• Nenhum resultado encontrado

Passos para execução do processo:

Versão 15.09 Nova Coluna

Incluída a coluna "% ICMS Custo" na grid "Tributação" da tela "Conhecimento de Frete", exibida ao clicar no botão "Novo Conhecimento" da aba "Conhecimento de frete - F10".

Ao informar a alíquota, automaticamente a coluna "%ICMS Custo" será preenchida com o mesmo valor da alíquota. Ao realizar a gravação, a rotina irá validar se o "%I CMS Custo" é maior que a alíquota, caso seja, será exibida a seguinte mensagem de alerta:

"O % ICMS Custo" não pode ser maior que a alíquota de ICMS".

Obs.: para utilizar a coluna acima informada é necessário executar a rotina "560 - Atualizar Banco de Dados", aba "Criação/Alteração de Tabelas e Campos", sub-aba "N", marcando a opção "Tabela de livro fiscal de entrada – PCNFBASE", a partir da versão 15.09.06.

Marca

Incluídas as seguintes variáveis para serem utilizadas no relatório customizado, pipeline "DBPipeline1":

CODMARCA: apresenta o código da marca do produto.

Obs.: para a inclusão das variáveis acima informadas, é necessário marcar a permissão "19 – Permitir alterar layout de relatório", da rotina "530 - Permitir Acesso a Rotina".

NCM (Nomenclatura Comum do MERCOSUL)

Incluída a coluna "NCM" nas grids das seguintes abas: Itens-F5

Pedidos Pendentes-F6 Tabela de Produtos-F7

Esta coluna possui a finalidade de apresentar o código da NCM do produto.

Versão 15.08

Endereçamento de produtos

Incluída a validação da existência de endereço picking cadastrado para o produto na rotina "1701 – Cadastro de Dados Logísticos" que funcionará da seguinte forma:

Caso não exista endereço picking cadastrado para o produto na rotina "1701" e a filial e este produto utilizarem o processo WMS, a digitação do item para geração da entrada de mercadoria (na grid da aba "Pedidos Pendentes" sub-aba "Informações principais do pedido de compra ALT + F5)") será impedida com a exibição da seguinte mensagem de alerta:

"Parâmetros :

'1149 - Utilizar o endereçamento por filial (rotina 132)': SIM. '1624 - Usar WMS avançado (módulo 17) (rotina 132)': SIM. Usa WMS (rotina '203'): SIM.

Lista de erros encontrados:

Endereço de picking no WMS não cadastrado.

(Rotina '1701 - Cadastrar dados logísticos do produto)'"

Obs.: para utilizar a validação acima informada é necessário seguir os seguintes critérios: Marcar como "Sim" os seguintes parâmetros da rotina "132 - Parâmetros Presidência": "1624 – Usar WMS avançado (módulo 17)".

"2292 – Validar endereço de picking no pedido de compra".

Selecionar a opção "Sim" do filtro "Usa WMS" da rotina "203 - Cadastrar Produto" aba "Armazenagem".

Versão 15.07

Data prevista de entrega

Alterado o processo de entrada de mercadoria em relação a data de entrega para funcionar da seguinte forma:

entrega antecipada" e o usuário informe a "Data Entrega" na tela "Item Pedido de Compra", na rotina "1301", a data de entrega de cada item será validada ao clicar duas vezes sobre a grid inferior, da aba "Pedidos Pendentes-F6", para confirmar a entrada do item;

Ainda na rotina "1301" será verificado se a data de entrega do item é maior que a data atual, em caso positivo a entrada de mercadoria para este item não será realizada.

Versão 15.06

Controle de patrimônio

Incluída a validação da caixa "Controla patrimônio" (rotina "203 - Cadastrar Produto", aba "Con. Venda", que funcionará da seguinte forma:

Caso esteja marcada a opção" Sim", a entrada seja do tipo "S-Mat.Consumo/Imobilizado" e o produto seja do tipo "EQ - Equipamento" (rotina "203", aba "Cond. venda", campo "Observação"), ao realizar uma entrada de mercadoria a tela "Dados do Equipamento" será exibida solicitando seu preenchimento, caso contrário a tela anteriormente informada não aparecerá.

ST dentro da NF - Decreto de Lei 1.284, de 2003

Alterada para realizar o cálculo do campo "ST" da tela de digitação dos itens, caixa "Custos Nota Fiscal", com apenas a "%Aliq. Icms Int" informada. Nesse caso, o tipo de cálculo da ST deverá ser selecionado como "NF" (opção da caixa "Subst. Tributária", tela "Item do Pedido de Compra" da rotina "209 – Digitar Pedido de Compra"). Esta alteração tem a finalidade de atender ao Decreto de Lei 1.284, de 2003.

Cálculo da Base da Substituição Tributária

Alterada para comparar, automaticamente, os valores dos campos "%Iva" e "Vlr.pauta" (da caixa "Subst. Tributária", tela de digitação de itens) e selecionar o valor maior para ser utilizado no cálculo da base da ST dentro da nota fiscal apresentado no campo "Base ST", tela de digitação dos itens, caixa "Custos Nota Fiscal".

Versão 15.05

Divergência de Entrada

Alterada para considerar a divergência de entrada (entre o total NF e a soma dos itens) no primeiro item que teve a diferença, verificando na tela "Totalizadores" onde está a diferença, ao gravar a nota fiscal de entrada, de acordo com o valor informado no parâmetro "1928 - Permitir valor máximo de diferença (arredondamento) entre soma itens da NF e o total da NF" da rotina "132 - Parâmetros da presidência".

Esta alteração possui o objetivo de evitar diferenças entre a soma dos itens e total da NF de entrada nos livros fiscais.

Exemplo: Se a diferença for constatada no IPI deverá ser lançada no primeiro item que possui IPI, caso seja no ST lançar no primeiro item que possui ST.

Para utilização da alteração informada é necessário: 1º - Na rotina "132 - Parâmetros da Presidência":

- Marcar o parâmetro "2329 - Considerar divergência de entrada no primeiro item da NF". 2º - Na rotina "530- Permitir Acesso à Rotina":

Nova tributação por NCM

Alterada para atender ao novo tipo de cadastro de tributação por NCM - Nomenclatura Comum do Mercosul, no processo de inclusão dos itens no pedido, ao buscar os dados de tributação proporcionando mais agilidade no cadastro e manutenção dos tributos de entrada. Para a utilização da alteração informada é necessário:

1º - Na rotina "212 - Cadastrar Tributação Entrada de Mercadoria": - Cadastrar o NCM dos produtos na opção "01 - Tributação por produto".

- Cadastrar tributação por Figura Tributária / NCM na opção "05 - Manutenção de figura tributária". - Vincular a figura tributária de acordo o NCM, UF Origem, filial e tipo fornecedor opção "03 - Tributação por figura tributária".

Em situações em que haja vários produtos com o mesmo NCM, mas entre eles exista alguma tributação específica, deve ser informado na opção "4 - Tributação por filial" o Código da Figura Tributária. A partir desse momento, a tributação de entrada irá desconsiderar o cadastro "03 - Tributação por figura tributária" e considerar a Figura Tributária vinculada ao produto.

2º - Na rotina "560 - Atualizar Banco de Dados" executar as seguintes opções:

- "Tabela de parâmetros por filial - 132" da aba "Criação/Alteração de "Tabelas e Campos, sub-aba "P", sub-aba "Pa-Pj".

- "Tabela de Parâmetros" na aba "Criação/Alteração de Tabelas e Campos", sub-aba "C", sub-aba "Com";

3º - Na rotina "132 - Parâmetros da Presidência":

- Alterar o parâmetro "1533 – Tipo tributação de entrada" para a opção "NCM/Figura tributária(F)". 4º - Na rotina 209 - Digitar Pedido de Compra:

- Digitar o pedido de compra com o tipo de tributação de entrada por "NCM/Figura tributária(F)".

Valores ST e ICMS

Alterada para gravar o novo custo e a base do ICMS referentes a última entrada sem o valor da ST, para serem utilizados conforme os seguintes parâmetros na aba "Subst. Tributária" da rotina "514 – Cadastrar Tipo de Tributação":

- "Utilizar Valor da Última Entrada como base ST(Decreto Nº40.016/2006 RJ)";

- "Utilizar Valor da Última Entrada para o calculo do ICMS a ser deduzido do valor do ST". Quando estiverem marcados, esse custo será utilizado na precificação.

A gravação acima informada possui a finalidade de atender ao Decreto de Lei Nº 40.016/2006 do Estado de Rio de Janeiro que dispõe sobre operações realizadas por empresa comercial atacadista com mercadorias sujeitas ao regime de Substituição Tributária.

Custo contábil

Incluída a gravação automática do custo contábil da última entrada, a fim de ser utilizada na rotina "1070 - Livro Reg. de Controle de Produção/Estoq."

Lançamento para fornecedores

Alterada para possibilitar o lançamento de dois valores de Substituição Tributária fora da nota fiscal para fornecedores diferentes, assim, o usuário poderá gerar pagamento para os fornecedores na aba "ST Fora da NF-F11", e alterar o código do fornecedor (coluna "Cód.Fornec") na grid.

Esta alteração possui a finalidade de atender a legislação LEI Nº 7.988 DE 21 DE DEZEMBRO DE 2001, criada pela Secretaria de Combate à Pobreza e às Desigualdades Sociais e o Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza e de outras providências do estado da Bahia.

Gravação da configuração da grid

Incluída a gravação da última alteração da grid na tela principal, onde o usuário poderá alterar a posição das colunas da forma que desejar; Ao fechar e acessar a rotina novamente, será exibida a

grid na mesma configuração anterior para facilitar a análise dos dados.

Versão 15.04

Tributação

Incluída a validação do parâmetro "1493 - Utilizar tributação da tabela de negociação com o fornecedor na entrada (rotina 209)", da rotina "132 – Parâmetros de Presidência". Esta validação será realizada nos campos "Seguro" e "Outras Desp (Selo)" na tela de digitação do item

(selecionado na grid inferior da aba "Pedidos Pendentes-F6", sub-aba "Informações Principais do Pedido de Compra (ALT+F5)") da seguinte forma:

- Caso o parâmetro informado (1493) esteja com a opção "Sim" marcada, a rotina "1301" buscará o percentual de seguro e o percentual de despesas dentro da nota fiscal informados nos campos "% Seguro" e "% Desp. Dentro NF", respectivamente, da rotina "299 - Cadastrar Política Comercial Prod/Fornec".

Base de Cálculo do Desconto Suframa

Alterada para agregar os valores dos campos "Seguro" e "Outras Desp (Selo)" à base de cálculo do "Desconto SUFRAMA/Repasse" na tela "Item do pedido de Compra" da rotina "209 - Digitar Pedido de Compra", sendo necessário para isso, marcar o parâmetro "Utiliza Out.Desp e Seguro p/Calc. Suframa", na tela "Cadastro", aba "Tributação" da rotina "202 - Cadastrar Fornecedor".

Versão 15.03

Considerar a ST no cálculo do PIS/COFINS

Incluída a soma automática do valor da Substituição Tributária (ST) na base de cálculo que será utilizada para o cálculo do PIS/COFINS. O valor da ST poderá ser visualizada no campo 'preço mercado' da tela de digitação do pedido, com a finalidade de somar o valor da ST a base de cálculo do PIS/COFINS.

Obs.: é necessário que o parâmetro "Considerar ST NF na base de calculo do PIS/COFINS", localizado na aba "Tributação" da rotina "202 - Cadastrar Fornecedor", esteja marcado.

Quantidade do Produto na Caixa

Incluído o campo informativo "Qtde Caixa", na tela de digitação do item, na caixa "Embalagem", no canto superior direito, para exibir ao usuário a quantidade do produto na caixa.

Obs.: para que seja exibida a quantidade de caixa do produto é necessário que existam dados cadastrados na rotina "203 - Cadastrar Produto", campo "Embalagem Master".

Diferença entre o total dos itens e total da nota fiscal

Alterada para somar ao primeiro item da Nota Fiscal, a diferença entre o valor total dos itens e o valor total da nota fiscal, que não poderá ser maior que R$ 0,99 centavos, no processo de recebimento de entrada de mercadoria.

Para esse processo, serão validados dois parâmetros na rotina "132- Parâmetros da Presidência"da seguinte forma:

Se o parâmetro "Considerar divergência de entrada no primeiro item da NF" está igual "Sim". Se o valor de diferença está dentro do percentual de tolerância informado no parâmetro "Permitir valor máximo de diferença (arredondamento), entre a soma de itens da NF e o total da NF".

Tipo de Entrada

Alterada para que a entrada do tipo "S-Entrada Imob./Cons.Interno" aceite somente produtos que sejam do tipo "MC - Material de Consumo" ou que estejam relacionados a um departamento do tipo "Imobilizado", no campo "Tipo Entrada" localizado na tela principal e no processo de entrada de mercadoria de consumo interno e imobilizado, onde o usuário poderá pesquisar um pedido de compra já existente pela aba "Pedidos Pendentes-F6" ou poderá incluir os produtos um a um pela aba "Tabela de Produtos-F7.

Anteriormente, a entrada de produtos para consumo interno eram realizadas pela entrada tipo 1 normal, e os dados eram gravados na mesma conta de produtos para revenda. A entrada tipo "S- Entrada Imob./Cons.Interno", faz o mesmo processo de entrada, porém permite o usuário alterar a conta.

Obs.: para entradas do tipo "S-Entrada Imob./Cons.Interno", é necessário que o fornecedor seja do tipo revenda "O-Consumo" (rotina "202 – Cadastrar Fornecedor"), os produtos devem ser do tipo "MC - Material de Consumo" (rotina "203 – Cadastrar Produto") ou estejam relacionados a um departamento do tipo "Imobilizado" ( rotina "513 – Cadastrar Departamento").

Mais de um conhecimento de frete na mesma NF

Alterado o botão "Novo Conhecimento" (da aba 'Frete F-10'') para possibilitar o lançamento de mais de um conhecimento de frete em uma mesma Nota Fiscal sendo listados na grid.

Os conhecimentos de frete poderão ser editados pela opção 'Consultar conhecimento' e cancelados pela opção 'Cancelar Conhecimentos'.

Versão 15.02