• Nenhum resultado encontrado

1.1.2 1302 Devolução ao Fornecedor

1.1.2.1 Visão Geral

Neste guia você encontrará as opções de telas, abas, botões, filtros e campos necessários para ajudá-lo nos processos dessa rotina. Consulte o conteúdo abaixo!

Antes de utilizar a rotina "1302" é necessário verificar os parâmetros da rotina "535 - Cadastrar Filiais", aba "Entradas" e "Dev. Fornecedor", e habilitá-los de acordo com a política de negócio da empresa, assim como na rotina "530 – Permissão de Acesso a Rotina". Também, como

parametrização básica, é importante saber:

- Que o fornecedor deve ter um cadastro como cliente através da rotina "302 - Cadastrar Cliente". - Que o código de cliente esteja vinculado ao seu código como fornecedor, na rotina "202 - Cadastrar Fornecedor", aba Cobrança onde o fornecedor precisa estar com a opção "Revenda" selecionada como "Sim", na aba "Cond. Comerciais".

- Que no processo de devolução também é considerado o CFOP e a Situação Tributária de devolução a fornecedor, cadastrados na rotina "212 - Cadastrar Tributação Entrada Mercadoria". - Que para considerar o frete FOB na base de cálculo PIS/COFINS é necessário marcar "Sim" no parâmetro "2467 – Somar Frete FOB à base do PIS/COFINS" e "Não" nos parâmetros "1670 – Calcular redução de PIS no frete" e "1568 – Calcular redução de PIS no frete contábil" da rotina "132

- Parâmetros da Presidência".

A tela principal da rotina é formada por um cabeçalho, abas e botões. O cabeçalho, por sua vez, é fixo, independente da aba selecionada e possui as seguintes informações principais:

Nº Transação: ao clicar no botão Novo, o número de transação será gerado, sendo apresentado desabilitado e reservado para esta devolução. Esse número é gerado de acordo com a

parametrização feita na rotina "532 - Cadastrar Parâmetro do Sistema", aba "Vendas, parâmetro "Prox.Num.Transação Venda".

Filial: apresenta o código da filial em que está sendo feita a devolução, sendo que ela deve ser a

mesma filial que deu a entrada da mercadoria. Caso seja selecionada uma filial que não é a mesma da entrada da mercadoria, suas notas fiscais não serão apresentadas na grid para serem selecionadas para a devolução dos seus itens. Esse filtro valida a permissão de acesso às filiais na rotina "131 – Permitir Acesso a Dados".

Tipo Devolução: apresenta os tipos de devoluções de acordo com o tipo de entrada da

mercadoria e estão disponibilizados da seguinte forma:

1. Tipo "1 - Dev. Total e Parcial": utilizada para entradas efetuadas na rotina "1301 – Receber Mercadoria", do Tipo 1, R e S (Imobilizado);

2. Tipo "2 - Entrega Futura": utilizada para entradas efetuadas na rotina 1301, do Tipo 2 e 4 ; 3. Tipo "4 - Devolução Comodato Fornecedor": utilizada para entradas efetuadas na rotina 1301, do Tipo S (Comodato).

4. Tipo "5 - Dev.Consig.p/Faturamento": apresenta um tipo de devolução ao fornecedor onde a mercadoria devolvida foi comprada em condição de consignação e já foi vendida pelo comprador. Essa nota fiscal tem objetivo de indicar ao fornecedor que os itens relatados na devolução já podem ser cobrados (faturados efetivamente), pois neste caso, existe uma situação real de compra de mercadoria;

5. Tipo "6 - Dev.Consignação": apresenta um tipo de devolução efetivo ao fornecedor, onde a mercadoria devolvida comprada em condição de consignação foi devolvida ao fornecedor porque a venda não foi efetivada. A quantidade a ser devolvida deve ser definida pelo usuário, mas não é permitido ultrapassar a quantidade em consignação ainda disponível em estoque para o produto em questão.

6. Tipo "7 - Dev. Avarias/Trocas": utilizada para pesquisar somente as pré-devoluções informadas na rotina "1181 – Ajuste de Estoque – Avaria", campo "Num. Transvenda".

Obs: ao selecionar esse tipo de devolução apresentará a aba "Pré-devolução" na tela principal,

sendo composta pela caixa "Devolver produtos avariados baseado no(a):" com as opções: "

Última política comercial cadastrada" e "Última NF de entrada", para buscar as informações

da última nota fiscal de entrada; e pela caixa Preço de tabela baseado no(a): com as seguintes opções: “Preço de tabela”, “Preço da mercadoria”, “Custo última entrada”, “Custo contábil”, “

Custo real”, “Última entrada financeira”, “Custo real + ICMS”, “Custo financeiro”, “Custo da NF sem ST”, “Custo real sem ST”, "Valor última entrada” e “Última entrada contábil sem ST

”.

e ainda o campo "Num. Transação" que já era existente no cabeçalho da tela principal.

Devolver produtos avariados baseado no(a): marcada automaticamente, no qual a relação entre

as duas caixas funcionará da seguinte forma:

- Quando marcada a opção Última política comercial cadastrada e a opção Preço de tabela irá prevalecer às condições da primeira opção. Caso a opção marcada na segunda caixa seja diferente de Preço de tabela será considerada a opção da caixa Preço de tabela baseado no

(a):”.

