• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO 3 O BRASIL FRENTE AO SEGMENTO DOS VEÍCULOS ELÉTRICOS:

3.3. Iniciativas da dimensão Empresa

3.3.1. O Papel das Montadoras

Sobre os resultados encontrados, há uma tendência no lançamento de novos modelos de veículos elétricos pelas principais montadoras de automóveis no mundo. Este movimento é mais intenso nos veículos elétricos do tipo híbrido, em relação aos veículos elétricos a bateria. Uma das principais ações que as montadoras instaladas no Brasil vêm praticando é no sentido de introduzir alguns modelos de veículos elétricos para comercialização. A Tabela 6 identifica quais são as montadoras que estão comercializando veículos elétricos no Brasil, bem como o porte do veículo44.

Tabela 6 - As montadoras e seus veículos comercializados Porte do veículo Montadora Modelo

Pesado Eletra TRÓLEBUS

HÍBRIDO BR. ONÍBUS ELÉTRICO

BYD BYD EBUS

Leve Renault ZOE / TWIZY

KANGOO Z.E. FLUENCE Z.E,

Nissan LEAF

FORD FUSION HYBRID

TOYOTA PRIUS / (LEXUS) CT 200H

BYD BYD e6

BMW I3

Fonte: elaborado pelo autor (2015)

44 Segundo o Conselho Nacional de Trânsito- Contran (2010), órgão máximo legislativo no Brasil, define-se

como veículos pesados aqueles que correspondem aos ônibus, microônibus, caminhão, caminhão-trator, trator de rodas, trator misto, chassi-plataforma, motor-casa, reboque ou semirreboque e suas combinações. Os veículos leves são aqueles que correspondem aos: ciclomotor, motoneta, motocicleta, triciclo, quadriciclo, automóvel, utilitário, caminhonete e camioneta.

76

Primeiramente, ao olhar para a categoria dos pesados, identificaram-se duas empresas inclinadas a comercialização de ônibus no Brasil. A primeira delas é a ELETRA, empresa brasileira fundada em 1996, fruto da fusão de empresas do setor elétrico e com mais de 30 anos de atuação no setor de tração elétrica para o transporte de carga e passageiros. Atua como uma integradora entre as empresas fornecedoras e montadoras de carrocerias/chassi e seu escopo de atuação consiste em desenvolver e produzir tecnologias do segmento pesado. Dentre as montadoras destacadas, somente a Eletra produz veículos elétricos no Brasil.

Segundo relatado, o destaque para a Eletra no cenário nacional fica a cargo de seu engajamento em popularizar e difundir as tecnologias relacionadas aos controladores e de tração elétrica. Também é notável as parcerias da Eletra com as empresas produtoras de componentes e montadoras de ônibus que estão instaladas no Brasil. A empresa possui parcerias com a WEG, Compound e Mitsubishi motores, na área de motores elétricos, e com a Moura a respeito de acumuladores.

Com base no que foi relatado, a empresa ao longo de sua atuação adquiriu competências para o desenvolvimento, produção e comercialização de veículos elétricos, destacando-se como a empresa que possui as maiores vendas no segmento pesado. Ainda, quando questionada se entraria no segmento dos veículos leves, a empresa afirmou que pretende continuar somente atuando com veículos pesados. A ênfase de atuação da empresa é majoritariamente nos veículos trólebus, pois segundo a Eletra são veículos mais consolidados e que possuem uma rede de abastecimento já instalada por meio das fiações elétricas da cidade.

Outra empresa que comercializa ônibus é a Build Your Dreams (BYD). Empresa chinesa, fundada em 2003, atua nos seguintes segmentos: automobilístico, energia, tecnologias de informação e painéis solares. É uma das principais detentoras das tecnologias relacionadas as baterias de veículo elétrico. Segundo os relatos, a BYD realizou um investimento de aproximadamente R$ 200 milhões para a construção de sua primeira unidade produtiva na América Latina, que está sendo construída na cidade de Campinas, estado de São Paulo/ Brasil. A perspectiva da empresa para o início de suas atividades produtivas no Brasil é no primeiro semestre de 2015.

