• Nenhum resultado encontrado

O que significa para você a oficina que coordena?

Expressões Chaves Idéias Centrais

tá no projeto ... bom aqui a oficina como eu já te falei ... bom aqui é uma oficina onde a escolha é do paciente ... é livre ... né ... ele tem o direito de tá circulando pelo espaço... de tá escolhendo a atividade que ele quer realizar que são várias... mas a gente também está sempre estimulando por que o paciente psiquiátrico ... ele queixa muito de desânimo, de perna bamba, de mente, de tremores ... que é muito comum ... mas a gente está sempre estimulando e quando ele vê que ele é capaz de está fazendo alguma coisa eles se empolga e daí ele vai querendo mais ... mais e mais ... agora atividades são várias são inúmeros que a gente tem ... são feitas todas ao mesmo tempo ... a gente está coordenando ... mas a gente divide pelas mesas que você tá vendo aqui ... então são várias atividades acontecendo ao mesmo tempo com os monitores e com as irmãs que também dão suporte ... e eu q coordeno aí a demanda de cada paciente ... né? por exemplo você vê que o paciente não ta legal ... alguma coisa que ele ta te demandando aí você chega ... você vai ter um acesso maior ... vai conversar mais acaba individualizado também o paciente ... o trabalho e o suporte aí ... terapêutico ... senão seria só trabalho e não estaria sendo um suporte terapêutico.

diversas

Espaço terapêutico

(EP2) Eu coordeno várias oficinas né? ... então nós temos a oficina de teatro, contos, cenário ... é ... mosaico, pintura, desenho e oficina de atividades lúdicas, que é a oficina que a gente chama de oficina da ala ... com os pacientes mais oligofrenicos né? ... pacientes que não tem condição de fazer as outras oficinas de forma ordenada ... então essas oficinas é cada ... o projeto chama circuito ... então cada dia eu trabalho com uma ou de dois em dois dias eu mudo a tônica da oficina o que é que a gente ta produzindo e o que é que eles estão aprendendo né? ... mas essa oficina não é bem aquela coisa que fique muito bonita é para que eles comecem se interessar em introduzir alguma coisa na vida né? ... principalmente aqui que a oficina ... o público é muito rotativo né? ... hoje está aqui ... o mês que vem quando ele está aprendendo a fazer o negócio direitinho ele sai e muitas vezes não têm acompanhamento lá fora que deveria ter ... então ele volta mas ele já volta com outra ... com outra observação sobre do seu trabalho .... ele volta não porque ... às vezes não é por causa da crise, ele volta por que lá fora não foi absorvido pela rede ... então não tratou lá fora por causa da rede aí ele precisa voltar ... então ele voltando ele já chega me perguntando que dia que é o trabalho, que dia que eu vou chamar né? ... como é que ele pode participar ... então a gente trabalha as oficinas em forma de circuito, cada dia uma diferente mas sempre com a mesma tônica, verbalizando durante oficina, não é só produção né? ... que o que ele esteja produzindo seja uma estratégia pra eu me aproximar dele, fazer um vínculo, vê o que ele está precisando, as vezes encaminhar ele pra um atendimento individual né? ... e ver também como que o grupo pode também estar trabalhando neste sentido.

Espaço de atividades diversas

Espaço terapêutico

(EP3) Eu gosto de ta falando que o que eu coordeno é o grupo de terapia ocupacional e oficina é o local aonde se dá esse atendimento e no grupo eu disponibilizo para os meus pacientes os materiais e ferramentas e eles fazem escolha livre e criativa do que eles vão

realizar ... eu não gosto de estar sugerindo, estar indicando, estar corrigindo ... eu não procuro estar orientando a criação de objetos bonitos ... a minha oficina não é produtiva eu gosto de chamá-la de expressiva né? ... e eles realizam .... a minha indicação se dá quando eu vejo que eles estão muito indecisos, quando é um primeiro momento, quando para eles é ameaçador estar em grupo, frente a materiais que muitas vezes eles não tem acesso, nunca tiveram, e aí geralmente eu indico a pintura ou o desenho para um primeiro momento, pra estar familiarizando ou eu faço a primeira vez quando a pessoa está vindo atendimento individual primeiro, pra ver se o grupo é indicado ou não pra pessoa e explico o tipo de atividade que é realizada, como que se dá o atendimento, porque muitas vezes o psiquiatra encaminha porque a família ta se queixando que ele ta muito a toa em casa, está muito quieto, muito parado e muitas vezes não é indicação pra terapia ocupacional e ... muitas vezes quando essa pessoa vem com essa demanda, com a demanda de terceiros ... da família ou do médico ... chega aqui a pessoa não tem motivação, não está interessada e daí eu não agendo o retorno, muitas vezes eu agendo até pra pessoa ver como é que, porque muitas vezes ela não quer vir mas também não sabe como se dá.

(EP4) É a oficina de fuxico ... a gente chama de oficina de fuxico porque a gente trabalha blusas com fuxico ... que é aquela florzinha de tecido que você viu ... e aí é um grupo constituído por familiares e por pacientes ... no sentido de que a produção ainda é pequena acho que você teve oportunidade de ver assim ... porque não é só o trabalho tem as interferências, tem as pessoas que entram que querem aprender mas não to dando conta ... então é ... se fosse só o paciente ... porque a idéia é que isso se expanda ... a idéia é que tenha um retorno financeiro ... como já tem algum retorno e esse retorno é distribuído entre eles ... o vale transporte é fruto disso né ... fruto do trabalho deles ... porque muito daquelas pessoas se não tivessem o vale transporte não poderiam vir porque elas não teriam condições ... e como a gente não tem um subsidio do transporte para quem ta no ambulatório ... é uma forma de fazer com que as pessoas venham ... então a idéia da oficina do fuxico é que ... expandir isso aí para que as pessoas tenham um retorno financeiro mesmo ... que se transforme numa oficina produtiva.

Produção de trabalho manual

(EP5) São passeios no Museu de História Natural da UFMG, é um trabalho integrado com os monitores, que são estagiários da UFMG, principalmente do Curso de Geografia, e ocorre passeio na mata, brincadeiras, dinâmicas, leitura de poesia ao pé da árvore, tem uma mesa lá bem grande, onde a gente senta e faz uma atividade de gravura ou de pintura, com pedaço de caule, folhinha, , bichinho, etc. As vezes eles colocam florzinha nos cabelos (risos) Na outra semana a E. arrancou ... ela não estava bem, ela foi com uma boneca, acreditando que a boneca fosse a filha dela, e então ela arrancou com a maior brutalidade ...arrancou um pedaço de uma palmeira enorme lá ... e botou na cabeça e falou que era índia, que ia se vestir de índia, e ainda pediu para mim amarrar ... mas não ficou no cabelo ... e ela estava em crise mas mesmo assim eu levei.

Espaço de passeio, diversão

Outline

Documentos relacionados