- Quando marcada a opção Última NF de entrada e a opção Preço da mercadoria irá prevalecer às condições da primeira opção. Caso a opção marcada na segunda caixa seja diferente de Preço da mercadoria será considerada a opção da caixa Preço de tabela baseado no(a):”.

Fornecedor (Cliente): opção de seleção do fornecedor (tanto as empresas que revendem quanto

as que transportam os produtos), cujo código é o do seu cadastro como cliente.

Fornecedor (Frete): opção de seleção do fornecedor de frete.

Nº. NF: campo para informar o número da nota fiscal de devolução que está sendo emitida. Este

campo será apresentado como desabilitado caso a opção "Gerar Nº NF Automático esteja marcada.

Série: apresenta o número de série da nota fiscal usada para a devolução que está sendo

realizada.

Espécie: apresenta a espécie utilizada na entrada da mercadoria. Esse campo aparecerá

preenchido (NF) e desabilitado

Nº Selo: campo para informar o número do selo fiscal controlado pelo Fisco, que irá variar de

acordo com o tipo de produto.

Data Devol.: apresenta a data da entrada da nota fiscal de devolução que está sendo realizada.

Essa data poderá ser maior ou igual a data de saída da devolução.

Data Saída: apresenta a data da devolução (saída da nota fiscal) que está sendo realizada.

Motivo: apresenta o motivo da devolução que está sendo realizada. - o código do motivo da

devolução deverá ser cadastrado pela rotina "518 - Cadastrar Motivo Devolução/Ajuste/Avaria", com o Tipo "SD" (Saída de Devolução);

"Unidade de Devolução (Venda ou Master): apresenta o tipo da unidade do produto, sendo

que:

- Unidade Venda: a rotina irá disponibilizar todas as notas fiscais que poderão ser devolvidas na

unidade de venda do produto.

- Unidade Master: a rotina irá disponibilizar somente as notas fiscais que poderão ser devolvidas na

unidade master do produto. Caso exista algum item da nota fiscal de entrada que não esteja em múltiplos da unidade master, esta nota fiscal não ficará disponível para devolução nesta opção.

Tipo de Frete (CIF - por conta do destinatário ou FOB - por conta do emitente);

devolução. Essa opção tem a finalidade de gerar automaticamente o número da nota fiscal de devolução. Caso a opção esteja marcada, a rotina buscará o próximo número (sequencial) de nota de saída "Prox. Num. Nota" da rotina da rotina "535 - Cadastro de Filiais". Caso contrário, o usuário deverá digitar a sua numeração no campo descritivo "Nº NF".

Transportadora: utilizado para cadastrar transportadoras de modo simplificado, sendo necessário acessar a rotina "530 – Permitir Acesso a Dados", permissão "2 - Permite Incluir cadastro do Fornecedor". Esta permissão é válida para a rotina "202 - Cadastrar Fornecedor" que ao ser marcada será validada pela rotina 1302.

Abaixo do cabeçalho estão dispostas as seguintes abas:

A aba Itens incluídos: apresenta a grid com os produtos incluídos após confirmação dos "Dados da Devolução" (após duplo clique sobre o produto a ser devolvido), nas abas "Notas fiscais de entrada" ou "Produtos Avulsos". Nesta grid deve ser informado o número das notas fiscais de entrada. Estes serão puxados no momento da gravação da devolução para confirmação..

Abaixo da grid consta o campo "Observação" para registro de informações. As observações complementares da nota fiscal podem ser informadas através do botão "Complemento".

A aba Produto Avulso: é utilizada para devolver vários itens na mesma devolução de notas fiscais de entradas diferentes e apresenta filtros na parte superior (Pesquisar por Departamento e Marca), onde os dados serão lançados na grid. Para realizar a pesquisa, consta o botão

"Pesquisar". Nesta opção será possível mencionar os itens desejados de qualquer nota fiscal de

entrada.

A aba Notas Fiscais de Entrada: é utilizada para realizar devolução sobre uma nota fiscal de

entrada de mercadoria. Apresenta duas grids, superior e inferior. A primeira exibirá dados referentes

à nota fiscal e, a segunda, dados do produto.

Do lado direito da tela, foram disponibilizadas duas opções de filtro: "Período de Entrada" e "Pesquisar por", para que sejam apresentadas somente as notas fiscais dentro do período informado ou as notas filtradas pelo código, descrição do produto ou pelo número da nota, onde também se encontra o botão "Pesquisar" e "Sel. Todos Itens".

Abaixo das grids localizam-se legendas, separadas pelas cores: vermelha (Prod. totalmente entregues), azul (Prod. com entrega parcial) e preta (Prod. não entregue nessa nota).

Ao pesquisar, tanto na aba "Notas Fiscais de Entrada", quanto na aba "Produtos Avulsos", com os dados lançados na grid e clicando duas vezes sobre um produto na parte inferior, será aberta a tela correspondente ao "Item Selecionado" de acordo com a Unidade de Devolução marcada. Porém, esta tela somente será aberta se o campo "Motivo" estiver preenchido. Nesta, serão apresentadas as seguintes informações:

No Quadro - Dados Devolução: