• Nenhum resultado encontrado

5.2 Resultados e Discussão

5.2.1 Defensoria Pública

5.2.1.2 O núcleo de Afogados

Segundo dados disponíveis em folder disponibilizado pela Defensoria Pública de Pernambuco, bem como informações disponíveis no sítio da instituição na internet, o núcleo de Afogados é responsável pelo atendimento dos seguintes bairros: Afogados, Areias, Barro, Coqueiral, Curado, Dois Rios, Estância, Ipsep, Jiquiá, Mangueira, Mustardinha, Tejipió, Totó, Três Carneiros e Dois Carneiros. Entretanto, conforme atual divisão administrativa da cidade do Recife (RECIFE, 2000), Dois Rios, Três Carneiros e Dois Carneiros não correspondem a bairros. Trata-se de comunidades localizadas parte no bairro da Cohab e parte no município vizinho de Jaboatão. Por este motivo, optamos por fazer esta correção incluindo o bairro da Cohab em substituição às referidas comunidades. Além disso, por razões de proximidade e para evitar descontinuidades, acrescentamos ao território deste núcleo, os bairros de Caçote e Sancho, uma vez que ambos não foram mencionados em nenhuma das cinco áreas definidas pela Defensoria. Deste modo, tentando manter fidelidade quanto à divisão determinada pela Defensoria, acreditamos que o território da Área de Afogados encontra coerência com a seguinte composição de bairros: Afogados, Areias, Barro, Coqueiral, Curado, Cohab, Estância, Ipsep, Jardim São Paulo, Jiquiá, Mangueira, Mustardinha, Tejipió, Totó, Caçote e Sancho. (Mapa 06).

O núcleo de Afogados situa-se na Estrada dos Remédios, no bairro de mesmo nome, possuindo localização privilegiada em relação aos fluxos dos transportes públicos. Este núcleo está bem próximo a uma das estações do metrô (estação Afogados) 15 que serve à Região Metropolitana do Recife. O metrô permite relativa integração entre os bairros que compõem o território desse núcleo, sendo, também, a estação de Afogados o destino, ou parte do percurso, de diversas linhas de ônibus que ligam os bairros a oeste do núcleo. Além disso, a proximidade do núcleo ao Largo da Paz, por onde passa grande parte das linhas de ônibus que integram a porção sul da cidade (Cohab, Ibura, Jordão e Imbiribeira, por exemplo) com o centro, facilita o acesso das pessoas que residem naqueles bairros. O itinerário das linhas que

15 O metrô do Grande Recife integra a cidade na direção Leste-Oeste, o que faz com que os bairros situados a oeste de Afogados sejam beneficiados por esse tipo de transporte.

servem os bairros da Cohab e do Ibura pode ser observado no Mapa 06: os ônibus percorrem a Avenida Dois Rios, a avenida Recife em direção ao sul, passam pelo bairro do Ipsep e seguem pela Avenida Mascarenhas de Moraes em direção ao norte até Afogados.

Mapa 06: Área 1 da Defensoria Pública (Afogados) – bairros que compõem o território e estrutura viária, 2009. Fonte: Defensoria Pública de Pernambuco. Elaboração: Willian Alcântara.

A localização do referido núcleo em relação aos fluxos dos transportes públicos que integram os bairros de seu território é realmente estratégica, o que é confirmado pela significativa distribuição dos entrevistados em relação a seus bairros de origem (Tabela 18): há pessoas de quase todos os bairros. Entretanto, vale ressaltar que, a despeito desse fato, a proximidade se revela como fator de grande relevância na determinação da procura, fazendo com que a maior parte dos atendidos (22%) seja do próprio bairro de Afogados, bem como de bairros vizinhos (Mangueira e Mustardinha juntos correspondem a 20% dos atendimentos). A análise dos dados também aponta para o fato de que o núcleo de Afogados atende basicamente aos bairros pertencentes a seu território. As exceções verificadas são relativas a quatro entrevistados (8% do total): um residente no bairro do Ibura, outro na Imbiribeira e dois no Bongi.

Tabela 18 - Bairros mais atendidos pelo núcleo de Afogados Bairros Quantidade de entrevistados (%)

Afogados 11 22,0 Areias 5 10,0 Mangueira 5 10,0 Mustardinha 5 10,0 Estância 4 8,0 Ipsep 4 8,0 Coqueiral 3 6,0

Jardim São Paulo 3 6,0

Barro 2 4,0 Bongi 2 4,0 Tejipió 2 4,0 Ibura 1 2,0 Imbiribeira 1 2,0 Totó 1 2,0 Outro município 1 2,0

Fonte: Entrevistas realizadas pelo autor.

Ibura e Imbiribeira fazem parte do território do núcleo do Pina, contudo, os fluxos de ônibus que integram estes bairros ao centro do Recife e ao núcleo do Pina passam necessariamente por Afogados, o que pode justificar os dois entrevistados. O Bongi, embora esteja na área de influência do território do núcleo do Cordeiro, é vizinho a Afogados, fazendo com que a proximidade torne mais viável que as pessoas daquele bairro procurem este núcleo.

No que diz respeito à proporção de defensores em relação à população do território do núcleo de Afogados, são quatro defensores (dados fornecidos pela DP tendo como referência

a data de 08 de abril de 2009) para 312.161 habitantes (Censo 2000, IBGE). Tal fato demonstra o que pode ser confirmado pelos dados obtidos a partir das entrevistas e já expressos anteriormente, que existe em Recife uma demanda bem maior que a oferta do serviço. A proporção de defensores neste núcleo é, por exemplo, de 01 defensor para cada 78.000 habitantes, aproximadamente.

Figura 03: Núcleo da Defensoria Pública de Afogados. Willian Alcântara. 05 de out. de 2009.

Figura 04: Trecho da Estrada dos Remédios em frente ao núcleo da Defensoria Pública de Afogados. Willian Alcântara. 05 de out. de 2009.

Verificamos também que entre os núcleos de Afogados e do Pina existe uma questão a ser repensada: os moradores do bairro da Cohab. O que acontece é que, à semelhança dos gestores da Defensoria que pensaram a distribuição de bairros entre os núcleos, a população desconhece a existência da Cohab, ou seja, quem reside neste bairro acredita residir no Ibura. Tal fato faz com que essas pessoas procurem o núcleo do Pina e não o de Afogados. Assim, uma vez que se trata de um bairro com uma das maiores concentrações de população enquadrada como de alta vulnerabilidade (BEZERRA, 2008), o núcleo do Pina é sobrecarregado, quando deveria dividir os atendimentos com o núcleo de Afogados (o que ainda seria insuficiente!). Além disso, os dois núcleos encontram-se relativamente muito próximos um do outro (cerca de dois quilômetros de distância) e os ônibus que podem ser utilizados pelas populações da Cohab e do Ibura para chegarem até o núcleo do Pina passam, como já mencionamos, necessariamente bem próximos ao núcleo de Afogados. Tal fato parece apontar para a necessidade de se repensar as localizações e os territórios de ambos os núcleos.

O Mapa 07 compara a abrangência do território do núcleo de Afogados com a distribuição dos entrevistados e a das populações de alta vulnerabilidade social. Há uma nítida correspondência entre os bairros com os maiores números de entrevistados e as áreas

de vulnerabilidade social, o que demonstra a necessidade de se pensar a oferta do serviço em consonância com a distribuição das populações mais pobres no território da cidade. Além disso, conforme apontamos, o bairro da Cohab (grande concentração de populações de alta vulnerabilidade social) faz parte do território de Afogados e, no entanto, a sua população é atendida pelo núcleo do Pina.

Mapa 07: Área 1 da Defensoria Pública (Afogados) - bairros mais atendidos pelo núcleo de Afogados e áreas de alta vulnerabilidade social, 2009. Fonte: Bezerra (2008) e entrevistas realizadas pelo autor. Elaboração: Willian Alcântara.