77

Ainda de acordo com os relatos obtidos, a fábrica será responsável pela (1) montagem do modelo BYD ebus, ônibus elétrico a bateria, (2) baterias de fosfato de ferro e (3) painéis solares. A planta de Campinas também abrigará um centro de P&D voltado às tecnologias relacionadas aos veículos elétricos, smartgrid, energia solar e iluminação urbana. Esta perspectiva para a P&D local possui correlação com a região escolhida pela empresa, haja visto que a região de Campinas destaca-se como um dos principais polos de formação de pessoal qualificado por meio das ICTs instaladas na região.

Como algumas características do empreendimento, este irá gerar aproximadamente 500 vagas e será localizada em um terreno de 32 mil metros quadrados, sendo 20 mil metros quadrados de área construída. Segundo a empresa estima-se que a capacidade de produção seja de 500 a 1000 ônibus por ano quando alcançar sua plena operação.

No âmbito dos veículos leves, predominam os automóveis de passeio e comerciais. Em relação a Renault45, os modelos comercializados pela montadora no país são: Renault Twizy; Renault Zoe; Renault Fluence Z.E e Renault Kangoo Z.E. De acordo com os relatos obtidos, a Renault busca primeiramente comercializar seus veículos elétricos no país por meio de parcerias corporativas e parcerias com a administração pública. De acordo com a empresa, não foram vendidos veículos para usuários particulares até 2014. Até o primeiro semestre de 2014 haviam sido importados e comercializados cerca de 62 veículos.

As entrevistas destacaram os acordos e parcerias em projetos da Renault com outras empresas e instituições. Primeiramente, destaca-se o acordo firmado da montadora com a Itaipu Binacional, por meio do programa “Veículos Elétricos Itaipu”, que consistiu no fornecimento de Renault ZOEs para a empresa de energia. A Renault também participa do projeto de Mobilidade Elétrica promovido pela Companhia Paulista de Força e Luz- CPFL. A empresa de energia paulista adquiriu três modelos: ZOE, Fluence ZE e Kangoo ZE. Na esfera da administração pública, a Renault do Brasil vem direcionando esforços em fornecer seus veículos para as demandas públicas. O destaque fica para o projeto green Emotion com a prefeitura de Curitiba, no Estado do Paraná, que objetiva a implantação em larga escala veículos elétricos na cidade.

45 Destaca-se aqui que a Renault, bem como a Nissan, fazem parte da aliança RENAULT NISSAN. A Aliança

data de 1999 e foi a primeira parceria industrial e comercial entre uma companhia francesa e outra japonesa. Apesar da aliança, cada montadora ainda possui suas operações comerciais separadas.

78

Já a Nissan apresenta uma participação mais tímida em relação a sua parceira Renault. Com base nos relatos, a Nissan no Brasil também está empenhada em realizar acordos comercias e com a esfera públicas. A Nissan tem comercializado somente o modelo LEAF. Um dos principais projetos em andamento está ocorrendo no Rio de Janeiro (RJ) em parceria com prefeitura municipal da capital juntamente com a Petrobras distribuidora. Alguns veículos já estão em funcionamento e o projeto final visa a incorporação de outros 13 à frota.

A Toyota, montadora que possui 24 tipos de veículos elétricos híbridos a venda no mundo, importa e comercializa apenas dois modelos de veículos no Brasil: o Toyota PRIUS e o veículo de sua subsidiária, a Lexus, com o modelo CT 200 h. As vendas do modelo PRIUS são as mais expressivas dentre o rol de modelos de veículos elétricos que estão sendo comercializados no Brasil. De acordo com a montadora, até o primeiro semestre de 2014 foram vendidas cerca de 400 unidades do modelo. Participa também de projetos com administrações municipais, sendo o projeto com a prefeitura de São Paulo de maior destaque, cujo objetivo é incorporar em larga escala o modelo Prius junto à frota de táxis da cidade.

