• Nenhum resultado encontrado

O que o levou a participar como usuário da oficina?

Expressões Chaves Idéias Centrais

(EU1) No primeiro dia eu não quis ir não ... depois eu dei vontade de ir pra mim ver como é que era ... para mim fazer os trem ... e falei assim e fui senti bem e agora é só falar assim oficina e eu já vou rapidinho... tem muita opção se você não dá certo com um serviço você faz outro ... não é obrigado ... que tem obrigado que você faz ... tem que ir tem que ir não ... vai é melhor para você ...se você quiser ir ... é hora da oficina aí a gente já sai.

Curiosidade

(EU2) Foi ocupar a mente e também aprender também coisas que eu não sabia como fazer bonequinho de fuxico ... é ... cesta de palito mas também não é só pra aprender não ... é pra ocupar a mente mesmo ... ocupar a cabeça, as mãos ... né...

Distração

(EU3) O que me levou foi a própria ... é o incentivo da irmã ... né ... irmã F. ... ela sempre me incentivando a fazer alguma coisa e eu pensando que nunca ia dar conta ... que aquilo não era ... não tava no meu auge ... que eu não ia conseguir fazer aquilo ... mas a irmã sempre incentivando, me pedindo para fazer, ela me mostrou um retrato lá de uma ... inclusive foi de uma bandeja feita de papelão e jornal eu tenho até ela lá ... tá até exposta e então mostrou aquele retrato e eu disse para ela eu nunca vou conseguir fazer isso ... aí ela ... não mas eu tenho certeza que você consegue ... porque você tem criatividade ... igual eu gosto muito de cantar ... porque lá tem o videoke né ... eu gosto muito de cantar ... e ela vê meus ... minhas habilidades pra dançar, pra cantar ... você vai conseguir ... aí eu olhei aquele retrato e comecei a fazer aquela bandeja e ...e ... acabou ... e acaba que pelo que a gente pode constatar as pessoas mesmo que vê lá elas estão vendo que ficou melhor que a própria gravura ... então eu achei que isso é muito importante.

Estímulo da monitora

(EU4) Pra trabalhar ... passar o tempo com trabalhos manuais. Passatempo (EU5) É pra mim distrair né ... você vai fazendo crochê lá o tempo

passa mais depressa ... senão ele demora passar ... é só isso.

Passatempo (EU6) Oficina? ... da S. ? ... porque ela me pegou de surpresa ...

porque eu vou na oficina e não faço nada ... porque eu vou na oficina e não faço nada ... eu só faço as coisas na oficina do SERSAM.

Coordenadora da oficina

(EU7) Porque a médica pediu, a doutora I. pediu, disse que seria bom pra mim, de vez de eu fica em casa ... em casa eu ficava só na

cama entendeu?? ... eu não dava conta de fazer as coisas ... eu ia deita e ia dormi até 5h da tarde eu tava emendando o dia com a noite agora depois disso ... depois que a médica receita os remédios ... aí eu to dando muito certo.

Indicação médica (psiquiatra)

(EU8) Minha irmã ... é porque o doutor F. ele fez eu vim ... a oficina ... o grupo da terça depois passou pra o grupo da quinta feira.

Indicação médica (psiquiatra) (EU9) Quando o SERSAM era no posto antes de passar pra cá, a A.

falou com a minha irmã a... a outra a G. (antiga T.O.) ... a minha irmã tinha me levado lá pra consultar ... primeiro tinha que passar pela G. ... aí a G. perguntou seu eu não queria participar da oficina ... eu não

queria ... aí a minha irmã disse mas você vai ... aí eu disse eu não vou nada ... se eu não queria ... seu eu nem dou conta de andar na rua ... mas eu vou te levar ... é um novo hospital ... eu nem sabia aonde era... que ia ser aqui ... aí a minha irmã me trazia e me buscava ... sabe???... porque eu não dava conta de andar sozinha ... eu nem sabia aonde é que era ... aí minha irmã me trazia e me buscava.

(EU10) Olha isso aí foi ... eu fui ... freqüentei a psicóloga um tempo foi até a E. ... aí ela disse agora eu vou dar uma parada ai ela pediu pra mim ... aí ela deixou de fazer ... aí eu não sei porque ela achou que eu precisava de oficina ... eu não sei ... eu acho que isso aí ajuda a gente ... mas mais é Deus né? ...

Indicação psicóloga

(EU11) O que me levou foi assim ... ahh ... a V. chamou pra poder participar porque é bom ... por que é ... como chama assim ... associação mental ... então ela me chamou e eu vim.

Convite

coordenadora da oficina

(EU12) Como eu falei ... vim por causa da minha mãe. Família (EU13) Por meio de conversa ... a V. me explicando como é ... é

assim ... assim ... aí eu entendi e falei eu vou experimentar fazer e gostei.

Convite

coordenadora da oficina

(EU14) A V. ... ela conversando comigo ... eu conversando com ela ... a gente conversando ... ela falou comigo assim ... vai participar do fuxico ... da oficina do fuxico ... era uma oficina que tava funcionando na quarta ... tinha a oficina da A. também ... aí a V. falou ... eu tava apresentando problema ... problema comportamental ... sintomas comportamentais ... aí eu falava com ela ... e ela falava volta pro fuxico ... volta pro fuxico ... volta pro fuxico ... aí agora ... hoje eu percebi que com o fuxico eu posso me sentir melhor ... eu posso também sentir de coração ... lá no fundinho do coração ... lá no fundinho ... lá no fundinho mesmo ... que com isso eu vou ter alguma coisa em termos materiais ... tem isso ... é um segredo parece entre os pacientes e os profissionais da área ... que com esse trabalho consiga alguma coisa de sobrevivência ... eu achei isso muito bom porque a minha vida tava um pouco complicada ... então eu falei eu quero ir pro fuxico, eu quero ir pra oficina da A., eu quero fazer alguma coisa ... mas eu não quero lavar banheiro ... porque lavar banheiro não sou só eu que sujo ... eu fico querendo um retorno da sobrevivência ... e lavar banheiro não dá retorno ... então tem que partir pra outra coisa e aí eu fico escolhendo ... escolhendo ... escolhendo ... e vou pra oficina que eu acho que da retorno pra sobrevivência ... agora o banheiro eu acho assim que deveria reunir todos os homens ... do banheiro dos homens ... junto com a participação da G. mais um profissional da área ... que seria um psicólogo ou da equipe médica ... pra falar assim ... o banheiro tem que ser mantido limpo constantemente ... chegar perto da G. e falar assim ... o banheiro ta brilhando igual um diamante.

Convite

coordenadora da oficina

(EU15) Foi a A., ela me convidou, aí eu aceitei, lógico, era pra conhecer a mata, eu adoro natureza né, aí fui, e até hoje to indo. O que me levou mais foi o distúrbio que tive na cabeça, no cérebro, escutar vozes, essa perturbação toda, lá eu me distraia geral, lá eu não escutava, lá eu só ouvia o barulho dos bichos, o das folhas que eu ia pisando, aquilo pra mim era música, barulho do grilo, barulho do

Convite

coordenadora da oficina

macaco, barulho do passarinho, é tipo terapia.

(EU16) Olha, como é que fala? Eu tinha um pouco de amnésia eu não sei, eu acho que foi problema de pós-parto ou separação de família, e aí veio o incomodo, porque não é uma doença, é portador de saúde mental.

Sofrimento mental

(EU17) Muita preocupação na cabeça então me levou pra distrair né, distrair a cabeça, mais ajuda pra distrair a cabeça da pessoa.

Distração (EU18) A vontade de esporte ué, eu gosto de praticar esporte, não

mexo com droga, não faço nada, eu gosto de esporte mas só que isso que aconteceu comigo, esse sério acidente, foi um malandro lá do Goiânia que me pegou e deu coronhada na cabeça e tudo mais ... tem marca e aí eu fiquei meio Zezé da cabeça, fiquei meio passado, aí to voltando aos pouquinhos, jogando bola, os pessoais lá perto de casa me animam a jogar bola, mesmo sem eu correr, aí eu gosto da oficina de futebol e de letras também, de teatro, a de teatro é bom demais.

Prática do esporte

Sofrimento mental

(EU19) O que me levou a participar da oficina, principalmente já é de criança, uma coisa que eu tenho dentro de mim desde criança é o futebol, né, e outra que como técnico eu já levei o Pampulha a ser campeão, né, é inclusive o time da rádio Itatiaia também a ser campeão.

Prática do esporte

(EU20) O P.M. , o P. enfermeiro, ele me incentivou e eu achei que tava na hora de eu entrar ali naquele instante, naquele momento.

Incentivo do coordenador da oficina

(EU21) Muita coisa, porque eu acho que distrai, eu acho assim, esses negócio de Funk lá fora, os cara já chegam agarrando, beijando algumas vezes e aqui dentro não, aqui é outra coisa, outro ambiente, você aprende a ser uma pessoa, igual a bebida, aqui você fica longe da bebida, igual a gente vê muito problema com a bebida alcoólica, igual eu tenho muito problema com bebida alcoólica, desde os 13 anos eu bebo, eu não falo que aqui é o meu refúgio não entendeu, mas aqui é um lugar que tem muitas pessoas carinhosas, pra dar carinho, dar amor a gente.

Distração

Sofrimento mental

(EU22) O convite da V., ela me convidou pra vim pra cá, ela é psicóloga do Centro de Convivência da Pampulha, ela me chamou e eu vim pra cá.

Indicação psicóloga

(EU23) Foi porque eles me chamaram ...o pessoal que tava fazendo o curso, eu fiz o curso de costura antes, em 1999, eu fiz o curso de costura mesmo, eu fiz blusa, vestido, saia, camiseta, o curso foi no Carlos Prates, o primeiro curso foi no Carlos Prates, eles fizeram entrevista, eu vim e passei na entrevista, na primeira entrevista eu passei e eu vim pra cá.

Indicação do serviço de saúde mental

(EU24) Justamente isso a depressão, a depressão porque eu não tinha vontade de sair de casa e não tenho, o único lugar que eu vou é a missa, aqui e ao médico. Eu vim aqui através do Centro de Convivência, porque a diretora de lá me indicou o curso, porque ia começar de bolsas, eu passei na entrevista né, pra fazer o curso, fiz o curso e nós, a K., a R., a M.S., as psicólogas que ajudam a gente né, elas fizeram uma reunião com a gente e perguntaram o que a gente queria fazer daqui pra frente, aí nós falamos que a gente queria continuar, que a gente não queria

Sofrimento mental Indicação do serviço de saúde mental

parar de fazer bolsa, a gente falou que queria continuar e daí elas conseguiram esse local aqui pra gente trabalhar, pra gente formar o nosso grupo e trabalhar ... e através do Centro de Convivência eu vi que tinha tanto pessoas melhores do que eu né, com tratamento químico como eu, mas como tinha melhores e como tinha piores e foi assim que eu fui me levantando, fui aceitando, não foi só eu que perdi meu pai, tanta gente já perdeu, né, e graças a Deus eu convivi com ele muitos anos e tem gente que já nasce sem ele, ou tem gente, igual a minha sobrinha mesmo, que perdeu o dela com 3 anos ... eu queria conviver mais mas chegou a hora, agora eu já entendo isso, mas antes eu não queria entender, eu não queria por isso na minha cabeça, entendeu? Que tava na hora do meu pai, eu queria que eu fosse e ele não e agora eu já entendo isso, chegou a hora dele, porque eu tive um motivo pra ir, eu já tive atropelada, tive traumatismo craniano, o sangue coagulou e eu to aqui sem defeito, graças a Deus, linda, perfeita, porque não tava na minha hora, porque motivo teve, Deus não quis.

Questão 5: Após sua participação na oficina como usuário, você notou alguma

Outline

Documentos relacionados