir da versão 16.05.06.

Versão 16.05

Carregar impostos fora da Nota Fiscal

Feitas as seguintes alterações na opção "Nota fiscal de venda tipo 10" da tela "Tratamento de notas fiscais importadas" (exibida ao clicar no botão "Importar":

Seu nome para "03 - Nota Fiscal de venda tipo 9 e 10".

Para realizar o carregamento dos impostos fora da Nota Fiscal na importação de vendas da modalidade 10, como:

Frete FOB

Despesa Financeira Outras desp. fora NF ICMS Antecip. ST guia Dif. Alíquotas Desconto financeiro

Entrada Consignada

Incluída a validação das opções "A - Ent. Consignação" e "E - Ent. Final Consignação" do filtro "Tipo Entrada" na tela inicial, que funcionará da seguinte forma:

Caso esteja selecionada a opção "A - Ent. Consignação" ou a opção "E - Ent. Final Consignação" ao clicar no botão "Gravar", será realizado o controle por lote.

Caso contrário o processo seguirá normalmente.

Obs.: para utilizar a inclusão informada acima, é necessário acessar a rotina "560 - Atualizar Banco de Dados", aba "Criação/Alteração de Tabelas e Campos", sub-aba "C", sub-aba "Con" e marcar a opção "Tabela de produtos consignados por fornecedor".

Código da Situação Tributária PIS/COFINS

Incluída a validação da coluna "Cód. sit. tribut. PIS/COFINS" da rotina "212 – Cadastrar Tributação Entrada Mercadoria", que funcionará da seguinte forma:

Caso não esteja preenchida, ao selecionar o produto na grid inferior e clicar duas vezes, será apresentada a seguinte mensagem de alerta: "O Cód. sit. tribut. PIS/COFINS não informado. Acesse a rotina 212, tributação por: PRODUTO. Produto: 'XX'.".

Caso contrário, processo seguirá normalmente.

Regime Simples Nacional

Incluída a validação da opção "Optante pelo o Regime Simples Nacional" da rotina "202 - Cadastrar Fornecedor", tela "Cadastro" (apresentada ao clicar em "Incluir" ou "Editar"), aba "Parâmetros", sub- aba "Outros", que funcionará da seguinte forma:

Caso esteja marcada, será possível informar a Situação Tributária somente com 3 dígitos, no campo "Sit Trib" da tela de digitação do item (exibida ao clicar duas vezes sobre o produto selecionado na grid da aba "Itens F-5", da rotina "1301".

Caso contrário, será possível digitar no campo "Sit Trib", a Situação Tributária com 2 dígitos.

SPED PIS/COFINS

Feitas as seguintes inclusões:

Caixa "PIS/COFINS Transportadora", na tela "Conhecimento de Frete" (apresentada ao clicar no botão "Novo Conhec"), composta por:

Campo editável "Perc. PIS": utilizado para informar o percentual do PIS. Campo informativo "Vlr. PIS": utilizado para apresentar o valor do PIS.

Campo editável "Perc. COFINS"; utilizado para informar o percentual do COFINS. Campo informativo "Vlr. COFINS": utilizado para apresentar o valor do COFINS.

Campo informativo "Base PIS/COFINS": utilizado para apresentar o valor da base do PIS/COFINS. Validação das colunas "Cód. sit. trib. PIS/COFINS", "% PIS" e "% COFINS" da rotina "212 – Cadastrar Tributação Entrada Mercadoria", para a opção "Tributação transportadora", coluna principal "Fornecedor".

Esta validação funcionará da seguinte forma:

Caso não estejam preenchidas, ao clicar no botão "Novo Conhec" da aba "Frete-F10", será apresentada a mensagem de alerta a seguir:

"Código da Sit.Trib.PIS/COFINS Frete Conhecimento não informado para a transportadora. Favor verificar cadastro na rotina 212 opção: Tributação transportadora".

Caso contrário, será apresentada a tela "Conhecimento de Frete", para preenchimento dos campos informados acima.

Validação da opção "Optante pelo o Regime Simples Nacional" da rotina "202 - Cadastrar

Fornecedor", tela "Cadastro" (apresentada ao clicar em "Incluir" ou "Editar"), aba "Parâmetros", sub- aba "Outros", que funcionará da seguinte forma:

Caso esteja marcada, será possível informar a Situação Tributária com 2 ou 3 dígitos, no campo "Sit Trib" da tela de digitação do item (exibida ao clicar duas vezes sobre o produto selecionado na

grid da aba "Itens F-5", da rotina "1301".

Validação da opção "Usa crédito de PIS/COFINS na entrada bonificação" da rotina "202 – Cadastrar Fornecedor", tela "Cadastro" (apresentada ao clicar em "Incluir" ou "Editar") aba "Parâmetros", sub-aba "Tributação", caixa "PIS/COFINS", que funcionará da seguinte forma:

Caso esteja marcada, ao clicar duas vezes sobre o produto selecionado na grid na aba "Itens-F5", serão exibidos os percentuais e valores de PIS/COFINS de cadastro do produto.

Caso contrário, os percentuais e valores de PIS/COFINS serão zerados.