Há ainda em comercialização alguns automóveis elétricos de luxo. Destacam-se o Mercedes-Benz S 400 Hybrid, BMW Active Hybrid 3 e o modelos i346, Porsche Panamera S Hybrid. Todavia, os preços praticados no mercado brasileiro situam-se acima dos R$300.000 (FIPE, 2014). Estes valores invariavelmente restringem a um grupo pequeno de compradores a possibilidade de compra destes veículos. Dado que o objetivo da seção é identificar todos os veículos elétricos oficialmente comercializados no país, citar estes modelos fez-se necessário para contemplar os objetivos propostos

É possível verificar também que outras montadoras estão se posicionando e se inserindo na rede de veículos elétricos no país, porém com participações menos expressivas. O Grupo PSA Peugeot-Citroen está estudando alternativas para adentrar no segmento dos veículos elétricos no Brasil. O grupo participou do X Congresso Latino Americano de Veículos Elétricos no Brasil e destacaram alguns de seus projetos voltados

46

79

ao veículos elétricos no Brasil, porém ainda não há sinalização de comercialização de algum veículo elétrico no país.

A FIAT, montadora italiana, juntamente com a Itaipu binacional e a controladora suíça KWO, participam do projeto veículo elétrico, que é voltado a P&D de veículos elétricos. Iniciado em 2004, o projeto já produziu dois protótipos de veículos elétricos: um Palio hatchback47, seguido do modelo Palio Weekend. Segundo a montadora, já foram produzidos 50 modelos e outros 70 serão produzidas até 2015. A montadora foi uma das primeiras empresas a se associarem ao projeto de veículo elétrico da Itaipu Binacional, que contempla vários segmentos, além do automóvel - caminhão, mini ônibus, ônibus, utilitário 4x4, veículo leve sobre trilhos (VLT) e avião. O objetivo final do projeto é colocar no mercado brasileiro, a médio prazo, um veículo confortável e eficiente a preço de carro popular.

Não obstante as poucas iniciativas apresentadas das montadoras é possível afirmar que no momento a maior parte dos veículos elétricos produzidos e comercializados no país são do tipo não rodoviário, como as bicicletas elétricas, scooter elétricas ou os veículos elétricos para transporte em áreas particulares e de uso comercial exclusivo. Este dado é observado ao olhar para a relação de empresas cadastradas junto à Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) como fabricantes e distribuidoras de veículos elétricos no país.

Tabela 7 - Pequenas empresas e start-ups que produzem veículos elétricos Empresas fabricantes de

veículos elétricos Descrição

BIOBIKE Fabricante de bicicletas elétricas

Car Station Distribuidora de veículos elétricos especiais

Club Car Fabricante de veículos elétricos no Brasil tanto para venda quanto locação

Compact Car Fornece serviços de locações de veículos elétricos para transporte de pessoas e cargas Cycletech

Fabricante de Bicicletas, scooters, carrinhos de golf elétricos, carrinhos de mobilidade elétricos, peças e acessórios

ECOLEV Venda de bicicletas elétricas, componentes e assistência técnica Ecostart Fabricante de bicicletas e triciclos elétricos

Electric Smart do Brasil Locação e venda de veículos elétricos tanto para uso pessoal quanto comercial

47 Trata-se de uma configuração automotiva em que o compartimento de passageiros é integrado com o porta-

80 Electro Bike

Fabricante de bicicletas elétricas, motonetas, carrinhos de golf, patinetes e jet ski elétricos

EVETECH Fabricante de scooters, triciclos, pranchas e patinetes elétricos, peças e acessórios Grupo Greenext Importadora e distribuidora de veículos elétricos para uso comercial no Brasil LLBC Fabrica e comercializa mini-cicloelétricos, triciclos elétricos e bicicletas. Motor Z Fabricante de scooters/motonetas elétricas

Par4 Realiza a montagem e comercialização de veículos elétricos no Brasil.

Scooter Brasil Fabricante de bicicletas elétricas e distribuidora exclusiva de kits conversores E-Bikes Segway Brasil Fabrica e comercializa o veículo elétrico Segwa para locomoção pessoal

SENSE ELECTRIC BIKE Fabrica e comercializa bicicletas elétricas

Veículos Jacto Fabrica e comercializa veículos elétricos destinados ao uso comercial Verde Bike Bicicletas

Elétricas Fabrica e comercializa bicicletas elétricas

VO2 Veículos Elétricos Fabrica e comercializa veículos elétricos destinados ao uso comercial ZoomCar Fabrica, vende e aluga veículos elétricos aplicados em vários segmentos Fonte: Elaboração própria (2015).