Obs.: para utilizar a inclusão informada acima é necessário seguir os critérios a seguir:

acessar a rotina "560 - Atualizar Banco de Dados", aba "Criação/Alteração de Tabelas e Campos" e marcar as seguintes opções:

"Tabela de Pedido de Compra", sub-aba "P", sub-aba "Pa-Pj" "Tabela Notas fiscais de entrada", sub-aba "N".

Versão 16.04

Recálculo de Tributação

Alterado o processo de cálculo de tributação para que seja realizado seu recálculo quando o fornecedor do pedido de compra na rotina "209 – Digitar Pedido de Compra" for diferente do fornecedor da rotina "1301.

Ao realizar duplo clique sobre o produto na grid da rotina "1301" será apresentada a seguinte mensagem de alerta:

"Fornecedor do pedido diferente do fornecedor da entrada! Deseja recalcular tributação?"

Caso seja clicado em "Sim" será recalculada a tributação com base nos tributos informados para o fornecedor selecionado na rotina "1301", recuperando do pedido de compra realizado na rotina "209", tela "Item do Pedido de Compra" apenas o preço de compra, descontos, bonificações e quantidade pedida.

Caso seja clicado em "Não" a tributação não será recalculada, ou seja, o processo seguirá normalmente.

Esta alteração funcionará da seguinte forma:

1) O parâmetro "1533 – Tipo de Tributação de Entrada" da rotina "132 – Parâmetros da Presidência" deve estar marcado como "Produto / Estado (UF)";

2) Os tributos devem estar devidamente configurados na rotina "212 - Cadastrar Tributação Entrada Mercadoria".

3) O fornecedor que realizará a entrada da mercadoria na rotina "1301" deve ser filho do fornecedor do pedido de compra da rotina "209". Para isso o campo "Cód. Fornec. Princ" da rotina "202 - Cadastrar Fornecedor" deve estar igual ao código do fornecedor pai (fornecedor do pedido de compra);

4) Para que seja realizado o recálculo o parâmetro "Recalcular Tributação na Entrada NF" na aba "Tributação" da rotina "202 - Cadastrar Fornecedor" deverá estar marcado;

Obs.: para utilizar a alteração acima, é necessário acessar a rotina a rotina "560 - Atualizar Banco de Dados", aba "Criação/Alteração de Tabelas e Campos", sub-aba "F" e marcar a opção "Tabela de Fornecedor", a partir da versão 16.03.07.

PIS/COFINS

Incluída a validação das colunas abaixo na rotina "212 – Cadastrar Tributação Entrada Mercadoria" de acordo com a seleção realizada no parâmetro "1533 – Tipo Tributação Entrada" da rotina "132 – Parâmetros da Presidência"::

"Valor de pauta PIS/COFINS" "Usa PIS/COFINS por litragem"

"Valor do PIS por litragem" "Valor do COFINS por litragem" Nas opções abaixo:

"01 - Tributação por Produto", tela exibida ao clicar em "Pesquisar" (na tela "Filtros"), coluna principal "PIS/COFINS litragem".

"02 - Tributação por Estado", tela exibida ao clicar em "Pesquisar" (na tela "Filtros"), em "Tributação", "PIS/COFINS", coluna principal "Litragem.

"06 - Tributação por Filial", tela exibida ao clicar em "Pesquisar" (na tela "Filtros") coluna principal "PIS/COFINS litragem".

"07 - Manutenção de Figura Tributária", tela exibida ao clicar em "Pesquisar" (na tela "Filtros") em "Tributação", "PIS/COFINS", coluna principal "Litragem.

Esta validação funcionará da seguinte forma:

Caso as colunas informadas acima estejam preenchidas, ao clicar em "Gravar", serão gravadas as informações de PIS/COFINS por litragem e por valor de pauta no pedido de compra, de acordo o filtro "Tipo Entrada" conforme segue abaixo:

Serão utilizados os dados de PIS/COFINS do pedido de compra, quando selecionadas as seguintes opções:

"1 - Ent. Normal" " - Ent. Bonificada" "A - Ent. Consignação"

Serão utilizados os dados de PIS/COFINS da rotina "212 - Cadastro de Tributação de Entrada de Mercadoria" de acordo com o parâmetro "1533 - Tipo de tributação de entrada":

"2 - Ent. Entrega Futura" "4 - Ent. c/ NF Própria" "R - Ent. Simples remessa"

"S - Ent. Mat. Consumo/Imobilizado"

Caso contrário o processo segue normalmente.

Obs.: para utilizar as validações informadas acima é necessário acessar a rotina "560 – Atualizar Banco de Dados", aba "Criação/Alteração de Tabelas e Campos" e marcar as seguintes opções:

"Tabela de figura tributária", sub-aba "F".

"Tabela de Itens Pedido de Compra", sub-aba "I-J". "Tabela de Produto", sub-aba "P", sub-aba "Pro-Px".

"Tabela de Produto por Filial", sub-aba "P", sub-aba "Pro-Px". "Tabela de Percentuais Lucro Presumido", sub-aba "T".

Versão 16.03